primeiro foram 50.000 do Partido Comunista, depois vieram os 150.000 Profs de todos os partidos, até os do PS, seguiram-se os 200.000 que dizem ser da CGTP. Rapidamente as agencias governamentais fizeram que acreditássemos em obscuras manipulações, forças ocultas e negras campanhas difamatórias.
Desta vez foi uma vaia que começa a ficar mais ensurdecedora que o bloqueio da ponte!
terça-feira, 31 de março de 2009
um pais ás avessas!
João Palma, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, que últimos dias tem vindo a denunciar pressões sobre os magistrados que visam levar ao arquivamento do processo Freeport vai pedir uma audiência ao presidente da República.
Sabendo que os magistrados do MP são os titulares da acção penal, não deveriam estar a abrir inquéritos contra os coactores?
domingo, 29 de março de 2009
uma noticia preocupante!
...
O arquivamento do processo Freeport, no todo ou em parte, está a ser discutido pela hierarquia do Ministério Público, e os magistrados que lideram a investigação têm sido pressionados para fechar o caso. A palavra final vai pertencer a Cândida Almeida, coordenadora do DCIAP, e a Pinto Monteiro, procurador-geral da República.
...
O CM sabe que Vítor Magalhães e Paes Faria foram ameaçados com prejuízos futuros para as suas carreiras e confrontados há dias com a tese de que os factos que indiciam o envolvimento do primeiro-ministro José Sócrates estão prescritos. Esses factos, segundo a investigação, são a promessa de licenciar o Freeport mediante o pagamento da verba admitida pelo intermediário Charles Smith no DVD divulgado pela TVI. Ora, segundo a tese que já foi apresentada à investigação por um magistrado com responsabilidades no Ministério Público, o eventual crime que Sócrates possa ter praticado é o de ter recebido dinheiro para licenciar a outlet, uma decisão legal, que teria sempre de tomar sem contrapartida financeira se o processo estivesse todo regular. Neste caso, que juridicamente é qualificado como corrupção para acto lícito, o crime já estaria prescrito porque se teria consumado no momento em que alguém concordou receber o dinheiro prometido, tudo em Março de 2002, e não na data do pagamento efectivo. Em termos simples, isto significa que o prazo de prescrição aplicável é apenas de cinco anos, e não de dez anos.
... in Correio da Manhã
A Ponte das Barcas foi uma ponte construída sobre barcaças no Rio Douro na cidade do Porto no início do século XIX,.
A Ponte das Barcas, construída com objectivos duradouros, foi projectada por Carlos Amarante e inaugurada a 15 de Agosto de 1806. Era constituída por vinte barcas ligadas por cabos de aço e que podia abrir em duas partes para dar passagem ao tráfego fluvial.
Nessa ponte deu-se a tristemente célebre catástrofe da Ponte das Barcas, em que quatro mil pessoas pereceram quando fugiam, através da ponte, às cargas de baioneta das tropas da segunda invasão francesa, comandada pelo marechal Soult, no dia 29 de Março de 1809.
a incrível carga de baioneta sobre civis desarmados devia ser objecto de estudo... mas é politicamente incorrecto fazê-lo...
sábado, 28 de março de 2009
a saga continua... agora no Sol dos angolanos!
A Mecaso, sociedade gestora de participações sociais, foi constituída a 12 de Fevereiro de 1999, ainda José Sócrates era secretário de Estado do Ambiente e corria o inquérito da Cova da Beira, onde chegou a ser suspeito de ter favorecido o consórcio que ganhou o concurso do aterro, mas os autos que se lhe referiam acabaram por ser arquivados pelo MP.
Por coincidência, foi nesse ano do concurso que Sócrates comprou o andar onde vive em Lisboa, no edifício Heron Castilho. E também Maria Adelaide vendera a sua casa em Cascais e comprara um apartamento no mesmo edifício.
Em 1999, Maria Adelaide enveredou – com a família do ex-marido, Fernando Pinto de Sousa – pelo caminho empresarial. Os sócios são o sobrinho José Paulo Pinto de Sousa (muito chegado a Sócrates) e Matt Merzougui, com os quais monta a holding Mecaso, com sede na Travessa Nova de S. Domingos, à Praça da Figueira, em Lisboa. Felícia Cabrita em o Sol
interessante ler no blog “Classe Politica”:
os camaradas e este paraíso à beira-mar plantado...
que teve direito ao comentário do notável benemérito Carlos Santos!
vaia geral: inicio da reacção em cadeia...?
O primeiro-ministro e a jornalista Fernanda Câncio receberam uma vaia geral quando entraram esta noite atrasados no grande auditório do Centro Cultural de Belém.
Os espectadores não gostaram de ter de esperar, meia hora, pela chegada do nosso primeiro para se dar início à ópera Crioulo.
Supõe-se que os dois estiveram a ouvir a TVI e a redigir o comunicado sobre o transmitido por aquela estação... embora a versão oficial indique que estiveram á espera do primeiro cabo-verdeano!
Ora bem, confirma-se que PS nunca tem culpa de nada!
A ópera de António Tavares e Vasco Martins fica assim marcada pela indignação de uma sala cheia. Expresso
mais um fds: O anúncio foi feito através de comunicado...
Depois de a TVI, no seu Jornal Nacional, ter exibido a gravação de uma conversa entre o empresário Charles Smith, administrador do Freeport, e o funcionário João Cabral, o Eng. Pinto de Sousa declarou:
«Reafirmo, mais uma vez, que não conheço o Sr. Charles Smith, nem nenhum dos promotores do empreendimento Freeport».
«Tendo tomado conhecimento da divulgação pela TVI de uma gravação contendo referências ao meu nome, a propósito do caso Freeport, esclareço o seguinte:
No que me diz respeito, essas afirmações são completamente falsas, inventadas e injuriosas».
«Quero repudiar, com veemência, todas as referências que procuram envolver-me, directa ou indirectamente, em qualquer comportamento ilícito, ou menos próprio, a propósito do caso Freeport» e acrescentou:
«Dei já orientação ao meu advogado para agir judicialmente contra os autores desta difamação».
os menores do 25 politicamente correctos irão bloggar:
este comunicado do nosso chefe não seria necessário se os cotas não tivessem extinto aqules senhores do lápis azul!
mas na próxima maioria vamos reinventar o lápis...claro que teremos que lhe mudar a cor!
sexta-feira, 27 de março de 2009
gente branca de olhos azuis...
"Não temos o direito de permitir que sejam os pobres, que viajam o mundo à procura de uma oportunidade, sejam os primeiros a pagar por uma conta feita pelos ricos.
Nenhum negro e nenhum índio desencadeou a crise.
É uma crise causada e fomentada por comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis que, antes da crise, parecia que sabiam tudo e agora demonstram que não sabiam nada".
incomentável!
más noticias do Portugal tecnológico...
Já ninguém se lembra disto:
Portugal perdeu duas posições no Global Information Technology Report, ocupando agora a 30ª posição. Também desceu de segundo para quarto lugar na perspectiva de futuro atribuída às Tecnologias de Informação e Comunicação, relativamente aos anos 2007-2008
Entre os países da União Europeia, conservou o 14º lugar na denominada Economia mais Interconectada.
A edição 2008-2009 do índice foi divulgada esta manhã pelo Fórum Económico Mundial (WEF) e analisou 134 países para criar o Networked Readiness Index (NRI).
Portugal surge nas 30ª, 32ª e 28ª posições, respectivamente, quando antes ocupava os 28º, 31º e 29º lugares. em http://www.insead.edu/v1/gitr/wef/main/home.cfm e http://www.weforum.org/en/initiatives/gcp/
Avelino Ferreira Torres
O ex-autarca vinha inicialmente acusado de seis crimes mas, nas alegações finais, o MP tinha retirado dois, tendo restado as acusações de corrupção, peculato de uso, abuso de poder e extorsão.
Nenhum destes quatro crimes foi dado como provado pelo tribunal, pelo que o colectivo de juízes absolveu o arguido.
A juíza-presidente lembrou que a absolvição do arguido resulta da prova recolhida na sala de audiências e não "do que se diz lá fora" ou "dos depoimentos da fase de inquérito".
A juíza advertiu, ainda, que "a justiça popular é uma coisa bem diferente da aplicação da justiça pelos tribunais".
isto é Portugal no seu Melhor!
muito abaixo da média europeia
O MAI apresentou um relatório de segurança que revela um aumento de 11% dos crimes violentos, incluindo mais 23% de carjacking.
Rui Pereira considerou que a Estratégia de Segurança para 2008 foi cumprida e destacou o «reforço do efectivo policial com mais dois mil homens, a construção de mais sete carreiras de tiro, a reforma da segurança interna e da segurança privada e a celebração de contratos locais de segurança».
«Portugal continua a ser um dos países da União Europeia com um dos mais baixos índices de criminalidade, muito abaixo da média europeia: 37% contra 70%. Por isso, o nosso país continua a ser relativamente seguro».
Também se justificou: «Não quisemos falar antes porque gostamos de uma linguagem de rigor e de verdade. Mas não nos escondemos atrás dos números, que são um motivo de preocupação».
numa notável peça que merece ser divulgada, um JORNALISTA "á seria" comenta:
Morto por acaso
Não aceito que se noticie a morte de um pacato cidadão que se tinha deslocado a uma estação dos Correios como um mero acto ocasional. É infame que uma qualquer pessoa que frequente um serviço público já não saia de lá com vida, simplesmente porque a insegurança grassa em todo o país.Se a polícia não captar os homicidas nas próximas horas é grave. Gravíssimo, para uma sociedade que está quase a habituar-se a ver casos deste tipo a qualquer hora do dia.Delegações bancárias, gasolineiras, supermercados, ourivesarias, estações de correio e caixas de multibanco têm sido alvos fáceis para os criminosos. O ministro da Administração Interna continua a afirmar que está tudo controlado e que o Governo "está atento". Atento a quê? Será importante que fique atento ao que aconteceu ontem, no sentido de que o cidadão foi morto à queima-roupa porque os assaltantes teriam pensado que se tratava de um agente da polícia. Quer dizer, a partir de agora, todo o agente fardado passa a ser um alvo a bater sem apelo nem agravo?Quando é que o senhor ministro Rui Pereira decide chegar ao conselho de ministros e provar aos seus pares que o aumento da criminalidade deve-se essencialmente ao novo e absurdo Código Penal? Ainda vai a tempo de forçar a mudança do texto. Não se pode é atrasar muito, antes que o confundam ao entrar numa loja para comprar uma camisa de cor azul com um qualquer agente das suas polícias...
joão severino em http://pauparatodaaobra.blogspot.com/2009/03/morto-por-acaso.html#links
quinta-feira, 26 de março de 2009
Portugal Sem Fogos
incêndios:
zona florestal de São Lourenço (Montalegre), no Parque Nacional Peneda Gerês, está activo desde as 10:38 de terça-feira,
em Senhoria, concelho de Sever do Vouga (Aveiro),
em Braga, há dois incêndios por circunscrever,
em Pomar (Melgaço) activo desde o início da tarde um incêndio em mato
em Cunhedo, Oliveira de Frades.
circunscrito:
em Cardinho (Resende)
rescaldo:
em Carvalhais (Montalegre)
Portugal Sem Assaltos
Um homem de 61 anos foi hoje baleado mortalmente à saída dos estação de correiros de Oeiras por três encapuzados que tentaram assaltar aquela estação de correios, disse fonte policial. A vítima terá sido confundida com um polícia.
o assalto não chegou a concretizar-se!
Portugal Sem Empregos
O primeiro-ministro afirmou hoje que em 2009 haverá um aumento para 40 mil estágios profissionais destinados a jovens e que já há 21 mil portugueses a trabalhar em programa de formação no âmbito da iniciativa 'Emprego 2009'
Esta medida foi avançada depois de analisados os mais recentes números do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) que “traduzem um aumento do desemprego em Portugal”.
ajuda ás empresas e familias...
Na Galp a subida foi de um cêntimo: a gasolina sem chumbo 95 tem agora um preço de referência de 1,179 euros por litro e o gasóleo custa 0,949 euros.
A Cepsa pratica um preço 0,8 cêntimos mais caro na gasolina para os 1,169 euros e 1,4 cêntimos para os 0,945 euros no gasóleo.
amanhã sobem as outras...
quarta-feira, 25 de março de 2009
pena não ouvir disto na minha lingua...
Rémunérations des patrons
La majorité a tenu à montrer au patronat, mercredi 25 mars, qu'elle était prête à agir pour contrôler les rémunérations des dirigeants d'entreprise. Plusieurs de ses membres se sont ainsi relayés au cours de la journée pour répéter que le gouvernement n'hésiterait pas à légiférer si besoin.
Nicolas Sarkozy lui-même s'en est pris à la présidente du Medef (Mouvement des Entreprises de France) devant les députés UMP (Union pour un Mouvement Populaire). Il a notamment jugé inacceptable que "Laurence Parisot dise qu'elle n'a pas le désir d'évoquer le partage des profits", selon des participants à cette rencontre.
"Si le Medef n'y va pas, on ira par la loi", Le Monde
Brown attacks 'avarice' of bankers
Gordon Brown today attacked the behaviour of bankers, claiming they had acted outside the values everyday people try to uphold in their daily lives. The Prime Minister criticised the 'avarice' of the financial sector during an interview with Wall Street financiers. Daily Mail
Portugal Sem Fogos...lembram-se?
quem se lembra que o Verão Quente de 75 não o foi só na politica!
incêndios
Parque Nacional Peneda-Gerês em Barca (Vila Real) consome floresta desde as 11h02
Bustelo (Braga) lavra mato desde as 11h20Portela (Viseu),
Vale Flor (Guarda),
Melhe (Vila Real)
Fragas de Montesinho (Bragança)
Penedo do Lagarto (Viana do Castelo)
em rescaldo
Parque Nacional da Peneda-Gerês/Curiscadas (Viana do Castelo)
São Lourenço (Vila Real)
Melhe (Vila Real)
Peroviseu (Castelo Branco)
informou hoje a Autoridade Nacional da Protecção Civil....
A Associação de Técnicos de Segurança e Protecção Civil apontou hoje a falta de limpeza das áreas florestais, com destaque para os parques naturais, como uma das causas da vaga de incêndios das últimas semanas.
depois de “casa queimada” é fácil repetir uma desculpa estafada.
É para ouvir, ano após ano, destas palissade que andamos a pagar a estes senhores técnicos?
lá vai mais uma...
.
A linha ferroviária do Corgo, que liga Peso da Régua a Vila Real vai ser encerrada a partir de quarta-feira por razões de segurança
A decisão anunciada hoje à comunicação social pelo representante do Governo no distrito de Vila Real foi tomada pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino e "resultou de uma inspecção de qualidade que detectou que o percurso não estava nas melhores condições de segurança"
aposto que a outra solução era dar-lhe “segurança” e proporcionar postos de trabalho, mas o que é que os yuppies da politica e das economias sabem deste assunto (que não lhes dá stock options"...) !
custos...beneficios!
Cavaco Silva entende que ainda há muitos que confundem «custos com benefícios».
Em Penafiel, durante a inauguração do Museu Municipal, o Presidente da República reiterou que o dinheiro público tem de ser gasto com ponderação e que preciso «produzir bem e com qualidade para enfrentar a concorrência».
bolas!
Quando é que este “nosso” presidente deixa de ser o Pítio do Regime e comunica em linguagem clara?
Os números do desemprego, conhecidos ontem, dispararam 17,7% em Fevereiro, face ao mesmo mês de 2008.
Foi o aumento mais elevado desde Dezembro de 2003. Temos agora 469.299 desempregados inscritos nos Centros Emprego, mais 70.720 do que em Fevereiro de 2008.
A “crise” mundial será a justificação de Pinto de Sousa e dos seus apóstolos...mas esquecido dos 150 diz que vão ser criados mais 40000!
e os tolos do costume vão acreditar...
Um estudo interessante pode ser encontrado em
http://cachimbodemagritte.blogspot.com/2009/03/responsabilidade-e-sempre-dos-outros.html e porque os apóstolos são sempre bem-vindos leia-se, em comentário, o Carlos Santos que se intitula de” benemérito”...
terça-feira, 24 de março de 2009
...dentro de um armazém de cristais!
"Se a líder do Partido Social-Democrata reconhece que o professor Jorge Miranda é um bom nome, então deveria aceitá-lo", disse à Lusa o porta-voz do PS, Vitalino Canas, que comentou também, rejeitando-a, a ideia do líder centrista, Paulo Portas, de um novo método de escolha do futuro Provedor de Justiça.
"O que falta não é uma metodologia, é bom-senso", afirmou o porta-voz do PS, rejeitando assim, implicitamente, a proposta do presidente do CDS, e criticando também que esta tenha sido feita através da comunicação social e não no âmbito parlamentar.
O seu nome é Canas, Vitalino, claro !
... um génio!
crise: nada ficará como antes!
El escándalo que recorre Estados Unidos a raíz del cobro de multimillonarias primas por parte de los directivos de la aseguradora AIG ha sido la gota que ha colmado el vaso de la indignación de la sociedad estadounidense, que no entiende cómo los ejecutivos que han llevado al borde de la quiebra al conjunto del sistema se vayan ahora a casa con los bolsillos bien llenos. Además, ante el cariz que está tomando la controversia y tras el anuncio realizado tanto desde la Casa Blanca como desde algunos gobiernos europeos de poner algún limite s estas prácticas en las entidades está llevando a algunos miembros del sector a replantearse su política retributiva.
Dentro de esta tendencia, el presidente del grupo holandés bancario y de seguros ING, Jan Hommen, ha pedido a sus altos cargos a renunciar a las bonificaciones de 2008 y ha informado de que tampoco distribuirá de momento las de este año.
Un portavoz del partido de Sarkozy -UMP- ha revelado que el Gobierno introducirá una ley para limitar los bonus de los ejecutivos y su acceso a las opciones sobre acciones ante la dificultad para llegar a un acuerdo con el sector sobre la necesidad de limitar las retribuciones millonarias de sus directivos.
Los principales directivos del banco Société Générale también han terminado por ceder a las presiones políticas y han decidido renunciar totalmente a sus stock options (opciones sobre acciones), según informa hoy la prensa gala.
Es la presión social contra las retribuciones millonarias de los banqueros
boas noticias... lá fora!
O índice industrial Dow Jones sobe quase 7%, ou 497,48 pontos, terminando nos 7.775,86 pontos, a sua maior progressão em pontos desde 13 de Novembro de 2008, com todos os títulos com compõe este índice a encerrarem com ganhos.
O Nasdaq, índice tecnológico, valorizou 98,5 pontos, ou 6,76 por cento, para terminar nos 1.555,77, enquanto que o alargado Standard & Poor's 500 fechou a subir 54,38 pontos, ou 7,08 por cento, para os 822,92 pontos.
52 estados a funcionarem como um país!
más noticias...
Portugal Sem Fogos
O incêndio que está a lavrar na Portela do Homem, no Parque Nacional do Gerês, e que já destruiu 400 hectares de mato foi dado como circunscrito pelos bombeiros.
Naquele Parque, mantêm-se activos outros dois incêndios, um na localidade de Barca, e um outro em Lapela.
Portugal Sem Assaltos
assaltos a ourivesarias do Porto
Às 19h15, quatro homens armados que se faziam transportar em dois motociclos, assaltaram uma ourivesaria na Rua Serpa Pinto, no centro da cidade.
Às 20h40 foi uma ourivesaria situada na galeria comercial do Hipermercado Leclerc de Valongo.
Portugal Sem Empregos
O Instituto do Emprego e Formação Profissional indicou, esta segunda-feira, que o número de inscritos nos centros de emprego subiu 17,7 por cento em Fevereiro em relação ao mesmo mês de 2008, o que corresponde a um aumento de 70700 pessoas.
domingo, 22 de março de 2009
pópós...
A Renault decidiu esta semana transferir para França uma parte de uma importante da sua unidade na Eslovénia, uma das maiores empregadoras naquele país de Leste.
No entanto assegura que não vai fechar a fábrica da Eslovénia que apenas está a transferir «excesso de produção» para Flins, e que a decisão não está relacionada com as ajudas estatais prometidas por Nicolas Sarkozy.
Claro que o Presidente francês declarou que não quer roubar empregos aos eslovenos:
«Isto não é tirar empregos aos nossos amigos eslovenos, estamos só a criar trabalho em Flins».
... alguns palhaços não merecem palmas!
na crista da onda...sempre
forças ocultas...
MISTÉRIO ...
Na Averiguação Preventiva 95/03, os inspectores, depois de uma detalhada análise ao processo do Freeport, são claros: não há indícios de "qualquer acção ilícita". E concluem que a alteração da ZPE nada teve a ver com o licenciamento.
Estranhamente, em Outubro de 2004, a PJ de Setúbal abriu uma nova AP sobre o mesmo caso, quando existia já a 95/03 feita pela Brigada Central de Pesquisa.
Esta nova investigação foi aberta na sequência da recepção de uma carta anónima que terá sido elaborada por Zeferino Boal, antigo autarca do CDS, por indicação da directora da PJ de Setúbal, Maria Alice Fernandes. in DN 22Mar09
Portugal Sem Fogos
19 de Março de 2008
Campanha ‘Portugal Sem Fogos Depende de Todos’ apresentada Hoje
Arranca esta quarta-feira, 19 de Março de 2008, a primeira fase da campanha “Portugal Sem Fogos Depende de Todos”, promovida pelo Ministério da Administração Interna (MAI) e pelo Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP).
A cerimónia, que conta com a presença dos ministros da Administração Interna, Rui Pereira, e da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, e o presidente do Movimento ECO-Empresas Contra os Fogos, Francisco Murteira Nabo, prevê a apresentação técnica de balanço da campanha de 2007, do plano da campanha de 2008 e dos spots para televisão e rádio “Limpeza dos Matos”, correspondente à primeira fase da campanha para este ano. in http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/noticias/03_2008/NEWS_campanha+++8216+portugal+sem+fogos+depende+de+todos++8217++apresentada+hoje.htm
Portugal Com Fogos em força, Hoje!
O incêndio que lavra na Mata de Albergaria, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, é o fogo que inspira mais cuidados neste nomento no país, num total de dez por circunscrever, segundo o comandante nacional de operações de socorro, Gil Martins.
Explicando que esta a mata é praticamente impenetrável, Gil Martins diz que “o principal problema tem sido o vento de leste forte, com rajadas de 70 a 80 quilómetros/ hora” que têm dificultado e até impedido os dois meios aéreos de actuar nesta zona junto à fronteira.
A sua adjunta, Patrícia Gaspar, adianta que o teatro de operações está a ser reforçado com meios terrestres e que o incêndios tem, de momento, duas frentes activas. Actualmente estão a combater o fogo 53 pessoas, acompanhas de 19 veículos. Há outro incêndio que no parque nacional, em Britelo, Ponte da Barca, que contudo não inspira o mesmo tipo de cuidados. Publico 22.03.2009 - 14h10 Mariana Oliveira
- O incêndio florestal na Mata de Albergaria, Terras do Bouro (Braga), no Parque Natural da Peneda-Gerês (PNPG) que está a ser combatido desde as 7h53 por 53 bombeiros e 19 veículos continua por circunscrever.
- Também no PNPG, mas em Britelo, Ponte da Barca (Viana do Castelo), um incêndio em giestas está a ocupar, desde as 10h02, nove bombeiros e dois veículos.
- Em Entre Águas, Vila Nova de Gaia, um incêndio não circunscrito em floresta envolve 40 combatentes e 11 veículos desde as 9h59.
- No Parque Natural de Montezinho, em Sardedo, Vinhais, Bragança, arde pinhal desde as 9h30. No combate estão 11 bombeiros e três veículos.
- Em Vila de Abril, Montalegre (Vila Real), um incêndio em mato está a ser combatido por 19 bombeiros e quatro veículos e em Frutuoso,
- Valpaços (Vila Real) outro incêndio, também em mato, ocupa 10 homens e três veículos.
- Em Travassos, Viseu, estão 107 homens a combater um incêndio em mato, com 30 veículos, e em Covas, Boticas (Vila Real), está desde as 08:04 um incêndio em mato a ser combatido por 23 bombeiros, sete veículos e um helicóptero bombardeiro pesado.
- Em Regoufe (Arouca) no distrito de Aveiro, um incêndio em pinhal, eucalipto e mato ficou circunscrito às 13h19 e
- Em Mosteiro, Chaves (Vila Real), ficou circunscrito às 13h13. SOL 22Mar09
Crise: a impossibilidade de retorno aos antigos padrões
O termo crise tem, em latim, a mesma equivalência que o conceito “vento”. Indica um estádio de alternância, que no seu final se diferenciará do que costumava ser. Isto é, não existe possibilidade de retornar aos antigos padrões.
A crise é como uma revolução: nada ficará como antes!
É por isso assaz estranho estar a ver aqueles que não lhe previram a chegada e durante muito tempo negaram a sua existência, que agora nos comecem a dar soluções para dela sairmos.
Conheço as capacidades de camaleões e vira-casacas e pressinto que se começaram a preparar para nos dar a volta... e, no final da crise, manterem as benesses que agora detém!
Contudo a actual crise veio provar é que as previsões dos “jovens urbanos executivos” nem sequer consegue alcançar os mínimos da meteorologia: 15 dias. Lembro o que diziam alguns dos mais conceituados gurus da economia há apenas dois ou três meses e só posso compará-los a outra classe profissional: a dos astrólogos!
Nesta fase, por toda a Europa, e em especial no nosso país, uma nova geração deveria estar a preparar-se para substituir os yuppies que nos últimos anos nos comandaram, ou nos condicionaram.
Curiosamente os Estados Unidos, que pariram esta crise, são hoje os melhor preparados para o futuro: Uma nova geração surgiu na Presidência e, pouco a pouco, começa a despejar alguns entrincheirados do passado. É uma Geração Nova que não se distingue pela idade, mas porque tem as “mãos limpas” nos erros do passado!
A decisão do Congresso de taxar em 90% os proventos yuppies é um sinal que os americanos entenderam os sinais...
O que se passa na Europa, onde os “mesmos” continuam a não perceber o que se está a passar e, teimosamente, se agarram ás cadeiras de sempre, é sinal que a impossibilidade de retorno aos antigos padrões lhes vai surgir da pior maneira.
A ultima reunião dos chefes de governo é demonstrativa de que o exemplo americano ainda cá não chegou.
Triste!
sexta-feira, 20 de março de 2009
Lei das Armas... um atraso de meio ano!
A legislação tinha sido anunciada pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, no Verão do ano passado, altura em que a criminalidade disparou em Portugal.
Seis meses depois foi aprovada pela maioria absoluta do PS... uma semana após ter sido conhecido um relatório que dá conta do aumento da criminalidade violenta em Portugal em 2008.
A nova lei prevê prisão preventiva para os crimes praticados com recurso a armas de fogo, mas reduz de 18 para 16 anos a idade em que é permitido ter uma licença de posse de armas.
O vice-presidente da bancada do PS justificou a demora na aprovação da lei, considerando que «a atraso em democracia por vezes é salutar». in tsf 190309
quinta-feira, 19 de março de 2009
tsf alinha com o "malhador" !
ao que parece ou a tsf alinha com o ministro malhador... ou a propaganda das agendas de governamental já tem efeitos nos jornalistas!
moratória para crédito à habitação...
O Governo vai criar uma "moratória nas prestações de crédito à habitação", que poderá ser requerida até ao final do ano e durar dois anos.
"Durante este período, as famílias com desempregados beneficiam de uma redução de 50 por cento na prestação da casa. O Estado, através de uma linha de crédito específica, financiará o custo corrente desta alteração, a uma taxa abaixo da própria Euribor em 0,5 por cento".
A Oposição saúda as medidas, que considera positivas e tardias, revelando interesses eleitoralistas.
De acordo com a edição de hoje o “El Pais” , apenas 56 pedidos foram feitos à banca para aceder a esta moratória, sendo que o Governo espanhol apontava para 500 mil famílias.
José Luis Rodríguez Zapatero compareció el pasado 3 de noviembre con una gran sonrisa. Estaba a punto de hacer un gran anuncio. Tras meses negando que España estuviera en crisis, el Gobierno daba por fin una respuesta y salía en ayuda de los que más lo necesitaban: los parados. La idea consistía en aliviar durante dos años el coste de la hipoteca, rebajándola a la mitad. "No dudaré en apoyar a las familias con problemas", dijo entonces el presidente, que estimó en medio millón los posibles beneficiarios de la medida. Los resultados, por ahora, son mucho más modestos. Lejos de las previsiones gubernamentales, sólo 56 parados se ahorran cada mes el 50% del crédito por su vivienda.
Passados quatro meses do anúncio de Zapatero e três da entrada em vigor, e após terem sido feitos ajustes em Março, os dados indicam que pouco impacto está a ter.
As fontes bancárias, contactadas pelo ”El Pais”, dizem mesmo que a medida é enganosa pelas dificuldades de acesso, além disso as famílias receiam não conseguir devolver, a partir de Março de 2012, o dinheiro que deixaram de pagar.
Ora bem, que a maioria dos portugueses não saibam o que é uma moratória é aceitável, mas que os políticos desconheçam o que se passa aqui ao lado é “obra” !
twitter apoia o Socrates 2009 ...
Ana Drago questionou o Ministério sobre se «tem conhecimento» do conteúdo da participação do Plano Tecnológico hoje no Twitter e se «considera normal» que uma «entidade da Administração Pública se limite a propagandear, através desta via, as propostas do Governo, e neste caso específico as intervenções públicas do primeiro-ministro».
«Na rede social Twitter, a entidade registada como Plano Tecnológico, a que se pode aceder através do endereço http://twitter.com/ptecnologico, produz comentários e afirmações que se limitam a fazer a defesa das propostas apresentadas pelo primeiro-ministro, José Sócrates, como foi patente hoje no decurso do debate quinzenal ocorrido na Assembleia da República», criticou a deputada Ana Drago. (Lusa)
aconselha-se á Sra. Deputada o Animal Farm de George Orwell... talvez perceba!
trapalhada quinzenal...a gozar conosco!
Sócrates entra na campanha autárquica de Lisboa (in Expresso)
e
acusa Paulo Portas de discurso de «inveja social»
O primeiro-ministro acusou hoje o líder do CDS-PP de promover um «discurso de inveja social» sobre a questão dos vencimentos dos administradores dos bancos, frisando que já criticou antes o «exagero da banca» no pagamento a gestores
Para Paulo Portas o Governo «deve ter uma palavra moralizadora e moderadora do ponto de vista das práticas salariais» numa situação de crise económica e em casos de bancos que tenham beneficiado do aval do Estado e deu como exemplo o caso do BCP, em que «cada administrador ganha 460 mil euros por ano».
Na resposta, o primeiro-ministro acusou Paulo Portas de «oportunismo» e de promover um discurso «da mais pura inveja social»
contudo...
Vara duplicou salário no BCP
Armando Vara duplicou o rendimento ao passar de vogal do conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) para vice-presidente do Millennium/BCP.
De acordo com o Relatório do Bom Governo da CGD referente a 2007, Armando Vara recebeu uma remuneração-base de 244 441 euros/ano. Um montante que fica muito aquém daquele que foi pago pelo BCP em 2008: mais de 480 mil euros (depois da injecção de dinheiro publico!). Trata-se, no entanto, de um valor que é mais de cinco vezes inferior àquele que ganhava a administração liderada por Paulo Teixeira Pinto (antes da intervenção estatal).
Vara assumiu funções no BCP no dia 16 de Janeiro de 2008 e tem sobre a sua alçada a rede de empresas, o crédito especializado, a promoção imobiliária, o aprovisionamento e património, a Fundação Millennium BCP e o Millennium Moçambique. CM 180309
Figuras de estilo
Margarida Moreira, essa maga da palavra escrita, foi hoje, a propósito disto, particularmente cuidadosa e literária. Chamou “monoblocos” aos contentores e a esta magnífica ideia de dar aulas aos alunos de etnia cigana nos ditos contentores “projecto”. E é por isso que gosto tanto de eufemismos. Eles servem sempre para lavar a cara às palavras menos próprias ou prenhes de uma verdade incómoda, exactamente como eu agora, aqui à procura dum eufemismo para qualificar a Moreira, mas dado o adiantado da hora só me ocorrem impropérios. Onde estão os eufemismos quando precisamos deles? Leonor Barros 17.03.09 in http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/316393.html
quarta-feira, 18 de março de 2009
crocodilos no Douro... lo dicen nuestros hermanitos!
No, no hay cocodrilos en la presa de Miranda do Douro. La confusión la ha propiciado un enorme cartel colocado junto al embarcadero con la leyenda en inglés "Peligro, cocodrilos, no nadar". El cartel y algunas personas que creyeron en el anuncio y pensaron que en el pantano había ocurrido, lo que hace meses en embalses de Madrid, que alguien había soltado crías de estos animales que tenía como mascotas en casa. Nada de esto; no hay cocodrilos. Pero í que ha permanecido durante semanas, meses según algunas fuentes, una señal de considerables proporciones anunciándolo, que dejó en la zona un jurista australiano. Hasta el presidente de la Cámara Municipal de Miranda hijo ayer que la señal «ha podido dar lugar a equívocos en una ciudad que recibe año 60.000 visitantes». El Correo de Zamora Miércoles 18 de marzo de 2009
afinal foi apenas uma brincadeira do Crocodile Dundee...
terça-feira, 17 de março de 2009
lei da paridade...
Vale a pena acompanhar esta história quase sem importância:
Um episódio que revelou a falta de chá do ministro da Administração Interna na recente visita oficial de José Sócrates a Cabo Verde, na sequência de outro protagonizado em Bruxelas, foi revelado aqui por Dina Soares, jornalista da Rádio Renascença. Eis que o próprio ministro entra na caixa de comentários do blogue Escola de Lavores e atrás dele, parecendo obedecer a uma voz de comando, logo salta o habitual cortejo de lambe-botas de José Sócrates, especializados no insulto em matilha a coberto do anonimato - cada vez mais nervosos à medida que percebem que a perda da maioria absoluta, em Outubro, lhes pode trazer incómodos inesperados. Recomendo a leitura das caixas de comentários também deste post e ainda deste para se perceber até que ponto chega a falta de nível desta gente. Até eu, que não me espanto com quase nada, fiquei admirado. in Delito de Opinião entre muitos outros...
eu entendo que qualquer senhora, mesmo que jornalista, deve dar o seu lugar a qualquer cavalheiro, mesmo que ministro!
...e, claro, espero deste o tachito, mesmo que pequeno!
das trapalhadas!
O secretário-geral do PS defendeu esta segunda-feira necessidade de um sindicalismo livre de tutelas partidárias para o melhor desenvolvimento do país:
«O sindicalismo livre de tutelas partidárias serve os interesses de Portugal», disse JS Pinto de Sousa, no encerramento do 5º congresso da Tendência Sindical Socialista da UGT.
sem comentários!
a noticia que não o foi!
segundo a CGTP, 200.000 pessoas participaram, na manifestação nacional contra as políticas do Governo, realizada dia 13 de Março, em Lisboa
“manifestantes atiraram pedras e bombas incendiárias, quebraram vitrines de lojas e despejaram caixotes de lixo pelo chão, os danos às empresas atingiram milhões de euros, em lojas que foram seriamente danificadas”
este seria o teor da noticia se a manif fosse em Atenas ou em Paris...
em Lisboa apenas chamaram mentiroso ao chefe do governo de um pais ainda com brandos costumes!
crocodilos no Douro... lo dicen nuestros hermanitos!
Portugal ha prohibido el baño en las aguas del río Duero a su paso por el concelho de Miranda do Douro, donde el cauce marca la frontera con la provincia de Zamora, ante el grave riesgo de sufrir ataques de cocodrilos.
Muestra de ello son las señales oficiales de peligro, de grandes de dimensiones, para que puedan ser vistas, colocadas por la Cámara Municipal de Miranda do Douro presidida por Manuel Rodrigo Martins en las inmediaciones de los arribanzos junto al embarcadero del barco turístico. Por el momento se desconoce cómo han llegado los cocodrilos al río Duero, no obstante, todo apunta a la suelta por parte de algún particular que los hubieses adquirido como mascotas cuando eran pequeños y al crecer se deshiciera de ellos.
La zona en alerta va desde el puente que une Torregamones y Miranda, sobre el salto hidroeléctrico portugués, hasta la presa de Iberdrola de Castro de Alcañices en Aliste.
Afecta principalmente a los términos municipales de Villardiegua de la Ribera y Torregamones en tierras sayaguesas, a Fonfría (Castro) en las alistanas y a las de Miranda , Vale de Aguila, Aldeia Nova y Paradela en Tras Os Montes y Alto Douro. El Correo de Zamora Domingo 15 de marzo de 2009
domingo, 15 de março de 2009
ENGANOS
Lemos isto:
O presidente executivo da Mota Engil, Jorge Coelho, afirmou hoje que Angola é um mercado com "forte potencial de crescimento", tendo o grupo uma carteira de investimentos na ordem dos 300 milhões de dólares por ano."Somos angolanos, pois estamos há 60 anos neste país que tem um forte potencial de crescimento, nomeadamente ao nível das obras públicas e infraestruturas rodoviárias", disse o responsável.
ou isto:
A Caixa escolheu Daniel Chambel para presidir o Banco Caixa Geral Totta Angola, instituição que resulta de uma parceria da CGD com o Santander Totta, a Sonangol e dois investidores locais.mas também isto:Sindika Dokolo, de 35 anos e casado com Isabel dos Santos filha do Presidente de Angola, é um dos nove membros do conselho de administração da Amorim Energia, "holding" sedeada na Holanda e que controla um terço do capital da petrolífera Galp Energia.
ou isto:
O Banco de Portugal já concedeu a licença ao BIC Portugal, o primeiro banco nacional com maioria de capital angolano. Liderada por Mira Amaral, ex-ministro da Indústria de Portugal, a instituição vai expandir-se para o Porto.
Não, não se diga que serviu para alguma coisa útil a solidariedade nos momentos difíceis, o ter tomado partido, acreditado, lutado e arriscado.Assistimos agora a este desfile pornográfico de cumplicidades, arranjos, negociatas e entendimentos e, para além da náusea, para lá da imensa mágoa que nos chega, não podemos deixar de sentir, bem no fundo e, hoje, com uma imensa e firme convicção, que... não valeu a pena. Foram um tempo e uma energia perdidos.
marcas d'agua é um excelente blog de artes e letras onde este post parece deslocado! não está! destaca apenas casos de chico-esperteza, dos de cá e daqueles que de nós o herdaram! preocupante é, ainda mais nesta época de crise, o que os paises democráticos disto pensarão...em especial a banca onde vamos buscar o dinheiro de que precisamos e que tem por hábito aumentar os spreds quando "lhes cheira a lavagens"!
bom, ainda exitem off-shores e continua a faltar regulação...
um case-study á portuguesa!
choque tecnológico é... (I)
quando o quadro eléctrico da escola estoira por sobrecarga de magalhães nas fichas triplas que vão dar à única tomada da sala de aula.publicado por Carlos Nunes Lopes às 14:36
choque tecnológico é... (II)
dizer a vinte crianças sem bateria nos magalhães que o computador do zézito vai ser o primeiro a recarregar na única tomada disponível na sala.publicado por Carlos Nunes Lopes às 14:43
choque tecnológico é... (III)
a JP Sá Couto ter em cada professor um agente comercial. É o professor quem recolhe o dinheirinho para pagar o magalhães junto dos pais, para depois entregar o "computador único". E se fosse assim com os manuais escolares? publicado por Carlos Nunes Lopes às 14:51 in 31 da Armada.com os meus sublinhados
Tem razão MRebelo de Sousa quando a estas gentes alcunha de "chicos-espertos"
sábado, 14 de março de 2009
plebeia e chique...
Um dia depois da manifestação que reuniu 200 mil pessoas nas ruas de Lisboa, Pinto de Sousa afirmou que «o número não é argumento» e acusou os sindicatos de serem «instrumentos» do PCP e do Bloco de Esquerda.
estas manifestações apenas incomodariam a direita do antigamente, porque a actual, da extrema, apenas as ignora, especialmente se forem plebeia ou chique.
isto por agora, porque a prazo, elas não se vão fenecer no Convento dos Beneditinos... acabarão no de Caxias ou similar em construção!
da brigada do reumático aos “apóstolos da situação”
não imaginam o quanto me tenho divertido a ler os comentários dos “apóstolos da situação” ás noticias do jornal Publico (um dos negros conspiradores da nossa época).
atentos á escrita do menor desencantado atiram-se-lhes como se matilha fossem.
lembro a “brigada do reumático” e fico pesaroso porque estes menores dos 25 fazem parte dela...só que não o sabem!
o exercício do gozo pode ser garantido, por exemplo, aqui
20 anos de World Wide Web
Foi neste mês que Sir Tim Berners-Lee, ( http://dig.csail.mit.edu/breadcrumbs/blog/4 ) físico britânico, apresentou no CERN ( http://public.web.cern.ch/public/ ) um documento que denominou de "Gestão da Informação: uma Proposta".
Com esta proposta procurava organizar da melhor forma as trocas de informação e documentos entre os seus colegas no CERN.
Dificilmente Berners-Lee poderia imaginar que tinha acabado de criar os primeiros passos daquilo que hoje conhecemos como a World Wide Web.
Comemorando a data, aquele laboratório europeu organizou uma conferência na sua sede, em Genebra, que contou com o chamado pai da WWW.
O CERN criou igualmente um endereço comemorativo do 20º aniversário da WWW, ( http://info.cern.ch/www20/ ) e um vídeo de perto de 30 minutos onde reúne entrevistas a Tim Berners-Lee e Robert Calliau.
O YouTube apresenta um interessante vídeo de Berners-Lee http://www.youtube.com/watch?v=OM6XIICm_qo&eurl
Também ficará exposto no Laboratório Europeu de Partículas o citado documentos que é considerado como a Certidão de Nascimento da World Wide Web.
Ficam os meus agradecimentos ao meu amigo Prof. O. Sampaio de Carvalho - ISEL que, ao enviar-me este texto, me relembrou esta importante data).
Vale a pena seguir os endereços que estão assinalados no texto...
Quanto a mim vou relembrando o envio de dados por FTP e (chiu! é segredo!) os tempos em que usei, ou será melhor dizer: pirateei, a ARPANet (ver, p.ex. em pt.wikipedia.org/wiki/ARPANET)...
quinta-feira, 12 de março de 2009
para a Clara S que comentou "assim vai o meu país...hoje:"
Claro, Clara, admito que terás razão, não irei andar no TGV... estarei demasiado velho quando o acabarem!
Repara nestas pequenas "falhas de informação" que o marketing nos esconde:
- irão passar dois a três anos até ao anuncio do concurso internacional obrigatório;
- serão mais dois a três anos entre a apreciação das propostas e a adjudicação final;
Se o resultado do concurso for pacifico, isto é, aceite sem recursos administrativos ou jurídicos, teremos que somar:
- um a dois anos para obter o necessário crédito externo para a construção (aqui não posso esquecer os elevados spreds que iremos ter que suportar! Nesta altura estão próximos dos 30%!);
- depois, três a cinco anos para a construção do dito. Se as necessárias expropriações forem pacificas, isto é, aceite sem recursos administrativos ou jurídicos.
Fazendo contas:
- são no mínimo oito anos, isto é, lá para 2017... talvez me fosse possivel fazer a viagem!
Também não consigo esquecer que não temos a tecnologia, nem a mão-de-obra necessárias, por isso teremos que as adquirir e pagar ao estrangeiro!
Impossivel é olvidar o que nos vai acontecer em termos económicos (isto é, o nosso endividamento, para o qual, calculo que precisaremos de 50 a 55 anos para o saldar!)
A pergunta que me fica é: Como é possível, gente inteligente, acreditar que vamos criar emprego e empresas?
Onde é que produzimos o aço ou o ferro temperado para as linhas que apenas servirão para o TGV? (alguém nos esclareceu que as linhas do TGV não servem para mais nenhum outro "comboio"...)
Em que fábricas produzimos os equipamentos necessários como, pex.: Aplainadoras, Caminhões Articulados, Caminhões Fora-de-Estrada, Carregadoras de Esteira Compacta Todo Terreno, Carregadoras de Esteiras, Compactadores, Equipamento de Pavimentação, Escavadeiras Hidráulicas, Escavadeiras de Rodas, Manipuladores Telescópicos de Materiais, Manipuladores de Materiais, Máquinas Florestais, Pás-Carregadoras de Rodas, Recuperadoras de Rodovias, Tractores de Esteiras, Tractores de Rodas, etc.
Sim, iremos adquiri-los no estrangeiro e aumentar o nosso endividamento!
Não seria mais fácil pedir ás nossas 308 autarquias municipais para, cada uma, indicar um ou dois projectos que incorporassem, no mínimo, 50 a 75% de produtos e mão-de obra nacionais?
Claro, Clara S, os “boys” seriam outros e, findo o mandato, não haveria lugares de administração para distribuir... nas estrangeiras empresas!
Não sou contra o TGV! Sou contra a oportunidade da sua comunicação e, muito, contra o facto de não se explicar os prós e os contra da sua implementação.
Algures, no passado, ensinaram-me que “quem é pobre, não pode ter vícios!”. Ao ditado acrescento: Não quero que os meus bisnetos paguem os vícios que agora tenho...
terça-feira, 10 de março de 2009
assim vai o meu país...hoje:
As pensões vão sofrer terceiro maior corte da Europa e Cavaco Silva admite estar “preocupado e triste” com situação do país enquanto Ferreira Leite promete lutar contra os investimentos públicos e acusa Governo de eleitoralismo.
O mesmo não se passará com um Reformado do Estado que vai receber 8059 euros. Só?
As relações económicas vão estãr na agenda da Angola que vai comprando Portugal. Nada de extraordinário: alguém tem que nos comprar! Mal por mal, eles não nos obrigam a aprender outras línguas...
A Sonangol e a Caixa vão criar um banco para grandes obras, isto é, devem ser eles que vão pagar o Aeroporto e o TGV que Manuela Ferreira Leite denuncia como práticas eleitoralistas de Pinto de Sousa. Coitada, vai ficar a falar sozinha!
Registo: o Bloco de Esquerda estará ausente de encontros com José Eduardo dos Santos por “divergências” sobre a democracia. Compreende-se: trotskistas e estalinistas sempre quiseram democracias diferentes!
e para acabar lí o incrível no sempre diário da situação:
"José Sócrates é culpado até à ponta dos cabelos - da forma como nos tem querido convencer de que tudo isto é uma maquinação para o derrubar". João Miguel Tavares, jornalista, "Diário de Notícias", 10-03-2009
...sem dúvida: o país continua ás avessas!
democratas...
Sílvio Berlusconi, propôs hoje aos líderes do parlamento para que votem em representação de todos os deputados dos seus partidos, tanto no Senado como na Câmara de Deputados.
Berlusconi considerou que os regulamentos das duas câmaras não são adequados às necessidades da maioria e defendeu a definição de "tempos específicos para a aprovação das leis."
longe de mim a ideia pensar no jeito que isto iria dar a outros...
segunda-feira, 9 de março de 2009
domingo, 8 de março de 2009
sábado, 7 de março de 2009
Estamos todos doidos?
Maior empresário português garante que o governo prejudica o país
Juiz diz que há corrupção no futebol
in 31 da Armada
este país está doido?
e a saga do Magalhães continua!
Segundo o Expresso no micro-computador Magalhães «há palavras repetidamente mal escritas, outras inventadas, verbos mal conjugados, vírgulas semeadas onde calha, acentos que aparecem onde não devem e não estão onde deviam».
Aquele Semanário dá exemplos:
«Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde» ou «Quando acabas-te, carrega no botão OK»
O problema foi, segundo o jornal, o facto de o software ter sido traduzido por um emigrante português em França, que tem apenas a 4ª classe.
Jorge Pedreira, o secretário de Estado Adjunto da Educação, disse aos jornalistas, que os erros de português detectados no computador Magalhães foram «uma surpresa». «Naturalmente, não me parece que devesse ter acontecido e que, portanto, quem teve responsabilidade por verificar isso, deveria ter detectado esses dados»,
Que novidades!
Todos sabemos o que foram as Quartas Classes após os “25”! O maior problema está naqueles que acabam cursos superiores e seguramente fariam traduções ainda piores.
Contudo o que não se entende é a surpresa de Pedreira que os erros não tenham sido descobertos por uma qualquer entidade fiscalizadora, ou melhor, entende-se: o exemplo errático do Banco de Portugal chegou á Educação...
DREN não sabe escrever...
Paulo Portas, presidente do CDS/PP, acusou hoje a directora regional de Educação do Norte de não saber escrever, tendo em conta um e-mail que ela enviou, à presidente do conselho executivo agrupamento de escolas Território Educativo de Coura, acrescentando que é mais um caso a juntar-se aos erros de português do Magalhães.
"Ainda bem que foram denunciados os erros de português do Magalhães e podem ser rapidamente corrigidos mas já se vai tornando prática habitual, eu chamo a vossa atenção para um e-mail da senhora directora regional da Educação (Margarida Moreira), de 17 Fevereiro, recomendo-vos a leitura e digam-me se tem alguma coisa a ver com a língua de Luís de Camões".
«Sendo certo que muitos docentes não se aceitam o uso dos alunos nesta atitude inaceitável, acompanharemos de muito perto a defesa do bom nome da escola, dos professores, dos alunos e de toda uma população que muito tem orgulhado o nosso país pela valorização que à escola tem dado»..
Margarida Moreira, contactada pela Lusa, respondeu (em português correcto): " Não me pronuncio sobre essas coisas. Acho ridículo."
Ora bem, Margarida Elisa... nós também achamos ridículo!
terça-feira, 3 de março de 2009
Mortes na Guiné-Bissau!
Morreu Baptista Tagmé Na Waié e
porque o mandou assassinar, Nino Vieira foi morto!
Qualquer morte é lamentável! As mortes violentas são-o particularmente!
Estes dois, na morte, aproximaram-se da vida que iniciaram com o assassínio, por delapidação e catanada, de dezenas de Comandos Africanos, seus inimigos, meus camaradas!.
... depois separam-se, Na Waié tinha consigo os seus irmãos de etnia balanta que são mais de metade da população. Nino era papel.
apenas por isto Na Waié tinha que desaparecer como, antes e depois, outros desapareceram!
Sorte tiveram o cabo-verdeano, Luís Cabral, um maçon encontrou refugio em Portugal e Na Tchutu, balanta, um contra-almirante fugido na Gambia natal de Assumane Mané.
João Bernardo Vieira, deixa ficar, como herança, a ordem para os assassínios de Paulo Correia um primeiro-ministro e Viriato Pã, o procurador-geral, em tempo que mandou que Na Waié fosse castrado com choques eléctricos. Foi na Inventona de 1986. Antes, em Outubro de 85, acreditou num dos seus “muros” que lhe “previu” um golpe de estado e por isso mandou fuzilar dezenas de altos funcionários civis e militares.
Não é possivel esquecer, outras vitimas de Nino: o Gen. Veríssimo Correia Seabra (2005) e o Maj. Robalo de Pina (1993). A descoberta da gravação filmada do assassínio deste ultimo por Jorge Quadros, foi a origem da ordem que Nino deu para que fosse morto deste jornalista português. Ainda se pensou que Nino Vieira poderia, por este, vir a ser julgado em Portugal, mas não... valentins segredos não o permitiram!
Agora pode ser que agora se comece limpar aquele lindo país. Pobre porque não tem dinheiro. Rico porque, porque alimentarmente auto-suficiente, ali não existe fome!
Pode ser que agora, como diria Spinola, "a Boa Gente da Guiné" possa começar a ter um pouco de paz...
... mas ainda falta o ajuste de contas ás mortes do Brig. Assumane Mané e do Comandante Saieg (2000) ordenadas pelo então chefe de Estado Kumba Ialá, em Outubro de 2000.
A ver vamos!
saber mais, entre muitos outros, em
http://www.geocities.com/capitolhill/senate/8463/5004.html
http://us.geocities.com/bissau99.geo/6416.html
http://sic.aeiou.pt/online/noticias/mundo/Perfil+do+General+Tagme+Na+Waie.htm
uma pesquisa que a maioria dos pmj não fizeram!
Subscrever:
Mensagens (Atom)