quarta-feira, 30 de julho de 2008
uma mulher de coragem...outra a engolir sapos...
terça-feira, 29 de julho de 2008
segunda-feira, 28 de julho de 2008
primeira grande guerra
Portugal participou no primeiro conflito mundial ao lado dos Aliados, o que estava de acordo com as orientações da República ainda recentemente instaurada.
Na primeira etapa do conflito, Portugal participou, militarmente, na guerra com o envio de tropas para a defesa das colónias africanas ameaçadas pela Alemanha. Face a este perigo e sem declaração de guerra, o Governo português enviou contingentes militares para Angola e Moçambique.
Em Março de 1916, apesar das tentativas da Inglaterra para que Portugal não se envolvesse no conflito, o antigo aliado português decidiu pedir ao estado português o apresamento de todos os navios germânicos na costa lusitana. Esta atitude justificou a declaração oficial de guerra de Portugal em relação à Alemanha e aos seus aliados, a 9 de Março de 1916 (apesar dos combates em África desde 1914).
Em 1917, as primeiras tropas portuguesas, do Corpo Expedicionário Português, seguiam para a guerra na Europa, em direcção à Flandres. Portugal envolveu-se, depois, em combates em França.
Neste esforço de guerra, chegaram a estar mobilizados quase 200 mil homens. As perdas portuguesas atingiram quase 10 mil mortos e milhares de feridos, além de custos económicos e sociais gravemente superiores à capacidade nacional. Os objectivos que levaram os responsáveis políticos portugueses a entrar na guerra saíram gorados na sua totalidade. A unidade nacional não seria conseguida por este meio e a instabilidade política acentuar-se-ia até à queda do regime democrático em 1926.
Dos 20.000 soldados que compunham o CEP, cerca de 15.000 encontravam-se nas linhas da Frente, comandados pelo General Gomes da Costa. No dia 8 de Abril de 1918, as tropas finalmente ouviram a notícia pela qual tanto ansiavam - no dia seguinte iriam ser transferidas para as linhas da rectaguarda.
Na madrugada do dia 9 de Abril, uma ofensiva levou 50.000 alemães sobre as trincheiras portuguesas, com efeitos desastrosos - 7.500 baixas do lado português!
ele arrecada mais 51 000 Euros por ano!
Ministros ganham mais do que Sócrates
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Fernanda Baptista
do 25 de Julho
A Batalha de Ourique desenrolou-se significativamente, de acordo com a tradição, no dia de Santiago, que a lenda popular tinha tornado patrono da luta contra os mouros; um dos nomes populares de São Tiago Maior, era precisamente Matamouros.
quinta-feira, 24 de julho de 2008
QREN não gastou 62 milhões em 2007
24 de Julho
nos nossos parques e reservas nacionais!
mas atão para que é são os nossos impostos?
mais futebol,menos fátima e pouco fado... canhotos!
amantes do futebol...á custa dos impostos do povo
quarta-feira, 23 de julho de 2008
terça-feira, 22 de julho de 2008
segunda-feira, 21 de julho de 2008
sábado, 19 de julho de 2008
sexta-feira, 18 de julho de 2008
já este ano…mais multas em Lisboa e Porto!
… os Tugas ainda não perceberam que “o coiso” é para , mais cedo ou mais tarde, multar carros em estacionamento ilegal, sem que o "axente d'auturidad" saia da sua viatura (nova e paga por nós)!
O MUNDO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
‘um jeito’ ao Governo...
quinta-feira, 17 de julho de 2008
quarta-feira, 16 de julho de 2008
Notícia PÚBLICO - Última Hora
Notícia PÚBLICO - Última Hora
eu já acredito em brujas!
Sei que as Agencias de Publicidade dos politicos também o sabem e jogam com os atrasos do povo !
Mas só um povo inculto, pouco inteligente e, principalmente, muito burro é que não consegue cruzar a informação que recebe com aquela que devia ter memorizado... apesar das fabulosas "notas" na matemática da ministra!
Sempre que V.Constancio aparece nas TV's a crise aumenta. Real ou Artificialmente! mas aumenta sempre!
Não importa o Governo que está no poder.
A Sexta-Feira 13 está -lhe, desde sempre, nas sudoriperas!
domingo, 13 de julho de 2008
os avós congratulam-se...
com este albino a Confederação já é a dos AVÒS...
32 anos? Realmente para além de apoiarem os governos socialistas nacionais o que mais é que eles fizeram!
Quem é que lhes paga? E quanto?
...segurança!
O Ministério da Administração Interna reiterou hoje que a visita do ministro Rui Pereira ao concelho de Loures sábado, um dia depois dos confrontos com armas de fogo na Quinta da Fonte, estava prevista desde a semana passada SOL 12Jul08
Ah! Ah! Ah! ... e os confrontos estavam agendados desde quando?
outra vez em Oeiras
A PSP decidiu reforçar a "atenção" às praias da Torre e Santo Amaro, no concelho de Oeiras, depois de ontem ter identificado oito jovens e apreendido armas brancas, disse fonte da polícia."Foi decidido reforçar a atenção nas praias da Torre e de Santo Amaro de Oeiras", disse fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP. O "Correio da Manhã" noticia hoje que oito jovens foram identificados e várias armas brancas apreendidas numa intervenção realizada ontem à tarde na Praia da Torre. O acesso à praia chegou a estar bloqueado.Depois de um cabo-do-mar da Capitania do Porto de Cascais ter alertado a PSP de Oeiras para a presença de jovens armados com facas e bastões, a PSP bloqueou as entradas da praia, escreve o jornal. O "Correio da Manhã" adianta que ninguém foi detido por não ter havido flagrante delito, já que os jovens enterraram as facas e os bastões na areia. A PSP vai analisar as armas e tentar identificar os proprietários. 13.07.2008 - 13h20 Lusa, PÚBLICO
Ver 21Jun08
Atiradores em liberdade
Polícia reforça presença na Quinta da Fonte
Dispararam sobre tudo o que mexia e até foram filmados enquanto o faziam. No entanto, devido à lei aprovada em Setembro do ano passado, os dois jovens que foram detidos na sexta-feira na Quinta da Fonte foram ontem postos em liberdade por falta de flagrante delito.
Os dois homens de etnia cigana, ambos com 23 anos, depois de passarem a noite na esquadra de Sacavém, estiveram ontem presentes no Tribunal de Loures, onde foram ouvidos em primeiro interrogatório judicial durante duas horas e postos em liberdade. Indiciados por posse ilegal de arma e participação em motim, os jovens terão agora de se apresentar duas vezes por semana na esquadra de Loures.
O processo está nas mãos do Ministério Público, que dirigirá a investigação e poderá avançar com procedimento criminal. De acordo com o Código Penal, os dois indivíduos, a quem foram apreendidas as armas e diversas munições, incorrem em penas até dois anos pela participação em motim e até cinco anos no caso de posse de arma proibida.
Na Quinta da fonte a notícia da libertação dos jovens foi vista como 'injusta' pela comunidade africana. 'Natural', pela comunidade cigana. Por estas razões, a PSP reforçou ontem a presença no bairro. Aos agentes de Loures juntaram-se elementos das Brigadas de Intervenção Rápida e da Unidade Especial de Polícia. Sempre em duplas e armados de shotgun, procuraram mostrar a sua presença de forma a evitar a repetição dos confrontos. CM 13 Julho 2008 - 14h30
“porreiro, pá!”
O Governo português apoia «sem qualquer ambiguidade nem nenhuma hesitação» a recondução de Durão Barroso como presidente da Comissão Europeia, considerando-a «importante para o país», afirmou este domingo em Paris o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado. PD 13 Julho 2008
sábado, 12 de julho de 2008
O BCE e o aumento das taxas de juro
O BCE deve, por imperativo do seu mandato, aumentar a taxa de juro de refinanciamento, sob pena de permitir um perigoso crescimento generalizado dos preços e uma degradação do crescimento económico, com aumento de desemprego.
Quanto maior for uma taxa directora, mais dinheiro é retirado do mercado, consequentemente
Havendo menos dinheiro haverá uma menor pressão compradora teoricamente diminuindo ou estagnando os preços...
Só ganha com a inflação quem se endividou para além das suas possibilidades.
Perdem aqueles que têm rendimentos fixos e os que poupam, a quem são oferecidas taxas de remuneração líquidas abaixo da inflação.
sexta-feira, 11 de julho de 2008
Estado da Nação: CONTAS FURADAS
O plano era simples - e nada original, por sinal. Funcionaria assim: nos dois primeiros anos José Sócrates forçaria o País a apertar o cinto, em nome da contenção das contas públicas; nos dois últimos anos desapertaria o cinto, nomeadamente baixando os impostos.
A parte da consolidação orçamental correu genericamente bem (até Manuela Ferreira Leite já reconheceu o "mérito" do Governo na redução do défice). Em Março, José Sócrates deu um pequeno sinal do desafogo que poderia aí vir, baixando a taxa máxima do IVA em um por cento (de 21 para 20 por cento). Entusiasmado, em Outubro de 2006 o ministro da Economia, Manuel Pinho, já tinha avançado: "A crise acabou."
Viu-se. Em 20 de Maio, na RTP1, no seu comentário político semanal, António Vitorino, figura de topo no "baronato" socialista - só não foi líder porque não quis - constatou uma evidência: "As contas saíram furadas ao Governo." O Executivo planeava "fazer reformas na primeira metade da legislatura", apostar na "consolidação das contas públicas", para depois, na segunda metade, actuar em cenário de "crescimento económico".
O choque petrolífero e o agravamento da crise do subprime baralharam completamente as contas a José Sócrates. Há pouco mais de um mês, a "crise" - palavra que o Governo já começou a assumir, embora a custo - atingiu um pico de dramatismo: pequenos e médios camionistas organizaram um bloqueio nacional que deixou à míngua muitas bombas de gasolina e esvaziou muitas prateleiras de supermercados.
Robin de Maçada no estado a que a nação chegou!
quarta-feira, 9 de julho de 2008
GALP...dos Santos
«Este tipo de situações em que o Governo e a Assembleia da República aprovam a decida do IVA» e em que posteriormente o «IVA não se reflecte no preço final aos consumidores» não têm explicação, disse à TSF Jorge Seguro.
O deputado socialista adiantou que o partido quer «saber exactamente aquilo que se passou», em concreto a 15 de Julho, quando o presidente da Galp, Ferreira de Oliveira, for à Comissão Parlamentar de Economia apresentar explicações sobre o caso. TSF 090708
denuncia, escutas telefonicas e agora: CENSURA!
O PovoaOnline, um blogue crítico da autarquia da Póvoa de Varzim, foi removido da web na passada semana, após notificação judicial datada de Maio. O fecho do blogue é uma medida extrema e provavelmente inútil, exemplificada pela rápida abertura do PovoaOffline, outro blogue alegadamente do mesmo autor, e que se encontra disponível em http/povoaoffline.blogspot.com.
No entanto, quem não gostar do que é dito num blogue pode agora requerer o seu encerramento e argumentar com esta decisão, apesar da jurisprudência europeia não estar facilitada.
Num caso quase semelhante decidido esta semana em Espanha, o tribunal condenou o autor do blogue Merodeando a pagar 9 mil euros por difamação e ataque à honra da Sociedad General de Autores. O autor, que vai recorrer da sentença, deve agora remover os comentários acusadores e publicitar a sentença.No caso português, a empresa Google explicou ao DN que "cumpre com qualquer processo legal válido", como autorizações de buscas ou outras ordens dos tribunais, e que "proíbe alguns conteúdos de serem colocados nos seus servidores", ao abrigo dos Termos do Serviço (TdS). A empresa clarifica que "quando somos notificados sobre a existência de conteúdos que violam" os TdS, "agimos rapidamente para os rever, e para determinar se realmente violam aquelas políticas". Nesse caso, "retiramo-los imediatamente".
Na sua política de conteúdo, o Blogger defende que a censura dos conteúdos "vai contra um serviço que se baseia na liberdade de expressão". Mas há limites a esses conteúdos, nomeando a pornografia e obscenidades, conteúdos de incitação ao ódio ou violentos, violações ao direito de autor, publicação não autorizada de informação pessoal ou confidencial, personificação de terceiros, uso para fins ilegais do serviço, ou distribuição de spam, malware ou vírus informáticos. Os textos do PovoaOnline não encaixam em nenhuma destas limitações.
para ler como antigamente,,,nas entrelinhas!
Emissora suspensa em Angola
Segundo Luís de Matos, a Rádio Despertar por mais de uma vez foi notificada pelo Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) para regularizar a sua situação, que, segundo esta instituição, não estava de acordo com a legalidade.
A Rádio Despertar, próxima da UNITA, está sedeada em Viana, a 20 quilómetros de Luanda, emite em FM e tem autorização para cobrir apenas para a província de Luanda.
“O INACOM é que estabelece o limite e sei que foram notificados [responsáveis
da Rádio Despertar] várias vezes porque estavam fora dos padrões”, frisou Luís de Matos.
O Governo angolano comunicou hoje à Rádio Despertar que as emissões vão ser suspensas por um período de 180 dias, alegando que a estação cobre uma área substancialmente superior à autorizada pelo alvará de emissão.
a decisão assemelha-se ao que aconteceu no Zimbabué, onde o seu Presidente, Robert Mugabe, prendeu pessoas, nomeadamente jornalistas e "aniquilou" outras.
"A única diferença é que Angola produz dois milhões de barris de petróleo por dia e o Zimbabué não produz.
para além dos “amorins e amarais” quem é que se acredita?
As eleições legislativas em Angola estão marcadas para 05 de Setembro próximo e a campanha eleitoral começa a 05 de Agosto.
lá conseguiram calar a Unita!
terça-feira, 8 de julho de 2008
Amélia Rey Colaço.
Casa, em Dezembro de 1920, com o actor Robles Monteiro. No ano seguinte os dois fundam uma companhia própria - será a mais antiga da Europa, com 53 anos de existência - a Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, sediada no Teatro Nacional D. Maria II.
A sua companhia é oficialmente extinta em 1988, altura em que a actriz se vê obrigada a leiloar o recheio da casa do Dafundo (cedida pela marquesa do Cadaval) e a abandoná-la, já depois de deixar, em 1968, a moradia onde nascera, na Lapa.
Em princípios de 1974, Amélia Rey Colaço regressa ao São Luiz, de onde partira. Pouco depois dá-se o 25 de Abril. Percebendo que a vão encarar como um símbolo do Estado Novo, suspende a companhia e sai de cena.
Assume a injustiça com dignidade, com discrição. Para trás dela ficam espectáculos como Castro, Salomé, Outono em Flor, Romeu e Julieta, O Processo de Jesus, Topaze, A Visita da Velha Senhora, Tango - consideradas obras-primas, patrimónios da cultura nacional - e uma interpretação no cinema (O Primo Basílio, de Georges Pallu em 1923). O último grande papel desempenhara-o aos 87 anos na figura de D. Catarina na peça de José Régio. em http://pt.wikipedia.org/
domingo, 6 de julho de 2008
O país dos Efeitos Especiais
Por isso Sócrates tem um tão grande fascínio pela tecnologia: ela consegue tornar o irreal, a mais pura das realidades. Só que agora começam a ser visíveis os seus defeitos especiais. José Sócrates foi à televisão dizer que ajuda os velhos pobres, mas ignora os novos pobres, fruto da destruição acentuada do grupo social que sempre foi o sustentáculo dos Governos do Bloco Central: a classe média. Tira da manga o trunfo da baixa do IMI, quando não é o poder central que o efectua, mas sim as câmaras que vão ter de se debater com a quebra das receitas.
Fernando Sobral
fsobral@mediafin.pt
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=322724
sábado, 5 de julho de 2008
eu também queria ir a Saporo!
Cinco mil pessoas ligados a organizações não governamentais, sindicatos e a grupos de activistas desfilaram este sábado pelas ruas de Sapporo, no norte do Japão, antes da cimeira do G8, que começa na segunda-feira. CM 05 Julho 2008 - 14h23
eu também gostava de ser de esquerda e ter dinheiro para ir a Sapporo... mas apenas sou canhoto e viajar para Saporo só com pais ricos!
secos e molhados o outros?
O trabalho de um detective privado contou, durante semanas, com a ajuda de um inspector que usou uma viatura e máquinas fotográficas da Polícia Judiciária (PJ) para a realização de vigilâncias. Quatro agentes da PSP faziam o mesmo. A rede de investigação privada incluía ainda três funcionários de operadoras móveis de telecomunicações. cm 05 Julho 2008 - 00h30
fumo sem fogo?
O comunicado indica apenas que o actor e encenador decidiu abandonar a chefia daquele teatro para iniciar novas funções a direcção do Teatro Nacional D. Maria II de um tal de Almeida Garret que já saiu dos livros...!
200 anos após...
sexta-feira, 4 de julho de 2008
postos de vigia florestal fechados entre a meia-noite e as oito da manhã
Vinte e seis incêndios estavam activos às 18:00 de hoje, 19 dos quais por circunscrever em dez distritos portugueses, segundo d ados do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC). As chamas afectavam localidades dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra , Guarda, Leiria, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
http://gerotempo.blogspot.com/2006/08/357-vinte-e-seis-incndios-activos-19.html
Factura da água aumenta este mês com nova taxa
"Empresas públicas roubam os cidadãos"
...e a culpa vai ficar solteira!
"Situação económico-financeira débil" e gastos de 4,8 milhões de euros com viaturas de serviço e prémios de incentivo. O Tribunal de Contas não poupa o grupo Águas de Portugal e recomenda a "imediata reestruturação".
Apesar dos "resultados operacionais negativos" de 75,5 milhões de euros entre 2004 e 2006 foram atribuídos, naquele período, prémios de incentivo no valor de 2,3 milhões de euros. O TC realça que "a política de atribuição dos prémios não está assente num sistema indubitavelmente claro e transparente, nem está associado à concretização de objectivos, já que no grupo não existe avaliação de desempenho por objectivos, orientado para resultados".
O presidente da Águas de Portugal escusou-se hoje a comentar o relatório do Tribunal de Contas que aponta para uma situação económico-financeira "débil" do grupo, alegando desconhecer por enquanto as notícias sobre o assunto.
Pedro Serra assumiu a presidência do grupo Águas de Portugal (AdP) em Maio de 2005, sucedendo a Poças Martins.
"Estamos a falar de Luís Machado e Poças Martins", refere o
ministério das Obras Públicas que responsabilizou hoje os presidentes que se seguiram ao actual ministro Mário Lino à frente das Águas de Portugal pela actual situação da empresa, culpando-os de não terem aplicado os planos deixados por Mário Lino.
"A estratégia de gestão lançada pelo engenheiro Mário Lino não foi seguida em muitos aspectos, tal como foi lançada", disse á agência Lusa fonte oficial do ministério. Lisboa, 04 Jul (Lusa)
ai, o tratado lula-socrates!!!
Governo assume desinvestimento na disciplina de Português O secretário de Estado da Educação reconhece que apostou na matemática e a disciplina de Português ressentiu-se. A média desceu para valores negativos - 9,7%. Valter Lemos já demonstrou preocupação com os resultados, recusa as críticas de facilitismo na Matemática e assume que houve desinvestimento no Português. RTP Sexta, 4 de Julho de 2008
quinta-feira, 3 de julho de 2008
publicidades do menino d'oiro!
globalizações!
quarta-feira, 2 de julho de 2008
terça-feira, 1 de julho de 2008
toma lá ké demókratico
No lançamento de uma biografia de José Sócrates da autoria da jornalista Eduarda Maio, sob a chancela da Esfera dos Livros, o ex-ministro elogiou a autora do livro (“uma investigação exaustiva” que é “fácil de ler”) mas em relação ao próprio biografado foi verdadeiramente hiperbólico.
Fez inclusivamente “sombra” ao outro apresentador da obra, portador de cartão
de militante do PS, o ex-ministro e ex-comissário europeu AntónioVitorino.
Dias Loureiro declarou-se “emocionado” com o “lado dos afectos” retratado na biografia (intitulada “José Sócrates – O menino de ouro do PS”), sobretudo na parte em que a autora referiu a ligação do líder socialista à aldeia transmontana
onde nasceu há 50 anos, Vilar de Maçada.“ Há duas coisas que não podemos escolher: os nossos pais e a terra onde nascemos. Temos a obrigação de respeitar essa herança, amá-la e transmiti-la”, afirmou.
Mas Dias Loureiro elogiou também as características políticas de Sócrates.
Por exemplo, a sua “atenção aos detalhes”. “Só quem está atento aos detalhes pode fazer grandes coisas.
Essa é uma característica dos grandes homens.”
Elogiou-lhe também a “sensatez” e a “prudência” e ainda o seu “optimismo”:
“O optimismo de Sócrates faz muito bem a Portugal”.
num programa de entretenimento!
“Marcelo Rebelo de Sousa já disse tudo e o seu contrário”, disse Jaime Silva, em entrevista ao Rádio Clube.
“Quando tomei posse disse que eu era competentíssimo!”
“Acho que lhe falta uma coisa: falta-lhe a grandeza dos grandes políticos. Que é o debate e o contraditório.
Esta coisa de num programa de entretenimento, um pouco quase como o Gato Fedorento, chega, bate e foge, não é dos grandes políticos”, afirmou.
“Foi longe de mais, eu acho que é uma falta de respeito”, disse ainda. “Quando as pessoas se manifestam sobre outras que não conhecem de todo, eu acho que há aqui um problema de honestidade intelectual.
Seguramente Marcelo Rebelo de Sousa não tem os mesmos padrões de rigor, de honestidade intelectual, que são os meus”,frisou.