sábado, 27 de janeiro de 2007

Melhoria das Finanças Públicas. Sugestão

Original Message -----

From: Matos Guerra - CORONEL DE CAVALARIA

To: Ministro presidencia

Cc: P.R.

Sent: Saturday, January 13, 2007 12:23 PM

Subject: Melhoria das Finanças Públicas. Sugestão

Exmo Senhor

Solicito a vªExª se digne fazer chegar à apreciação de Sua Exª o 1º Ministro a seguinte sugestão:

Considerando a verdadeira sanha demonstrada para com os aposentados e reformados da administração pública, apreciados todos pela mesma bitola, como de malandragem se tratasse, após ter verificado quanto é que em matéria de IRS teria de pagar, ou ser reembolsado "afinal"( devido a uma intervenção cirúrgica à vista e à aquisição de computador, julguei poder ter direito a reembolso ) ao ser confrontado com a dedução específica que me cabia, artigo (53º)cuja nova redacção , faz jus a um digno sucessor de Maquiavel, concluí que iria ter de pagar ao Estado, afora os 22% que já descontara mensalmente, mais de 800 euros !

Ora, tudo seria aceitável, se, o Estado fosse uma pessoa de bem e, tal como me faz exigências, me pagasse o que me deve.

Só que isso não sucede , embora o pagamento me seja devido por imposição de lei da Assembleia da República (Lei nº 25/2000, de 23 de Agosto), que Vª Ex.ª deveria fazer cumprir, mandando-o considerar no OGE - por imposição constitucional - mas não faz. Isto é, e por outras palavras: o estado dito de direito democrático, estranha e curiosamente, só funciona num sentido, o que, em linguagem vernácula, se costuma traduzir pela "lei do funil".

Perante esta situação, não mate Vª Ex.ª mais a cabeça, tão necessária para arranjar outras medidas de idêntico alcance, e siga a minha sugestão:

Tal como se fazia nas legiões romanas, em que a desobediência e a falta de coragem em combate era severamente punida,

Vª Ex.ª manda alinhar na ponte sobre o Tejo (25 Abril), junto ao limite lateral do tabuleiro, os aposentados e reformados da administração pública, em pé, de mãos atadas atrás das costas e pés atados, começando pelos mais velhos. Por detrás, manda colocar o pessoal das empresas e institutos públicos no activo, ou os trabalhadores do sector privado que acham serem os trabalhadores da administração pública os culpados da situação a que chegou o País, cada um com ferro ou pau forte que sirva para empurrar uma pessoa para a frente. E depois, à voz de "empurrar", mais não há que obedecer, empurrando os ditos para o rio. Garanto que não se safa nenhum.

E Vª Ex.ª tem o prazer de, quando o Ministro das Finanças for a despacho lhe poder dizer da grande melhoria havida no deficit das contas públicas. Prazer que será efémero, enquanto a administração pública for a agência de empregos dos Partidos no poder.

Pense nisto.

Com os meus melhores cumprimentos,

Um militar que deu tudo o que tinha e não tinha, incluindo a sua saúde, ao serviço do Estado.

Eduardo Matos Guerra - Coronel de Cavalaria reformado - NIM 50278811

ps: O Sr Coronel teve sempre duas enormes virtudes: Coragem Fisica e Psiquica. Nunca deixou por dizer o que lhe ia na alma, Sofreu, como militar, as consequencias da luta que manteve contra a Injustiça , mesmo que fosse á luta sozinho.