domingo, 30 de agosto de 2009

A IMPRENSA COLORIDA

Surgiu há meia dúzia de anos o termo “imprensa cor-de-rosa” para designar as revistas que se dedicam a por a nu a vida de gente que quer ser conhecida e que para isso vive de conceder entrevistas, facilitar reportagens em que mostra o seu “way of life”e o que faz (se é que para além disso faz alguma coisa). ... Surgiu, com as eleições, um novo personagem “rosa”, mas que aparece estampado na outra imprensa, na que eu chamo cinzenta por causa da cor do papel. Refiro-me ao Secretário Geral do Partido Socialista, que antes mesmo de estar aberta a Campanha eleitoral, se serve do seu lugar de Primeiro Ministro para fazer campanha pelo clube a que pertence. Com esse objectivo e PARA SER VISTO, anda a inaugurar o que já estava lançado, mas inacabado, a retomar ideias antigas que “jamais” nós queremos, a aparecer em acidentes de praia que avista de longe para não sujar os sapatinhos, abrir comportas, visitar numa tarde 3 localidades de distritos diferentes (contíguas em 20 kms de mapa). Acompanham-no a imprensa convocada para o efeito que o fotografa em cada acontecimento, cada palavra, cada troca de vestuário de marca, cada gesto sempre e sempre abrilhantado pelo seu sorriso publicitário, não sei se ao dentista, se à pasta de dentes ou porque, enquanto vedeta, simplesmente acha que fica bem sorrir. Afinal que é que o distingue de qualquer uma das personagens da dita Imprensa cor-de-rosa? in Gaivota Maria