segunda-feira, 22 de outubro de 2012

juros a acrescentar à divida...


O PSI20 fechou a sessão a valorizar 0,47% para 5.468,65 pontos.
O saldo da balança comercial portuguesa foi positivo nos primeiros oito meses do ano, com 55% da melhoria a dever-se ao aumento das exportações e 45% à redução das importações.
Os empréstimos dos bancos às famílias caíram em Agosto pelo sexto mês consecutivo, fixando-se em 136.017 milhões de euros.
A Comissão Europeia deu "luz verde" a Portugal para avançar com um reforço da ajuda específica aos produtores leiteiros, que representará cerca de mais seis milhões de euros até final de 2013.
A nova central do Alqueva acaba de injectar, pela primeira vez, electricidade na rede nacional.
O endividamento total dos sectores público e privado de Portugal, exceptuando a banca, atingiu os 432,1% do Produto Interno Bruto.
O governador do Banco Central Europeu, citado pela Bloomberg, afirma que “Países como Portugal provavelmente vão regressar aos mercados de capitais durante o próximo ano.
A dívida pública agravou-se para 117,6% do PIB no segundo trimestre e sofreu mais uma subida de 700 milhões de euros nos dois meses seguintes, pelo que deverá fechar o ano em torno dos 200 mil milhões de euros.
O Governo irlandês considerou "positiva" a decisão da chancelerina alemã de conceder à Irlanda um "tratamento especial" para abordar o assunto da recapitalização do sistema bancário.
Os défices orçamentais da Espanha e da Grécia relativos a 2011 foram revistos em alta pelo Eurostat.
Especialistas consultados pela Bloomberg justificam a subida do euro com os resultados das eleições na Galiza nas quais o Partido Popular foi o grande vencedor...
Os valores do défice e da dívida grega em 2011 foram revistos em alta para os 9,4% e 170,6% do PIB.
O Governo grego anunciou hoje que vai lançar uma "nova batalha" para evitar a baixa, prevista de 40%, dos fundos europeus destinados aos países para o período 2014-2020.