sábado, 25 de outubro de 2008

então os combustiveis não sobem?

O barril de Brent para entrega em Dezembro perdeu 3,42 dólares, 5,9 por cento, para 62,05 dólares por barril. O petróleo de referência para Portugal tocou durante a sessão nos 61 dólares, valor mais baixo dos últimos 19 meses (Março de 2007), segundo dados da Bloomberg.
Em Nova Iorque, o light sweet crude para entrega em Dezembro recuou 3,69 dólares, para 5,4 por cento, para os 64,15 dólares, depois de ter tocado no mínimo desde Maio do ano passado - 62,65 dólares. Em relação ao ano passado, os “contratos de futuro” de petróleo estão a recuar 26 por cento.
Numa tentativa de travar a queda dos preços, a OPEP decidiu hoje cortar a partir de Novembro a sua produção de petróleo em 1,5 milhões de barris diários, pela primeira vez em dois anos. A organização admite um novo corte em Dezembro em função da reacção do mercado. a OPEP Insistiu que os principais produtores fora da organização, Noruega, Rússia e México, façam chegar ao mercado menos 500 mil barris diários, no mínimo.
Contudo a Noruega, quinto exportador mundial, vai manter a sua produção.
São membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo: Angola, Argélia, Arábia Saudita, Catar, Couaite, Emiratos Árabes Unidos, Equador, Indonésia, Iraque, Irão, Líbia, Nigéria, Venezuela.,
PS: os sociocomunicantes deixaram de referir a relação preço do crude x preço dos combustíveis... alguém sabe porquê?