domingo, 11 de março de 2007

Um homem tão programado



…que até parece um robô
Sócrates gosta de se vestir e comportar como o Cary Grant dos anos 50, um actor que nunca sabemos muito bem o que pensa e que Hitchcock colocou sempre em situações de grande ambiguidade. Pode ser um assassino como na Suspeita; pode ser o homem que vende a noiva em Notorious; pode ser o zé- -ninguém eternamente perseguido, como em Intriga Internacional. Tudo, debaixo de uma grande placidez e de um guarda-roupa que seria Armani se estivéssemos nos anos 90."
O autor da comparação é o encenador e realizador Jorge Silva Melo. Que associação existirá entre o actor dos mil e um papéis de suspense e o primeiro-ministro português? Não é física. Semelhanças desse tipo, entre o galã do risco ao lado sem um cabelo em desalinho, houve quem as encontrasse em Cavaco Silva durante a campanha para as presidenciais do ano passado. Muito menos será uma associação temporal. É uma associação que tem a ver com a personagem e o que ela representa. Imagens. Um e outro, actor e governante, terão em comum "o fato e o comportamento".

"Para Hitchcock, Cary Grant era uma espécie de máscara do nada. Sócrates é uma máscara produzida com todo o rigor. E pode ser a máscara do genro ideal, aquele que nenhuma mãe de 80 anos desdenharia, mas que afinal poderia ser sempre o homem que envenena a noiva em Notorious." Esta ambiguidade, segundo Silva Melo, resulta do facto de ele não deixar nunca transparecer a sua imagem além do superficial e disso poder "soar a postiço", como salienta depois o jornalista.

Será, então, este filme uma história sem sombra de pecado, tendo como banda sonora uma música que fez sucesso nos anos 80, Olhó Robô, e Lena d'Água cantou na fugaz banda Salada de Frutas. É a história contada a partir da imagem. A de um homem que é primeiro-ministro de Portugal há dois anos e se chama José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.
Vale a pena ler a versão completa em :
http://dn.sapo.pt/2007/03/11/tema/um_homem_programado_ate_parece_robo.html Isabel Lucas DN 11Mar07