sábado, 5 de setembro de 2009

liberdade de imprensa?

"Os maiores jornais do concelho de Paredes, distrito do Porto, foram comprados por uma empresa que tem como accionistas dois dos principais candidatos autárquicos do PS a órgãos municipais do concelho. Semanas depois de Artur Penedos, assessor do gabinete de José Sócrates, ter sido anunciado como candidato à Câmara de Paredes foi fundada a empresa Uni, Comunicação SA, actualmente proprietária dos jornais O Progresso de Paredes e o Novas do Vale do Sousa." DN apenas um acto empresarial diria o "ministro", que nestas coisas da liberdade, é um neo-socialista da esquerda liberal!
porque de liberdade de imprensa se trata, vale a pena ler, na integra, um belo artigo de Nuno Nogueira Santos in Assessores… e “compradores” de que trancrevo apenas um pequeno pedaço:
Até este ponto deste meu “guest post”, que gentilmente os autores deste blog me convidaram a escrever, muitos julgarão que me limitarei a falar “no abstracto”, lançando um anátema sobre todos os candidatos socialistas a todas as câmaras, e que não vou dizer sobre quem estou a escrever. Mas enganam-se. O candidato socialista a que me refiro chama-se Artur Penedos, é cabeça de lista do PS às Autárquicas em Paredes e é assessor do Primeiro-Ministro José Sócrates. O que saberá ele mais do que eu, que sou assessor de imprensa há tantos anos, em matéria de “comprar notícias” ou “condicionar jornalistas”? Talvez a resposta a esta pergunta nem esteja muito longe do candidato. Talvez a resposta a essa pergunta esteja mesmo em Paredes onde, subitamente, dois jornais foram comprados por uma S.A., ganhando ambos a mesma morada, a mesma redacção, o mesmo director, os mesmos telefones e os mesmos “jornalistas” e… claro, a mesma linha editorial cujo conteúdo me escuso a explicar mas que posso classificar como “escandaloso” (um deles era um dos mais antigos jornais da Região do Vale do Sousa e o outro era o único inteiramente dedicado a Paredes) E não é que essa tal Sociedade Anónima não comprou os tais jornais senão pouco antes de Artur Penedos anunciar que era candidato à Câmara de Paredes? Agora, deixo-vos uma pergunta, porque dizer tudo também já pareceria mal: quem são os accionistas dessa tal S.A.?
O DN avança que, de acordo com documentos disponíveis no site do Ministério da Justiça (http://publicacoes.mj.pt), a Uni foi constituída a 20 de Abril deste ano. E, segundo o registo, tinha como sócios, entre outros, Elias Acácio da Silva Barros, cabeça de lista do PS à Junta de Freguesia de Rebordosa (a maior do concelho) e a empresa Alexandre Almeida, Contabilidade e Consultadoria Lda. , propriedade de José Alexandre da Silva Almeida, número dois da lista de Artur Penedos à Câmara de Paredes. Refira-se que este último ainda aparece nomeado como fiscal único da Uni, Comunicação Social, SA. Refª