terça-feira, 3 de março de 2009

Mortes na Guiné-Bissau!

Morreu Baptista Tagmé Na Waié e porque o mandou assassinar, Nino Vieira foi morto! Qualquer morte é lamentável! As mortes violentas são-o particularmente! Estes dois, na morte, aproximaram-se da vida que iniciaram com o assassínio, por delapidação e catanada, de dezenas de Comandos Africanos, seus inimigos, meus camaradas!.
... depois separam-se, Na Waié tinha consigo os seus irmãos de etnia balanta que são mais de metade da população. Nino era papel. apenas por isto Na Waié tinha que desaparecer como, antes e depois, outros desapareceram! Sorte tiveram o cabo-verdeano, Luís Cabral, um maçon encontrou refugio em Portugal e Na Tchutu, balanta, um contra-almirante fugido na Gambia natal de Assumane Mané.
João Bernardo Vieira, deixa ficar, como herança, a ordem para os assassínios de Paulo Correia um primeiro-ministro e Viriato Pã, o procurador-geral, em tempo que mandou que Na Waié fosse castrado com choques eléctricos. Foi na Inventona de 1986. Antes, em Outubro de 85, acreditou num dos seus “muros” que lhe “previu” um golpe de estado e por isso mandou fuzilar dezenas de altos funcionários civis e militares.
Não é possivel esquecer, outras vitimas de Nino: o Gen. Veríssimo Correia Seabra (2005) e o Maj. Robalo de Pina (1993). A descoberta da gravação filmada do assassínio deste ultimo por Jorge Quadros, foi a origem da ordem que Nino deu para que fosse morto deste jornalista português. Ainda se pensou que Nino Vieira poderia, por este, vir a ser julgado em Portugal, mas não... valentins segredos não o permitiram!
Agora pode ser que agora se comece limpar aquele lindo país. Pobre porque não tem dinheiro. Rico porque, porque alimentarmente auto-suficiente, ali não existe fome! Pode ser que agora, como diria Spinola, "a Boa Gente da Guiné" possa começar a ter um pouco de paz...
... mas ainda falta o ajuste de contas ás mortes do Brig. Assumane Mané e do Comandante Saieg (2000) ordenadas pelo então chefe de Estado Kumba Ialá, em Outubro de 2000. A ver vamos!
uma pesquisa que a maioria dos pmj não fizeram!