sexta-feira, 23 de março de 2012

quem os entende ?

O secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico, o mexicano Angel Gurria, alertou hoje contra as “falsas esperanças” quanto à superação da crise na Zona Euro, sublinhando que Portugal e Espanha “podem ser as próximas vítimas” dos mercados.
Mesmo depois da reestruturação da dívida grega, “os países do euro ainda não ultrapassaram os seus problemas e Espanha e Portugal podem ser as próximas vítimas dos mercados financeiros”, disse Gurria ao jornal de economia helvético “Handelszeitung”.
Para o secretário-geral da OCDE, “ficou claro” que os mercados financeiros atacam os países mais fracos da moeda única e, por isso, recomenda que se erga “a barreira de todas as barreiras” contra eventuais tentativas dos especuladores, aumentando o plafond do futuro Mecanismo de Estabilidade Europeu.
O presidente do Banco Central Europeu afirma estar convencido de que o pior da crise da Zona Euro já está ultrapassado, admitindo haver ainda alguns riscos.
“O pior já passou, mas contínua a haver riscos”, declarou o italiano Mario Draghi, numa entrevista hoje publicada pelo diário alemão “Bild”, salientando que a “situação está a estabilizar-se, os dados básicos da Zona Euro, como a inflação e sobretudo os défices públicos, são melhores do que, por exemplo, nos Estados Unidos”.
De acordo com o presidente do BCE, a confiança dos investidores regressou e há várias semanas que aquela instituição não teve que voltar a intervir, adquirindo títulos da dívida soberana.