quarta-feira, 29 de maio de 2019

Portugal vai exportar uma geringonça prá União Europeia?

0 Nuno André Martins refere que
Liberais e socialistas europeus tentam cozinhar uma 'geringonça europeia', mas as quedas de Michel na Bélgica, Tsipras na Grécia e Kurz na Áustria também complicam as contas no Conselho Europeu. (in “Liberais e socialistas cozinham geringonça europeia ao almoço” por Nuno André Martins )
e
a Mariana Espírito Santo escreve que
« As hipóteses do alemão Manfred Weber, que é o candidato do Partido Popular Europeu, a maior força no Parlamento, não são as mais favoráveis, nomeadamente devido à sua experiência.»
a jornalista que aponta para uma geringonça à portuguesa, refere que o
«Macron indicou que o sucessor de Jean-Claude Juncker na cadeira de topo em Bruxelas tinha de ter “credibilidade” e “experiência governativa” e que Weber nunca esteve num Governo alemão, faltando-lhe portanto o currículo que os líderes europeus parecem desejar. O Costa, está alinhado com esta visão e reiterou o seu apoio ao candidato socialista Frans Timmermans.

Sánchez, o primeiro-ministro espanhol, que também concorda com esta avaliação de Weber, estará a contactar com vários líderes europeus para fazer campanha a favor de Timmermans, contra o candidato alemão.» (in “Líderes europeus rejeitam Manfred Weber como próximo presidente da Comissão Europeia” por Mariana Espírito Santo)