sábado, 28 de janeiro de 2012

talvez nos lixem!

Berlim quer que Atenas abdique do controlo orçamental para poder receber mais 130 mil milhões de euros, defendendo a existência de um comissário europeu para controlar todas as medidas ligadas aos impostos e às despesas.

Dado o cumprimento decepcionante até agora, a Grécia tem de aceitar deslocar a soberania orçamental para o nível europeu durante algum tempo”. é a frase assassina num documento do governo alemão, distribuído aos ministros das finanças da UE.

A ideia da Alemanha é que a Grécia delegue as maiores competências orçamentais num “comissário”, uma espécie de administrador que seria nomeado pelos ministros das Finanças do Eurogrupo e que teria o poder de veto sobre qualquer decisão ligada ao orçamento que não respeitasse as metas fixadas pelos credores europeus.
Obviamente, avançam fontes helénicas, «a Grécia não discute essa eventualidade. Está fora de questão que nós aceitemos. Essas competências pertencem à soberania nacional».

Os politicos da Espanha, Itália, Irlanda e Portugal, perante esta proposta ficam mudos, continuando a pensar que “não são  a Grécia”...talvez se lixem!
Isto é, talvez nos lixem!