sábado, 19 de junho de 2010

"Tudo começou aqui e hoje"

Um "novo" projecto para explorar energia das ondas foi apresentado por Vieira da Silva para a zona de São Pedro de Moel e terá uma extensão de cerca de 20 quilómetros. “Uma das componentes essenciais da Estratégia Nacional de Energia reside no aumento da produção de eletricidade a partir de energias renováveis, subindo o seu peso no complexo global energético do país. Portugal tem vindo a desenvolver de forma intensa o seu parque eólico, tem planos para maximizar a exploração de energia hídrica, tem objetivos ambiciosos no plano da energia solar, mas também estamos interessados em explorar as imensas potencialidades da energia das ondas”, justificou o ainda ministro da Economia, que prevê que esta zona piloto atinja 250 megawatts até 2020.
"Tudo começou aqui e hoje". Foi assim que o ex-Ministro da Economia, Manuel Pinho, se referiu ao Parque de Ondas da Aguçadoura, na Póvoa de Varzim, o primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas, inaugurado em Setembro de 2008. O primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas, projecto um investimento de 8.5 milhões de euros, encerrou sem sequer ter visto arrancar a sua segunda fase, devido a vários problemas técnicos e aos consequentes contratempos financeiros. O INESC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores) do Porto e os escoceses da Ocean Power Delivery, colaboraram na execução do projecto que depois de ter começado a funcionar com três máquinas de aproveitamento energético e estando prevista a construção de mais vinte e duas – que poderiam fornecer energia a cerca de 15 mil habitações – tiveram que ser desactivadas em consequência de infiltrações nos seus tanques, podia ler-se na CS em 18 de Março de 2009.
Vieira da Silva deve ter-se esquecido ou quererá mostrar a incompetencia do seu ex-colega de Governo? Se assim for escusa de gastar mais do nosso dinheiro. Nós temos já opinião formada.