sábado, 30 de julho de 2011

o "Estado" é você...e eu!

As vacinas da "gripe A" que chegaram a Portugal para combater a pandemia de 2009 começam a perder a validade em Agosto, estimando-se um desperdício de 9,7 milhões de euros com as doses que terão de ser destruídas.
Dos dois milhões de doses pagos pelo Ministério da Saúde à farmacêutica GSK «apenas 700 mil foram usadas».
Em 2013 o sector público terá de pagar 9,7 mil milhões de euros em juros, um que valor que duplicou desde 2009 e corresponderá dentro de menos de dois anos a 5,2% do Produto Interno Bruto.

Ora bem, o “Estado” somos nós os contribuintes!
Claro que a culpa não é do Estado, é do Governo e nossa que quisemos que eles o fossem…

sexta-feira, 29 de julho de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo...

«A Moody's, ao ter colocado sob vigilância negativa a dívida soberana espanhola, não supõe que haja uma baixa do rating, apenas e unicamente que a revisão se decidirá dentro de três meses», diz a ministra espanhola da Economia Elena Salgado.tsf
O chefe do executivo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou a dissolução do Parlamento a 26 de Setembro e a realização de eleições legislativas antecipadas a 20 Novembro.tsf
…e nuestros hermanos também irão dizer que “ a Espanha não é a Grécia, Portugal ou Irlanda! Esperemos que não!

nem o Sabão Clarim lhes lava a ignorância…

ouviu-se na RTP
Jorge Silva Carvalho, ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, transmitiu informações ao grupo Ongoing, para o qual foi contratado após ter saído dos serviços de informação, com autorização do então primeiro-ministro, José Sócrates, em Novembro de 2010, noticia edição do jornal Público de hoje. rtp 

leu-se no Publico
De acordo com a notícia do Expresso, Silva Carvalho teria passado informações à Ongoing sobre dois empresários russos pouco antes de apresentar a demissão do SIED, e, já com o processo de exoneração em curso, terá ainda facultado dados sobre metais estratégicos.
Ontem, ao Diário de Notícias, o antigo espião admitiu ter enviado informações ao grupo de Nuno Vasconcelos, embora não tenha precisado os assuntos. Assegurou, porém, que "tudo foi feito dentro da lei, registado, documentado, com autorização superior". E garantiu que a transmissão não violou o dever de sigilo ou o segredo de Estado. público 

e no Diário de Noticias
De acordo com o jornal "Público", a lei determina que Silva Carvalho não podia ter violado o dever de sigilo, sob pena de ser condenado a três anos de prisão. Mas o "espião" estava legalmente autorizado a passar informações desde que tivesse autorização do primeiro-ministro, algo que, de acordo com o "Público", foi feito com autorização de José Sócrates, na altura dos factos primeiro-ministro. dn 

apesar de ser notícia tipo “pescadinha de rabo-na-boca” tudo parece confirmar que as noticias sobre os serviços de inteligência nacionais são a imagem-espelho do estado a que chegou o país:
a ignorância das diferenças entre SIED-SIS é total, isto é, ninguém sabe nada de nada e todos falam e escrevem daquilo que não sabem!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo...

pobretes mas alegretes...

O indicador de confiança dos consumidores, segundo o INE melhorou 1,1 pontos, passando de 50,7 pontos negativos para 49,1 negativos. É a primeira subida dos últimos quatro meses, com melhorias em quase todos os sectores (situação financeira do lar, situação económica do país a 12 meses e capacidade de poupança). Apenas piorou no item desemprego.

Mais realista parece o indicador do clima económico que atingiu o seu valor mais baixo desde Maio de 2009. Depois dos 2,2 pontos negativos atingidos em Junho, voltou a sofrer, em Julho, uma quebra, fixando-se nos 2,3 negativos, com agravamentos em todos os sectores, excepto na indústria transformadora.

terça-feira, 26 de julho de 2011

os professores vão dar aulas… se ainda souberem como é!

O Executivo informou que os professores destacados há mais de quatro anos devem regressar já em Setembro às respectivas escolas. Só nas Direcções Regionais de Educação haverá uma redução de 320 docentes. O documento do ministério de Nuno Crato refere que os docentes não vão ser substituídos.
Mário Nogueira da FENPROF mostrou-se cauteloso em relação a esta intenção por considerar que o objectivo do Governo é reduzir despesa e despedir professores que estão a substituir os docentes destacados. tsf 

Não consigo entender porque é que a medida só se aplica apenas aos “destacados há mais de quatro anos” e não a todos!
Contudo o que interessa é que aqueles docentes vão executar a profissão que escolheram... se ao fim de tão longos “destacamentos” ainda souberem como é!

juros a acrescentar ao empréstimo...

but some animals are more equal than others !

A PT vai dar um passo decisivo em assembleia-geral para pôr fim aos poderes especiais do Estado, em Agosto seguem-se a Galp e a EDP, que são as últimas da lista de golden shares nacionais.

Na Alemanha o Estado da Baixa Saxónia detém mais de 20 por cento do capital da Volkswagen, o que lhe dá direitos especiais definidos numa lei de 1960.
A Grã-Bretanha continua a ter golden shares em duas grandes companhias: a BAE Systems e a Rolls Royce, ambas no sector da defesa.
A Irlanda mantém golden shares no Greencore Group. Além de poder vetar decisões estratégicas, o Estado pode intervir directamente no sector, fixando limites à produção de açúcar.
Na Grécia que decidiu privatizar parcialmente a Public Power Company, os poderes estatais mantêm-se e os direitos de voto de outros accionistas estão limitados a cinco por cento.
A Itália continua a manter direitos especiais em quatro empresas estratégicas - a ENI (accionista da Galp), a Telecom Itália e a Enel.
Na Polónia mais de uma dezena de companhias ainda estão sujeitas a um controlo privilegiado do Estado
Também em França e na Finlândia há registo de pelo menos duas situações: a Thales (defesa) e a Gasum Oy (energia).

começaram “os fogos”!

Diz-se pelas Espanhas que lá as Estações do Ano só começam quando o El Corte Inglez o quer!

Por cá, como os políticos que alimentam as notícias não foram de férias, mas jornalistas têm que ir, começaram “os fogos”.
Assim o ditou a Imprensa que temos…

segunda-feira, 25 de julho de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo...

corrupção e justiça

O tribunal de Braga condenou o advogado Ricardo Sá Fernandes num processo de difamação movido pelo empresário Domingos Névoa, sócio principal da BragaParques. O antigo secretário de Estado foi condenado a uma pena de multa e terá ainda que indemnizar o empresário em 10 mil euros.
A decisão do juiz baseia-se no facto de a condenação do empresário por corrupção não ter ainda transitado em julgado.
Entretanto
Trinta e seis pessoas suspeitas de corrupção foram detidas pela PJ nos primeiros seis meses deste ano.

de "á rasca" a auxiliares de Serviço Doméstico?

Martins Seguro acusou o governo de querer tratar os jovens portugueses como “jovens a dias”.
Se usasse a nomenclatura politicamente correcta o novíssimo líder do Partido Socialista quereria dizer “empregados domésticos” e nisso teria meia razão: “eles” hoje só largam a “casa paterna” lá para os 40, mas não consta que sejam “auxiliares de Serviço Doméstico"...

domingo, 24 de julho de 2011

terrorismo em Oslo

O número de mortos nos dois atentados da Noruega subiu para 93, depois da morte de um dos feridos.
Com esta morte, subiu para 86 o número de mortos, principalmente adolescentes, no segundo ataque, num campo de férias organizado pelo Partido Trabalhista.
A polícia norueguesa reconhece também que o número de vítimas mortais dos atentados de sexta-feira pode aumentar: ainda há corpos nos edifícios do governo em Oslo e pessoas desaparecidas na ilha de Utoeya.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

ataque bombista e tiroteio em Oslo

Pelo menos sete pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas na explosão de uma ou mais bombas no centro de Oslo.
A explosão ocorreu a meio da tarde em pleno coração do bairro oficial, onde se situam vários ministérios e a redacção do jornal Verdens Gang, o maior tablóide norueguês. O gabinete do primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, situa-se na mesma zona, mas o responsável não se encontrava no local quando a deflagração aconteceu.
As imagens das televisões norueguesas mostravam a sede do gabinete do primeiro-ministro e outros edifícios com as janelas totalmente destruídas, os passeios cobertos de vidro estilhaçado, colunas de fumo sobre o bairro, numerosas ambulâncias amarelas e feridos ensanguentados. Lusa

juros a acrescentar ao empréstimo...

dos pântanos às tangas, passando pelos desvios…

"Parece-me fútil e relativamente pouco útil debater questões sobre responsabilidades do passado. Em qualquer caso, não há qualquer espécie de dúvida de que os desvios existentes são susceptíveis de serem documentados em detalhe e decorrerão em grande parte da normal divulgação de dados estáticos sobre a execução orçamental e o aparecimento de estimativas preliminares dos vários conceitos relevantes", afirmou Vítor Gaspar em economês.
O ministro, que falava no Parlamento, declarou que "esse debate não espera" e que a ideia de que se vive "no melhor de todos os mundos possíveis" será "rapidamente e documentadamente refutada", cita a Lusa.

fico à espera!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

aumentam os transportes...

15 por cento será o aumento médio nos preços praticados para os títulos dos transportes rodoviários urbanos de Lisboa e do Porto, para os transportes ferroviários até 50 quilómetros e para os transportes fluviais.
2,7 por cento é a percentagem máxima de aumento médio nos preços atualmente praticados para os títulos relativos aos transportes coletivos rodoviários interurbanos de passageiros até 50 quilómetros.

Os novos preços dos títulos de transporte podem ser aplicados a partir de 1 de agosto.

juros a acrescentar ao empréstimo...

Durão Barroso, considerou, no final da cimeira, que a "resposta coordenada e credível" acordada hoje em Bruxelas pelos líderes da Zona Euro é "particularmente positiva para Portugal" visto que se conseguiu para Portugal uma extensão das maturidades dos empréstimos e que se conseguiu uma redução da taxa de juro do empréstimo", além de "uma clara separação" entre o caso grego e os casos dos outros países intervencionados, Portugal e Irlanda.

a dívida total (?) das empresas públicas do sector dos transportes

Segundo o Ministério da Economia e do Emprego a dívida acumulada das Empresas Públicas de Transportes ascendeu 16.800 milhões de euros, dez por cento do PIB, e "traduz-se num encargos anual com juros que em 2010, ascendeu a 590 milhões de euros".

O prejuízo de todas as empresas de transportes atingiu em 2010 os 940 milhões de euros... dois submarinos dirão alguns!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo...

execução orçamental

má noticia
a Direcção Geral do Orçamento informa que o valor do défice triplicou de 2,1 para 6,1 mil milhões. A DGO explica que a degradação das contas públicas em junho se deve ao aumento dos custos com os juros e à regularização de compromissos anteriores.

boa noticia
a Direcção Geral do Orçamento, explica o boletim de execução orçamental, olhando para os primeiros seis meses, constata também que «em comparação com o período homólogo do ano anterior se regista uma melhoria de 1626 milhões de euros».  tsf

terça-feira, 19 de julho de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo...

uma anedota da “silly season”...

O presidente do Governo dos Açores defendeu perante o primeiro-ministro de Portugal que a receita regional da sobretaxa extraordinária a cobrar em sede de IRS deve ficar na região, sublinhando que a Constituição a isso obriga...

... e ainda ninguém perguntou ao Seguro, que gosta muito de dizer coisas, o que pensa disto!


domingo, 17 de julho de 2011

chegou o “passismo”... depois do “barrosismo” e do “socratismo”

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo vai apresentar até ao final de agosto um conjunto de medidas de contenção para colmatar o "desvio" nas contas públicas "um pouco superior a cerca de dois mil milhões de euros" que é "preciso colmatar". Passos informou que parte da verba necessária será conseguida através da sobretaxa extraordinária sobre o IRS, já anunciada para o subsídio de Natal, e o restante "terá que ser corrigido do lado da despesa".
Parece que chegou a altura de acabar com esta chachada em que semanalmente somos informados de mais um “desvio” e indirectamente avisados que vem ai mais uma “contribuição extraordinária”.
Se existem desvios, de uma vez por todas, digam-nos onde, quando e quem por eles foi responsável, sob pena de deles serem cumplices.

…e não vem cá?

A Secretária de Estado norte-americana estará hoje na Grécia (1830) para demonstrar o apoio da Casa Branca aos planos de ajuda financeira aos países com problemas económicos.
Hillary Clinton vai realçar o apoio de Washington ao programa do Fundo Monetário Internacional para reduzir o défice orçamental da Grécia, e de outros países, Irlanda (1922) e Portugal (1143) por exemplo, embora a administração de Barack Hussein Obama enfrente um problema semelhante no seu país.
Estranho é que Clinton, que parece vir corrigir, ou desculpar, as declarações de B.H.Obama, tenha visitado a Turquia (1923) e depois vá visitar a Índia (1950), a Indonésia (1949), Hong Kong (1997) e a China (1949) que pareciam não ter os “problemas” que o Presidente Americano referiu como comparação com "os" dos EUA!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

fomos condenados pelo TAF do Porto...

O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto condenou-me a mim e a si a indemnizar em 12.000 euros, por danos morais, Fernando Charrua, o antigo funcionário da Direcção Regional de Educação do Norte. 
O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto não deu como provado que o afastamento da DREN se tenha devido a alegados comentários jocosos sobre o senhor José Sócrates de Carvalho Pinto de Sousa, na altura primeiro-ministro. 
O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto entendeu não condenar a directora regional de Educação do Norte à data, Margarida Moreira, bem como a então ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, o secretário de Estado da Educação, Válter Lemos, e o secretário geral do Ministério da Educação, João Batista. 
O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto justifica a nossa condenação considerando que, você e eu, proferimos um acto ilícito ao afastar Fernando Charrua sem qualquer fundamentação. 
uma decisão genial !

juros a acrescentar ao empréstimo...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

politicas e futeboys...

consta por ai que:
António José Seguro, o homem que manteve sempre a distância em relação a Pinto de Sousa, é considerado o candidato do aparelho.
Francisco de Assis, uma das principais caras dos últimos anos da era Pinto de Sousa  e apoiado pelos círculos mais próximos do antigo líder, é considerado o candidato da mudança.
Trata-se uma interpretação estranha. Ambos são militantes, até dirigentes, do Partido Socialista. Assis defendeu o seu  partido mesmo quando com ele estaria em desacordo. Seguro nunca foi sim nem quiz ser não, pelo contrário, foi “nim”.
Não me lixem! Não quero sequer imaginar o que as gentes chamariam aos ascendentes do senhor nim se ele assim se tivesse comportado em relação a um f.c.p. e ao Costa do dito! Outros imaginários exemplos fute-clubisticos também são válidos...
Mas, claro, o que consta é da politica e não tem nada a ver com futeboys...

juros a acrescentar ao empréstimo...

alguins çerão inginheros, outrus adevugades…

Os resultados dos exames nacionais do ensino básico caíram a pique este ano, com a Matemática a entrar em terreno negativo -apenas 41,7% de positivas - e Português, com 56, 4% de positivas, a obter a pior média desde 2006.
Parece que durante anos criámos as gerações mais qualificadas de sempre. É politicamente correcto referi-lo!
Assim será, mas o que ninguém ousa mencionar é que serão apenas uma pequena percentagem de um dígito, Uma nova elite sem dúvida muito competente que não chegará para as necessidades do país.
Quantos pensarão nas leis serão elaboradas por gentes com português deficiente? E as casas, as pontes e as estradas desenhadas por “licenciados” que nunca entenderam a matemática necessária a correctos cálculos de materiais?
Se a massificação deu nisto não será melhor acabar com ela?
E o que é que devemos exigir àqueles que nos (os) levaram a esta situação?
actualizações:
As negativas a Matemática A, 12.º ano, dispararam este ano no exame nacional da disciplina, com a taxa de reprovação a atingir os 20 por cento na primeira fase, contra 13 por cento em 2010, revelam resultados hoje divulgados.
Pela primeira vez, em 15 anos de exames nacionais, a média dos resultados obtidos pelos alunos na principal prova de Português do 12.º ano não chegou aos nove valores, ficando-se pelos 8,9.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo...

aeronaves militares com limitações de voo no espaço aéreo europeu

Lê-se no Relatório de Execução da Lei de Programação Militar de 2010, a que aparentemente só agora a agência Lusa teve acesso, que Portugal estabeleceu "contactos com diversas entidades internacionais potencialmente interessadas" na compra de 10 F-16 tendo a força aérea paquistanesa "manifestado interesse em realizar uma visita" para avaliar os caças a alienar. Encontram-se ainda para alienação oito helicópteros Puma e dez aviões C-212 Aviocar, na "situação de inibidas ao serviço e já abatidas ao serviço", refere aquele relatório.
Mas o relatório revela também que a modernização de seis aeronaves militares de transporte da Força Aérea, já com limitações de voo em espaço aéreo europeu, está parada há mais de dois anos "por falta de financiamento" e que o pedido para a sua modernização foi apresentado em abril de 2009 ao então ministro da Defesa. A "não modernização das aeronaves acarreta, já de momento, graves limitações na utilização", em "determinadas zonas de voo no espaço aéreo europeu", lê-se no documento.

Percebo agora as estranhas rotas e os sucessivos atrasos em recentes acções humanitárias... mas não percebo a manchete que deram à noticia: Portugal coloca os F-16 à venda.

ausências e iliteracia…

A informação consta dos relatórios de actividades relativos a 2010 das Direcções Regionais de Educação: cerca de seis mil dias de ausência ao trabalho contabilizados nas três principais Direcções Regionais naquele ano.

O relatório PISA indica que 18 por cento dos alunos portugueses com 15 anos têm sérias dificuldades na leitura, apenas conseguindo responder neste domínio às questões mais básicas como, por exemplo, identificar qual é o tema principal de um texto.
Aos 9 anos, 18 por cento das raparigas e 22 por cento dos rapazes têm dificuldades na leitura.
Aos 15, em média, 12 por cento das raparigas e 26 por cento dos rapazes são maus leitores nesta idade.

que raio de relação fui eu fazer, dirão!

terça-feira, 12 de julho de 2011

a maioria agradece-lhe!

O debate dos candidatos a Secretário-Geral do Partido Socialista apenas confirmou aquilo que esperava:
Seguro, muito Blair, a reclamar a herança de Guterres e socraticamente a usar todos os “truques do luís” para nos fazer esquecer que só tem conversa para um frente-a-frente e em canal fechado.
Assis passeou a sua cultura humanista e socialista ao mais alto nível sem conseguir levar o seu fermoso adversário a discutir os assuntos que realmente interessam e, ao terceiro ataque de baixa categoria, humanamente explodiu. Mostrou-nos a elevada cultura que o País precisa num primeiro-ministro, até no uso da nossa língua.
Mas Martins Seguro vai longe, será mais do mesmo, o que, menos os comunistas e os democratas-cristãos mas mais, muito mais, os bloquistas e os populares-democratas, lhe irão agradecer. E a actual maioria estará na linha da frente a aplaudi-lo!

juros a acrescentar ao empréstimo...

preparem-se para ficar gregos...

O primeiro-ministro considera que as medidas anunciadas na sequência das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin são positivas, mas podem ser insuficientes para resolver o que classificou de "riscos sistémicos" comuns a toda a União.
"Do nosso ponto de vista, as medidas que foram até à data anunciadas, sendo extremamente positivas, podem não ser suficientes para corresponder à urgência de encontrar uma resposta global no seio da UE que ponha termo à volatilidade e à forte instabilidade que se tem vivido", diz PPC.

não tarda que me junte ao grupo dos “denunciantes das promessas eleitorais"!
é estranho que, depois de se coligar em PEC1, 2, 3, tente impigirnos a treta de que não sabia de nada...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo...

agora Itália…a seguir a Espanha!

"A Itália converteu-se na semana passada na última vítima dos mercados. As dúvidas sobre o futuro do ministro da Economia italiano, Giulio Tremonti, juntamente às revelações judiciais contra o ex-braço direito do titular do Tesouro, Marco Milaneses, fizeram com que a pressão sobre a dívida italiana se disparasse na semana passada e a Bolsa de Milão tivesse fortes perdas. Uma incerteza que continua a pesar sobre a Itália no início desta semana", escreve-se no El País, salientando que tanto a dívida italiana, como a espanhola estão sob forte pressão dos mercados financeiros”.

Chegou á Grécia e Irlanda, Espanha, Portugal e Itália disseram que não era nada com eles
Chegou á Irlanda e Espanha, Portugal e Itália disseram que não era nada com eles
Chegou a Portugal e Espanha e Itália disseram que não era nada com eles
Chegou a Itália e Espanha disse que não era nada com eles
Vai chegar a Espanha e já não haverá quem diga que não era nada com eles…
O que fizeram os políticos, que nós elegemos?
Quem destruiu a Europa solidária?

domingo, 10 de julho de 2011

tem habilitações excessivas...

Francisco Assis garantiu que vai "lutar contra um grupo de dirigentes intermédios que dominam o PS e que são responsáveis pelo pior do PS", defendendo a abertura do partido aos independentes.
"Há vícios 'aparelhísticos' que estão instalados no PS há muitos anos, que se perpetuam, que se vão acolhendo junto daqueles que lhes dão mais garantias de poderem sobreviver e que são muito negativos para o PS", afirma Francisco Assis, realçando que "este não é um problema apenas dos últimos seis anos", O candidato a secretário-geral do PS defendeu também que "a única saída para renovar profundamente o PS é abri-lo à participação dos independentes".
Francisco José Pereira de Assis Miranda não vai ser eleito Secretário-Geral.
Falta-lhe o “Luís do Pinto de Sousa" para lhe colocar frases “politicamente correctas” no teleponto.
Os “instalados” estão-lhe contra desde a pequena freguesia até a mais de metade da sua “bancada” e não querem roturas.
Tem a elevada coragem física aliada a uma brilhante inteligência que o faz intuir que só a mudança levará o partido ao poder.
São demasiadas qualidades para um partido que ainda não percebeu a mudança de ciclo...

uma história no SOL ou as modernices da política

A direcção do PSD foi informada durante a primeira semana da campanha para as legislativas de que estaria a ser alvo de escutas ilegais.
A denúncia foi feita por carta, não anónima, endereçada a Miguel Relvas, então secretário-geral do PSD, durante a primeira semana da campanha eleitoral, avisava os principais membros da direcção do partido que estavam a ser alvo de escutas ilegais, foi enviada à PGR.
Escrita à máquina, a missiva, referia o envolvimento de uma magistrada na suposta operação de espionagem.
Francisca Van Dunem, procuradora distrital de Lisboa, ordenou a abertura de um inquérito. A investigação vai tentar apurar se foram praticados os crimes de violação das telecomunicações e de gravação ilícita.

uma história do Sol que vai acabar em eclipse?

venha algum genio da economia para me explicar isto!

Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu, voltou a referir a necessidade de a Europa responder à crise com um “federação flexível” na qual haveria lugar para um novo cargo de governação, um Ministro Federal das Finanças da Zona Euro. publico 
Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu, quer ouvir os principais líderes da União Europeia sobre a situação grega, mas também sobre a situação de Itália perante as pressões dos mercados. É ainda de esperar um debate sobre o papel das agências de notação. tsf 
Christine Lagarde, a nova directora-geral do Fundo Monetário Internacional, lançou, este domingo, um alerta para a situação dos Estados Unidos e confessou que não quer imaginar nem por um segundo que os EUA entrem em incumprimento porque isso teria consequências verdadeiramente graves para toda a economia mundial. tsf

não me lixem!



apenas os burros não podem mudar de opinião sem que apareçam os inteligentes a denuncia-los... e até eu apareço aqui a "defende-lo!" 

sábado, 9 de julho de 2011

sem rotundas, jactos de água e empregos prá família!

«Como é que se fica numa situação destas? Nós temos a estrita obrigação e o dever de alertar quem está a jusante da nossa acção, os cidadãos, mas também quem está a montante para dizer como é que se faz aquilo que são as nossas competências, e que são reconhecidas por todas, com menos 1200 milhões de euros. Como é que se faz?», questionou o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Ora bem, sr. Presidente: Terão que viver como todos nós contribuintes sem rotundas e laguinhos com jactos de água e empregos para a família!
Dr. Fernando Ruas leia e comente a notícia do "Expresso", onde pode ler que em Loures, a quinta maior Câmara do país, é gerida como uma empresa familiar, porque Carlos Teixeira, seu colega presidente, fez em Março a quinta contratação de mais um membro da família: a namorada do filho foi nomeada adjunta do gabinete da presidência. "Admito que possa parecer mal mas não me pesa na consciência, disse o autarca àquele jornal.
Eu acrescento-lhe que apenas pratica a antiga norma judaico-cristã: a caridade começa em casa… e esqueçe a romana "mulher de césar" !

os palpites de Soares depois do “fim do jogo”

“Estou a ver a sociedade portuguesa e estou a ver a aflição. Não basta dizer que isto está mal, isto vai ser muito grave, que temos todos de ter muito cuidado, como o Presidente da República fez - isso é pouco", declarou Mário Soares, em dia de críticas que estendeu ao actual funcionamento da União Europeia e aos mercados que tentam "dominar" e "destruir" os estados soberanos.

A caminho dos 90 anos, fará 87 em 7 de Dezembro, o venerando ex-Presidente da República avançou com reparos ao partido que fundou: “com esta coisa do partido estar muito tempo no poder, aquilo foi-se deteriorando um pouco. Houve situações difíceis. Falo nestes seis anos e também nos de Guterres", "muita gente dentro do PS que pensava que o partido era uma coisa boa para se estar e para se poder ganhar dinheiro", observou em entrevista à Antena 1.

Que pena ter estado esta última década tão silencioso e, não esqueçamos, apoiando presencialmente aqueles que nos conduziram a esta situação. Vale a pena perguntar: Porquê agora? Quem é que antes lhe cortava a voz?

Terá sido por isso que o agora Presidente Cavaco Silva afirmou: "Àqueles que sofrem de ignorância na análise, eu apenas posso recomendar um pouco mais de estudo"! Ou estava “apenas” a referir-se às agências de notação?

quinta-feira, 7 de julho de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo...

uma ideia genial !



A agência de publicidade BBDO Portugal decidiu enviar um saco de lixo directamente para a 175 Federal Street, em Boston, Massachusetts, USA, onde está a sede da agência norte-americana.
Os criativos portugueses gravaram um vídeo com todo o processo, que está disponível YouTube e é acompanhado da música 'Fuck You', de Cee Lo Green.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo...

um enorme murro no estomago!

para ti, Jaime.

Meu caro Jaime,
Esta minha memória prega-me partidas! Não consigo ultrapassar a imagem da “miúda” loura, rija, brilhante, casada e mãe aos 21 anos, naquela “festa de despedida”. Ia ao teu encontro. Sabíamos que os "mfa’s de cá" tinham enviado para os "mfa’s de lá" a ordem para a tua prisão e que na confusão do que meses depois iria ser o PREC, quiçá a tua eliminação física.
A “Zézinha” ia ao teu encontro. "Raptar-te à tropa", disse, porque sabia que por ti, mesmo avisado, não irias fugir, desertar. Conhecia-te bem!
A Maria José ia “à aventura”, “a salto”, deixando para trás o bem precioso que era o vosso filho. Admitia o perigo e sabia que poderia não regressar. Quis estar com os amigos, talvez uma última vez, mas “lugar dela era contigo”, disse-nos, e nunca o esqueci.
O resto é história, aquela que um dia devia ser escrita para a nossa memória futura.
A vida também nos prega partidas. A Maria José deixou-te, deixou-nos, ou talvez não, porque há os que por obras valorosas ficam connosco para sempre.
Abraço,
Zé Costa-Deitado.

até sempre!




















             Maria José Nogueira Pinto
                                1952  -  2011

a AICEP não vai para os Estrangeiros

"A AICEP, bem como algumas outras estruturas que existem na área da Administração que são relacionadas ou com a chamada diplomacia económica ou com a cooperação económica com o exterior, a opção da orgânica do Governo é colocá-las na dependência do primeiro-ministro", declarou o secretário de Estado da Presidência.

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, um instituto público, sai da tutela do Ministério da Economia e fica na dependência do Primeiro-Ministro.
Tudo levava a crer que a “Agência” seria requalificada para trabalhar junto e em objectivos comuns com as nossas embaixadas dando-lhes as competências técnicas de que tanto necessitam numa altura em que captar investimento e reforçar exportações terá que ser prioridade. Em contrapartida receberia um inestimável apoio de diplomatas conhecedores do terreno em que iriam actuar.
Ficou provado, com a gestão Basílio Horta, que não só a AICEP entrou em perniciosas rivalidades com a diplomacia dos países onde actuou, como criou situações difíceis aos Ministérios da Economia, dos Estrangeiros e, quiçá, à Presidência da República.
Entende-se que Passos Coelho queira retirar poder ao seu parceiro de coligação e, talvez, até a Cavaco Silva, seu “adversário” de outros tempos no seu partido.
Não se entende é que, ao manter um instituto público e uma estrutura diplomática paralela, esteja a prejudicar o interesse nacional.

Mas como está na calha a nomeação de um novo presidente, e parte da administração, para a AICEP, acredito que o lugares já esteja prometidos a ex-convidados para ministros e secretários de estado…
Mais uma trapalhada que pode vir a ter consequências politicas.