terça-feira, 15 de outubro de 2013

MAI proíbe manifestação na Ponte

O ministério da Administração Interna proibiu a realização da manifestação de 19 de outubro convocada pela CGTP para a Ponte, por razões de segurança, disse hoje à Lusa fonte do gabinete de Miguel Macedo. .
Talvez fosse interessante explicar o fenómeno da "ressonancia fisica" aos menos habilitados (embora duvide que "a fonte" o conheça):
“Quando um corpo capaz de oscilar sofre uma série periódica de impulsos, com uma frequência igual a uma das frequências naturais de vibração do corpo, este, em geral é posto em vibração com uma  relativamente grande amplitude de onda.
Uma ponte, ou qualquer estrutura, é capaz de vibrar com certas frequências naturais. Por exemplo se, num momento físico, a “marcha” for próxima de umas das frequências naturais de vibração da ponte, esta poderá romper por ter atingido a tal amplitude de vibração muito alta.
Talvez a obrigatoriedade do uso de calçado com sola absorvente, que colocaria a “marcha” em igualdade de circunstâncias às provas de atletismo, resolvesse a questão…
Já agora:
prevê-se um vento de OSO, da foz para o Mar da Palha, superior a 22 km/h
Resumindo: Eu não arriscava!
(é "estranho" como me lembro destas coisas da física que estudei no liceu há mais de cinquenta anos e que, ao que julgo, agora só chegam, quando chegam, em áreas muito especializadas das faculdades. Mas, convenhamos, a formula é difícil e poderia queimar muitos neurónios!)