segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

reuniões “a dois” em nome de 17

Não se esperam grandes avanços nestes encontros entre Merkel e Sarkozy. Aliás, cada vez mais os líderes europeus aprimoram a produção de "comunicados cheios de nada" em resultado destas reuniões a dois em nome de 17. Sem novidades, portanto, reiterando a intenção de introduzir uma taxa sobre as transações financeiras (a mesma que afastou o Reino Unido do tratado de disciplina orçamental resultante da Cimeira de dezembro) e chamando a atenção de novo à Grécia, que parece pouco confortável com um perdão de 50% da dívida por parte do setor privado. oje

Como é cada vez mais visivel daqueles dois o que sai não é nem brilhante nem inovador, mas conseguem impor as suas propostas mediocres aos seus 15 ou 25 parceiros. Hoje, via comunicação social, dei com uma curiosa reacção de gente ligada ao futebol que verberava contra o facto de um candidato, julgo que à Liga dos Futebolistas, apoiado apenas pelos 3 maiores, ir ditar condições a todos os outros clubes (certamente mais que 25...).
Talvez seja altura de pedir àquela “gente ligada ao futebol” para ir dizer o que pensa àqueles “dois”, porque parece que os politicos europeus, incluidos, claro, os nacionais, não são capazes de o fazer!