sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

New Britain


O bom resultado eleitoral do Partido Nacionalista Escocês neste contexto político parece indicar a inevitabilidade de que a Escócia tenha começado um novo caminho que a poderá levar à independência. ( in Danos colaterais por Diana Soller)
Curiosamente, uma maioria significativa dos tories também permite ao primeiro-ministro ser mais flexível nas negociações do que foi em campanha. Por isso, o acordo de saída deverá ser finalizado muito rapidamente, mas continua tudo em aberto relativamente ao acordo futuro. (in Boris Johnson ganhou por José Manuel Fernandes)
Talvez tenha sido isso o que Boris Johnson melhor compreendeu: conseguiu forçar os outros partidos a debaterem o Brexit na campanha, mas, enquanto a oposição revisitava argumentos antigos sobre vantagens e desvantagens, riscos e medos, o líder conservador bateu apenas na tecla do “Resolver”. (in Nem ficar, nem sair. Os britânicos já só quiseram resolver por Sara Antunes de Oliveira)
Os opositores do Brexit queriam um segundo referendo — e foi isso mesmo que tiveram esta quinta-feira. Mas, afinal, parece que os eleitores não se enganaram, não foram enganados nem se distraíram quando votaram pela saída da UE em 2016. (in Queriam um segundo referendo, não queriam? por Miguel Pinheiro.
A vitória da Democracia é ainda a confirmação de que a bicicleta europeia não anda sempre para a frente. O futuro da UE continua a dividir-se entre uma federação com poucas preocupações de legitimidade democrática e uma união de Estados soberanos fundada na legitimidade democrática. (in A vitória da Democracia por Ricardo Pinheiro Alves)