segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

juros a acrescentar ao empréstimo…


O PSI20 fechou a cair 0,07%, para os 5252,51 pontos.
Os juros da dívida soberana estão a cair em Portugal, na Grécia, em Espanha e em Itália em todos os prazos, batendo mínimos a dez anos.
A Unidade Técnica de Apoio Orçamental considera que a melhoria no défice orçamental para este ano "permanece distante".
De acordo com o Banco de Portugal os bancos portugueses necessitam de reforçar até final do ano em 474 milhões de euros as provisões para imparidades ligadas aos sectores da construção e do imobiliário.
O contrato de concessão da ANA imporá reduções das taxas aeroportuárias no Aeroporto da Madeira e congelamento das taxas nos aeroportos dos Açores e do Porto.
O Estado pondera (?) vender uma participação de 49% da RTP a privados.
As tarifas dos transportes públicos vão ser actualizadas 0,9%, em 2013. Em 2012, o aumento médio dos transportes públicos foi de 5%.
Os Bancos Alimentares Contra a Fome já recolheram 2.914 toneladas de alimentos.
A Associação Automóvel de Portugal revelou hoje que as vendas de automóveis caíram 40,1% nos primeiros onze meses do ano, por comparação com igual período de 2011.
A tsf informa que a greve dos estivadores vai continuar nos portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro, Sines e Figueira da Foz até 24 de Dezembro mas para o Diário Económico o sindicato dos estivadores emitiu pré-aviso de greve apenas para os portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz.
A Troika prevê injectar 10 mil milhões de euros para recapitalizar a banca do Chipre.
A Espanha solicitou formalmente um apoio europeu de 36,96 mil milhões de euros para as entidades bancárias nacionalizadas.
A agência grega de gestão da dívida lançou hoje uma operação de recompra de uma parte da dívida soberana do país. O Estado helénico financiará esta troca até 10 milhões de euros e oferecerá aos credores privados preços máximos entre 32,2 e 40,1% do valor facial das obrigações que serão recompradas.