sábado, 26 de agosto de 2017

palpiteiro!

o que é que a “tenebrosa máquina de propaganda do partido socialista” e a avençada imprensa a que temos direito nos estará a ocultar!
.
Este “embandeirar em arco do “Runaldu” esconde que estava previsto que no trimestre anterior –e assim tem acontecido todos os anos- que o défice se agravaria por efeito dos reembolsos do IRS.
Ora, passado aquele ciclo, o mês de Julho viu uma melhoria de mais de mil milhões em relação ao homologo do ano passado devido ao enorme contributo que o Daesh e a AlQuaeda deram ao incremento do Turismo e à vinda para o nosso País de investimentos destinados às antigas rotas turísticas do Norte de África e Próximo Oriente onde eles actuam. Acrescente-se também, na Europa, a queda do PS Francês e sua politica financeira e a da incógnita fiscal de Macron, bem como as complicações politico-sociais que levaram a uma espantosa fuga de capitais do Brasil para o nosso País.
Mas (há sempre um mas!) é também previsivel que até ao fim do ano para contrariar esta “aclamada” descida da dívida, já não haverão
as receitas do perdão fiscal do Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), nem o Pagamento do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) que tanto ajudaram a “engenharia financeira” do Orçamento de 2016.
Se juntarmos a isto o 13º mês, pago por inteiro aos funcionários públicos, pensionistas e reformados, somado á óbvia fraca receita (IMI, IRS, IRC) e à enorme despesa de tudo quanto se relaciona com os Fogos Florestais do Verão, parece que estaremos no centro de uma perfeita tempestade...

Mas como as “as vacas voam”, o “Runaldu das Financas” é um mestre ilusionista e não nos deixam aceder a muitos dos dados da economia e finanças da geringonça, até admito estar errado e ter que voltar a ouvir o “presidente do conselho” alcunhar-me de “palpiteiro”!