o segundo maior produtor mundial de açúcar.
o terceiro maior produtor mundial de café;
o quarto maior produtor mundial de algodão;
o primeiro exportador africano de carne bovina;
o segundo exportador africano de sisal;
o segundo maior exportador mundial de farinha de peixe;
a melhor rede de silos de África (do Grémio do Milho)
Angola em 1974
tinha o CFB – Caminho de Ferro de Benguela, do Lobito ao Dilolo-RDC,
o CFM – Caminho de Ferro de Moçâmedes, do Namibe até Menongue,
o CFA – Caminho de Ferro de Angola, de Luanda até Malange e
o CFA – Caminho de Ferro do Amboim, de Porto Amboim até à Gabela;
Angola em 1974 tinha
estaleiros de construção naval da SOREFAME no Lobito ;
pelo menos três fábricas de salchicharia;
quatro empresas produtoras de cerveja, de proprietários diferentes;
quatro fábricas diferentes de tintas;
duas fábricas independentes de fabricação ou montagem de motorizadas e bicicletas;
seis fábricas independentes de refrigerantes, nomeadamente da Coca-Cola, Pepsi-Cola e Canada-Dry, bebidas alcoólicas à base de ananás ou de laranja.
E havia ainda a SBEL, Sociedades de Bebidas Espirituosas do Lobito;
Angola em 1974 tinha
a fábrica de pneus da Mabor;
três fábricas de açúcar, a da Tentativa, a da Catumbela e a do Dombe Grande.
Angola em 1974
era o maior exportador mundial de banana, graças ao Vale do Cavaco.
tinha uma linha de montagem da Hitachi,
os óleos alimentares da Algodoeira Agrícola de Angola,
a indústria pesqueira da Baía Farta e de Moçâmedes, e
a EPAL, fábrica de conservas de sardinha e de atum."
e mais muito mais....