quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O mundo escolhe Obama...

Mc Cain só à frente na Namíbia e no Azerbaijão. Portugal adere à votação
Às 18 horas e 23 minutos de ontem já 40 696 pessoas de 144 países tinham escolhido. O resultado era claro: se o mundo votasse, escolheria Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos.
Segundo a votação mundial em curso nosite iftheworld- couldvote.com 85,2% dos habitantes do planeta querem ver o democrata na Casa Branca. Já o republicano, John McCain, é o preferido de apenas 14,8% dos votantes.Esta sondagem global foi criada por três adolescentes da Islândia - que dizem não ter preferências políticas - por uma questão de curiosidade: "O Presidente dos EUA é um homem poderoso, talvez o mais poderoso do mundo. Por isso, toda a gente parece ter uma opinião sobre quem deve ser o próximo presidente. Nós pensamos que seria interessante saber o resultado se o mundo votasse."Os dados por país mostram diferenças acentuadas. Em Portugal, onde já votaram 2745 pessoas - um dos números mais elevados de participantes - quase 94% das pessoas preferem Obama, um valor muito próximo de outros países europeus, como a França, a Alemanha e a Espanha. Os únicos países onde McCain lidera são o Azerbaijão e a Namíbia, com 100% dos votos, e na Geórgia, com 66,7% dos votos. No Quénia, país de origem do pai de Obama, os votantes estão divididos ao meio: 50% para cada candidato. Segundo a sondagem online, nos EUA, Obama é o preferido, com 80% dos votos, contra os 20% de McCain. Mas estes números estão longe dos resultados dos estudos de opinião nacionais que colocam os dois adversários lado a lado na corrida para a Casa Branca.
Na sondagem diária da Gallup, McCain lidera com 47 pontos, um ponto mais do que Obama. DN Quarta, 17 de Setembro de 2008 HUGO COELHO
O mundo escolhe Obama ... e os americanos quem vão escolher?