quinta-feira, 22 de agosto de 2019

inicio português da era de Cristo ...


Na Península Ibérica vigorou, desde o século V, a chamada “era de Espanha” ou Hispânica, Gótica, de Augusto ou de César, usada nos mais antigos documentos dos arquivos portugueses, sob as formas sub era ou in era. Tinha início no dia 1 de Janeiro do ano 38 A.C., ano 716 da fundação de Roma, e comemorava a conquista definitiva da península pelos romanos e a introdução do calendário Juliano. 
Procede 38 anos ao ano de nascimento de Cristo. O primeiro da era cristã coincide com o ano 39 da era de Espanha. Para converter, pois, a era de Espanha ou de César à era Cristã é preciso tirar daquela 38 anos. 
Em Portugal, o decreto Régio de D. João I, em 22 de Agosto do ano da Era Juliana de 1460, ordenou que daí em diante se passasse a usar o ano do nascimento de Cristo como ano do começo ou referência, substituindo assim a era de César. Assim, o dia a seguir ao decreto régio, deixaria de ser o 16 de Agosto de 1460 da Era Juliana para ser o 16 de Agosto de 1422 da Era de Cristo. 
Esta mudança já tinha sido efectuada em Aragão em 1350, Leão e Castela em 1383. O início da Era Cristã, usada pela maioria dos povos europeus ou que foram por estes colonizados, foi fixada em 25 de Dezembro do ano do Nascimento de Jesus Cristo, ou seja o ano 753 da fundação de Roma.