sexta-feira, 16 de outubro de 2009

com este economês fico baralhado...

Portugal registou um défice comercial de 10 mil milhões de euros entre Janeiro e Julho, uma melhoria de 3,4 mil milhões de euros, quando comparado com igual período de 2008, de acordo com os dados do Eurostat.
Isto é, Portugal continuou a comprar mais do que a vender ao estrangeiro, alcançando no entanto uma redução em percentagem idêntica na queda das exportações e das importações, reduzidas em um quarto.
Mas, entre Janeiro e Julho deste ano Portugal gastou 28 mil milhões de euros em importações, menos 25 por cento quando comparado com os 37,2 mil milhões de euros gastos em igual período do ano passado.
No caso das exportações, Portugal arrecadou 17,9 mil milhões de euros nos primeiros sete meses do ano, também neste caso uma redução de 25 por cento quando comparado com os primeiros sete meses de 2008, quando havia facturado 23,8 mil milhões de euros neste campo. TSF Ao que parece, pela leitura desta noticia, exportámos menos. Lógico face ás empresas que encerrraram. Também importámos menos. Igualmente lógico, porque do mercado foram "retirados" quase um milhão de compradores: os desempregados e seus familiares.
Mas então como é que podemos explicar a noticia que se segue com origem no Banco de Portugal: A economia portuguesa voltou a dar sinais de melhoras em Setembro, com os indicadores do consumo privado, confiança dos consumidores e actividade económica a continuarem a recuperação dos últimos meses, referem os dados do Banco de Portugal. O indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial do consumo privado alcançou o quinto mês consecutivo em crescendo, subindo para os dois pontos em Setembro. revela o banco central.
Por sua vez, o indicador que mede a confiança dos consumidores registou a sétima melhoria mensal consecutiva, situando-se em Setembro nos 30 pontos negativos, indica a mesma origem.
O Banco de Portugal informa também que o indicador de actividade económica, negativo desde o terceiro trimestre de 2008, também teve um desempenho melhor em Setembro, com o seu indicador coincidente mensal a abrandar a queda pelo quinto mês consecutivo, para os 0,5 pontos negativos.
Aquele nosso banco acrescenta que o sentimento económico acompanhou a tendência de recuperação e subiu seis pontos, para os 87,3 pontos, registando o quinto mês a melhorar. TSF
Pois bem, não percebo e, pior, não consigo cruzar as duas informações. Apenas reconheço que Setembro é o mês das "compras escolares".
Claro que a "linguagem" do BdP ajuda á minha confusão. Espero que umas quaisquer "novas oportunidades" criem um curso para que o vulgar "tuga" a entenda, embora me pareça que existe algum interesse em que sejam poucos a compreendam mesmo que a consigam ler.