sexta-feira, 31 de outubro de 2008

... da renúncia do presidente do COP.

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura, anunciou em Pequim que no final das Olímpiadas vai abandonar o cargo. A razão desta renúncia, ao cabo de muitos anos na liderança do COP, está directamente ligada aos maus resultados da comitiva portuguesa em Pequim. in Radiotelevisão de Cabo Verde 19Ago08 Nelson Évora analisa as dificuldades de comunicação: "Entendo que muita coisa não foi bem gerida. Em termos de comunicação, o Comité falhou. E o nosso presidente não esteve bem. Um presidente não se demite antes de os Jogos Olímpicos acabarem. Não manda um atleta para casa [Marco Fortes]. Ele faltou ao respeito aos atletas que ainda iam competir. Isso magoou-me. Mas estas coisinhas, em vez de me perturbarem, motivaram-me. Entrei em prova, fiz o que tinha o fazer, mas devo dizer que registei". Nelson Évora tentou impedir a expulsão de Marco Fortes da comitiva portuguesa. O retrato que dele fica, um campeão humano e solidário, não pode deixar de fazer lembrar o momento em que Vanessa Fernandes celebrou a prata, logo fazendo questão de aproveitar a mó de cima para se demarcar das declarações daqueles atletas que, ao contrário dela, suma atleta da pátria, não sentem a bandeira que representam. Mas Nelson Évora foi olimpicamente ignorado. Vicente Moura, irredutível justiceiro, não terá hesitado em apontar o caminho do aeroporto ao lançador do peso. Horas depois, cálice de champagne na mão, qual emplastro, fazia pose junto ao ouro de Évora. O espécime vai-se revelando mais abjecto a cada dia que passa. in avatares-de-desejo.blogspot.com/ O presidente do Comité Olímpico de Portugal afirmou ser sua intenção recandidatar-se ao cargo. Vicente Moura reconhece que o processo dos Jogos de Pequim «correu mal» por culpa de alguns atletas e dirigentes e afirma que os media «apenas fizeram o seu trabalho». Público 31.10.2008
um homem de palavra?
já não era OFICIAL E agora deixou de ser CAVALHEIRO mas, seguramente, passou-se para os novos portugueses sem palavra!
Isto é, para os "lusos" (atendendo á nova terminologia socio-comunicativa)!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Tempelhof encerrado

O mítico aeroporto de Tempelhof, no coração da capital alemã, fechou. Essencial para Berlim Ocidental durante o bloqueio soviético, tornou-se obsoleto nos últimos anos e nem uma série de iniciativas que culminaram num referendo falhado, conseguiram salvá-lo. Centenas de berlinenses deslocaram-se a Tempelhof para se despedirem daquele que foi descrito pelo arquitecto Norman Foster como “a mãe de todos os aeroportos”. O último avião comercial levantou vôo seguido por vários exemplares de museu, intimamente ligados à história de Tempelhof. O porta-voz dos Aeroportos de Berlim defende que Tempelhof é um “berço da aviação. Em 1926, a Lufthansa fundou aqui o seu primeiro centro de actividade europeu e, nos anos seguintes, Tempelhof tornou-se não só no maior aeroporto da Europa, como de todo o Mundo”. Inaugurado em 1923, foi o palco da maior operação humanitária aérea da história, quando os aviões da “ponte aliada” alimentaram, entre 1948 e 49, uma Berlim isolada pelos soviéticos.
Mais um simbolo da Guerra Fria que foi apagado! Quem, destas novas gerações, se irá lembrar dele?

Fernão Tintin de Magalhães

Foram dez minutos a falar do "verdadeiro computador ibero-americano". O primeiro- -ministro português juntou o tema deste ano, a juventude, com o da cimeira de 2009, as novas tecnologias, e fez uma promoção entusiasmada do portátil produzido pela a) José Sócrates chegou a empunhar o Magalhães, mostrando-o bem às duas dezenas de chefes de Estado e de Governo que o ouviam discursar sobre o "verdadeiro computador ibero-americano". Mas para estes não era preciso. Quando se sentaram para a segunda sessão desta cimeira ibero-americana já tinham um dos portáteis da a) na mesa. E alguns já até o tinham experimentado quando o primeiro-ministro português começou a falar, centrando toda a sua intervenção neste produto português. A audiência desejada por Sócrates eram essas centenas de milhões de latino-americanos que de uma forma ou outra estão a seguir o que se debate na capital de El Salvador. E foi com entusiasmo que relembrou que o nome é uma homenagem a Fernão de Magalhães, o navegador português que ao serviço de Espanha descobriu a passagem marítima do Atlântico para o Pacífico.
a) recuso-me a fazer publicidade de uma empresa que, apesar de ter dividas ao fisco, até emprega como vendedor este presidente de concelho de ministros... ...perdemos o sentido do ridículo!

patologico

"Sou, digamos assim, da geração Kennedy. Essa eleição representou já um momento histórico. Lembro-me do debate que houve na América quando, pela primeira vez, um católico se candidatou a presidente. O próprio Kennedy teve de vincar bem que nunca receberia ordens do Papa enquanto presidente dos EUA. Lembro-me bem do que isso significou." José Sócrates.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

em 1807 prepara-se a Invasão Franco-Espanhola

O Tratado de Fontainebleau (1807), entre a Espanha e a França, define a ocupação de Portugal e propondo a divisão do país em três reinos após a Guerra Peninsular - o Reino da Lusitânia Setentrional, Portugal (reduzido em tamanho) e o Algarve (expandido para incluir o Alentejo). Em 1806, depois do fracasso na tentativa de invasão à Inglaterra, Napoleão decretou o Bloqueio Continental. Portugal, tradicional aliado da Inglaterra, negou-se a acatá-lo. Napoleão decide invadir Portugal. Mas, para isso, Napoleão precisava levar as suas tropas até o território português. Por essa razão logistica, em 27 de Outubro de 1807, Manuel de Godoy, o Príncipe da Paz, e Napoleão Bonaparte, Imperador de França, firmam o Tratado de Fontainebleau, pelo qual se permitia a passagem de tropas francesas pelo território espanhol a fim de invadir Portugal e se estabelecia a divisão de Portugal e suas dependências por ambos os signatários. A Invasão Franco-Espanhola (1ª Invasão Francesa) irá começar a 17 de Novembro desse ano.

domingo, 26 de outubro de 2008

este dia... anos atrás

1886 - Inauguração da Estátua da Liberdade.
.
1905 - Reconhecimento da independência da Noruega pela Suécia. A Noruega fez parte da Dinamarca entre 1381 e 1814 e posteriormente da Suécia de1814 e 1905.
. 1956 - Tropas do Pacto de Varsóvia invadem a Hungria. ... um dos traços característicos da revolução húngara tem sido ignorado pela propaganda, tanto no Leste quanto no Ocidente, em obediência aos acordos de Ialta. Em 23-24 de Outubro de 1956, a possibilidade de uma "terceira via" institucional, social e económica, entre capitalismo e o estalinismo, foi destruída. Os defensores de um socialismo democrático nunca perceberam a amplitude desta derrota da democracia...ainda hoje não o entendem! 1933 – morre o pintor José Vital Branco Malhoa (n. 1855). 1998 – morre José Augusto Neves Cardoso Pires (n. 1925).

sábado, 25 de outubro de 2008

Bandeira Nacional

António Costa é presidente da Câmara de Lisboa. Prometeu mundos e fundos para uma mudança nas lacunas visíveis da capital. Debalde. O seu mandato é uma nulidade de pregões. Agora acaba de chocar veementemente os portugueses que se orgulhavam de ver a Bandeira Nacional no mastro do alto do Parque Eduardo VII. António Costa não tem o direito de ter mandado retirar a Bandeira sem, no mínimo, ter dado uma justificação a todos os munícipes. Uma atitude vergonhosa que deveria ser contemplada com a rejeição futura em votar-se na sua pessoa para continuar à frente da Câmara. Exige-se a reposição da Bandeira Nacional no mastro. in http://pauparatodaaobra.blogspot.com/

Sondagens diárias revelam resultados muito diferentes

Uma sondagem de um instituto independente, o Centro de Estratégias Rurais, sediado em Whiteburg, no Kentucky, parece ‘reabrir’ as hostilidades na corrida para as presidenciais norte-americanas, colocando praticamente empatados os candidatos democrata, Barack Obama, e republicano, John McCain, em 13 estados rurais da América. Ao senador do Illinois é atribuído 46 por cento das intenções de voto e ao seu opositor 45. O estudo foi realizado entre os dias 5 e 21 deste mês, tendo sido inquiridos 841 potenciais eleitores dos chamados ‘swing states’ (estados-chave), nomeadamente os de New Hampshire, da Pensilvânia, Ohio, Michigan, Wisconsin, Florida, entre muitos outros. Recorde-se que quase 20 por cento dos norte-americanos vivem em áreas rurais – um eleitorado considerado bastante conservador, quer no que diz respeito a questões sociais quer fiscais. Ainda ontem, duas outras sondagens revelavam resultados no mínimo ambíguos: Para a Reuters/C-Span/ Zogby, Obama lidera com 12% de avanço sobre McCain e na Associated Press-GFK, o senador democrata lidera apenas com um ponto percentual, detendo 44% das intenções de voto contra 43 de McCain, o que representa um empate técnico. CM 24 Outubro 2008 - 00h30 caramba! Entendam-se!

Rússia deixa de alugar aviões

A partir de Novembro, a Rússia deixará de alugar temporariamente os aviões Beriev-200 de combate a incêndios a outros países, incluindo Portugal. A decisão se deve ao facto de os países europeus recorrerem ao aluguer daqueles aviões em situações de crise, recusando-se a adquiri-los... “Durante os últimos anos, esses aviões participaram em voos experimentais, as mais das vezes de demonstração, no combate a incêndios reais em Portugal, Itália e Grécia. Paralelamente, realizaram-se conversações sobre a possibilidade e condições de aquisição do Beriev-200, mas logo que os incêndios rareavam, os países da União Europeia travavam imediatamente as conversações e, no ano seguinte, vinham pedir outra vez à Rússia que enviasse aviões para o combate a incêndios”, escreve o jornal. O mesmo diário adianta que “a parte russa compreendeu que a cedência de aviões para apagar incêndio já activos não é vantajosa para a Rússia, porque dificulta a venda do Beriev-200 no mercado mundial da aviação.” in CM 241008

a menos de um euro por litro ?

os preços médios dos combustíveis na Espanha caíram quase 5% na última semana e em alguns locais já se podem comprar a menos de um euro por litro, segundo dados do Boletim Petrolífero da União Europeia. A média dos preços permanece ligeiramente acima do um euro por litro mas em algumas gasolineiras já se vende gasolina e gasóleo a menos de um euro. Globalmente, o preço médio da gasolina de 95 octanas caiu 4,89% para uma média de 1,057 euros e o do gasóleo - o produto mais vendido - caiu 4,97% para 1,070 euros. ...por cá, palavra deste governo, tudo está bem!

então os combustiveis não sobem?

O barril de Brent para entrega em Dezembro perdeu 3,42 dólares, 5,9 por cento, para 62,05 dólares por barril. O petróleo de referência para Portugal tocou durante a sessão nos 61 dólares, valor mais baixo dos últimos 19 meses (Março de 2007), segundo dados da Bloomberg.
Em Nova Iorque, o light sweet crude para entrega em Dezembro recuou 3,69 dólares, para 5,4 por cento, para os 64,15 dólares, depois de ter tocado no mínimo desde Maio do ano passado - 62,65 dólares. Em relação ao ano passado, os “contratos de futuro” de petróleo estão a recuar 26 por cento.
Numa tentativa de travar a queda dos preços, a OPEP decidiu hoje cortar a partir de Novembro a sua produção de petróleo em 1,5 milhões de barris diários, pela primeira vez em dois anos. A organização admite um novo corte em Dezembro em função da reacção do mercado. a OPEP Insistiu que os principais produtores fora da organização, Noruega, Rússia e México, façam chegar ao mercado menos 500 mil barris diários, no mínimo.
Contudo a Noruega, quinto exportador mundial, vai manter a sua produção.
São membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo: Angola, Argélia, Arábia Saudita, Catar, Couaite, Emiratos Árabes Unidos, Equador, Indonésia, Iraque, Irão, Líbia, Nigéria, Venezuela.,
PS: os sociocomunicantes deixaram de referir a relação preço do crude x preço dos combustíveis... alguém sabe porquê?

no “paraíso 2”

Os lucros do Banco BPI caíram 86,2 por cento, nos primeiros nove meses, para 34,4 milhões de euros. A queda é explicada em parte pelo impacto negativo de 177 milhões de euros da participação financeira no BCP. Os lucros do banco caíram mais do que esperado pelo mercado, que apontava um lucro de 59,66 milhões de euros.
e,
O Estado gastou em estudos e pareceres cerca de 122 mil euros por dia entre 2004 e 2006, ou seja, 134 milhões de euros. As notícias sobre estas contratações e os elevados montantes envolvidos levaram o Tribunal de Contas a investigar uma parcela destas despesas, no valor de 30,7 milhões de euros. Por isso ...por cá, palavra deste governo, tudo está bem!

no “paraíso” !

A praça de Lisboa é das que mais perde, mas não está só nas quedas. Os principais índices europeus perderam entre 3,5 e 6 por cento, enquanto os mercados norte-americanos estão a cair entre 2 a 3 por cento. O cenário no “paraíso”: A Bolsa nacional fechou a descer 5,63 por cento na sessão desta sexta-feira, aumentando para 54 por cento, ou mais de 50 mil milhões de euros, a descida desde o início do ano. A Jerónimo Martins protagonizou a maior queda, 20 por cento, para mínimos de 2006. O BPI caiu 4,29 por cento, o BCP desvalorizou 3,10 por cento e o BES deslizou 2,63 por cento. A Galp perdeu 7,36 por cento, a EDP deslizou 5,35 por cento e a EDP Renováveis derrapou 5,35 por cento. A PT caiu 8,58 por cento e a Zon Multimédia recuou 5, 65 por cento.
...por cá, palavra deste governo, tudo está bem!

a Oeste do “paraíso” 1!

Em Wall Street, o índice Dow Jones Industrial Average foi o mais penalizado, recuando 312,3 pontos, 3,6 por cento, para 8.378,95 pontos. O tecnológico Nasdaq Composite perdeu 51,88 pontos, 3,2 por cento, para 1.552,03 pontos, enquanto o mais abrangente S&P 500 recuou 31,35 pontos, 3,5 por cento, para 876,76 pontos. ... O cenário de venda de acções em massa registou-se na Europa, na Rússia (queda de 14 por cento no índice de referência de Moscovo) e ainda nas bolsas asiáticas, onde Seul (Coreia do Sul) se destacou pela negativa, com uma quebra de 11 por cento. O índice global Morgan Stanley Capital International (MSCI) World Index recuou cinco por cento, para o ponto mais baixo desde Junho de 2003. Em contraste, as taxas de remuneração dos títulos de Tesouro, habitual refúgio de capitais à procura de segurança, caíram para o nível mais baixo das últimas três décadas. SOL 251008 ...por cá, palavra deste governo, tudo está bem!

O Ultimatum francês

25 de Outubro 1858 - O governo português do duque de Loule entrega o barco negreiro "Charles et George", na sequência de um ultimato francês. "CHARLES ET GEORGES": Nome dum navio francês que em 1857-58 criou um incidente diplomático grave com larga repercussão no país. Suspeito de se dedicar ao tráfico de escravos, que pretendia transportar de Moçambique para a ilha da Reunião, foi apresado pelos portugueses e o seu capitão, Étienne Mathurin Rouxel, condenado, após julgamento. Como a sentença fosse recorrida, o navio veio para Lisboa, aguardando a decisão do pleito, enquanto entre os dois governos interessados se discutia a legitimidade da acção portuguesa. A França, baseada em razões pouco seguras, impugnava o fundamento das nossas diligências, pretendendo que a situação regular do navio perante a lei francesa o ilibava de toda a responsabilidade. O episódio transformou-se rapidamente numa questão de prestígio e o governo francês acabou por ameaçar com a força para nos obrigar à libertação pura e simples do navio e do seu comandante e ainda ao pagamento duma indemnização aos interessados. O governo francês, lavrou o seu protesto junto do governo português, exigindo a libertação de Rouxel, a entrega do navio e o pagamento das necessárias indemnizações (notas diplomáticas de 11 de Maio, 15 e 20 de Agosto e 14 de Setembro, de 1858). Vendo que nada conseguia e recusando a arbitragem internacional que Portugal lhe propunha, apresentou em 13 de Outubro um autêntico ultimato a Lisboa no sentido de serem imediatamente compridas as suas exigências, sob pena de corte de relações diplomáticas com o possível recurso à violência, já que dois navios de guerra franceses tinham entrado no Tejo e aí se conservaram. Ante este facto, o governo do marquês de Loulé, aconselhado aliás pela Inglaterra - que não queria questões com uma potência então amiga e ainda havia pouco aliada na guerra da Cimeira - cedeu (28 de Outubro), libertando Rouxel e a barca. Teve ainda de pagar à França, a título de indemnizações aos interessados, a soma de 239 045 francos, fixada pelo representante diplomático em Lisboa do governo imperial. (Fonte: Nova História de Portugal da Editorial Presença e wilkipedia" Um lamentável episódio, integrado no movimento antiescravista que revela a arrogância característica do 2.º império francês, continuada na forma como os portugueses da diaspora de 60 foram tratados...
Revela também a eterna submissão a potencias estrangeiras...quer ás velhas (inglaterra, frança e outras), quer ás novas (veja-se o caso angolano)!
Triste, não é?!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

este dia... anos atrás

1147 - Conquista de Lisboa aos mouros.
. . .
.
.
.
.
.
.
.

1929 - "Quinta-feira negra", início da Grande Depressão

.

.

1945 - Criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O Bom Aluno

O ministro das Finanças diz que as medidas de apoio às famílias e empresas afectadas pela crise, que constam do Orçamento do Estado para 2009, vão custar aos cofres do Estado mais de mil milhões de euros.
«As medidas representam no seu conjunto, ora por impostos que não são cobrados, ora por apoios que são criados, um esforço orçamental da ordem dos mil e cem milhões de euros»,disse Fernando Teixeira dos Santos, esta manhã na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, que está a decorrer na Assembleia da República. O ministro acrescentou ainda que as medidas anunciadas «visam dar um estímulo às famílias e às empresas para continuarem a resistir à conjuntura negativa».

o possivel voo de 12,4 milhões!

A crise que fez ruir o sistema financeiro islandês, levando o país à falência, está a afectar investidores portugueses. Clientes de uma sociedade portuguesa gestora de patrimónios – a Fortune, sedeada em Lisboa – correm o risco de perder grande parte dos 12,4 milhões de euros investidos em produtos financeiros de alto risco, assentes em transacções entre euros e coroas islandesas. O caso envolve aplicações associadas ao Saxo Bank (da Dinamarca), que terá usado o dinheiro dos investidores portugueses de forma ilícita. As quantias aplicadas por cada investidor variam entre 25 mil e um milhão de euros. SOL 18 OUT 08
claro que a crise não nos vai chegar e, quando acontecer, saberemos que a culpa foi do governo anterior e da "fuga" de Durão prá Europa! ?

Mar Verde

... Às 18 horas do dia 21 de Novembro, a força estava próximo de Conacri, tendo o desembarque dos primeiros elementos sido estabelecido para a 1 e 30h, do dia 22 de Novembro. As lanchas rápidas foram o primeiro objectivo a ser destruído, evitando assim que se opusessem ao desembarque ou que participassem numa eventual perseguição durante a retirada da força. O grupo que tinha a missão de libertar os prisioneiros também conseguiu obter êxito, trazendo consigo os 26 elementos que se encontravam na prisão La Montaigne. Todos os outros objectivos fracassaram: o palácio de Sekou Touré, de Villa Silly, foi assaltado, mas o presidente não se encontrava lá; as instalações do PAIGC foram destruídas, mas Amílcar Cabral fora para o estrangeiro; o aeroporto foi tomado, mas os aviões Mig, cuja destruição era o objectivo principal do grupo, não estavam naquela base; a central eléctrica foi desactivada, mas a escuridão que se abateu sobre a cidade ainda dificultou mais a já difícil orientação da força invasora nas ruas da cidade; e a emissora-rádio não foi tomada, um fracasso explicado pelo facto de o comandante do grupo que tinha essa missão nunca ter accionado um elevador, não conseguindo, por isso, fazer chegar aos equipamentos o engenheiro electrónico do FNLG que o acompanhava. Às 4 e 30 da manhã do dia 22 de Novembro, o comandante da operação mandou reembarcar as forças. Todos os grupos compareceram com maior ou menor dificuldade nos locais de recolha, excepto um grupo de 20 homens, comandado pelo tenente Januário, dos comandos africanos. Estes foram dados posteriormente como desertores, embora essa deserção voluntária e previamente decidida tenha merecido reservas a muitos dos que participaram na acção, constituindo mais um ponto obscuro da operação. De certo, sabe-se apenas que o tenente Januário e os seus homens foram mandados fuzilar por Sekou Touré, dias depois do assalto. Nesta operação, as forças portuguesas sofreram três mortos, entre eles um oficial europeu, três feridos graves e seis ligeiros e fizeram cerca de 500 mortos entre militares e civis da Guiné-Conacri. Na sua sequência, Portugal viu-se envolvido em delicados problemas internacionais e em várias questões internas. ... em: forumarmada.no.sapo.pt/.../marverde3.html guerracolonial.org/index.php?content=23220 entre outros

terça-feira, 21 de outubro de 2008

"marcados pela seriedade"

o antes:
Sócrates, no comício no Pavilhão Multiusos de Guimarães Líder socialista assegura que o PS defende uma segurança social "pública, garantida pelo Estado", frisando que "nunca será permitido que as pensões dos portugueses sejam jogadas na bolsa".
... Na sua longa intervenção, muitas vezes interrompida pelos aplausos dos apoiantes, José Sócrates defendeu que os três anos de governo que já cumpriu "foram marcados pela seriedade", destacando o sucesso nas contas públicas.
...
Na parte final do seu discurso, o líder socialista assegurou que o PS defende uma segurança social "pública, garantida pelo Estado", frisando que "nunca será permitido que as pensões dos portugueses sejam jogadas na bolsa". Jornal de Negócios 21.09.08 22:02 o agora: Segurança Social perde 3,14 por cento O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS), que funciona como “almofada” para o pagamento das pensões em caso de dificuldades extraordinárias no sistema, perdeu 3,14 por cento nos primeiros nove meses deste ano, divulgou este manhã em conferência de imprensa o ministro do Trabalho.... A recusa em dar os valores foi justificada pela natureza de longo prazo da carteira do Fundo, que apenas deve ser analisada nesse prazo. O FEFSS dispunha no final de Setembro passado de 8257 milhões de euros. João Ramos de Almeida em o Publico 20.10.2008 - 13h16
Apetecia-me comentar estas duas noticias. Não o vou fazer para não tocar as raias do insulto! ... mas não posso esquecer que aqueles que deviam estar atentos estão mudos, talvez á espera de um qualquer lugar de assessor de imprensa, ou cuidadosos com as boas relações do J.S. Pinto de Sousa "com o seu accionista" !

um texto de Mário Soares:

"Li com muito agrado e atenção, o artigo tão corajoso, lúcido e oportuno que Miguel Sousa Tavares escreveu no Expresso do passado sábado. Nele exprime a sua sensibilidade e indignação de lisboeta - que coincide com a minha - por as autoridades camarárias, portuárias ou seja quem for, estarem de novo a tirar a vista do Tejo aos lisboetas, aos portugueses e aos turistas, com a proliferação dos contentores e das construções e, consequentemente, vedando ao público as respectivas áreas. É um erro imperdoável - e uma falta manifesta de senso - o que se está a deixar fazer, sempre à socapa. Veja-se como as poucas áreas ajardinadas à beira do Tejo estão cheias de gente nos fins-de-semana e nos feriados! A regra é sempre a mesma. Começam por pôr tapumes e quando os transeuntes acordam e os tapumes são retirados, o Tejo deixa de se ver, oculto pelas construções ou pelos contentores, agora já de três andares. Uma vergonha, que só pode resultar, como se suspeita, de amplas negociatas...". Mário Soares in Diário de Noticias ... A crítica de Mário Soares incluirá o motivo pelo qual se demitiu José Miguel Júdice de coordenar a Sociedade Frente Ribeirinha? Será que Mário Soares ao revoltar-se contra as construções à beira do Tejo, sabe que um hotel situado mesmo em frente ao CCB é da responsabilidade do arquitecto que é actualmente vice-presidente da Câmara? Se Mário Soares critica a "negociata" dos contentores está implicitamente a criticar José Sócrates que entregou a concessão do cais à Mota-Engil que é liderada por Jorge Coelho, homem-forte do Partido Socialista. O texto de Miguel Sousa Tavares é arrasador, demolidor e contundente para com o actual Governo e reparem que Mário Soares sublinha que a sensibilidade e indignação de MST "coincide com a minha". João Severino in http://pauparatodaaobra.blogspot.com/

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

João de Barros

João de Barros, (c. 1496 — Ribeira de Alitém, 20 de Outubro de 1570) é geralmente considerado o primeiro grande historiador português e pioneiro da gramática português Filho de um nobre, foi educado na corte de Dom Manuel I, no período de maior apogeu dos descobrimentos portugueses, tendo ainda na sua juventude concebido a idéia de escrever uma história dos portugueses no oriente. Sua prolífica carreira literária iniciou-se com pouco mais de vinte anos, ao escrever um romance de cavalaria, a Crónica do Emperador Clarimundo, donde os Reys de Portugal descendem, dedicado ao soberano e ao príncipe herdeiro Dom João. Este último, ao subir ao trono em 1521, concedeu a João de Barros o cargo de capitão da fortaleza de São Jorge da Mina, para onde partiu no ano seguinte. Em 1525 foi nomeado tesoureiro da Casa da Índia, missão que desempenhou até 1528. A peste negra de 1530 levou-o a refugiar-se na sua quinta da Ribeira de Alitém, próximo de Pombal, vila onde concluiu o seu diálogo moral, Rhopicapneuma, Regressado a Lisboa em 1532, o rei designou-o como feitor das casas da Índia e da Mina - uma posição de grande destaque e responsabilidade, numa Lisboa que era então um empório, a nível europeu, para todo o comércio estabelecido com o oriente. João de Barros provou ser um administrador bom e desinteressado, algo raro para a época, como demonstra o surpreendente facto de ter amealhado pouco dinheiro com este cargo (quando os seus antecessores haviam adquirido grandes fortunas). Em Janeiro de 1568 sofreu um acidente vascular cerebral e foi exonerado das suas funções na Casa da Índia, recebendo título de fidalguia e uma tença régia do rei Dom Sebastião. Faleceu na sua quinta de Alitém, em Pombal, a 20 de Outubro de 1570. Morreu na mais completa miséria, sendo tantas as suas dívidas que os filhos renunciaram ao seu testamento. Enquanto historiador e linguista, João de Barros merece a fama que começou a correr logo após a sua morte. As suas Décadas são não só um precioso manancial de informações sobre a história dos portugueses na Ásia e são como que o início da historiografia moderna em Portugal e no Mundo. Obras Crónica do Imperador Clarimundo (1522) Rhopicapneuma ou Mercadoria Espiritual (1532) Grammatica da Língua Portuguesa com os Mandamentos da Santa Madre Igreja (1540) Diálogo da Viciosa Vergonha (1540) Diálogo sobre Preceitos Morais (1540) Diálogo Evangélico sobre os Artigos da Fé (1543) Panegíricos: de D. João III (1533) da Infanta D. Maria (1555) Décadas da Ásia. Volumes I (1552), II (1553), III (1563) e IV (1615) in Wilkipedia

Açores: PS perde 1 mandato e 15063 votantes

PS perde 1 mandato, 15063 votantes (7% dos votos) O PS-Açores, liderado por Carlos César, conquistou ontem a terceira maioria absoluta no arquipélago, com 49,96% dos votos, o equivalente a 30 dos 57 mandatos para a Assembleia Legislativa. Perdeu 15063 votos O PSD, com 30,27% dos votos, obteve 18 mandatos, perdeu 2 e o CDS passou a ter 5 deputados, ganhou 4, em conjunto, PSD e CDS perderam 3720 votos o BE de 0 para 2 e ganhou 1957 votos o PPM de 0 para 1, ganhou 148 votos e a CDU de 0 para 1 mas perdeu 137 votos. O secretário-geral do PS, José Sócrates, defendeu, ontem, que as eleições legislativas regionais deste mês marcam o arranque de um ciclo eleitoral em Portugal, cujo resultado será um sinal dos Açores para a política nacional. SIC 201008

150 mil postos...já foram!

O ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, admitiu em entrevista à «TSF» e «Diário de Notícias», que actualmente a ambição de criar 150 mil postos de trabalho é «difícil» de concretizar devido à crise financeira que abala o mundo.

A ARTE DE ANUNCIAR O MESMO... VÁRIAS VEZES

Baralhar para voltar a dar... ...é o que José Sócrates tem feito no último ano a propósito do lançamento de novas creches. Segunda-Feira, 6 de Outubro, José Sócrates decidiu dar mais uma alegria ao País. O cenário era perfei­to: um jardim -de- infância na Trofa, onde se tinha deslocado para mais uma inaugura­ção de rotina: a da creche da Misericórdia local. Perante uma plateia constituída maio­ritariamente por crianças, o primeiro-mi­nistro anunciou a construção de mais 147 creches nas áreas metropolitanas de Lis­boa e do Porto, no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos So­ciais (PARES). Total: 147. Novidade? Bom, nem tanto. Há um ano que José Sócrates anunciara a mesma coisa - ou quase - de forma dife­rente. Aquela Segunda-Feira foi só mais um episódio de uma novela que ameaça não fi­car por aqui. Tudo começou em Novembro de 2007, quando, na Assembleia da Repú­blica (AR), anunciou a construção de 136 novas creches e mais 200 em 2008. Total: 336. Pouco mais de três meses depois, José Sócrates fez novo anúncio, também na AR: já havia 343 creches cuja construção estava contratualizada (mais sete do que anunciara em No­vembro)... e ia construir mais 75 nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Total: 418 (mais 17 do que prevê o próprio PARES). Passo seguinte: no passado dia 2 de Ou­tubro, na inauguração de uma creche em Castanheira do Ribatejo, Sócrates anun­ciou que até 2010 serão construídas 400 creches (esquecendo as restantes 18 cuja construção já foi aparentemente anunciada? )
O gabi­nete do primeiro-ministro garante à SÁ­BADO que não se encontram em parte in­certa - em alguns dos anúncios feitos não se falou foi em novas cre­ches, foram feitos balan­ços do PARES. Aliás, algu­mas delas até já estavam contabilizadas nas fases anteriores. isto é: O primeiro-ministro terá anunciado algumas vezes a mesma iniciativa, mas de maneira diferente.
Tão diferente, tão diferente, que deu origem a uma confusão de números de tal for­ma grande que o deputado do CDS Pedro Mata Soares já os veio colocar em causa. Manuela Santos, assessora de imprensa do Ministério do Trabalho e da Solidariedade de Social, nega que a confusão seja resulta­do do desejo governamental de conseguir criar um efeito de permanente novidade nos telejornais - os jornalistas é que às ve­zes noticiam novidades quando na realida­de o que está em causa são balanços. SARA CAPELO Revista Sábado, 201008 Percebe-se porque é que as tv’s repetem os anúncios no mesmo intervalo:
As agencias de publicidade tanto vendem Tampax como Simplex!

domingo, 19 de outubro de 2008

para nunca esquecer

Uma das mais bem conseguidas arias de Mozart:
The Queen of the Night por Luciana Serra

António Granjo

António Joaquim Granjo, nasceu em Chaves a 27 de Dezembro de 1881 foi um advogado e político português. Republicano na sua juventude, era um membro do Assembleia Nacional Constituinte, eleito em 28 de Maio de 1911. Lutou durante a participação portuguesa na primeira guerra mundial, e escreveu um livro sobre suas experiências. Depois do assassinato do presidente Sidónio Pais, António Granjo insurgiu-se contra a Monarquia do Norte em 1919 e a tentativa de da instauração de um regime Real. Foi presidente da câmara municipal de Chaves de Fevereiro a Julho de 1919. Eleito no mesmo ano para a câmara dos deputados, pelo partido republicano evolucionista e mais tarde fundador do movimento sucessor, o partido republicano liberal. Ministro da justiça durante o governo do coligação de Domingos Leite Pereira, serviu o país como o primeiro ministro por dois breves mandatos, de 19 de Julho a 20 de Novembro de 1920, num governo liberal. Foi nomeado novamente primeiro ministro, para substituir Tomé de Barros Queiroz, a 30 de Agosto de 1921. António Granjo foi cruelmente assassinado na noite de 20 para 21 de Outubro de 1921, conhecida por “noite sangrenta”, na sequência da revolução de cariz radical iniciada a dia 19, que o levou a pedir a demissão do cargo de primeiro ministro que então desempenhava. Os seus assassinos foram marinheiros e soldados da GNR integrantes do movimento revolucionário em curso comandados pelo Cabo Olímpio, o “dente de ouro”. António Granjo foi levado de casa de Cunha Leal, afecto ao Partido Democrático, onde tinha tentado obter protecção, e levado para o Arsenal da Marinha. À sua chegada foi ferido com dois tiros no pescoço, tendo sido tratado na enfermaria e recolhido a um quarto. Um grupo de revolucionários entrou no quarto onde se encontrava gravemente ferido crivando-o de balas. Depois disso um corneteiro da GNR ainda lhe cravou um sabre no ventre. Na sequência desta revolução vale recordar que na “noite sangrenta” foram também assassinados outros republicanos do 5 de Outubro, entre os quais os revolucionários Machado Santos e José Carlos da Maia. Em comum entre todos os assassinados o terem sido opositores da corrente radical que dominou a I República portuguesa, com a excepção de poucos e breves interregnos.

Samora Machel

Samora Moisés Machel (Madragoa, Gaza, 29 de Setembro de 1933 — Montes Libombos, 19 de Outubro de 1986) foi um militar moçambicano, líder revolucionário de inspiração socialista que se tornou o primeiro presidente de Moçambique após sua independência, de 1975 a 1986. Carinhosamente conhecido como “o Pai da Nação”, morreu quando o avião em que regressava a Maputo se despenhou em território sul-africano. Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o Prémio Lenine da Paz.
Filho de um agricultor abastado, Mandande Moisés Machel, da aldeia de Madragoa, actualmente Chilembene, Samora entrou na escola primária com nove anos, quando o governo colonial português entregou a “educação indígena” à Igreja Católica. Quando terminou a escola primária, o jovem de cerca de 18 anos quis continuar a estudar, mas os padres só lhe permitiam estudar teologia e Samora decidiu ir tentar a vida em Lourenço Marques. Teve a sorte de encontrar trabalho no principal hospital daquela cidade e, em 1952 começou o curso de enfermagem. Em 1956, foi colocado como enfermeiro na ilha da Inhaca, em frente da cidade de Maputo, onde casou com Sorita Tchaicomo, de quem teve quatro filhos, Joscelina, Edelson, Olívia e Ntewane.

importantes ?

Cavaco aprova divórcio mas arrasa lei O Presidente da República vai promulgar no início da próxima semana a polémica Lei do Divórcio, que acaba com o conceito de separação litigiosa e com a noção de violação culposa dos deveres conjugais. Cavaco Silva 'não deixará de esclarecer os portugueses de que a lei é profundamente injusta para as mulheres de mais fracos recursos financeiros e desprotege os filhos menores do casal'. Snipers mataram dentro da lei A actuação dos atiradores especiais da PSP no assalto armado ao BES de Campolide, Lisboa, foi considerada legal e em legítima defesa dos reféns pelo Ministério Público (MP). O despacho está pronto e já é do conhecimento da hierarquia do MP. A investigação autónoma proposta pela Polícia Judiciária à actuação da PSP no assalto que resultou na morte de um dos suspeitos e ferimentos graves no segundo indivíduo não vai, assim, concretizar-se. PSP apanha miúdos em discoteca Três da manhã de sábado. Dezenas de jovens que estavam na discoteca Tomate, na zona industrial do Porto, foram surpreendidos com a chegada da polícia para uma fiscalização destinada a identificar os menores de 16 anos que, de acordo com a lei, não podem entrar em espaços de diversão nocturna. Quinze raparigas e 16 rapazes, alguns alcoolizados, tiveram de chamar os pais. Quem vai pagar a coima é o dono do estabelecimento. Chuva intensa provoca caos Quarenta e cinco minutos de chuva torrencial e granizo foram suficientes para instalar o caos em Lisboa. Ruas alagadas, restaurantes com inundações, carros arrastados pela força da água e a estação do metro de Sete Rios obrigada a fechar portas deixaram a cidade intransitável, com filas de trânsito a entupir os acessos à capital no início da tarde. CML investe mais 500 mil em cemitério A Câmara de Lisboa já encontrou uma solução para o antigo problema do cemitério de Carnide, onde as condições do subsolo não permitem a decomposição dos corpos, razão pela qual há vários anos que não se efectuam funerais naquele espaço. A instalação de estruturas verticais com arejamento, a aquisição de um forno crematório e a preparação de um talhão de terra para enterrar os caixões são algumas das medidas a adoptar pela autarquia. O investimento, ainda sem data para concretização, é estimado pelo vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, em 500 mil euros. Açores elegem deputados para Assembleia Legislativa Mais de 190 mil eleitores vão hoje escolher os 57 deputados para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores, mais cinco do que os eleitos em 2004, devido à introdução do círculo de compensação. Híperes denunciam monopólio no leite Os hipermercados receiam que durante o Inverno possa haver rupturas no fornecimento de leite em virtude da alegada posição de monopólio da Lactogal. Segundo apurou o Correio da Manhã junto da grande distribuição, foram já enviadas à Autoridade da Concorrência (AdC) várias cartas que denunciam a posição dominante da Lactogal na produção e distribuição de leite UHT (o leite pasteurizado mais vendido no mercado). De acordo com dados da A.C. Nielsen, em 2007 a Lactogal respondeu por uma quota de 64 por cento no mercado de leite em Portugal Garantias asseguram crédito
O primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates, afirmou ontem que a lei que permite a concessão extraordinária de garantias à Banca até 20 mil milhões de euros não é "para ajudar a Banca", mas sim para "servir a economia e as famílias". "Nunca houve lucros fabulosos na banca" João Salgueiro, presidente da Associação Portuguesa de Bancos, afirma que os bancos nacionais nunca tiveram lucros fabulosos, ao contrário do que tem sido noticiado. Disparate completo é como classifica as posições dos que têm defendido a necessidade de mais regulação na Banca na sequência da crise financeira mundial.

sábado, 18 de outubro de 2008

serão menos inteligentes?

é estranho que o SG só explique estas coisas aos seus militantes, deve ser a 4ª Via agora que a 3ª entrou em falência... As medidas sociais foram um dos eixos do discurso de Sócrates, que apresentou as linhas principais do OE aos militantes do PS da Federação da Área Urbana de Lisboa, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, no Parque da Cidade de Loures. O Secretario-Geral destacou a criação do abono pré-natal, que deverá beneficiar "mais de cem mil mulheres grávidas" e o aumento do abono de família em mais de 25%. "Neste orçamento, temos a nova medida de alargar o 13º mês a todos os escalões do abono de família, para dar um sinal de apoio às famílias", sublinhou José Sócrates. em principio 100.000 crianças irão resolver o deficit populacional mas deixou á esquecidas as tão contributivas mães ciganas, todas "mães-solteiras" já que os “casamentos” da etnia não o são face á lei... Entre as medidas que, no entender do secretário-geral do PS, configuram "uma nova geração de políticas sociais", está a consolidação do complemento solidário para idosos. "O nosso objectivo é que todos os idosos com rendimento abaixo dos 400 euros recebam um complemento que lhes permita viver com dignidade", afirmou o chefe do Governo, que considera que esse valor representa o "limiar da pobreza". em breve se saberá o valor do aumento, por isso convém apresenta-lo “em branco” aos velhos militantes... evitando perguntas incovenientes! O SG realçou ainda a reforço dos apoios na acção social escolar, como a criação do passe para alunos dos 4 aos 18 anos com 50% de desconto. claro que o passe só serve para Lisboa, Porto e pouco mais... ou as autarquias já deixaram de efectuar transportes? José Sócrates desfiou ainda um rol de medidas para ajudar as empresas, que enfrentam actualmente "condições muito difíceis". "Vamos baixar os impostos às empresas portuguesas", disse o primeiro-ministro, explicando que vai haver uma redução no Imposto sobre o Rendimento Colectável (IRC) de 25 para 12,5% nas firmas com até 12.500 euros de matéria colectável. Ou seja, em "mais de 80% das empresas, o imposto baixa para metade". O crédito bonificado pelo Estado para as pequenas e médias empresas, outra medida mencionada por Sócrates, vai, no entender do chefe do Governo, permitir aos empresários, responsáveis pela criação de "riqueza e emprego" no país, aceder ao crédito com "uma taxa de juro inferior à praticada no mercado". A explicação dos 20 mil milhões para a banca O primeiro-ministro explicou também que a lei que permite a concessão extraordinária de garantias à banca até 20 mil milhões de euros não é «para ajudar a banca», mas sim para «servir a nossa economia e as famílias». «A escassez de crédito que estávamos a viver estava a pôr em causa o investimento das empresas e o crédito às famílias», justificou José Sócrates e acrescentou, «é importantíssima para que a economia possa encarar com mais optimismo as respostas que a crise financeira internacional exige». bem se pode congratular... nós pagamos

Lisboa: 26 litros de água por metro quadrado!

Foram «apenas» cerca de 20 minutos de chuva intensa, mas foi o suficiente para deixar a cidade de Lisboa alagada um pouco por todo o lado. “Os bombeiros não tiveram mãos a medir durante toda a tarde e a sorte foi que o S. Pedro deu uma ajuda, com o sol a espreitar e a acelerar as operações de limpeza”. A Câmara, perdida em politiquices, é que se esqueceu que chegado o Outono caem as folhas que entopem as sarjetas... ou, inespertos em botânica, pensaram que as arvores eram de folha perene. Os sociocomunicantes mudaram e, em consequência, o “bruáá” porque as sarjetas não estavam não se ouviu! Convenhamos que isto de não as limpar é “crime” apenas quando a gestão da autarquia está na chamada Direita...
O nome do local diz tudo excepto para quem concebeu o actual traçado.
O Portugal Diário um dos poucos que esteve em alguns dos locais mais afectados pelas súbitas inundações, que chegaram mesmo a assustar os lisboetas. A situação mais grave foi vivida na zona de Sete Rios, quando, em poucos minutos, a água chegou até à cintura dos transeuntes. Nas imagens daquele jornal pode ver-se um carro que, com a força da enxurrada, foi arrastado até à porta dos restaurantes, de onde alguns clientes tiveram dificuldade em sair e viveram momentos de panico. O metro de Sete Rios, e o mini-centro comercial que ali existe, foi invadido pela água de um momento para o outro. «A água passou o passeio da rua, que não é normal, e entrou no átrio. Há um escoamento natural, que são as sarjetas, mas não deram vazante, naturalmente estarão entupidas até com material que veio das chuvas», disse o chefe de serviço do Regimento Sapadores de Bombeiros à Lusa. Também na Praça de Espanha se assistiu a um verdadeiro caos, com filas intermináveis de carros que não conseguiam passar, mais de meio metro de altura, de água. Os Túnel do Rego, do Campo Grande e os das Avenidas João XXI e dos Estados Unidos da América encheram-se de água.
... ó ZÉ! O túnel do Marquês não alagou !!!
Houve ainda abatimentos de terras e vias na Avenida Egas Moniz, em frente ao Hospital de Santa Maria. Praça do Chile, Avenida Almirante Reis e Campolide foram outras das zonas mais alagadas. O bombeiros atenderam 250 pedidos de ajuda e, de acordo com o comandante do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa, Joaquim Leitão, chegaram a chover 26 litros de água por metro quadrado. in PD 19 Outubro 2008

antigos combatentes: Governo reduz pensões

Um documento oficial do Governo, ontem emitido pelo Executivo num debate parlamentar, afirma que 256 mil antigos combatentes da Guerra Colonial irão ver os seus complementos de pensão reduzidos.
... do total dos 293 mil beneficiários do Complemento Especial de Pensão (que passará a chamar-se Suplemento Especial de Pensão), 256 513 (87,4%) "passarão a auferir benefícios monetários inferiores aos actuais", implicando isto uma poupança de 10,9 milhões de euros. A "nota justificativa" acrescenta que 36 858 antigos combatentes "passarão a auferir benefícios superiores aos actuais", custando isso quase 800 mil euros. segue-se a treta do costume: "Os ganhavam menos vão passar a ganhar mais. Os que ganhavam mais vão passar a ganhar menos", disse o ministro da Defesa. Nuno Severiano Teixeira apresentou a nova regulamentação como sendo "equilibrada, justa e financeiramente justificada". Os suplementos passarão a ser pagos directamente do Orçamento do Estado em vez de continuarem a ser por um fundo que "não tinha um cêntimo". A proposta aprovada no Parlamento pelo PS... A oposição criticou duramente a proposta... "Uma vergonha", disse o deputado Henrique Freitas. "Há ironias. Ontem discutimos 20 mil milhões para salvar os bancos. Hoje estamos a discutir três milhões de euros poupados à custa de antigos combatentes." DN Sábado, 18 de Outubro de 2008

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

subsídios a três dias das eleições

O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) adiantou, a três dias das eleições regionais, o pagamento de 75 por cento de ajudas aos agricultores açorianos (conforme consta do site do organismo na internet). Apesar de se tratar de subsídios que têm extensão nacional, o instituto não procedeu de igual forma em relação aos produtores agrícolas do Continente e da Madeira. ... Fonte oficial do Ministério da Agricultura referiu que “as orientações que o ministro Jaime Silva deu foram no sentido de que todos os pagamentos fossem feitos dentro das regras, entre Outubro e Dezembro.” A mesma fonte acrescentou que há três programas de desenvolvimento rural que integram estas ajudas (um para o continente e outros dois para Açores e Madeira). E acrescentou que, no caso das indemnizações compensatórias, o gestor de cada programa estabelece a data de pagamento. No continente serão pagas a 16/17 de Dezembro. Publico 17.10.2008 - 19h44 José Manuel Rocha Estes tugas são mesmo burros! Açores começa por “a” e a distribuição de subsídios é feita por “ordem socialisticamente alfabética”

Família

150000 empregos foi chão que deu uvas, agora a Agencia de Marketing e Imagem escolheu Família como palavra-chave para a Campanha do Partido Socialista. Iremos ouvi-la ou lê-la durante os próximos tempos, desde Sócrates a Costa passando por Vitorino e por todos os socialistas mais ou menos mídia-visíveis.
Confesso que é propagandisticamente muito boa embora a nós, mais velhos, cheire ao salazarismo bacoco que a usou na trilogia do regime...

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

no 16 de Outubro!

e o papa não é italiano Em 16 de Outubro de 1978 o polaco Karol Wojtyla é eleito sucessor do papa João Paulo I ( empossado em Agosto e falecido em Setembro ). A eleição de João Paulo II fica marcada por dois factos pouco comuns na história do papado: não era um membro da hierarquia do Vaticano e principalmente, não era italiano! Marcou profundamente a Igreja e o Mundo. 13 dias que abalaram o mundo Em 16 de Outubro de 1962 a Guerra Fria atinge o seu clímax, com a crise dos mísseis cubanos, quando um avião espião U-2 norte-americano, descobriu bases de mísseis soviéticos instalados em Cuba.Dois dias depois por ordem directa do Presidente Kennedy, ao largo da ilha de Vieques, perto de Porto Rico, a Marinha, a Força Aérea e os fuzileiros navais deram início a uma das maiores manobras conjuntas já realizadas. A crise durou 13 dias. O bloqueio a Cuba, dela resultante, ainda hoje se mantém!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

no 14 de Outubro

em 1990 morre aos 72 anos Leonard Bernstein Quem se lembra do MARIA ?

Nights of Silk and Tears!

Ernesto Cortazar - Nights of Silk and Tears -

500 nomeações políticas

O PSD acusou esta terça-feira o Governo de ter criado mais de 500 nomeações políticas e quadruplicado os gastos administrativos com a legislação que reorganiza os centros de saúde e exigiu a suspensão do processo. "O Ministério da Saúde prepara-se para nomear 74 directores executivos [de agrupamentos de centros de saúde] para substituir 18 sub-regiões de saúde", declarou o líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel, em conferência de imprensa, no Parlamento. Paulo Rangel acrescentou que "os 74 directores executivos vão nomear coordenadores e toda uma outra série de colaboradores: Pelo menos 500 e tal, podem chegar a 700", acrescentou. O deputado do PSD Carlos Miranda, também presente na conferência de imprensa, falou de um número superior: "mil novos comissários políticos" que entrarão em funções no início de 2009, ano de eleições. "Foi este Governo que disse que toda e qualquer nomeação na Administração Pública seria feita por concurso e faz agora esta OPA (oferta pública de aquisição) sobre a saúde. Não aceitamos esta OPA sobre a saúde", declarou o líder parlamentar do PSD. "Queremos que isto seja suspenso. Queremos que o Governo torne mais explícitos os critérios e que os directores executivos sejam escolhidos por concurso", anunciou Carlos Miranda. CM 14 Outubro 2008 - 18h14 não seria mais fácil dizer: “obviamente, demito-os!” mas percebemos... se forem governo terão 1000 tachos para distribuir!

alguém anda a gozar com a gente...

1. Supremo diz que feto de nove meses não é pessoa O Supremo Tribunal de Justiça recusou o pedido de indemnização reclamado por uma mulher, pela "perda do direito à vida do seu filho". Aos 20 anos, a mulher, grávida de nove meses, perdeu o bebé na sequência de um acidente de viação, ocorrido durante uma viagem em que seguia como passageira. 2. Tribunal liberta ladrão violento Um jovem, de 18 anos, foi detido pela Polícia Judiciária do Porto pela autoria de, pelo menos, dois assaltos pelo método de carjacking, em Abril e Maio deste ano, na zona do Grande Porto. Foi libertado, depois de ter sido ouvido pelo juiz, embora já tenha cadastro pelos mesmos crimes. 3. Derrapagens em obras vigiadas O Conselho de Prevenção da Corrupção já identificou as áreas de risco: obras públicas, parcerias público-privadas e aplicação de fundos comunitários. Serão estas as prioridades do recém-formado organismo liderado por Guilherme d'Oliveira Martins, que prometeu "um combate sério contra a corrupção". 4. Termo de identidade e residência quando nem tem residência Um romeno, apanhado em flagrante pela GNR a assaltar um estabelecimento, ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência, como medida de coacção, após ser presente a tribunal. O homem, de 29 anos, no entanto, não tem qualquer residência conhecida. ... O expediente foi elaborado e presente, com o detido, ao Tribunal de V. R. Sto. António, mas o procurador do Ministério Público, perante o que lhe foi apresentado, optou por nem ouvir o suspeito. Da mesma forma, o detido também não foi presente a qualquer juiz de instrução criminal, com o procurador a delegar a tarefa de recolha de declarações do suspeito num funcionário judicial. Este aplicou-lhe a medida de coacção mais baixa. Em comunicado sobre a detenção, a GNR refere que o detido é "supostamente residente em Espanha". Ainda no comunicado, a GNR refere que "o cidadão romeno detido, bem como os indivíduos que se puseram em fuga, são suspeitos da prática de outros furtos ocorridos na região". O Correio da Manhã tentou contactar a Procuradoria-Geral da República, para obter um comentário a este caso mas, até à hora de fecho desta edição, não foi possível... 5. Tribunal liberta ladrão violento Um jovem, de 18 anos, foi detido pela Polícia Judiciária do Porto pela autoria de, pelo menos, dois assaltos pelo método de carjacking, em Abril e Maio deste ano, na zona do Grande Porto. Foi libertado, depois de ter sido ouvido pelo juiz, embora já tenha cadastro pelos mesmos crimes. O suspeito actuava sempre de cara tapada e usava uma arma para intimidar as vítimas. Num dos casos, o roubo de um carro envolveu ainda o sequestro do condutor do veículo. O indivíduo já tem antecedentes criminais, designadamente num outro caso de carjacking com recurso a violência, ocorrido em Paranhos, em Março deste ano. Ontem, o arguido foi libertado pelo juiz de Instrução Criminal que o ouviu em primeiro interrogatório judicial. Está agora obrigado a apresentar-se uma vez por semana no posto policial da área de residência, até ao início do julgamento. 6. PSP de Telheiras apeada A esquadra da PSP de Telheiras, em Lisboa, esteve na última madrugada sem um único veículo operacional. O velhinho Citroën Xsara não pôde circular por... falta de faróis. Ao mesmo tempo, um dos mais recentes Renault Mégane está parado à porta da esquadra devido a avaria, enquanto outros três Skoda Octavia estão na garagem à espera de revisão. O problema foi "remediado"ontem de manhã garantiu ao CM fonte policial. "Resolveu-se o problema dos faróis. Agora já só tem os pneus carecas, falta de travões e um radiador onde se tem de acrescentar água a cada 20 ou 30 quilómetros. Vamos ver quanto tempo aguenta." 7. Lisboagate Luís Duque, ex-presidente da SAD do Sporting e actual vereador para as Obras Municipais da Câmara de Sintra, teve também uma casa da Câmara de Lisboa. Ontem, António Costa revelou que a autarquia já está a estudar os procedimentos legais para actualizar as rendas mensais dos fogos municipais, uma vez que "há valores escandalosamente baixos. CM Terça-feira, 14 de Outubro de 2008 8. dois anos decorridos e nenhum projecto aprovado! O atraso que pautou o arranque do QREN mereceu também o aval negativo dos autarcas que se queixam de atrasos ao nível do andamento das obras necessárias ao bem-estar da população. “Travou muitos investimentos previstos”, sublinhou o autarca de Pampilhosa da Serra, notando que “quase todos os municípios têm as obras lançadas previstas para estas candidaturas, na perspectiva de que sejam financiadas”. “O problema é que temos dois anos decorridos e nenhum projecto aprovado. É uma realidade que não podemos escamotear”, defendeu o autarca de Oliveira do Hospital, contando que a câmara a que preside já avançou com um conjunto de obras “a contar com o financiamento do QREN”. “Com excepção da candidatura do centro escolar, nenhuma outra candidatura foi aprovada, porque não houve sequer a oportunidade de as apresentar porque não foram abertos os programas”, acrescentou Mário Alves. Também o autarca de Penalva do Castelo fala em “dois anos perdidos”, não descurando também a realidade de que para “os pequenos centros urbanos apenas há 10 milhões de euros para os 74 municípios”, o que considera “manifestamente insuficiente”.

...ainda temos Humor!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Fátima - milagre do sol

...quem chumbou linha da Boavista!

Porto, 13 Out (Lusa) - A concelhia do Porto do PS recordou hoje que foi "o Governo do Dr. Santana Lopes e do PSD que chumbou a linha da Boavista e tentou congelar o financiamento do Metro do Porto". Em comunicado, os socialistas afirmam que, na ocasião, "foi o PS, em defesa de um dos seus mais emblemáticos projectos para a Área Metropolitana do Porto, quem levantou a sua voz em defesa dos interesses da população e foi o PS quem se deu ao respeito". Para a concelhia socialista, "a opção do Governo é a que melhor serve o interesse da cidade e dos portuenses. A problemática abordada trata de pessoas e, simplesmente, a linha do Campo Gay passa onde elas circulam em muito maior número".
ora bem, descobriram mais uma... a curto prazo ainda vamos descobrir que PSL é “alegre” !

Noite Branca nas mãos de ladrões

a noticia inicial,
Todos os segredos do Ministério Público escondidos no computador portátil de trabalho da procuradora da República Helena Fazenda, por exemplo, os grandes trunfos da Acusação no processo 'Noite Branca', resultado das investigações à vaga de homicídios no Porto, estão agora nas mãos dos ladrões. O portátil foi roubado na quinta-feira de casa da magistrada, em Lisboa e há o perigo de acesso à identidade de testemunhas e conteúdo de escutas telefónicas. ...
mas, Contudo, em comunicado enviado à agência Lusa, a procuradora Helena Fazenda confirma a ocorrência do assalto à sua casa, que diz ter sido «um acto Fortuito» e «sem relação» com a sua actividade profissional, «designadamente com as investigações» de que é responsável, como «as investigações dos crimes associados à noite do Porto». TSF 121008 como nos idos de 75... o PC não estaria em “boas mãos”!
e também, Helena Fazenda questiona o objectivo das notícias sobre o assalto de que foi vitima. "A forma como estão a ser explorados os factos só pode revelar interesses pouco claros direccionados ao comprometimento das mesmas investigações". DN 131008 e teríamos ficado esclarecidos... mas, a PJ suspeita de furto cirúrgico Dos três computadores que a procuradora Helena Fazenda tinha em casa, o PC de secretária e dois portáteis, só um foi levado na quinta-feira pelos assaltantes, confirmaram ao Correio da Manhã fontes policiais. E além de bens pessoais, escolheram precisamente o portátil de trabalho da magistrada - o que leva a PJ a testar a hipótese de um ataque cirúrgico só para aceder a dados secretos. CM 13 Outubro 2008 porque é que “a seguir” vem sempre um “desmentido”? Será que o inicial é um “mentido”?

Rede de cuidados continuados ?

O CDS-PP exige conhecer melhor o panorama dos cuidados paliativos em Portugal. É que segundo a deputada Teresa Caeiro, a ministra da Saúde revelou recentemente, no parlamento, que existem apenas 50 camas para estes cuidados na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). Uma realidade muito aquém das necessidades do País, que revela uma evolução "demasiado lenta", diz a deputada centrista. Segundo a Organização Mundial de Saúde, deveriam existir entre 80 a 100 camas de cuidados paliativos por milhão de habitantes. De acordo com Alice Cardoso, responsável pelo grupo de trabalho dos Cuidados Paliativos do Ministério, em Março, estavam em funcionamento oito unidades de cuidados paliativos, cinco dasquais integradas na RNCCI, o que representava uma capacidade de70 camas. O Governo promete apresentar dados actualizados ainda esta semana. DN 131008 mas, Ana Jorge, a Ministra da Saúde, disse que a Rede de Cuidados Continuados responde aos desafios e às necessidades dos portugueses. “Os hospitais não estão à altura de responder às necessidades da população, daí a importância da rede social”, afirmou. Lembramos que na Região Centro, a Rede de Cuidados Continuados, uma reforma que o primeiro-ministro considerou "a mais consensual" no seio do SNS, arrancou com 373 camas, tendo atingido as 659 camas em Abril último, traduzindo um crescimento de 77 por cento. Actualmente, a região dispõe de 102 camas de convalescença, 246 de média duração, 287 de longa duração e 24 de cuidados paliativos. Jornal Horizonte in ( http://62.48.195.21/horizonte/index.php?option=com_content&task=view&id=543&Itemid=2 ) e também, Sócrates sublinhou, como duas políticas governamentais de sucesso, a criação das unidades de cuidados continuados integrados, através da qual já foram criadas 2.690 camas e o complemento solidário atribuído a 131 mil idosos. Noticias do Douro Edição de 10-10-2008
confusos?
Eu Não... não votei neles!