sábado, 30 de maio de 2009

professores!

Desculpem-me! Gostava de ter estado presente!
(imagem "roubada" no marcas de água")

senhor engenheiro

passou uma, uma unica vez, numa unica radio... e por aqui se vê a enorme coragem que por ai existe !
Temas Europeus em discussão na campanha para o PE : - dúvidas políticas e de legalidade sobre “negócios” realizados na compra de submarinos na privatização das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), - negócio ruinoso dos submarinos, ainda envolto em fumos de corrupção, que não estão esclarecidos - cozinhados tóxicos da ministra da Finanças de Durão Barroso com o Citigroup feitos à custa do erário público e à custa dos contribuintes portugueses - criminalidade financeira organizada e institucionalizada nos bancos Português de Negócios (BPN) e Privado Português (BPP)

foleiros & doutores

... Acontece é que muitos dos que por aí hoje gozam como cafres besuntando os colegas com fezes, emborcando cerveja até cair para o lado, perseguindo bezerros e repetindo entusiasticamente "Quero cheirar teu bacalhau" andam na Universidade e são "jotas". E a esses, vê-los-emos em breve, engravatados, no Parlamento ou numa secretaria de Estado (Deus nos valha, se calhar até já lá estão!). JN Manuel António Pina 2009-05-11 notável!

antecipem-lhe a reforma!

Sócrates espera que obras do hospital estejam concluídas antes de se reformar da política Público 29.05.2009 - 14h47 Lusa ...os trabalhadores prometeram um esforço extra para antecipar a conclusão da obra!

noticias da porca!

Vital Moreira, associou "figuras gradas" do PSD à "roubalheira" no BPN, Maria de Belém "não se revê" nas declarações de Vital Moreira sobre BPN, José Lello sai em defesa de Vital Moreira e ataca Maria de Belém, O senhor Silva ainda nã0 malhou...

sondagens...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

o Outsourcing é perigoso...

Durante décadas alguns diplomas fundamentais tinham autor e equipa definida, como foram os casos do Código Civil de Antunes Varela (1966), ou o Código Penal de Eduardo Correia ou ainda o Código do Processo Administrativo de Freitas do Amaral.
Actualmente o Estado recorre cada vez mais a escritórios de advogados para a elaboração de uma grande fatia dos diplomas.
"O outsourcing é obscuro e até um pouco perigoso", avisa Gomes Canotilho, para quem esta solução "levanta alguns riscos", nomeadamente devido a interesses dos clientes desses escritórios.
Apesar disso, o constitucionalista reconhece que há matérias em que não há outra solução, pela falta de especialistas no Governo.
"A participação de escritórios de advogados no processo legislativo cria um problema de eventual conflito de interesses, acrescido ao possível conflito que advém da presença em massa de advogados nas bancadas parlamentares, como tem denunciado o bastonário da respectiva ordem." João Paulo Guerra, 28-5-2009, "Diário Económico"

quinta-feira, 28 de maio de 2009

…mais uma reforma milionária

A Direcção da bancada parlamentar socialista já interiorizou ser impossível ilibar o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, face aos indícios da actuação negligente daquela instituição face ao que se passava no Banco Português de Negócios, obtidos pela comissão parlamentar de inquérito ao chamado 'caso BPN'. O PS já decidiu: vai deixar cair Vítor Constâncio. O relatório final da comissão parlamentar de inquérito ao BPN será crítico para com a actuação do governador do Banco de Portugal neste caso. E sê-lo-á com o consentimento da maioria socialista na comissão. "É impossível não criticarmos", admitiu ontem ao DN um membro da direcção parlamentar socialista. por João Pedro Henriques no DN lido no SOL adeus vitinho…

duas no cravo, outra na ferradura

no cravo Governo optimista na recuperação económica em 2010 O Governo liderado português José Sócrates prevê que a economia possa recuperar já no próximo ano, com a aposta centrada num crescimento apoiado nas energias renováveis e no melhor funcionamento do mercado financeiro. Emanuel Augusto Santos, secretário de Estado para o Orçamento, garantiu esta quinta-feira, numa conferência promovida em Lisboa pelo Financial Times, que existem “sinais encorajadores para 2010 e anos seguintes. Para o secretário de Estado, o desenvolvimento económico do país vai estar apoiado na melhor regulação e supervisão dos mercados financeiros, bem como num crescimento mais verde e limpo. Publico Clima Económico e Confiança Recuperam Este mês, o indicador de clima económico aumentou em Maio, interrompendo o acentuado movimento descendente observado desde Maio de 2008, após ter registado em Abril o valor mínimo da série iniciada em 1989, revela o Instituto nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira. No mês de referência, os indicadores de confiança apresentaram um andamento positivo em todos os sectores, refere o relatório dos inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores realizados pelo INE. Correio da Manha na ferradura... Constâncio prevê cenário negro O governador do Banco de Portugal (BdP) admitiu ontem estar mais pessimista do que o Governo em relação à evolução da economia em Portugal. "É cedo para falarmos numa retoma no final do ano", afirmou Vítor Constâncio, que foi ontem ouvido no Parlamento. Confrontado pelos deputados com as recentes declarações do ministro das Finanças, que afirmava ver sinais de alívio, na economia portuguesa, o responsável do BdP explicou que há apenas fuma desaceleração da queda, mas que todos subscrevem o cenário de recessão. Nesse sentido, Vítor Constâncio prevê que use assista pela Europa e EUA a um aumento do desempregou. A pressão dos desempregados, num efeito bola de neve, vai afectar o sistema financeiro mundial, na concepção do governador do BdP. 'O inevitável aumento do incumprimento por parte dos clientes das instituições de crédito levará a novos problemas no sistema financeiros em todo o Mundo. restamos numa fase da crise internacional que se caracteriza pela passagem da crise financeira para a crise económica, e essa pode vir a ter efeitos sobre o sector financeiro. Há uma evolução recessiva da economia mundial Sobre 2010, o governador é peremptório: ninguém sabe o que vai acontecer Quanto ao impacto do plano anti crise do Governo, Vítor Constâncio garantiu que é difícil avaliar neste momento, mas considera que é melhor que exista do que não exista. O responsável aproveitou ainda para referir que a quebra do crédito à habitação não se verifica por falta de liquidez dos bancos mas sim de procuras dos particulares. Correio da Manha

Nuno Melo desafia PS a ser coerente

O cabeça de lista do CDS-PP às europeias, Nuno Melo, desafiou hoje os socialistas a assumirem a mesma posição de “regozijo” sobre a saída de Dias Loureiro do Conselho de Estado face à permanência do cargo do presidente do Eurojust Lopes da Mota ou do Governador do Banco de Portugal.
“É uma maioria que mostra alguma alegria em relação a um caso, saída de Dias Loureiro do Conselho de Estado, e que evita que pessoas em circunstâncias equivalentes e com funções até mais executivas como Lopes da Mota no Eurojust vão ao Parlamento e se mantenham no cargo”,disse Nuno Melo aos jornalistas.
“Pergunto aos socialistas que hoje se regozijam com a posição de Dias Loureiro porque é que não pedem o mesmo para Lopes da Mota. Dias Loureiro é uma figura pública como Lopes da Mota”, questionou o candidato, lembrando que o PS chumbou o requerimento para chamar o presidente do Eurojust ao Parlamento. Público 28.05.2009 - 13h45 Sofia Rodrigues …e Pinto de Sousa não é “suspeito em nada ?

são uns queridos…estes angolanos

O Terror da SOARES da COSTA Os colonos portugueses da empresa SOARES DA COSTA ao desconstruirem mais um prédio de 16 andares na Avª do Brasil em Luanda, criminosamente mais outra vez destroem outro prédio contíguo de 5 andares. De certeza que não são engenheiros porque há mais casos como estes protagonizados por terroristas portugueses. Como estão protegidos. Que ninguém se surpreenda, a cada momento o ódio aumenta…
Banco Millennium Angola. Terrorismo bancário O colonialismo e a escravidão ainda não acabaram não. É urgente a fundação O colonialismo e a escravidão ainda não acabaram não. É urgente a fundação Angola de outro movimento de libertação de Angola… de movimentos de libertação mundiais. Então, o Banco Millennium Angola, nas traseiras do prédio 109 da rua rei Katyavala em Luanda, cujo terreno roubaram, (aqui não se trabalha, rouba-se) está com um potente gerador ligado dia e noite. O fumo intoxica, mata os moradores. O barulho também. Mas que importa? Luanda infesta-se de assassinos e criminosos. Aguardemos porque a eles lá chegaremos. Para ler ou reler aqui

uma no cravo, outra na ferradura...2

no cravo Actividade nas minas de Aljustrel recomeça segunda-feira A actividade nas minas de Aljustrel recomeça segunda-feira com a retoma dos trabalhos de desenvolvimento mineiro na mina de Feitais, revelou, esta quinta-feira, o administrador-delegado da empresa concessionária, a Pirites Alentejanas. «Os trabalhos de desenvolvimento mineiro na mina de Feitais vão ser retomados a partir da próxima segunda-feira», disse à agência Lusa Arménio Pacheco, que considerou «prematuro» avançar com uma data para o início da extracção de minério. Entretanto, Jacinto Anacleto, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, registou a notícia com agrado mas mostrou suspeitar que este anúncio «em cima da hora» tenha a ver com as eleições para o Parlamento Europeu, agendadas para 7 de Junho. TSF na ferradura... Lucros da Martifer caíram 80 por cento no primeiro trimestre A Martifer obteve lucros de 100 mil euros no primeiro trimestre deste ano, uma queda de 80 por cento face aos 500 mil euros obtidos no mesmo período do ano passado. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Martifer explica que o resultado líquido atribuível ao grupo, de cerca de 100 mil euros, foi "afectado pelo crescimento das amortizações e dos encargos financeiros líquidos", um "reflexo do forte investimento nos últimos 12 meses". Na mesma nota, o grupo liderado pelos irmãos Martins indica ter registado um crescimento de 33 por cento dos proveitos operacionais, para 212 milhões de euros, com destaque para o crescimento da área de Equipamentos de Energia (aumento de 99 por cento) e Agricultura e Biocombustíveis (mais 36 por cento). Publico

uma no cravo, outra na ferradura... 1

no cravo os gestores da bolsa portuguesa Um estudo da EXAME revela o perfil dos 418 gestores de 42 empresas cotadas na Euronext, que valem 46% do PIB.. . ler na Exame os 418 casos de narcisismo. na ferradura... Um quinto das empresas portuguesas tem capitais próprios negativos Um quinto das empresas portuguesas apresentam capitais próprios negativos de 9,6 mil milhões de euros, revelou o estudo "Perfil Dinâmico das Empresas Portuguesas", elaborado pela Associação Nacional de Jovens Empresários, em parceria com o Ministério da Justiça. "As conclusões do estudo são muito graves, mostrando que as nossas empresas se encontram numa situação de grande vulnerabilidade, ao dependerem excessivamente de capitais alheios, sobretudo oriundos do sistema financeiro", disse hoje, à Lusa, o presidente da ANJE, Armindo Monteiro. continua aqui

Queda socialista

um bom exemplo de luta contra os "apostolos do regime" que desconhecem a ética, especialmente a ética profissional. ler em Queda socialista

Afinal, os advogados...

com a sua habitual coragem fisica e moral João Severino brinda-nos em Pau Para Toda A Obra com este post Afinal, os advogados...

Bem Haja Sr. Dr. Juiz!

Tribunal condenou ex-aluno pelo crime de injúria agravada a professor "O Tribunal de Vila Verde condenou um ex-aluno da Escola Secundária local pelo crime de injúria agravada a um professor ao pagamento de 300 euros de multa e de 500 euros de indemnização, disse hoje fonte judicial A fonte adiantou à Lusa que, na sentença, agora transitada em julgado, o tribunal deu como provado que em Junho de 2006, João N., agora com 19 anos, dirigiu palavras injuriosas ao professor de Matemática - nomeadamente dois adjectivos, considerados popularmente como «palavrões» - por ter sido chamado a atenção quando brincava com o telemóvel na sala de aula. O docente, segundo a sentença, «havia, repetidamente, chamado a atenção do aluno - do 10.º ano de escolaridade - que brincava constantemente com o telemóvel e não realizava os exercícios que lhe eram apresentados». «O arguido ignorou as várias advertências que lhe foram apresentadas até que, ao ser mais uma vez, chamado à atenção pelo seu comportamento indevido, se levantou, arrumou o material escolar na mochila e abriu a porta da sala insultando o professor antes de sair da aula», refere o juiz que julgou o caso. A condenação do ex-aluno foi baseada, entre outros factores, no depoimento de três ex-colegas de turma. O tribunal concluiu que, ao proferir expressões insultuosas, «o arguido lesou a honra e consideração» devidas ao professor, tendo agido com dolo directo, ou seja, com vontade de o ofender. Contactado pela Lusa, o queixoso - que solicitou anonimato - disse que apenas recorreu aos tribunais porque o aluno não lhe quis pedir desculpas pelo seu comportamento incorrecto, apesar de lhe ter dado oportunidade para o fazer. Acresce que, acentuou, depois de ter decidido castigar o aluno com dois dias de suspensão, o Conselho Executivo da Escola anulou a pena, argumentando que o professor tinha deixado passar 12 dias antes de apresentar queixa,o que viola os regulamentos. «Deixei passar alguns dias porque dei tempo ao aluno para reflectir e pedir desculpa, e, depois, porque tive um funeral de família», afirmou, frisando que pensou também que o Conselho Executivo iria agir autonomamente por, entretanto, ter tomado conhecimento do facto. Lusa/Sol"
...afinal a justiça funciona o que não acontece com os invertebrados deste CE

(outro) a fugir com o rabo á seringa!

"O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social advertiu hoje que os efeitos decorrentes da crise económico-financeira vão demorar a passar, apesar da existência de sinais de estabilização no plano financeiro. Vieira da Silva comentava declarações proferidas ontem pelo governador do banco de Portugal, Vitor Constâncio, na Assembleia da República, numa audição da Comissão de Orçamento e Finanças, segundo as quais a crise se vai manter e poderá gerar uma recessão mundial significativa, com efeitos no emprego."ECONOMIA - PUBLICO.PT

a fugir com o rabo á seringa!

Confrontado pelos deputados com as recentes afirmações do ministro das Finanças, que afirmava ver “sinais de alívio”, na economia portuguesa, Vítor Constâncio, admite estar pessimista, e explicou que há apenas “uma desaceleração da queda”, mas que “todos subscrevem o cenário de recessão” e que se prevê que “se assista pela Europa e EUA a um aumento do desemprego”. 27 Maio 2009 - 18h12

mobilidade na frente...

Um novo conceito de mobilidade na frente ribeirinha foi aprovado e para Santos da Costa «Os dados monitorizados em quatro meses desmentem as conclusões do estudo do ACP». «Empiricamente também comprovamos que houve alterações no trânsito de outras zonas da cidade mas a interpretação do departamento de tráfego é de que se devem sobretudo a uma alteração no sistema de semaforização da cidade». bolas o homem ainda não saiu para a nova Lisboa sempre engarrafada...
Um estudo do Professor de Urbanismo e Transportes do IST, Fernando Nunes da Silva, para o ACP, concluiu que o plano proposto pela Câmara «iria ter consequências muito gravosas, tanto no que se refere à circulação na Baixa/Chiado, como na própria Avenida Infante D. Henrique e Avenida da Ribeira das Naus, onde os congestionamentos de tráfego entre Santa Apolónia e o Cais do Sodré passariam a ser uma constante». Nunes da Silva acrescenta que as alterações introduzem «fortes impactes negativos nos acessos às colinas adjacentes à Baixa, com particular realce para a zona do Chiado e para a zona servida pela Rua da Madalena (Castelo de S. Jorge/Graça)». Contudo o Santos da Costa e o Salgado, apoiaram o estudo prévio para a requalificação do Terreiro do Paço do arquitecto Soares, que vai terminar com o «tráfego de atravessamento da Baixa» . a ver vamos...diria o ceguinho!
O interesse de Costa pelo tráfego vem de longe, desde o tempo do burro entre Loures e Lisboa! A novidade é a paixão pelo urbanismo onde se prepara para substituir o Sebastião José! ...e estes mouros ainda não perceberam que estão a ser enganados!

os apoios QREN em campanha!

«Todos nós sabemos que nas campanhas eleitorais por vezes se cometem pequenos excessos», o que não é o caso, porque as declarações de Paulo Rangel são uma «absoluta falsidade» e uma «difamação», disse Francisco Nunes Correia em conferência de imprensa. Acrescentou que «os empresários, as câmaras municipais e os outros promotores sabem» que o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) está a decorrer com «toda a normalidade» e dizer que 95 por cento dos fundos europeus estão retidos em Bruxelas por falta de aprovação dos procedimentos de certificação e controlo «é mentira», “esta percentagem não tem qualquer verosimilhança com os números reais. Portugal tem vindo a receber os adiantamentos previstos e em terceiro os procedimentos de conformidade continuam a ser tratados com Bruxelas» Contudo, admitiu que a Comissão Europeia solicitou esclarecimentos adicionais em relação aos procedimentos de conformidade, mas que lhe foi apresentado um calendário e que isso não está a pôr em causa a execução dos fundos comunitários. Rangel tinha afirmado que Portugal só pode gastar os cinco por cento do QREN adiantados pela União Europeia, não podendo aplicar os restantes 95 por cento porque o sistema de gestão e controlo que apresentou em Bruxelas foi rejeitado. Mas seria interessante se N. Correia dedicasse menos tempo á leitura recomendada pelos seus muitos assessores e mais a isto

quarta-feira, 27 de maio de 2009

o quarto membro a sair do Conselho de Estado!

Dias Loureiro é o quarto membro a sair do Conselho de Estado desde que Cavaco tomou posse: "Dias Loureiro, que hoje renunciou ao cargo de conselheiro de Estado, foi o quarto membro a sair daquele órgão político consultivo do Presidente da República desde que Cavaco Silva tomou posse. Dos 19 membros do Conselho de Estado a que Cavaco Silva deu posse a 6 de Abril de 2006, renunciaram entretanto ao cargo Marques Mendes, em 2007, Manuela Ferreira Leite e Jorge Coelho, em 2008, além de Dias Loureiro, que hoje comunicou a Cavaco Silva a decisão. Manuela Ferreira Leite, que deixou o lugar no Conselho de Estado após ter sido eleita presidente do PSD, e Dias Loureiro foram convidados por Cavaco Silva para aquele órgão. Marques Mendes, que saiu de conselheiro após ter perdido as eleições internas na liderança do PSD, e Jorge Coelho, que renunciou ao cargo quando aceitou o convite para a vice-presidência da construtora Mota-Engil, foram indicados pela Assembleia da República."

Plano E

¿Qué es el Plan E? La economía mundial atraviesa una crisis sin precedentes en la historia reciente. Una crisis que comenzó a mediados de 2007 como consecuencia de las llamadas hipotecas subprime en EE.UU., pero que se deterioró de forma profunda y acelerada a partir de septiembre de 2008 cuando fue necesaria la acción concertada de las principales economías desarrolladas para evitar el colapso del sistema financiero mundial. La inestabilidad resultante en el sistema financiero está teniendo un impacto profundo y negativo sobre la economía real, al limitar a empresas y hogares el acceso al crédito para desarrollar su actividad económica habitual. Esta é a justificação do governo Rodrigues Zapatero para a Crise Espanhola, muito semelhante á nossa conhecida vinda do consórcio Teixeira, Sousa & Constâncio... O Plan-E (Plano Espanhol de Estímulo Económico e Desenvolvimento) faz parte do plano espanhol equivalente ao "New Deal" que o Presidente Franklin D. Roosevelt desenvolveu em resposta à Grande Depressão, e que foi parciamente concebido pelo economista John Maynard Keynes. Nós por cá apenas temos o Plan-S... mas Pinto de Sousa promete recuar umas letras...até ao M ! De qualquer modo tudo quanto “cheire” a Keynes é asneira...foi com ele como “guru” que os Dear Yuppies nos levaram ao estado a que chegámos!

sondagem da Aximage

Abstenção 64,7%. PS 38% PSD 31,1% BE 8,5% PCP 7,9%, CDS 6,3%

jornalentos em campanha!

Nestes dias, pequenos e médios candidatos a grandes jornalistas, desunham-se á volta dos candidatos a pequenos e médios deputados europeus. Uma encenação barata, especialmente para as televisões e para os povos que, adormecidos pelos 3 Fs, não conhecem uns nem outros.. Os candidatos lá vão por feiras, almoços, pequeninos comícios e visitas a organizações de sucesso ou insucesso, consoante o interesse da situação ou do reviralho, a procissão corre o país! As tvs e os jornais aproveitam para demonstrar que o povo não conhece os candidatos e nisso não se reconhecem culpados, porque para quê terem perdido tempo com Figueiredos, Melos, Portas quando tem Cristianos Reinaldos e as Morangas com açucar? O governo, que ainda temos, vai abrindo ou fechando as portas dos edifícios públicos aos candidatos consoante as quantidades de maizenas ou dos queijos que não comem! Os artistas das câmaras de imagem, da esferográfica e do gravador vão apresando os bonecos e os riscos que precisam para satisfazer os donos das redacções. São fraquitos, quase maus e, num enorme esforço para se tornarem medíocres, abusam de uma espécie de sarcasmo próprio de “novas oportunidades”. Entendem que assim ficam mais perto do povo, na realidade apenas demonstram que também estão adormecidos pelos 3 Fs! acho-lhes graça!
Mas vem aí o sério! Apesar das aceitáveis picardias inter-aspirantes a MEP’s e dos sarcasmos dos pmj e do modo como fazem a cobertura da campanha parecer um acto frívolo e sem interesse, alguns, poucos, irão escolher uns quantos pmd’s que irão decidir das nossas vidas reais, minhas e tuas! não acho graça!

terça-feira, 26 de maio de 2009

duas no cravo...duas na ferradura!

duas no cravo… Alemanha com contracção recorde do PIB As exportações alemãs e os investimentos das empresas caíram 9,7 por cento e 7,9 por cento, respectivamente, no primeiro trimestre face ao trimestre anterior, levando a maior economia europeia a registar a maior contracção jamais registada. Sol PIB da Rússia recua 10,5% num ano « Muito dependente das suas exportações de hidrocarbonetos o PIB Russo baixou 9,8 por cento em quatro meses (Janeiro-Abril) e 10,5 por cento só no mês de Abril, segundo dados preliminares», declarou o vice-ministro do Desenvolvimento Económico, Andrei Klepatch. Simultaneamente, o Governo reviu em alta a previsão do défice orçamental de 2009 para nove por cento do PIB, contra os 7,4 por cento estimados segunda-feira, 25, pelo Presidente Dmitri Medvedev e Uma fonte governamental não identificada declarou que «Adoptámos uma variante do défice mais pessimista, de nove por cento do PIB». TSF
duas na ferradura… Preço do petróleo antecipa-se à retoma da procura A convicção de que a procura de petróleo vai subir no segundo trimestre de 2009 e nos dois seguintes é a razão que o Centro para os Estudos Globais de Energia (CGES) encontra para a subida de preços do crude, que já se verifica no mercado internacional e que parece assim antecipar-se a uma reanimação do consumo. Público Consumo francês aumenta em Abril As despesas dos consumidores francesas atingiram a maior subida em Abril, devido ao incentivo do governo à compra de veículos novos e à descida da inflação. Os dados foram divulgados hoje pelo instituto de estatística de Paris. Público
...é assim que fico baralhado!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

magalhães...

"A Comissão conclui que os contratos de fornecimento de computadores portáteis e de programas informáticos adjudicados pelo Fundo para a Sociedade de Informação (FSI - gerido pelo Ministério das Obras Públicas) estão submetidos às regras da Directiva 2004/18/CE.
Resulta assim, que ao adjudicar por ajuste directo os contratos para o fornecimento de computadores portáteis e de programas informáticos num total de 1.140.000 aparelhos, as autoridades portuguesas infringiram as alíneas a) e c) do nº2 e o nº 9 do art. 1º, art. 2º, art.7º, art. 28º e art. 35º da Directiva 2004/18/CE.
Em consequência, a Comissão Europeia considera que a República Portuguesa não cumpriu os deveres que lhe incumbem por força das alíneas a) e c) do nº2 e o nº 9 do art. 1º , art. 2º, art. 7º, art. 28º e art. 35º da Directiva 2004/18/CE»."
...claro que o Zé paga!

ausência de "dinamismo económico"

Vieira da Silva, manifestou hoje a sua preocupação face à 'menor procura de emprego em Portugal por parte de imigrantes', uma realidade que reflecte a ausência de 'dinamismo económico'. 'Preocupa-me, no sentido em que quando há imigrantes a querer vir para Portugal, em geral, isso quer dizer que o dinamismo económico é maior, mas agora esse dinamismo não existe'. 'Neste quadro internacional de recessão profunda é natural que, não só em Portugal, mas em todos os países da Europa haja um maior número de imigrantes que estão a regressar aos países de origem'
Os imigrantes que actualmente residem e trabalham em Portugal contribuem com seis por cento para o produto Interno Bruto (PIB) e foram responsáveis por 9,7 por cento dos bebés nascidos em Portugal entre 2001 e 2007. 25.05.2009 - 20h15 Lusa

sábado, 23 de maio de 2009

Yo soy embarazado con mi malo español

Foi em castelhano que José Sócrates declarou, este sábado, o seu total apoio ao «grande líder europeu, José Luís Rodríguez Zapatero», afirmando ainda que a campanha conjunta dos socialistas, espanhóis e portugueses, representa a visão «progressista e modernizadora» da Europa. O cabeça-de-lista do PSD às europeias afirmou, este sábado, que a cooperação entre Sócrates e Zapatero, na campanha às eleições para o Parlamento Europeu, é «uma desautorização a Vital Moreira, porque Zapatero é mais um líder socialista da Europa que apoia inequivocamente Durão Barroso». TSF O cabeça-de-lista do CDS-PP às eleições europeias, Nuno Melo, pediu hoje a José Sócrates que explique "em português" porque é que em Portugal "não se paga a tempo e horas aos agricultores como em Espanha". Publico 23.05.2009 - 18h54 Lusa O cabeça-de-lista do BE, Miguel Portas, aconselhou hoje o primeiro-ministro a discutir temas como o desemprego e a não perder tempo com elogios ao seu homólogo espanhol, acusando Sócrates e Zapatero de serem responsáveis pela actual crise. Publico 23.05.2009 - 17h55 Lusa

bastonário ?

com bastonarios destes quem precisa de inimigos?

sondagens

Portugal The European elections in June in Portugal will be a dry run for the national parliamentary elections which will take place in September. The governing Socialists (PS) are currently ahead in the polls, but we expect the opposition centre-right Social Democrats (PSD) to close the gap. We predict that the PS will lose seats, however, as it performed very well in 2004. The conservative CDS-PP, which is running independently from PSD this time, should keep its two seats, and we expect this party to stay in the EPP group.
conferir aqui Last update: Thursday, 21 May 2009 Next update: Thursday, 4 June 2009

Another Brick in the Wall

"Governo fascista é a morte do artista" gritaram "alguns" alunos Escola Secundária Artística António Arroio, em Lisboa Os alunos queixavam-se das condições de funcionamento da escola e pediam mais material de trabalho em vez das obras de requalificação previstas, no âmbito do contrato ontem assinado e que motivou a presença dos membros do Governo. Houve, contudo, "aguns" alunos que acusaram os colegas de protestarem 'sem razão'. No final, Sócrates teve de sair por uma porta traseira.

extraido de uma noticia muito politicamente correcta no Correio da Manha 23 Maio 2009 - 00h30

queijo, leite e botas abaixo...

"A doutora Manuela Ferreira Leite especializou-se no bota abaixo, ao dizer que este país está a ir para o buraco" e «O CDS anda a comer muito queijo ou a beber muito copinho de leite porque o fim das quotas do leite foi confirmado na reforma de 2003 quando o CDS e o PSD estavam no Governo», Jaime Silva dixit entre a maizena, os leites, queijos e botas algo vai mal quando os primeiros se calam e os apostolos atacam os lideres da oposição... sabemos que algumas memória são curtas, mas, não foi assim que acabou AGuterres?

o Outono (que vai ser) do nosso descontentamento...

"Até finais de Setembro, quando cair a folha, o Governo tem de inventar uma maneira mais eficaz de fazer chegar o dinheiro às PME, com um bypass ao sistema financeiro. Senão, as empresas, com a tesouraria exaurida pelo pagamento do subsídio de férias e pelo Agosto sem facturar, vão começar a cair como tordos na falência e teremos milhares de famílias atiradas para o desemprego, a imitarem desesperadas O Grito de Munch." Jorge Fiel, no Diário de Notícias
Ó Portas... já tens um seguidor!

o barco que se afunda...

EU begins to rethink growth and jobs strategy Publié: mardi 19 mai 2009 Enquanto a recessão continua, os governos nacionais e a Comissão Europeia começam a ponderar a substituição da estratégia global da UE para o crescimento e o emprego, conhecida como a Estratégia de Lisboa. O "crescimento verde", a inovação e educação provavelmente figurarão entre as novas prioridades europeias.
o EurActiv analisa o debate e o publica o cronograma aqui.
Os "sages" escusam de inventar soluções, a crise apenas acabará com o saneamento dos "CEO, COO, CFO, CHRO, CIO, CTO, CKO, CRO, CMO, COO, CFO, CHRO, CIO, CTO, CKO, CRO, CMO, etc"... os yuppies que nos levaram á crise! “saneamento” é uma palavra dura que atacou uma geração de dirigentes que hoje está com mais de sessenta anos, “gente” que cumpria objectivos sem olhar a cenoura dos “prémios”! hoje, na reforma, os sessentões estariam a rir-se de tantas asneiras que os putos da gestão cometeram nos passado próximo, não fosse estarem no mesmo barco que se afunda!
convém não esquecer!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Francisco António Lucas Pires 11 anos

o neoliberalismo

'A esquerda democrática criou a 'terceira via', o 'novo centro', ou mesmo a 'nossa via' do PS português. Mas tudo isso não passou de um expediente para fazer de conta que não tinha aderido, de facto, aos aspectos essenciais do neoliberalismo.' João Cardoso Rosas, professor de Teoria Política, 'i', 21-5-2009"

1.288.000.000

"O Tribunal de Contas detectou no ano passado 1,288 mil milhões de euros de despesa pública feita de forma irregular, um aumento de 61 e 84 por cento, respectivamente, face a 2007 e 2006."Público
trata-se apenas do exercicio legitimo da masturbação com que o TC periódicamente nos contempla...
para que é que é que lhe chamam tribunal se apenas "dá noticias" e não aplica penas?

Rapidamente... juntaram-se 2 centenas!

"Rapidamente juntaram-se cerca de 200 pessoas Os seis agentes da Equipa de Intervenção Rápida que tentavam proceder à detenção de Luís foram obrigados a chamar reforços. Rodeados, usaram gás-pimenta para afastar a multidão, que só dispersou depois de disparados vários tiros de shotgun, disse fonte oficial da PSP. Carla, conta que os agentes “dispararam as caçadeiras em frente, não para cima, e atingiram cinco pessoas”.Correio da Manhã estes policias são demoníacos nos ataques que vibram contra aqueles queridos anjos do bairro do fim-do-mundo... por isso apareceram duas centenas de empregados nas "mães solteiras" e no "rendimento social de integração" além de um, ou uma, "p.m.j." que noticiou!

terça-feira, 19 de maio de 2009

a inquestionável honestidade canhota...

5 mil desempregados foram “apagados” do Instituto de Emprego Por Ana Rita Faria 18.05.2009 - 08h19 O Instituto de Emprego e Formação Profissional “apagou” 15 mil desempregados do seu sistema no final do mês de Março, noticia a edição de hoje do “Diário de Notícias”. O organismo diz ter-se tratado de uma falha pontual e de um erro no cruzamento de dados com a Segurança Social, mas o sindicato do sector denuncia a situação como uma prática reiterada.
Presidente do IEFP admite erro no cruzamento de dados do desemprego Lusa 18.05.2009 - 17h06
O presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional admitiu hoje ter havido um erro no cruzamento de dados com a Segurança Social no processamento dos desempregados, mas garantiu que a falha foi rectificada, seguindo "todas as regras".
Francisco Madelino tenciona, no entanto, "agir criminalmente" sobre o Sindicato Nacional dos Técnicos de Emprego, que denunciou uma queixa anónima sobre a passagem estatística de desempregados para a situação de empregados em Março, por considerar que o IEFP está a ser indevidamente acusado de práticas "reiteradas e sistemáticas" de manipulação de dados.

Previsões do Governo

Publicado em 15 Outubro 2008 11:01 "Há uma lição a tirar das previsões do Orçamento: Portugal não vai entrar em recessão" O ministro das Finanças desvalorizou a diferença entre as previsões de crescimento económico do Governo e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Para Teixeira dos Santos, destas previsões há uma lição a tirar. "Portugal não vai entrar em recessão como outras economias europeias". Publicado em 15 Maio 2009 11:48 O Governo actualizou hoje as previsões para a economia portuguesa, antecipando um recuo de 3,4% no produto interno bruto este ano e o desemprego sobe para 8,8%. O ministro das Finanças explica o corte com as fortes quedas previstas para as exportações e o investimento.

símbolo da justiça portuguesa

“ O MAGISTRADO Lopes da Mota não deve sair do EUROJUST. Não deve suspender o seu cargo. Nem pedir a demissão. Nem ser demitido. Se a representação de um Estado deve traduzir a verdade, ele é o homem certo no lugar certo. ... Ele é o genuíno e fiel símbolo da justiça portuguesa. " António Barreto in A culpa é sempre dos outros

sábado, 16 de maio de 2009

o curso na independente!

«É o pior período para Portugal desde 1965, como é o pior periodo para o mundo nos últimos 80 anos», disse esta manhã o primeiro-ministro, sobre os dados da economia divulgados esta sexta-feira. «Tudo isto é resultado da crise económica internacional. O primeiro trimestre deste ano foi muito negativo para as economias portuguesa, europeias e mundiais. Mas o declínio do nosso crescimento económico até foi menor, menos mau, do que a média da UE».
claro que queria dizer "igual a 1921"...

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O INE divulgou que a taxa de desemprego subiu, no primeiro trimestre de 2009, para 8,9 por cento e que a economia caiu 1,5 por cento. ...F Teixeira dos Santos, o ministro das Finanças, avisou “que não se devem criar ilusões porque a crise não acabou, embora exista a sensação de que a economia mundial estar a chegar a um ponto de viragem”, «Parece que existe a sensação de estarmos a chegar a um ponto de viragem», mas, «Não criemos ilusões, porque a crise não acabou. Vai continuar a sentir-se e vai continuar a afectar-nos». ...JS Pinto de Sousa lembrou-nos as economias da Alemanha, Reino Unido e Itália onde o abrandamento da economia foi mais acentuado e salienta que “o mais importante era o empenhamento do governo e dos empresários para ultrapassar esta conjuntura menos favorável da economia portuguesa em consequência da crise mundial” e vai mais longe nas suas autorizadas explicações académicas: «Esses dados apenas confirmam aquilo que já se sabia, que o declínio das economias portuguesa, europeia e mundial foi muito forte no primeiro trimestre», «o declínio do nosso crescimento económico em cadeia foi menor, foi menos mau do que a média da União Europeia a 15». «Apesar de tudo confirmam apenas aquilo que já sabíamos que o primeiro trimestre deste ano foi muito negativo para a economia da União Europeia e portuguesa», «O mesmo quanto ao desemprego, preocupa-nos muito e é talvez a questão politica mais importante», «O primeiro trimestre foi muito negativo para a economia da União Europeia e também para a economia portuguesa».
Pouco a pouco as reais más noticias vão-nos sendo debitadas!
O que antes eram cabalas ou campanhas negras passam a ser factos que já não se podem esconder...
Isto lembra-me a estória do “cavalo do inglês”: "dois gestores conversavam a respeito da experiência “científica” que um deles estava a fazer com o seu puro-sangue, a quem, de dia para dia, dava um pouco menos de ração, sem que isso se reflectisse no seu desempenho. Perguntado sobre o andamento da experiência, o dono do animal, lamentou-se: - Aconteceu uma infelicidade, justamente quando o cavalo estava quase sem precisar de comer nada, caiu p'ró lado e ... morreu”!!! Não sei se estamos a ser tratados como cavalos, mas certamente que o estamos a ser... como burros!

secreta ou discreta?

O presidente do Eurojust está a ser alvo de um processo disciplinar por parte do Ministério Público, na sequência das alegadas pressões sobre os dois magistrados que coordenam a investigação ao caso Freeport. António Arnaut, maçon, acusou dois magistrados de “delação”, por terem permitido que chegasse à opinião pública “uma conversa privada”, Vital Moreira, profano, disse que pediria a suspensão de funções caso estivesse no lugar de Lopes da Mota, Alberto Martins, maçon, referiu que Vital Moreira é livre de expressar a sua opinião que, neste caso, difere da posição do Partido Socialista.
esta entrada da Maçonaria no Freeport é estranha.
fica a dúvida se AA, prestigiado past-Grão Mestre, defende o outlet ou ou outsider!

as Cartas na Mesa

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Obama ps

O PS contratou os serviços da Blue State Digital, a empresa que desenvolveu a vertente online e multimédia da campanha de Obama. O Twitter vai ser uma das apostas na campanha de Sócrates para as próximas legislativas. Segundo o jornal «i», o gabinete do primeiro-ministro diz que quer adoptar um conceito de proximidade utilizado na campanha de Barack Obama. O acordo com a Blue State Digital, o anuncio oficial só será feito no final de Junho. Novos militantes, cimentar simpatias e garantir presenças nas actividades da campanha socialista, são alguns dos objectivos. Inês Carranca Destak.pt 13 05 2009 12.35
estranho como BSD tem pronûncia próxima de PSD!

MARIA de Portugal. Ainda?

Medina Carreira no CLUBE DOS PENSADORES

terça-feira, 12 de maio de 2009

Zapatero igual a Portas

Zapatero, anunciou uma redução de cinco por cento do imposto de sociedades para as pequenas e médias empresas e no imposto dos trabalhadores por conta própria.
A redução de cinco pontos do imposto sobre as empresas afectará as que têm menos de 25 trabalhadores, cuja facturação não ultrapasse os cinco milhões de euros anuais e que mantenham ou aumentem os seus quadros de pessoal.
Idêntica redução de cinco por cento, desta vez no imposto sobre os rendimentos, afectará os trabalhadores autónomos, por conta própria, que mantenham o emprego dos seus assalariados. Por outro lado, todas as entidades que aumentem os seus quadros de pessoal em 2010 podem, igualmente, beneficiar da redução de cinco pontos do imposto de sociedades.
As PME e os postos de trabalho afectos aos autónomos são os maiores criadores de emprego em Espanha, e os mais fustigados pela actual crise. lido no PUBLICO.PT
o PP tem andado a pregar o mesmo... que estranho!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

e um dia, o povo unido!

As noticias dizem-me que o FCP é, mais uma vez, Campeão Nacional de Futebol e que a Pontes lançou um fado novo!
Na quarta-feira 13 acabamos mais uma série de 3Fs e então será altura de começar a olhar para os nossos filhos e netos que, já no final deste ano, ficarão com o encargo de pagar, espero que em prestações, um “Produto Interno”, cognominado PIB, herança que, mea culpa, lhes deixamos.

Parabéns, hoje, ao “fêquêpê” e a todos os meus amigos que esqueceram as crises, nacional e global, que vivemos!

Parabéns, ontem, á que é a fadista do regime lançou a Júlia Galdéria que a leva aos píncaros do que foi o estilo lindo e mais ordinário fado do Estado Novo,

Parabéns, amanhã que será Fátima, aos meus irmãos que, na fé e na esperança, ainda percorrem na chuva os maus caminhos do 13 de Maio e acreditam mais que O Cardeal.

mas:

Lamento, amigos, mas a inglória de 66 é tão passada quanto a alegria do Abril/Novembro! Lamento, meus camaradas, mas PIB e fado, não são nome daquela telenovela que, um dia, fez parar os trabalhos na AC! Lamento, meus irmãos, mas arriscar a vida na EN1 e queimar joelhos nos Valinhos não trazem a Senhora a novo milagre! É tempo de acordar!

e não esquecer!

sábado, 9 de maio de 2009

na cova do lixo...

aqui, a notícia foi revelada em primeira mão por José António Cerejo, no Público, não está a gerar grandes interrogações. Será que se trata de um exemplo de conspiração? Há mais em Mais Actual e o vídeo (extenso) da TVI em o negócio do lixo na Cova da Beira mostra todos os personagens.

é do estado, é do ps...

"Pintaram os bairros, mas esqueceram-se de vos dizer que o dinheiro é do Estado, é do PS". Elisa Maria da Costa Guimarães Ferreira, 53, candidata ao PE, candidata á CMPorto

CDS-PP quer ouvir Rui Pereira

O CDS-PP vai requerer a presença do ministro da Administração Interna (MAI), Rui Pereira, na Assembleia da República “com a máxima urgência”, na sequência dos sucessivos actos de violência ocorridos no bairro da Bela Vista, em Setúbal. Fonte do partido explicou que “o CDS-PP quer que o Governo responda sem rodeios e com meios face aos incidentes sucessivos na Bela Vista e face à situação intolerável de insegurança em Setúbal”, revelando que os centristas vão agendar um novo debate sobre segurança e requerer a presença de Rui Pereira no Parlamento. Os democratas-cristãos querem esclarecer, nesse debate, “onde está o MAI que, quando a policia é atacada dois dias a fio, não dá a cara”, “quantos efectivos tem a PSP em Setúbal, por turno, para fazer patrulhamento efectivo na cidade” e “quantas vezes é que já prometeram efectivos para Setúbal, quando, ao mesmo tempo, cancelavam a entrada de Forças de Segurança”, indicou a mesma fonte. Correio da Manhã ouvir o ministro? outra vez... as mesmas respostas gastas e uma cabecinha que sobe, desce, olha á direita, olha á esquerda que nem bibelot de vidro traseiro? não percam tempo! como diria o outro: "esta não é a minha policia!"

socorro!

isto é o que querem fazer á Praça do Comércio

algo de estranho está a acontecer!

Nos últimos três meses o Banco Português de Negócios (BPN) foi inundado de pedidos de financiamento e algumas propostas de reavaliação de dívidas, por parte de empresas, muitas delas imobiliárias e de construção, ligadas aos grupos Mota Engil, Lena e Visabeira. Estes três grupos têm empréstimos a correr no BPN de 86,5 milhões de euros, 74 milhões de euros e 42 milhões de euros, respectivamente. Em causa estão centenas de pedidos de financiamento que também envolvem accionistas da SLN (que antes da nacionalização detinha o BPN) e até de entidades públicas, como a Parpublica, a CP, o Metro do Porto a Empodef e a SPdH. Mas também de clubes de futebol e de autarquias. Público Cristina Ferreira, Ana Brito 08.05.2009 - 19h56
sem querer avançar com "a teoria da conspiração", uma noção da esquerda que regeito, começo a pensar que o doutor Louçã tem razões para a desenvolver...

sexta-feira, 8 de maio de 2009

monoBloco Central

Muito e muitos falam do Bloco Central. Gente de memória curta que nem sequer recorda que o Programa para o governo que seguiria ás eleições, fosse qual fosse o partido ganhador, estava antecipadamente redigido pelo Fundo Monetário Internacional. O saldo nacional em divisas era tão ridículo que nem havia dinheiro para importar bananas quanto mais as matérias-primas necessárias á laboração da incipiente industria nacional que, pouco a pouco, ia parando. Era preciso um enorme empréstimo internacional, o FMI exigiu uma maioria parlamentar estável e a penhora do ouro fascista. Teresa Ter-Minassian foi nomeada pela organização internacional e, efectivamente, governou o país durante os anos que se seguiram... até ao primeiro dos governos Cavaco Silva! Levantar esta velha-recente questão está a servir apenas para preparar os ingénuos para uma situação semelhante.
Estamos em boa altura de estudar e divulgar aqueles meandros dos meados dos anos oitenta que os menores de quarenta não conhecem, mas de que muito falam!

75 mil mortes...

A Gripe A pode infectar 3 milhões de portugueses Segundo Jorge Torgal, “se houver uma epidemia e não for criada uma vacina até Outubro/Novembro, a previsão mais optimista é que haverá em Portugal dois a três milhões de pessoas com gripe, o que significa que serão 75 mil pessoas a perder a vida”. O director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical falava no 3.º Congresso sobre “Pandemias na era da Globalização”, O especialista considerou ainda Espanha como “uma fonte de preocupação” dada a sua proximidade geográfica e alertou para que, caso a epidemia se desenvolva, a sociedade portuguesa deve preparar-se logisticamente para uma alteração do quotidiano. in Correio da Manhã 08 Maio 2009 - 16h21 Jorge Torgal alerta que, caso a epidemia se desenvolva, a sociedade portuguesa deve preparar-se logisticamente para uma alteração do quotidiano. Refere, a propósito, que, "se há crianças que têm de estar em casa porque as escolas fecham, os pais não podem ir trabalhar". "As pessoas foram a correr comprar máscaras e Tamiflu, mas se houver uma epidemia provavelmente o mais razoável é não saírem de casa durante duas semanas", advertiu, questionando quem terá mantimentos para tal. Jorge Torgal esclarece que "não está a defender que as pessoas devem, nesta fase, fazer um armazenamento (de mantimentos) para duas semanas" mas que "se souberem a tempo que é mais seguro para a sua saúde ficar em casa, provavelmente terão meia dúzia de cebolas em vez de ir todos os dias à mercearia comprar uma". in Jornal de Noticias veremos! Para não esquecer, vou replicar esta noticia no inicio de Outubro...

assim vai o Banco Privado

1 - Clientes do BPP de todo o país garantem que se vão manifestar na próxima semana em Lisboa, frente às instalações do banco e do Ministério das Finanças se até essa altura não obtiverem garantias de devolução dos seus depósitos. "Se nos próximos dias nada disto se resolver pessoas do Norte, Centro e Sul irão a Lisboa manifestar-se", a estes clientes irão juntar-se outros da Africa do Sul, "portugueses e estrangeiros", que já terão manifestado disponibilidade para vir a Portugal reclamar o seu dinheiro. "Estamos determinados e dispostos a tudo, de uma forma cívica, mas já com pouca calma porque seis meses é tempo suficiente para o sofrimento que temos passado", disse, garantido que "há muitas pessoas para quem os depósitos no BPP eram a única forma de subsistência". "O Governo tem que pôr mão nisto, temos confiança que não vai deixar cair este caso em desgraça", afirmou, assegurando que os clientes não estão dispostos a esperar "mais seis meses a viver à custa dos amigos e da família", referiu um ex-emigrante que diz manter contactos regulares com grupos de emigrantes portugueses em vários países e que, garantiu, estão já "indecisos em enviar remessas para Portugal devido à insegurança que cá se esta a passar". 2- o porta-voz do grupo que está nas instalações do BPP no Porto referiu que "os clientes querem saber se o ministro, quando assegurou o pagamento dos depósitos, se referia também ao produto de retorno absoluto com garantia de capital e juros" e considerou que "as declarações de Teixeira dos Santos foram feitas no calor do debate parlamentar e não queria acreditar que não prevalecesse o bom-senso". "Já não é possível ter calma, embora tentemos manter a serenidade, mas a situação poderá descambar se não houver uma solução rápida". 3- o ministro Teixeira dos Santos, lembrando a posição adoptada pelo Governo há alguns meses, desde que começaram a surgir problemas no sistema financeiro, entende que "Os clientes do BPP que celebraram contratos de depósito terão as garantias asseguradas" porque "O Governo quer assegurar a estabilidade do sistema financeiro e também se compromete a defender os depósitos", mas "O papel do Governo, em princípio, não é nenhum". Teixeira dos Santos disse que não se vai pronunciar, para já, sobre o assunto, remetendo uma posição para depois de o Banco de Portugal dar um parecer sobre o plano de recuperação do BPP apresentado a 24 de Abril ao banco central pela administração da instituição financeira.
... lá vamos ter que pagar mais este banco privadissimo!