domingo, 3 de dezembro de 2017

Os maus da fita...

A «revolução americana» que fez do hoteleiro, do agente imobiliário, do businessman, do showman, do playboy maduro Donald Trump o homem mais poderoso do mundo, deve muito a Steve Bannon.
.
Bannon é um polimetis, um homem de mil ofícios, católico, académico, oficial de Marinha, banqueiro, cineasta, grande leitor e grande cinéfilo; foi ele o mago e o estratega que, com profundo conhecimento da América e dos Americanos, pôs ordem na caravana Trump para que se arremessasse contra os poderes do grande Dinheiro e da grande Imprensa.
.
Sabendo que, nas guerras duras e sem quartel em que se tinham transformado as campanhas eleitorais, valia tudo; e que para os eleitores cépticos e descrentes da oferta, mais que os méritos da própria causa, contavam os deméritos do adversário, Bannon partia com Trump para o ataque. Hillary seria dali por diante a «crooked Hillary», com Clinton Cash, de Peter Schweizer, o best-seller que expunha a trama financeira do casal e da Fundação Clinton, como principal arma de arremesso e prova de acusação.
.
A ideia do livro viera do próprio Bannon que, com Schweizer, pusera uma equipa de jornalistas e de investigadores a desenterrar factos chocantes sobre o financiamento da Fundação, no tempo em que Hillary ainda era secretária de Estado. Bannon e Schweizer concentraram-se nas «centenas de milhões de dólares» doados à Fundação. O estudo fora depois devidamente executado pelo GAI – Government Accountability Institute –, uma instituição privada de pesquisa com sede em Tallahasee, Flórida.
.
Clinton Cash fora a bomba que dinamitara a reputação da candidata, ao enumerar a longa lista de doadores da Fundação Clinton, como o canadiano Frank Giustra, o patrão da Uranium One, com interesses no Cazaquistão, que comprara jazigos de urânio nos Estados Unidos.
.
Como o urânio é um mineral estratégico, a compra teria de ser aprovada por uma comissão em que Hillary, como secretária de Estado, participava – e Giustra dera 31 milhões à Fundação. Embora a lei obrigasse a Clinton Foundation a declarar a origem dos donativos, os da Uranium One não constavam nos relatórios.
.
Comentando o resultado das eleições na manhã de 9, o estratega de Trump tentava explicá-la:
Trump é o chefe de uma revolta populista… O que Trump representa é uma restauração – uma restauração do verdadeiro capitalismo americano e uma revolução contra o socialismo financiado pelo Estado. As elites guardaram o melhor do bolo e deixaram o pior para os americanos da classe média trabalhadora. […] Trump percebeu-o e o povo americano também.
.
E se do livro Clinton Cash se fizera também um filme e uma série televisiva, para que os Americanos vissem os Clinton, em todo o seu deslumbramento, ambição e corrupção, a «guardarem o melhor do bolo», era porque Bannon sabia que, se não fossem eles a fazê-lo, ninguém o faria. É que para os iluminados do novo moralismo hollywoodesco, os maus da fita, os selvagens, os deploráveis, eram Trump e todos os que se opunham ao progresso do mundo global – a última utopia que subtilmente e tentacularmente esmagava tudo e todos a partir do interior, rumo a uma qualquer humanidade nova.
.
E na euforia da vitória, à sugestão de um jornalista de que a história da campanha e do desfecho da campanha «tinham todos os ingredientes de um filme de Hollywood», Bannon respondera, ao estilo de Gregory Peck em Twelve O’Clock High: «Brother, Hollywood doesn’t make movies where the bad guys win!»”