quarta-feira, 30 de maio de 2012

juros a acrescentar ao empréstimo... ataque à Itália, Grécia, Espanha e Portugal

O PSI 20 caiu 1,08% para 4517,69 pontos.
O índice de volume de negócios no comércio a retalho acentuou em Abril a variação homóloga negativa, ao recuar 9% contra os 4,5% negativos de Março.
O índice de produção industrial acentuou em Abril a variação negativa, recuando 7,4% face ao mesmo mês de 2011.
A Itália colocou hoje 5,74 mil milhões de euros em títulos de dívida a médio e longo prazo, num leilão com procura estável, mas a taxas de juro mais altos.
Os juros da dívida soberana estiveram pressionados em Portugal, Grécia, Itália e Espanha em praticamente todos os prazos.
O ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, assegurou hoje que o Banco Central Europeu não rejeitou qualquer programa de recapitalização da Bankia. A injeção de capital do Estado espanhol no Bankia não será feita com títulos de dívida, mas com dinheiro obtido através de leilões tradicionais do Tesouro.
Os mercados espanhóis estão de novo sob forte pressão, com o risco da dívida a atingir o recorde de 520,5 pontos-base e os títulos a dez anos a alcançarem um juro de 6,546%.
O euro caiu hoje para o seu valor mais baixo face à moeda norte-americana desde junho de 2010, ao descer  abaixo de 1,24 dollars.