quarta-feira, 31 de outubro de 2012

juros a acrescentar à divida...


O PSI20, fechou a desvalorizar 0,54% para os 5.355,96 pontos.
A maioria PSD/CDS-PP aprovou hoje, na generalidade, a proposta de Orçamento do Estado para 2013.
Os juros da dívida soberana estão a aliviar a dois anos para 5,098% (-0,011%) e pressionados a cinco anos para os 6,255% (+0,007%).
O desemprego em Portugal situou-se nos 15,7% em Setembro, um recuo de 0,1 pontos percentuais em relação a Agosto.
O presidente-executivo da Galp afirmou hoje que, ao contrário do setor petrolífero, o mercado de eletricidade "está dominado por contratos" que retiram concorrência.
Foi publicada hoje em Diário da República a fusão dos institutos da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), das Infraestruturas Rodoviárias (InIR) e Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM).
O Banco Espírito Santo concluiu com sucesso uma emissão de 750 milhões de euros de dívida sénior sem garantia com a procura a ultrapassar largamente a oferta. Os títulos têm uma maturidade de três anos e oferecem um cupão de 5,875% e foram subscritos por 200 investidores do Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica e EUA.
O Banco de Portugal detetou um aumento dos spreads nos empréstimos concedidos pelos bancos no terceiro trimestre.
O Embaixador Chinês em Portugal disse hoje que Pequim apoia, de forma concreta, as ações do governo português.
A taxa de desemprego entre a população ativa em Itália fixou-se nos 10,8% em Setembro, mais 0,2 pontos do que em Agosto.

cerco ao parlamento...


 




terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sandy


Sandy


juros a acrescentar à divida...


O PSI 20 subiu 0,25% para 5.359,05 pontos.
O défice sem medidas pontuais ficará nos 6% do Produto Interno Bruto no final deste ano reafirma o Ministro das Finanças.
A percentagem de clientes com dívidas à banca desceu em Setembro para 15,3%, o valor mais baixo desde Março.
A percentagem de empresas com dívidas à banca manteve-se estável em Setembro nos 28,4%, mas agravou-se o peso das exportadoras com crédito vencido, que passou de 14,3% em Agosto para 14,6% no mês passado.
A taxa de inflação média na OCDE em Setembro cifrou-se nos 2,2% (2,9% em Portugal).
A taxa de poupança das famílias na Zona Euro baixou no segundo trimestre deste ano para 12,9%, em comparação com os 13,1% do trimestre anterior, tocando o valor mais baixo desde o início de 2001.
O primeiro-ministro da Grécia anunciou hoje um acordo de Atenas com a тройка sobre novas medidas de contenção orçamental, num valor estimado de 13,5 mil milhões de euros no orçamento de 2013.
Os orçamentos nacionais dos países da zona euro devem ser submetidos a uma avaliação direta da Comissão Europeia, afirma o presidente do Banco Central Europeu.
A economia espanhola contraiu 1,6% no terceiro trimestre face ao período homólogo do ano passado, e 0,3% quando comparado com o trimestre anterior.
A taxa de desemprego na Alemanha estabilizou em 6,5% em Outubro, equivalente a 2.753.000 desempregados, afirma o OJE. O número de desempregados no último mês subiu o dobro do esperado, contraria o Económico.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

juros a acrescentar à divida...


depois de 15 dias “bons” voltamos à casa dos juros de referência a 8%!
O PSI20 fechou a cair 0,84% para os 5.345,65 pontos.
O ministro da Economia e do Emprego afirma que o Governo vai negociar com a тройка medidas de apoio ao financiamento da economia e incentivos ao investimento.
O aumento das contribuições sociais a pagar pelos trabalhadores e/ou dos impostos sobre o rendimento dos mesmos são prejudiciais para o crescimento no longo prazo, conclui um estudo dos economistas Santiago Acosta-Ormaechea e Jiae Yoo publicado pelo departamento de assuntos orçamentais do FMI, afirma-se no Jornal Oje.
O Conselho Económico e Social (CES) estima que no espaço de cinco anos, entre 2008 e 2013, a economia portuguesa tenha destruído quase 650 mil empregos, 428 mil dos quais desde que Portugal pediu ajuda externa à 'тройка'.
Os investidores particulares perderam 44% do valor das acções cotadas na Bolsa de Lisboa que detinham entre 2006 e 2011.
A sede social da nova empresa da Coca Cola, resultado da fusão dos engarrafadores de Espanha, Portugal e Andorra, vai localizar-se em Madrid.

os enxofrados!


 
Era conhecido que contradizer a opinião de um jornalista agastava toda a corporação.
Agora ficámos a saber que um cidadão, especialmente se for ministro, não pode contestar os alvitres dos comentadores!
Pouco a pouco vamos sendo esclarecidos de que “há uns mais iguais que outros…”
Parece que o "outro" tinha razão! 

domingo, 28 de outubro de 2012

duas camisas "das sete varas”!


O primeiro-ministro falhou, meteu-se numa camisa de sete varas”, declarou, e repetiu, Seguro, em resposta a Coelho que afirmou aos deputados da maioria querer que o PS “participasse na refundação do memorando”. 

Confesso que, não entendendo Coelho, também não percebo Seguro. Ainda se a camisa fosse de “onze varas”, isto é, das de pano ordinário usadas pelos condenados da Inquisição, entendia-o.
Q.E.D. Esta “falsa cultura” dos políticos que agora temos é apenas reflexo do País que lhes demos. Mea Culpa!

sábado, 27 de outubro de 2012

no fim da linha!


Francisco Louçã abandonou o Parlamento.
De imediato, em quase tudo o que é jornal, escrito ou dito, surgiram os hinos de louvor à “atitude” do professor que “a meio” no ano lectivo e deixa pela metade o mandato para que foi eleito "exactamente" como entrou: "Com a minha profissão, sem qualquer subsídio e sem qualquer reforma". 
 
Que gente estranha é esta que louva quem cumpriu, e bem, o trabalho público para que fora eleito.
Se os que cumprem são tratados como excepção como País já devemos estar no fim da linha…

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

juros a acrescentar à divida...


Voltamos à casa dos 8’s! Não foi fácil mas finalmente, um governo maioritariamente composto por “inexperientes” e “gentes” com acesso fácil às tv’s, aos rádios e aos jornais, conseguiram convencer os “mercados”! Nos últimos dias a subida dos juros a pagar pelo empréstimo é disso prova.
Não foi fácil... mas finalmente entrámos no clube do NÃO PAGAMOS!
Poderemos recuperar, mas por este caminho, lá para Maio, não haverá pagamentos aos “do costume”:  aqueles que não tem o tal acesso fácil às tv’s, aos rádios e aos jornais.
 
O PSI20 encerrou a sessão a valorizar uns ligeiros 0,01% para 5.390,91 pontos.
As prestações sociais vão continuar isentas em sede de IRS.
A majoração de 10% atribuída aos casais desempregados com filhos ficará isenta da redução de 6% no subsídio.
As pensões mínimas vão ser aumentadas em 1,1% em 2013.
O subsídio de desemprego para pequenos empresários deverá entrar em vigor em Janeiro.
O Governo estima arrecadar 590 milhões de euros até ao final do ano através de cobranças coercivas.
O preço dos combustíveis volta a descer na próxima semana, com uma redução de cerca de cinco cêntimos por litro na gasolina e de dois cêntimos no gasóleo.
O Orçamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros para 2013 contempla 260 milhões de euros, 40 milhões abaixo dos 300 milhões de 2011.
O Parlamento aprovou, por unanimidade, o Orçamento da Assembleia da República para 2013 prevendo uma redução de custos de 13,8%.
Os concessionários dos portos e os sindicatos dos estivadores chegaram a acordo para o alargamento dos serviços mínimos.
O euro continuou a desvalorizar face ao dólar, pelo quarto dia consecutivo, para 1,2934 dólares.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

juros a acrescentar à divida...


O PSI20, fechou a perder 0,52% para 5.390,58 pontos.
Remodelação no governo separa secretarias das Finanças e Tesouro.
Resgate dos certificados de aforro atingiu 90 milhões em Setembro.
O Fundo Monetário Internacional louva o Governo pelas reformas laborais já efetuadas mas insiste que continua a ser necessário reduzir a duração do subsídio de desemprego, que é "o mais generoso da Europa".
O chefe de missão para Portugal do Fundo Monetário Internacional confirmou que a sobretaxa de 4% no IRS vai manter-se até 2014 a menos que seja substituída por medidas de dimensão semelhante.
O FMI considera que a proposta de redução da Taxa Social Única podia ter sido "um estímulo" para promover emprego e competitividade e admite que a concessão da ANA possa não ser aceite pelo Eurostat e nesse caso o défice para este ano ficará nos 5,7%.
O Executivo revela que vai fazer um estudo do funcionamento do mercado habitacional depois de as novas regras entrarem em vigor.
O Ministério da Saúde terá cortar 485 milhões de euros na despesa em 2013, depois de uma poupança na ordem dos 1.000 milhões este ano.
A taxa dos Juros da dívida a dois anos fecham acima dos 5% pela primeira vez desde o início de Outubro.
O Tesouro português fez uma colocação privada títulos a cinco anos, segundo a Bloomberg. A operação foi gerida pelo BPI e foi absorvida por investidores nacionais, diz a agência.
Na Espanha o Combate à fraude fiscal rendeu 8.500 milhões.
Alfredo Sáenz, do Banco Santander, mostrou-se hoje confiante que 2013 será o último ano de recessão em Espanha.
Divisões na coligação não impedirão reformas na Grécia.
A тройка considerou hoje que a Irlanda continua a aplicar com firmeza o programa de assistência financeira.
O ‘brent', que serve de referência às importações portuguesas, sobe 0,66% para os 108,56 dólares por barril.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

juros a acrescentar à divida...


O PSI20 fechou a subir 0,43% para 5.418,64 pontos.
Rendimento dos funcionários públicos sobe 223 euros e o dos privados cai 357 com o OE2013, em média, claro(?).
A publicidade na comunicação social desceu mais 90 milhões de euros este ano e vale agora  o mesmo que em 1997.
O FMI concluiu a quinta revisão do programa de assistência económico-financeira, com a aprovação do desembolso de mais uma tranche, no valor de 1500 milhões de euros.
O presidente do Banco Central Europeu defendeu hoje o programa de compra ilimitada de dívida pública de países da moeda única mais vulneráveis.

pela Lei e pela grei?…


Os trabalhadores da GNR manifestam-se hoje, em Lisboa, para protestarem contra medidas previstas na proposta de Orçamento do Estado, como a suspensão da passagem à reserva.
Na origem dos protestos estão as promoções em atraso, pagamentos de retroactivos de Janeiro de 2010, relacionados com as tabelas remuneratórias, e a falta de um horário de trabalho, questões que, segundo o César Nogueira, presidente do Sindicato dos Profissionais da Guarda, «ainda não foram resolvidas».

interessante só pretenderem "a Lei"... "a Grei" apenas serve para lhes pagar "os retroactivos"   

para quando a dos economistas?


Sentença chocante. É assim que a maior parte da comunidade cientifica qualifica a pena aplicada aos seis cientistas que falharam a avaliação de risco do terramoto de Áquila.

Seguem-se os economistas? E os "politicos"? 

terça-feira, 23 de outubro de 2012


O PSI20 fechou hoje a perder 1,34% para 5.395,26.
A Segurança Social pagou até Setembro menos 22,9 milhões de euros em subsídios por doença que em igual periodo do ano passado, lê-se no Oje.
A Segurança Social gastou mais 355,2 milhões de euros com subsídios de desemprego e apoio ao emprego nos primeiros nove meses do ano que em igual período de 2011, mais 22,9%, refere o i online 
O Governo espera gastar até ao final do ano ainda mais 280,7 milhões de euros com estas prestações, num total de 2.184,8 milhões de euros (OR2012).
A despesa com pessoal do Estado diminuiu 14,5 por cento nos primeiros três trimestres deste ano, o equivalente a 1.066 milhões de euros. i online
O Estado arrecadou nos primeiros nove meses do ano 70,3 milhões de euros em multas do Código da Estrada, mais 10,4% que entre Janeiro e Setembro de 2011
A greve dos estivadores teve uma adesão total, revelou o Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do centro e sul de Portugal.
Sindicato apela a que os trabalhadores da Administração Tributária e Aduaneira adiram à greve geral de 14 de Novembro.
A economia de Espanha contraiu pelo quinto trimestre nos três meses até Setembro, colocando mais pressão sobre Madrid para pedir ajuda.
O Brent desvalorizou 0,92% para 108,43 dólares o barril.

planos para todos os gostos...


A proposta de Orçamento do Estado para 2013 está entregue, mas esse não será o único plano do Governo para o próximo ano. Segundo a Comissão Europeia, Gaspar tem um mês para apresentar à troika um novo pacote de medidas de corte na despesa, uma espécie de "plano B" que terá de estar pronto a ser colocado no terreno em 2013, caso se comece a registar uma nova derrapagem no cumprimento da meta de défice orçamental, escreve o 'Jornal de Negócios'.
"Quanto a mim, faz todo o sentido haver um Plano B mas este devia ser um Plano A. Este Orçamento, ao apostar muito na receita fiscal, que é menos controlável que a despesa, isso é verdade nas famílias, nas empresas e nos Estados", afirma Cantiga Esteves no Dinheiro Vivo.
O Louçã afirma que "a ocultação" ao país de "um plano B" do Orçamento do Estado representa "falta de transparência e obscuridade democrática" e uma intenção do Governo de cortar mais salários e pensões. "É a isso que o Governo chama despesa e é aí que pensa cortar", noticia a Ana Meireles / Lusa
Para o secretário-geral do PCP não há "plano B ou plano C" que resolva os problemas orçamentais portugueses, reiterando que só a "rutura" com a política do Governo e com a 'troika' da ajuda externa é solução, lê-se no Dinheiro Vivo | Lusa 
Na Praça do Brasil já preparam o comentário ao “Plano D” para rebater as seis importante medidas da reportagem da SIC repetidamente lançada em sucessivos noticiarios...

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

juros a acrescentar à divida...


O PSI20 fechou a sessão a valorizar 0,47% para 5.468,65 pontos.
O saldo da balança comercial portuguesa foi positivo nos primeiros oito meses do ano, com 55% da melhoria a dever-se ao aumento das exportações e 45% à redução das importações.
Os empréstimos dos bancos às famílias caíram em Agosto pelo sexto mês consecutivo, fixando-se em 136.017 milhões de euros.
A Comissão Europeia deu "luz verde" a Portugal para avançar com um reforço da ajuda específica aos produtores leiteiros, que representará cerca de mais seis milhões de euros até final de 2013.
A nova central do Alqueva acaba de injectar, pela primeira vez, electricidade na rede nacional.
O endividamento total dos sectores público e privado de Portugal, exceptuando a banca, atingiu os 432,1% do Produto Interno Bruto.
O governador do Banco Central Europeu, citado pela Bloomberg, afirma que “Países como Portugal provavelmente vão regressar aos mercados de capitais durante o próximo ano.
A dívida pública agravou-se para 117,6% do PIB no segundo trimestre e sofreu mais uma subida de 700 milhões de euros nos dois meses seguintes, pelo que deverá fechar o ano em torno dos 200 mil milhões de euros.
O Governo irlandês considerou "positiva" a decisão da chancelerina alemã de conceder à Irlanda um "tratamento especial" para abordar o assunto da recapitalização do sistema bancário.
Os défices orçamentais da Espanha e da Grécia relativos a 2011 foram revistos em alta pelo Eurostat.
Especialistas consultados pela Bloomberg justificam a subida do euro com os resultados das eleições na Galiza nas quais o Partido Popular foi o grande vencedor...
Os valores do défice e da dívida grega em 2011 foram revistos em alta para os 9,4% e 170,6% do PIB.
O Governo grego anunciou hoje que vai lançar uma "nova batalha" para evitar a baixa, prevista de 40%, dos fundos europeus destinados aos países para o período 2014-2020.

domingo, 21 de outubro de 2012

há muito que não eram tão diferentes


A adesão foi quase total e levou ao cancelamento dos serviços da agência noticiosa. Os trabalhadores estão contra o corte de 30% no financiamento anual previsto no Orçamento do Estado.
A RTP noticia que a greve da Lusa superior a 90 por cento e a administração poderá ceder. Sérgio Infante

A “fábrica de notícias” (assim era apresentada, no Porto, como se fosse “uma de sapatos”, ao povo menos esclarecido(?) que passava…) esteve em greve 4 dias mas as noticias não pararam. Até teve uma vantagem: os pmmj deixaram o copy/paste e os jornais há muito que não eram tão diferentes…

um cursinho de inglês, mesmo que "técnico"...


Seguro acusou o primeiro-ministro de ter “entrado mudo e saído calado” do Conselho Europeu e, por isso, de não ter defendido os interesses dos portugueses.
Começo a desconfiar que o problema de Coelho é não ser fluente, quiçá básico, nas línguas em que os seus pares se entendem naquele Conselho e por isso “cala-se”.
Sem a lata do Pinto de Sousa em inglês, do Soares no francês e do “acusador” em castelhano, irá sempre ficar arrumado ao canto, não o lírico, mas o da mesa de reuniões europeias…
será que não há dinheiro para um cursinho de inglês, mesmo que técnico? Podia faze-lo “a meias” com Seguro para ficar mais baratinho…nós pagamos!

a culpa é do Portas!



 
talvez com razão!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

juros a acrescentar à divida...


O PSI-20 encerrou a perder 1,63% para 5.442,84.
Juros da dívida a 10 anos caem para novo mínimo de mais de 19 meses.
A actividade económica continua a abrandar a queda, tendo, em Setembro, registado a descida menos pronunciada desde Julho de 2011. A descida do consumo privado também está a abrandar.
A carga fiscal atingiu os 33,2% do PIB, no ano passado, mais 1,7 pontos percentuais do que o observado em 2010.
A gasolina vai sofrer uma forte descida na próxima semana. O "diesel" também deve recuar.
 
O governo regional de Valência vai reduzir em 40% o número de postos de trabalho ligados ao sector público num esforço de reestruturação que também inclui o encerramento de 46 empresas.

...e lá vão mais uns?


O empresário Joaquim “o amigo” Oliveira vendeu o grupo Controlinveste a um grupo angolano.
O grupo Controlinveste detém os jornais “Diário de Notícias”, “Jornal de Notícias”, “O Jogo” e a estação de rádio TSF.
A notícia foi avançada por uma fonte oficial do grupo ao “Diário Económico”. mediaserver

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

juros a acrescentar à divida...


O PSI 20 encerrou  a ganhar 1,70%, para 5533,03 pontos.
Aprovada uma proposta de lei que estabelece o regime jurídico das autarquias locais.
A EDP distribuiu menos 3,4% de electricidade em Portugal nos nove primeiros meses do ano face ao mesmo período do ano passado.
 
A Espanha colocou 1.600 milhões de euros com maturidade em Julho de 2015, a um juro médio de 3,227%, abaixo dos 3,676% do anterior leilão com este prazo; 1.600 milhões de euros a quatro anos, com um juro de 3,977% comparativamente aos 4,603% aplicados no leilão equivalent e 1.500 milhões de dívida a 10 anos a uma taxa de juro média de 5,458%, abaixo dos 5,666% da última emissão com esta maturidade, a 20 de Setembro.
 
O brent', referência para as importações nacionais, desvalorizou 1,24% para os 111,82 dólares, seguindo em baixa pela terceira sessão consecutiva.
 
A agência Lusa interrompeu o seu serviço noticioso durante o dia de hoje, em virtude da greve dos trabalhadores.

trabalhadores das forças armadas “em luta”...


Os trabalhadores das Forças Armadas marcaram uma concentração para 10 de novembro, na Praça do Município, em Lisboa, à qual se seguirá um desfile até aos Restauradores, também em Lisboa.
 
O senhor Cracel, ladeado pelos senhores Reis e Coelho, presidentes da Associação dos Praças (AP), da Associação Nacional dos Sargentos (ANS) e da Associação dos Oficiais das Forças Armadas (AOFA), afirmou que tomaram a decisão "Porque somos cidadãos, queremos exercer a nossa cidadania e convocar todos os que aqui estão, e aqueles que entendam, para dizer publicamente o que entendemos sobre esta trágica situação em que colocaram o país".