segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

juros a acrescentar ao empréstimo... a baixar


O PSI 20 fechou a ganhar 1,11%, para 6232,95 pontos e renova máximos de 2011.
Segundo o Económico as taxas de juro associadas no mercado secundário aos títulos de dívida portuguesa, espanhola e italiana estão hoje em leve alta. Na realidade baixaram!
As taxas moderadoras na saúde vão ter, a partir de hoje, actualizações de 4 cêntimos nas consultas de especialidade e 60 cêntimos nas urgências hospitalares com base na inflação de 2012, que se fixou nos 2,8%.
Mesmo com as greves da estiva o peso das exportações no Produto Interno Bruto atingiu 39% entre Janeiro e Setembro de 2012, o máximo desde a entrada do país no euro.
O total de mercadorias movimentadas no Porto de Leixões atingiu o máximo histórico de 16,6 milhões de toneladas em 2012, devido ao aumento das exportações, passando a ser o "o maior porto exportador de contentores" do país.
O Porto de Sines, que também beneficiou da greve do porto de Lisboa, chegou ao final de 2012 com 28,6 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas, o que representa um máximo histórico e um crescimento de 11% face ao ano anterior.
A Fitch afirma que as reformas aplicadas no sistema de previdência em Portugal neutralizaram o impacto de longo prazo na despesa.
A ministra da Agricultura garantiu que a comparticipação para os agricultores que ficaram com as suas plantações destruídas devido ao mau tempo pode ir até aos 75% a fundo perdido.
O dinheiro destinado pela Troika à recapitalização dos bancos não deve ser usado para outros fins, afirma o Comissário Europeu dos Assuntos Económicos e Monetários em “resposta” ao líder do PS “que se propõe usar 3 milhões de euros do resgate da banca para fomentar a economia”
O Governo português tem sobre a mesa quatro modelos distintos para o vulgarmente chamado banco de fomento e pretende discutir o tema com a ‘troika' na sétima avaliação ao programa de ajustamento, em Fevereiro. As Oposições estão contra.
O Governo espera receber dos ministros das Finanças da zona euro um sinal da flexibilização das condições de financiamento do resgate português. Em causa está a aplicação a Portugal de condições mais vantajosas de financiamento do programa de ajuda, à semelhança do que aconteceu com a Grécia.
A UGT tem recebido sinais que indemnizações por despedimento vão ser superiores a 12 dias.
Na sessão de hoje o ‘Brent' foi transaccionado nos 111,66 dólares, menos 0,21% que na sessão anterior.