terça-feira, 23 de setembro de 2008

País dos reformados

... ninguém nos bate, seja na Europa, nas Américas ou na Oceânia, nas políticas sociais de integração e valorização dos reformados. Aí estamos na vanguarda, mas muito na vanguarda. De acordo com os novos tempos, em que a esperança de vida é maior e, portanto, decidindo-se por não colocar na prateleira pessoas ainda com muito a dar à sociedade. Nos últimos tempos, quase não passa dia sem que haja notícias animadoras a este respeito.
Veja-se:
- O Presidente da República é um reformado; - O mais "mortinho por ser" candidato a Presidente da República é um reformado; - O ministro das Finanças é um reformado; - O anterior ministro das Finanças já era um reformado; - O ministro das Obras Públicas é um reformado; - Gestores ilustres e activíssimos como Mira Amaral e Fernando Gomes são reformados; - O novo presidente da Galp é um reformado; - Entre os autarcas, garantiu-o o presidente da ANMP, há "centenas, se não milhares" de reformados; - O presidente do Governo Regional da Madeira é, um reformado!
E assim por diante...
Digam lá qual é o país da Europa que dá tanto e tão bom emprego a reformados, que valoriza os seus quadros, independentemente de já estarem a ganhar uma pensãozita, que combate a exclusão e valoriza a experiência dos mais (ou menos...) velhos! Ao menos neste domínio, ninguém faz melhor que nós. Ainda hão-de vir todos copiar este nosso tão generoso "Estado Social".
agradeço ao anónimo que me enviou este bom pedaço de "estudo sociologicamente profundo"