quarta-feira, 31 de março de 2010

crise? qual crise?

António Mexia recebeu em 2009 700 mil euros em salários fixos e 600 mil euros em remuneração variável A estes valores junta-se um prémio plurianual de mandato de 1,8 milhões de euros, que entra nas contas de 2009 e que corresponde a 600 mil euros por cada um dos três anos. Isto é, absorve 0,13 por cento dos lucros da EDP em 2009 e 0,04 por cento do EBITDA (Resultados Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortizações). Manuel Ferreira de Oliveira, recebeu no ano passado 1,337 milhões de euros de salário fixo e 236,84 mil euros de remuneração variável, o que dá um total de 1,573 milhões de euros o que representa 0,74 por cento dos lucros da GALP em 2009 e 0,19 por cento do EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization). José Penedos, REN, auferiu um total de 621 mil euros em 2009 (377 mil euros fixos e 244 mil variáveis), ou seja 0,46 por cento dos lucros da EDP e 0,15 por cento do EBITDA. Zeinal Bava auferiu no ano passado 1,505 milhões de euros (711 mil euros fixos e 794 de remuneração variável), o que significa que absorve 0,22 por cento do lucro da PT. economia
alguém sabe quanto é que estes senhores pagam de IRS ?

quem serão os "patós" que irão acreditar nisto?

Interrogado no final do debate quinzenal sobre a necessidade de o Governo recorrer a prazo a um Orçamento Rectificativo, o primeiro ministro negou essa perspectiva: «Isso é apenas um invenção da oposição. Não há nenhuma razão para falarmos nisso». Sol

a verdade do nosso primeiro

carta do Papa sobre abusos sexuais

O$ GRUPO$ DE VÍTIMA$ DE ABU$O$ $EXUAI$ COMETIDO$ POR $ACERDOTE$ CATÓLICO$ NA IRLANDA DECLARARAM-$E HOJE DE$ILUDIDO$ COM O CONTEÚDO DA CARTA DO PAPA BENTO XVI $OBRE E$TE A$$UNTO. Hipócritas!

o euromilhões recomeça a atacar...

No primeiro debate quinzenal após a aprovação do Orçamento do Estado para 2010 e da resolução do PS sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento, que tem como tema a economia e as exportações, Pinto de Sousa afirmou que o programa será focado no objetivo de aumentar a capacidade das empresas exportadoras e o número das empresas que exportam e anunciou a criação de um fundo de 250 milhões de euros para apoio à internacionalização e exportação, medida que será aprovada quinta-feira em Conselho de Ministros... Sol Muito bem, já estava a ficar farto de declarações sem milhões. Agora vai ter que lhes juntar a "frase batida" do fim da crise..

Ó faz favô... pode explicar ?

O Banco de Portugal (BdP) reviu em baixa, na terça feira, a sua projecção para o desempenho da economia em 2010, prevendo agora um crescimento de 0,4 por cento, contra 0,7 da projecção anterior, e que o Governo ainda estima. Para 2011, a revisão da projecção do regulador é agora mais negativa, uma vez que faz uma revisão em baixa do crescimento em 0,6 pontos percentuais. Segundo o BdP, a economia deverá crescer 0,8 por cento, ao contrário dos 1,4 previstos anteriormente, e aproximando-se assim dos 0,9 por cento previstos pelo Governo. portanto: O presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), José António Barros congratulou-se, esta quarta-feira, com a subida estimada das exportações de 3,6 por cento contra os anteriores 1,7 por cento, numa reacção áquelas previsões considera que a subida das exportações é «importante» e «animadora».
genial!

Magalhães de Sá Couto?

O presidente do conselho de administração da JP Sá Couto reivindicou hoje a "paternidade" do computador Magalhães. Na comissão de inquérito à Fundação para as Comunicações Móveis, Jorge Couto quis também deixar a certeza de que o computador foi apresentado ao Governo pouco antes da divulgação pública. Ainda bem. Com os nomes que já lhe ouvi chamar parecia-me ser filho de muitos pais incógnitos. Também estava preocupado porque "os alimentos" estavam a ser pagos pelo Zé Povinho.
Agora, que foi revelado o nome do pai, iremos pagar menos "alimentos"?

Desemprego mantém-se nos 10,3%

Segundo o Eurostat a taxa de desemprego em Portugal manteve-se inalterada face a Janeiro, mas 1,5 pontos percentuais acima dos valores verificados em Fevereiro de 2009. Na UE a 27, a taxa de desemprego em Portugal é a quinta mais elevada, melhor que os 21,7 por cento de Chipre, 19 por cento de Espanha, 14,2 da Eslováquia, 13,2 da Irlanda e dos 11 por cento da Hungria.

terça-feira, 30 de março de 2010

Oposição antecipa aumento dos impostos e da crise social ?

O Banco de Portugal reviu em baixa a sua projecção para o desempenho da economia em 2010, prevendo agora um crescimento de 0,4 %, contra os 0,7 % previstos no Programa de Estabilidade e Crescimento, Para 2011, a previsão da projecção é mais negativa revendo em baixa o crescimento em 0,6 pontos percentuais, isto é, a economia deverá crescer 0,8 por cento, ao contrário dos 1,4 previstos. Claro que a saída, próxima, de Vítor Constâncio ajuda a previsões mais rigorosas do BdP.
Quem é que terá que sair para nos dar o significado rigoroso destas estimativas que serão o incontornável aumento de impostos e, esperemos que tal não aconteça, a impossibilidade de adquirir produtos importados? e, a propósito: Quem é que ainda se lembra do tempo em que não havia bananas e se guardavam dollars debaixo do colchão?

contra ventos e marés...

«Contra ventos e marés, porque é assim que se faz tudo em Portugal. Qualquer obra de dimensão e com significado enfrenta sempre obstáculos e dificuldades».
Confesso o meu pecado: Estou de acordo com Pinto de Sousa! Claro que reconheço a frase em Mafalda Arnault ou em Eugénia Varela Gomes mas entre tantas inutilidades deste governo o IP2 e o IC5 são realmente obras necessárias que merecem o "contra ventos e marés".

segunda-feira, 29 de março de 2010

Pereira nos Bombeiros e Portas na Esquadra, aritméticam a nossa segurança…

«O país vai ficar com menos polícia e menos segurança. É a segunda vez no mandato do engenheiro Sócrates que isto acontece e é um erro clamoroso do ponto de vista do planeamento de recursos humanos, quer da PSP, quer da GNR». «Em 2010 não vai haver um único policia a entrar na PSP ou um único guarda da GNR a entrar, mas vai haver aposentações. Para alguém se tornar um polícia operacional são precisos, desasseis meses, sete para fazer o concurso e mais nove para treino e instrução», destacou Paulo Portas na visita desta segunda-feira á esquadra da PSP da Reboleira na Amadora. Antes o ministro Rui Pereira no Congresso Nacional dos Bombeiros, em Setúbal, dissera que, «antes de saírem para a rua, os novos elementos têm que ser recrutados e têm que ter formação», confirmando que os novos dois mil efectivos não estarão nas ruas em 2010 porque a GNR e a PSP apenas vão poder desencadear os concursos para admitir, no total, dois mil novos efectivos, após a assinatura a 24 de Março, de um despacho conjunto de Rui Pereira e Teixeira dos Santos.
nem 2010 ou 2011. Eventualmente 2012. Alguém não aprendeu aritmética...

a Indústria da Greve continua próspera...na saúde debilitada

O protesto dos enfermeiros vai durar quatro dias, mas as consequências só se vão notar a partir de amanhã.
Porquê o protesto? Porque «O Ministério da Saúde continua sem justificar a razão pela qual se amanhã for admitido um enfermeiro numa nova carreira ganha 1020 euros e um técnico superior que entrasse noutra carreira ganha 1221 euros. Mantém a discriminação dos enfermeiros relativamente a outros profissionais», diz a enfermeira dirigente do sindicato, Guadalupe Simões.
Tem razão a senhora enfermeira sindicalista com poder para fazer greves que deixam de fora milhares de licenciados no desemprego ou nos sub-empregos onde tem como vencimento o ordenado minimo e não tem sindicato.

domingo, 28 de março de 2010

Ficha Técnica da Sondagem Intercampus para a TVI e Rádio Clube foi realizada nos dias 23 e 24 de Março

sexta-feira, 26 de março de 2010

Como desconstruir um Partido

Manuela Ferreira Leite saiu, por uma porta ao seu tamanho, anibalisticamente clamando "Ainda sou presidente do partido e defendo a abstenção." Na sua andança partidária andou quase dois anos, servindo um presidente que não nos serve ou ao serviço de quem se serve. Colocou o reformador Partido Social Democrata em risco de se finar como um gestor de autarquias e sofrer uma OPA dos Populares. Vem aí um novo presidente eleito mais como imagem de marketing que por feitos conhecidos ao serviço do país ou do partido. Diz-se que será mais um presidente…“de passagem”. Espera-se que, enquanto o for, não sirva quem se serve e, comprovadamente, já não nos serve.

sondagens...

A sondagem é da Marktest para a TSF e Económico foi realizada entre 16 e 21 de Março. A ficha técnica que pode ser lida aqui e deixou-me grandes dúvidas sobre a validade da amostra.

quinta-feira, 25 de março de 2010

estabilidade e cavaquistão...

Vingou a necessidade de um consenso mínimo na linha do que Cavaco Silva, tinha aconselhado. A ainda líder, Manuela Ferreira Leite, acabou a reunião do grupo parlamentar a ser aplaudida de pé e a defender a abstenção na resolução do PSD de apoio ao PEC. Ferreira Leite assumiu toda a responsabilidade na condução do processo e apesar de dizer que a bancada laranja era favorável ao voto contra a resolução do PS defendeu a abstenção e cumpriu o que havia dito no Congresso de Mafra: "até ao último dia, assumia a liderança...", percebe-se anibalisticamente porquê! A abstenção do PSD e os aplausos de pé não conseguiram esconder as profundas divisões dentro do partido sobre este assunto e o facto de ter sido a líder do PSD, juntamente com Aguiar-Branco, o chefe da bancada parlamentar, que impuseram a viabilização da resolução do PS. Mas, se viabilizar foi "uma no cravo” seguiu-se "uma na ferradura” porque apesar de ter viabilizado a resolução, os PSD não se comprometem em aprovar medidas para a execução plena do PEC, documento que vai governar o país até 2013. economico Que gente estranha, sem coluna vertebral, que diz sim enquanto abana a cabeça num não... e aplaude. relembre-se: O projecto de resolução do PEC passou hoje no Parlamento com os votos favoráveis do PS e abstenção do PSD.
Os outros partidos votaram contra.

quarta-feira, 24 de março de 2010

CDS no bom caminho...e o PSD por onde vai?

O líder parlamentar do PS lamentou hoje o chumbo do CDS-PP ao projecto de resolução de apoio ao PEC, sublinhando que esperava «uma atitude responsabilidade política» dos democratas cristãos. e avança com uma pequena "chantagem": «Lamentamos essa atitude por parte do CDS, lembrando que, no passado, quando o próprio CDS fazia parte do Governo, o PS embora discordando de alguns aspectos do conteúdo do PEC, absteve-se em nome do interesse do país».
Aguarda-se atitude idêntica do venerando chefe de estado que precisa que estes, PEC e governo, existam para se re-eleger...
mas, Assis mentiu, porque ele foi um dos deputados socialistas que em 2004 votaram contra um projecto de resolução da então maioria PSD/CDS de suporte ao Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). DN
Mas afinal porque raio é que eles querem responsabilizar outros pelas asneiras que cometeram durante cinco longos anos?

e assim se preparou Abril

foi redescoberta a Industria das Manifs

no secundário: O carácter nacional da manifestação traduz-se por acções de protesto das várias escolas secundárias e básicas do país frente à Direcção Regional de Educação correspondente. Em causa estão o Estatuto do Aluno, cujas «alterações hão-de ser para pior», os ataques à «liberdade em democracia», com os «estudantes de todo o país que já foram identificados pela Polícia», e a privatização dos serviços escolares, porque «o Estado anda a fazer obras nas escolas a troco de privatizar o bar, a cantina, a papelaria e o espaço da escola». no superior: A Associação de Estudantes da Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha convocou uma manifestação nacional que pretende reunir estudantes universitários de todo o país na rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa, pelas 14:00, para depois caminharem até à Assembleia da República. À iniciativa já aderiram alguns movimentos estudantis, como um grupo de estudantes da Universidade de Aveiro e outro do ISCTE, mas de fora ficaram algumas das principais associações de estudantes universitários do país. saudades das manifs dos 60...

terça-feira, 23 de março de 2010

as viagens de Inês Medeiros

O Conselho da Administração da AR, presidido por José Lelo, decidiu pedir um parecer ao auditor jurídico do Parlamento sobre as viagens de Inês de Medeiros, deputada socialista pelo círculo de Lisboa, que declarou morar na freguesia de Sta. Catarina e agora, eleita, informou que reside em Paris e que lhe temos que pagar as viagens semanais. Vamos todos pagar por um parecer, e provavelmente por mais outro se este não agradar, quando a questão se resume á resposta de duas simples perguntas: Onde é que a senhora deputada está recenseada? O recenseamento não é obrigatório na freguesia de residencia? Claro que nem sequer ponho a hipose de uma deputada, socialista, ter enganado os seus eleitores...ou a inegável honestidade do partido que a acolheu na lista de deputados. noticia completa aqui

O povão que se lixe!

Oito deputados socialistas entregaram, esta terça-feira, uma declaração de voto contestando os argumentos usados pelo Governo para adiar a tributação das mais-valias bolsistas, ao não a incluir no Orçamento de Estado para 2010. «São receitas adicionais para o Estado. Os efeitos negativos do anúncio dessa tributação vão sentir-se já. Não vemos razão aparente para a sua não introdução». Duarte Cordeiro, líder da JS, lembrou que estas «são receitas importantes para o Estado num ano em que se inicia o PEC e são necessárias políticas que de alguma maneira reforcem as receitas fiscais para não se ter uma atitude tão restritiva no que diz respeito às políticas sociais». mas a "js" vai votar a favor deste PEC, como o fez no OGE, exactamente como o PP e o PSD, porque há tachos e panelas a distribuir. O povão que se lixe!

para memória futura...a minha!

Paulo Baldaia garante não ter sofrido interferências do Governo O director da TSF afirmou hoje, no Parlamento, que nunca foi alvo de interferências do Governo, mas confirmou que o primeiro-ministro tem uma «relação difícil com a comunicação social».
João Marcelino garante não se ter sentido pressionado por Governo No Parlamento, o Director do DN disse ainda nunca ter tido conhecimento de qualquer plano do Executivo para controlar a comunicação social.
Nuno Santos fala em encontro «casual» com Sócrates Para o Director de programas da SIC, o encontro onde se chegou a falar no nome de Mário Crespo, foi «entre pessoas que se conhecem» e onde não houve qualquer pressão.

vitória histórica ?

confira: A notícia para “europeu ver” é Obama consegue vitória histórica O que se esconde do “europeu” é A verdadeira batalha começa agora

estamos entregues aos bichos

O PSD pediu novos dados sobre os encargos do Estado, o CDS tentou negociar. Mas a dois dias da discussão do Programa de Estabilidade e Crescimento na Assembleia, o PS ainda nem entregou o projecto de resolução que quer levar a votos para obter apoio adicional antes de entregar o documento em Bruxelas. O governo faz o seu papel...
O que vou achar estranho é se esta oposição da treta votar favorávelmente um PEC, que nem precisa de ser votado, só para "bruxelas ver". Um povo consciente e culto diria que "estamos entregues aos bichos"... mas continuamos a ser o ”povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo” de Guerra Junqueiro.
Até quando? e quase me esquecia de referir: o venerando chefe de estado pediu diálogo no Parlamento e aperfeiçoamento do documento...

um País de pobres

O ministro das Finanças assegurou, esta segunda-feira na SIC, que a maior parte dos contribuintes não vai ser afectada pelas mudanças no IRS, devendo apenas cerca de um milhão de agregados familiares sentir as diferenças: «Temos cerca de 4,6 milhões agregados familiares que fazem declarações de IRS. Deste conjunto de agregados mais de três milhões, eu diria quase 3,5 milhões não serão afectados por estas medidas». O ministro confirma aquilo de que todos nós já nos apercebemos: Portugal é um país de pobres. De gentes a quem não se assegura o minimo rendimento para uma vida digna. São 3 milhões e meio. Mas o ministro afirmou também que «A forma mais eficaz de destruirmos o Estado social é levá-lo à falência. Acho que temos de ter aqui um critério de controlo, de contenção e de não irmos mais longe do que é possível». Estou de acordo. Só que olho noutra direcção. Já não estamos no prec de 75 e as esquerdas, chiques e de caviar, não estão interessadas na desmoronar do Estado.
Nos tempos que correm isso está a ser feito por um enorme conjunto de negreiros que vivem em luxos arábicos de prémios e bonús e aqui descobriram as africas e os brasis de séculos passados e cá nos vão colonizando.

segunda-feira, 22 de março de 2010

ler, meditar, decidir.

Em Defesa do PRESIDENCIALISMO proposta para uma Nova Constituição da autoria de Paulo Otero, Prof. Catedrático da Fac. de Direito de Lisboa Para ler, meditar e ousar decidir, porque este regime está acabado... e este presidente não serve!

via CTT a preparar privatização?

A partir desta semana, a Direcção-Geral dos Impostos começa a implementar um sistema de notificação electrónica dos contribuintes que substituirá progressivamente as comunicações em papel. O sistema de notificações electrónicas vai utilizar o serviço público “Via CTT”, no âmbito de um contrato que é hoje assinado entre a DGCI, a Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros e os CTT – Correios de Portugal.
a propaganda para os grunhos, eu incluido, é que temos que poupar papel...

Manuel Alegre: um SENHOR!

"Um presidente da República não deve ter uma agenda de governação e eu não tenho. Não sou candidato nem para derrubar governos nem para governar por interposta pessoa, mas isso não quer dizer que um candidato ou um presidente não tenha opinião sobre os grandes problemas nacionais" Manuel Alegre na TSF

domingo, 21 de março de 2010

manifesto de intenções... (2)

«O primeiro-ministro não conhece o senhor Manuel Godinho e não recebeu pessoalmente qualquer presente de Natal seu, ou de qualquer das suas empresas». «Não existe no gabinete do primeiro-ministro, nem no gabinete do secretário-geral do PS, qualquer registo de ofertas de Natal com essa proveniência». Jorge Coelho, presidente executivo da Mota-Engil, declarou também que «nunca tinha ouvido falar desse senhor» até às primeiras notícias do Face Oculta. «Não sei se recebi ou não algum presente dele. Recebo inúmeras prendas, todos os Natais. E canetas Montblanc já devo ter recebido umas 200!». António Mexia, presidente da EDP, «não conhece nem nunca viu Manuel Godinho» informou o porta-voz da empresa. Fernando Lopes Barreira, o empresário que dirige a Consulgal, não quis prestar declarações. Armando Vara, ex-vice-presidente do BCP, disse «nunca» ter recebido qualquer presente de Manuel Godinho, nomeadamente os que estão registados nos documentos apreendidos ao empresário de Aveiro e José Penedos, foi o único que admitiu ter recebido dois dos presentes ali indicados apesar de não os ter identificado logo com o empresário. Sol
parece que o empresário Godinho apenas quiz fazer um manifesto de intenções...

outra vez mais do mesmo...

O Programa de Estabilidade e Crescimento «deve ser assumido pelo país», afirmou JSPinto de Sousa, em entrevista ao Jornal de Notícias. O primeiro-ministro considera que um chumbo do documento no Parlamento será «uma total irresponsabilidade» e «muito negativo para Portugal», embora deva saber, ou alguém o deveria informar, que o PEC, não precisa de ser aprovado na AR.

A Primavera não está limpa nem Portugal começou.

Dizem por ai que ontem começou a Primavera e se realizou a operação “Portugal Limpo”. A leitura dos diários de hoje mostra exactamente o contrário.
A Primavera não está limpa nem Portugal começou.
Tal como Sampaio, Cavaco Silva deixa o Pais estar em lume brando mesmo correndo o risco do estrugido se queimar e, quiçá, arder nos tachos e, com o Verão Quente que se adivinha alguém se vai chamuscar.

Canal Panda estreia cinco séries para os mais novos

um O secretário-geral do PS afirmou que no partido "não há asfixia democrática nem nenhuma lei da rolha", criticando o PSD, que considera ser "garantia da instabilidade permanente" por ter tido "cinco líderes em cinco anos". dois O secretário-geral do PS afirmou que "Há naturalmente, no Partido Socialista e no amplo movimento social que nos apoia, opiniões e sensibilidades diversas. Há como sempre houve. Sempre foi assim e é assim que queremos que continue a ser". três O secretário-geral do PS deixou um aviso aos "adversários", para que estes "se desiludam", porque o PS vai continuar a ser um partido "determinado mas coeso e forte para servir os portugueses e para servir Portugal". quatro O secretário-geral do PS ironizou: "Dá-me a impressão de que por estes dias vão escolher o quinto líder desde que eu cheguei a secretário-geral. Cinco líderes em cinco anos é obra e há até já quem diga que não vão ficar por aqui". e cinco o primeiro-ministro que esteve no Parque de Exposições de Braga no Fórum Novas Fronteiras, com o Secretário Geral do PS garantiu que "o PS permanece como referência de estabilidade política na sociedade portuguesa". JN

sábado, 20 de março de 2010

quando a escrever se fotografa...

"Esse molúsculo invertebrado que dá pelo nome de "Grupo Parlamentar do PS" aplaudiu, previsivelmente, a intervenção do Secretário de Estado com especial entusiasmo. Ficou o recado: os socialistas reclamam o direito ao desrespeito das normas formais da assembleia. Nada de novo. " Lourenço Cordeiro em O Senhor Doutor Jaime Gama - Expresso.pt

sexta-feira, 19 de março de 2010

leia todos os dias

leia todos os dias, mas hoje obrigatóriamente. aqui

manifesto de intenções...

Industria da Greve (a unica que não vai á falência)

Os trabalhadores da Carris cumprem, esta sexta-feira, uma greve de quatro horas, em protesto contra o congelamento de salários, acusando também a administração de não estar a cumprir o acordo de empresa. Até às 12h00, estão garantidos apenas os serviços mínimos destes transportes. Segundo os sindicatos, para além do não aumento de salários, em causa estão também, o incumprimento das obrigações da empresa em caso de doença, a falta de atribuição de licenças devidas, a falta de instalações sanitárias e a instauração de processos disciplinares injustificados. TSF Como diria Medina Carreira: "para quê fazer greves, não há dinheiro...". Certo é que Greve, chuva, PEC e desemprego são ingredientes incompatíveis que levaram aos ouvidos daqueles que continuaram a trabalhar os protestos dos utilizadores, e que, por tal, não os mereciam.

nisto o Parlamento está atrasado (noutras coisas também)

O Parlamento debate hoje medidas contra a violência nas escolas por iniciativa do CDS-PP, que defende a substituição «de uma visão de indisciplina» por uma «cultura de responsabilidade». «Queremos alterar esta visão permissiva a que hoje assistimos por uma visão de responsabilidade relativamente à violência nas escolas. Nós entendemos que as escolas são um local de conhecimento e não se podem tornar locais de violência e, por isso, vamos apresentar iniciativas legislativas que vão ao encontro desta nossa vontade de introduzir uma visão de responsabilidade», refere a deputada democrata-cristã Teresa Caeiro. TSF Numa das suas jogadas de antecipação o Governo já tinha aprovado na passada quinta-feira um diploma que prevê a suspensão de alunos acusados de bullying... É tão bom "eles" já não terem a maioria absoluta.

quinta-feira, 18 de março de 2010

mais um ?

O socialista que coordena a estrutura de missão das Lojas do Cidadão de segunda geração corre o risco de ser multado por ter, no entendimento do Tribunal de Contas, beneficiado o grupo Lena em 2007, numa empreitada destinada a terminar o quartel da GNR de Castelo Branco. Ex-vice-presidente da Câmara de Aveiro, Elísio Feio foi nomeado em 2008 pelo primeiro-ministro para as Lojas do Cidadão por causa da sua “idoneidade, experiência e competência” no “desempenho de altas funções”. PUBLICO.PT mas se porventura for multado irá pagar pouco mais de 1400 euros... uma treta!

governo antecipa-se ao CDS...no bullying

O Governo aprovou, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros uma proposta de lei, para combater o bullying nas escolas. As novas regras vão permitir suspender de forma imediata alunos agressivos, durante o tempo em que decorrer o processo disciplinar. A lei prevê que os alunos a quem são imputados actos agressivos sejam imediatamente suspensos «mesmo antes da abertura do respectivo procedimento disciplinar». Esta «suspensão preventiva» terá como prazo máximo a duração do processo disciplinar e poderá ser decretada pelo director «sempre que se verifiquem factos perturbadores da paz e tranquilidade da escola». Sol Estranho país onde só se se for atacado por um cão é que o "dono" é criminalmente responsabilizado ... Bem sei! Os pais dos cães não votam!

Tirem-me deste filme

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal subiu 19,6 por cento em Fevereiro face ao mesmo mês do ano passado e aumentou 0,2 por cento face a Janeiro.
Isto é, no final do mês passado encontravam-se inscritos nos Centros de Emprego do Continente e das Regiões Autónomas 561.315 desempregados, mais 1003 do que no mês anterior... Para Valter Lemos estes dados mostram um desemprego «praticamente estagnado» e sublinhou que, «apesar de tudo, há muitos meses que não tínhamos um sinal tão positivo». TSF
um génio...

terça-feira, 16 de março de 2010

Outra Vez a Propaganda Mais Delirante

Por mim, só queria os 150 mil prometidos há quase seis anos. P.S.: Sublinhem-se ainda os milhares de milhões que o Governo garante irem ser poupados na importação de combustíveis fósseis e os 32 mil milhões que o Estado investirá nas ditas alternativas. Não aprenderam nada e aqueles que os lá puseram em Setembro também não. Esta fraude subintitula-se, ao que parece, "estratégia nacional". por Fernando Martins em O Cachimbo de Magritte

já tinha saudades de o ouvir falar em milhões...

O Governo aprovará nos próximos dias uma proposta para aumentar a potência da energia eólica em 400 megawatts, o que representará um investimento na ordem dos 400 milhões de euros. "É uma aposta nas energias renováveis. Sabemos exactamente o que há para fazer nas energias eólica, hídrica e solar. Queremos desenvolver todas as oportunidades para que a prazo, naturalmente em função das diferentes experiências, a melhor tecnologia se afirme", justificou o primeiro-ministro que ainda acrescentou que as apostas energéticas até 2020 serão executadas "em parceria estratégica entre Estado e as empresas", cabendo às empresas o fundamental no que respeita à concretização dos diferentes projectos. contudo: Um estudo da Universidade Rey Juan Carlos, de Madrid, sobre o impacto no emprego das ajudas públicas às energias renováveis, conclui que 2,2 postos de trabalho são destruídos por cada "emprego verde" criado em Espanha, o que significa que os 50.227 empregos gerados nas renováveis desde 2000 levaram à destruição de 110.500 no resto da economia. Por sua vez, cada "megawatt verde" instalado no país destrói em média 5,28 postos de trabalho, sendo que essa destruição atinge os 8,99 empregos no caso dos investimentos na indústria fotovoltaica, 4,27 na eólica e 5,05 nas mini-hídricas. expresso era interessante ter um estudo idêntico de uma universidade portuguesa

pagavam 1053 trabalhadores num ano! Porra!

Rui Pedro Barroso Soares, o antigo administrador da PT, envolvido na polémica tentativa de compra da TVI, recebeu em 2009, 1,533 milhões de euros de salários, dos quais 1,035 milhões são relativos a remuneração variável e prémios de gestão, anunciou a empresa. Sol
a PT justifica-se:
Os administradores da Portugal Telecom (PT), incluindo o presidente, Henrique Granadeiro, e o presidente executivo, Zeinal Bava, receberam em salários fixos, variáveis e prémios cerca de 7 milhões de euros em 2009, anunciou a empresa. a desculpa é: A Portugal Telecom está 35 por cento abaixo da média das suas congéneres europeias no que toca a remuneração dos seus gestores quando comparamos o que a PT pagou em 2009 e os seus concorrentes em 2008. embora: Esteja acima da France Telecom (6,6 milhões), Belgacom (6,1 milhões) ou Telenor (4,4 milhões) . CM
curiosamente nem sequer pensaram que, por cá, o vencimento mínimo e quase 50% inferior ao dos países do euro…
vamos aguardar os próximos premiados (ou serão bonificados?)
talvez seja por estas e outras que dizem que o Euromilhões nos sai muitas vezes.

Sacrifícios? O caraças! (ou mais uma trapalhada...)

"É totalmente falso que a Comissão de Vencimentos ou a Assembleia Geral da REN, hoje realizada, tenha aprovado qualquer prémio referente ao exercício de 2009. Foi apenas aprovada a alteração da política de vencimentos, por proposta da Comissão de Vencimentos, limitando o limite máximo dos prémios a seis meses da remuneração fixa (quando anteriormente era de um ano esse tecto máximo)". Também foi "aprovado o diferimento de 50 por cento do prémio para o final do ano subsequente ao termo do mandato, isto caso seja devido prémio", indica uma nota de esclarecimento divulgada hoje pela Parpública. Contactado pela Lusa após o desmentido da Parpública, Filipe de Botton reafirmou "na íntegra" o que tinha dito anteriormente, citando a alínea 3 do ponto 6 da ordem de trabalhos da assembleia geral. Esta alínea, disse, alude "à fixação da remuneração dos vários órgãos sociais em relação ao ano de 2009 e para aplicação até à tomada de posse dos membros dos órgãos sociais que sejam eleitos na assembleia geral". DN

segunda-feira, 15 de março de 2010

e a Campanha Preta continua...

O processo de demolição interior e reconstrução do número 4 da Calçada Eng.º Miguel Pais, junto à Praça das Flores, desapareceu da Câmara de Lisboa. "Fizemos todas as diligências possíveis, nos serviços da câmara e no Registo Predial, mas não conseguimos encontrar o processo nem contactar o requerente", disse na semana passada um responsável da Unidade de Projecto da Rua de São Bento, o departamento camarário encarregado de reconstituir o processo. O vazio existente nos arquivos deixa, no entanto, várias questões em aberto. Por exemplo: se o projecto foi apresentado em 1989 pelo vendedor, como é que o andar, que só foi comprado no ano seguinte, foi feito de acordo com as suas instruções e com um desenho diferente de todos os outros? E será que as obras feitas, incluindo um quinto andar recuado de outro proprietário, correspondem ao projecto supostamente aprovado? Mais do que isso: será que houve mesmo um projecto aprovado e uma licença emitida, ou tratou-se de uma obra ilegal? Sabe-se que por conta do terceiro piso, o deputado em causa pagou seis mil contos (30 mil euros) em Maio de 1990, que era o máximo com direito a isenção de sisa e que a reconstrução dos andares, de acordo com as plantas dos compradores, foi feita pelo vendedor desembolsando cada cliente cerca de 16 mil contos (80 mil euros) por fora. no PUBLICO.PT Caramba, não se pode topar numa pedra que não apareça mais um "caso"...

Sacrificios? O caraças!

No final de Novembro, José Penedos, indiciado pela prática de um crime de corrupção passiva , foi suspenso da presidência da REN e sujeito a caução de 40 mil euros pelo juiz de instrução do processo Face Oculta. Mas Penedos vai ser premiado pelo desempenho em 2009, quando liderava a empresa, por proposta da pública Parpública, foi aprovada em assembleia-geral que passou com 40% de votos contra dos accionistas privados. Económico Isto é foi aprovada com 60% de votos governamentais.
Interessante é cruzar a noticia com o facto de João Plácido Pires, presidente do conselho de administração da Parpública cessar funções executivas nesta empresa para assumir funções executivas na Redes Energéticas Nacionais (REN) de Penedos. jornal de negocios Aqui ou aqui, entre muitos outros, podemos perceber porque é que a Parpública fez a proposta.
Vale a pena ler a reportagem do Sol e depois meditar porque é que, com estes exemplos, eu é que tenho que pagar a crise?

as contas de Coelho

A construtora dirigida por Jorge Coelho informou hoje o mercado que fechou 2009 com um lucro de 71 700 000 euros, mais do dobro face a 2008. mas: No final do ano, o endividamento líquido da Mota ascendia a 2 280 000 000 de euros... Económico a engenharia financeira é tão bonita!
depois aparecem os economistas, que somam tudo e dividem por cabeça, a bramir que os portugueses estão endividados...
fazem o favor de me retirar da estatistica.

domingo, 14 de março de 2010

e se a moda pega?

O PSD aprovou, no Congresso, por 352 votos favoráveis, 102 abstenções e 76 contra,uma moção que propõe sanções para aqueles que criticarem a liderança do partido nos 60 dias antes das eleições directas para a escolha de um líder. TSF
está tudo doido ou Marques Mendes tem razão e já "cheira a fim de regime"?

sábado, 13 de março de 2010

«Cheira a fim de regime»

Luís Marques Mendes aponta que Portugal vive um momento «absolutamente excepcional», com as suas finanças «sob vigilância internacional» e com «um primeiro ministro recém eleito que está politicamente sob suspeita e fragilizado». «Olha-se para tudo isto, que é sério e que é grave, e tem-se a sensação de viver uma espécie de fim de regime. Um pântano político, uma encruzilhada económica e social. Por muito que seja duro, a verdade é esta: cheira a fim de regime, e isto é muito e muito preocupante», repetiu Marques Mendes. TSF
Pois é: cheira a fim de regime e é isto que também me preocupa. Trinta e seis anos depois as gerações que fizeram Abril e Novembro sentem-se traídas. É nelas que continuo filiado. Gerações que nada quiseram para sí e que não se beneficiaram do espaço público, porque isso tinha sido uma das fontes da sua luta que, poucos se lembram, lhes exigiu grande coragem moral e fisica... já que Caxias e Peniche eram destino próximo. Coisas que em nada preocupa yuppies de hoje e velhos politicos travestidos de boys, porque eles acabaram, com Peniche, com Caxias e, pasme-se, para eles também acabaram as Custóias ou o Limoeiro...

sexta-feira, 12 de março de 2010

Macau: AINDA NÃO SE CANSARAM

Recorde-se que de vez em quando lá vai um a Macau. Um, político ou amostra dessa espécime. Fazer o quê? Bem, isso é mais complicado de dizer. Uns, vão buscar umas massas. Outros vão resolver velhos problemas com os chineses. Outros, passear e comprar uns colares de pérolas para as amigas. E há ainda os que vão palestrar. Pa... quê? Palestrar, estúpido! É o caso do socialista António Vitorino que a convite do Consulado-Geral de Portugal lá vai participar numa conferência. E é importante? Deve ser tanto como as realizadas durante dezenas de anos e cujo resultado viu-se... Recorde-se que António Vitorino conhece bem Macau. Bem, não. De ginjeira... por joãoeduardoseverino in Pau Para Toda A Obra

fuga para a Venezueta

Andoni Zengotitabengoa Fernandez, que tinha alugado uma moradia em Óbidos para ali fabricar bombas e apontado como operacional da ETA pelo governo da Espanha, preparava-se para embarcar para Caracas, com um passaporte mexicano falso, foi detido por inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e entregue á Policia Judiciária. CM Ora bem,
a proposito de Venezuela, o actor norte-americano Sean Penn defende que os jornalistas que chamam ditador ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, devem ser presos. «Devia haver um tribunal que mandasse as pessoas para a cadeia por este tipo de mentiras». sol.pt a prova de que o homem não é ditador, que até recebe "etarras", apoios de artista e "magalhães"...

mais 58 mil RSI's

Os beneficiários do rendimento social de inserção (RSI) não param de aumentar. Em Janeiro deste ano contabilizavam-se em 396 270, mais 17,3% do que no mesmo mês do ano passado, pressionando a despesa da Segurança Social, com uma carga sem precedentes. De acordo com os últimos dados disponíveis, em Janeiro foram mais 58 450 os indivíduos a receberem aquela prestação. DN

Se lhes juntarmos os que estão, e bem, a receber os curtos Subsidios de Desemprego teremos quase um milhão (959 570) a viver, em miséria, á custa do Orçamento da Segurança Social...

Quando é que Portugal se irá cumprir?

Sondagens...

... onde é que eles vão arranjar estes "entrevistados"?
um comentário em post:
Aí estão elas, as sondagens. Melhor, as invenções sobre o que mais convém. Umas dizem-nos que os PS ganharia com 36%, outras que a vitória estaria nos 32% e as de ontem afirmam categoricamente que os 41% eram certos.As sondagens ainda são o motivo maior das minhas risotas. É bom existirem sondagens para que nos possamos rir com tanta conclusão anedótica. Vejam só esta: 40% do povinho acha que o governo do PS é mau, mas 40% vai votar PS. Boa!... Para rir, nada melhor.Agora a sério. Os tais meus amigos que trabalham nas empresas de sondagens lá me transmitiram a "porcaria" da verdade e, então, é assim: a abstenção está maior que nunca, uma loucura, toda a malta da esquerda à direita está de costas viradas para os políticos e para a política. Os resultados obridos dão 30% ao PS, 24% ao PSD, 13% ao CDS, 9% ao BE e 8% ao PCP.Mas, não se esqueçam, estes resultados que vos apresento não são sérios porque não são fornecidos pelos administradores das empresas de sondagens... a seriedade está no resultado que é anunciado nos jornais e nas televisões... pois! por joãoeduardoseverino em pauparatodaaobra.blogspot.com

quinta-feira, 11 de março de 2010

mais um recuo da economia portuguesa

Nos últimos três meses do ano passado, a economia portuguesa recuou um por cento face ao período homólogo de 2008. Em comparação com o terceiro trimestre, regrediu 0,2 por cento. No conjunto do ano de 2009, a economia do país caiu 2,7 por cento, "após a variação nula verificada no ano anterior". O INE explica que "o contributo da procura interna para esta variação foi negativo (-2,8 pontos percentuais), enquanto o da procura externa líquida foi ligeiramente positivo (0,1), reflectindo a maior redução em termos absolutos das importações comparativamente à observada nas exportações". RTP Noticias ...há poucos dias ouvimos Constâncio e Pinto de Sousa. Porque raio é que as más noticias vem logo depois? (II)

580 mil desempregados em Janeiro

Em Janeiro, a taxa de desemprego aumentou para 10,5%, 580000 desempregados, mantendo a tendência de subida que se verifica pelo menos desde Agosto de 2009, altura em que era de 9,9%, atingindo 542 mil desempregados. Em Dezembro, havia 569 mil desempregados, uma taxa de 10,3%. DN ...há poucos dias ouvimos Constâncio e Pinto de Sousa. Porque raio é que as más noticias vem logo depois?

buscas «só podem ser obra de algum energúmeno»

O actual governador civil de Aveiro, José Mota, ex-autarca da Câmara Municipal de Espinho, considerou, esta quinta-feira em declarações à TSF, que as buscas realizadas à sua residência resultam de suspeitas geradas por «algum energúmeno». Mota sublinhou a sua inocência e revelou-se «indignado» com a situação e atribuiu as notícias a «intrigas político-partidárias» associadas a ódios pessoais que podem advir de pessoas ligadas à actual Câmara Municipal de Espinho. Segundo a agência Lusa, as buscas a casa de José Mota foram determinadas devido a indícios de crimes relacionados com o licenciamento camarário de instalações de serviços privados. Já a SIC Notícias afirma que as buscas tiveram como base suspeitas sobre o eventual uso indevido de meios da Câmara Municipal de Espinho para fins privados, como por exemplo, a realização de viagens. TSF
mais um?

mentiras e trapalhadas...

"Se Sócrates mentiu, nem acho que seja muito grave" mas afinal quem é que votou nesta gente?

CDS-PP propõe cortes no abono de família de alunos violentos

Curiosamente de acordo, com a proposta feita pela Confederação Nacional das Associações de Pais, o CDS vai apresentar um projecto de lei para a revisão do Estatuto do Aluno agravando as sanções disciplinares ao comportamento do aluno violento, com «faltas injustificadas», entre outras. A proposta integra ainda um conjunto de medidas que visam prevenir e sancionar episódios de bullying, prática reiterada de maus tratos ou perseguição a alunos por parte de colegas e passa ainda pela responsabilização das autoridades educativas, do Ministério da Educação aos directores da escola e também das famílias e dos alunos. «Não se trata de responsabilizar as famílias por um comportamento mais agressivo, esporádico dos alunos, mas os responsáveis pela educação destes jovens que têm estas práticas reiteradas de violência e perturbação têm que ser responsabilizados e, se for caso disso, através de uma redução ou corte de prestações sociais como o abono de família», justificou Teresa Caeiro.
Logo: A ministra da Educação disse que apresentará em breve uma iniciativa legislativa específica para combater a ocorrência de fenómenos de “bullying” nas escolas portuguesas, dando aos directores de escola a possibilidade de «suspenderem preventivamente alunos que tenha provocado agressões». «Com essa decisão o aluno agressor poderá ser imediatamente afastado da situação de contacto com o aluno agredido. Queremos resolver rapidamente situações de ameaça, conflito ou agressão, sem prejuízo de medidas disciplinares que se instaurem no momento em que há este tipo de situações nas escolas». tsf
Fico á espera das reacções canhotas e protectoras dos “jovens coitados" vitimas da deficiente educação de direita que regime e papás lhes têm imposto.

11 de Março de 1975

seguiram-se os saneamentos, as privatizações e as prisões.
Mais tarde veio o PREC e começámos a aprender como se manipulava um povo inculto.

esta podia ter sido a reportagem daquele dia... mas não interessava ao "novo regime" que alguns queriam implantar.

Quase o conseguiram...

“ como seria este PEC se fosse o do PSD e do CDS ? “

como seria este PEC se fosse o do PSD e do CDS ?
esta é a ultima frase inventada pelas agencias de propaganda e desinformação.
Iremos ouvi-la de todos os apostolos do regime...

quarta-feira, 10 de março de 2010

Para que é que serve o Tretado de Lisboa?

Georgios Papandreou ficou satisfeito com a reunião à porta fechada com Barack Obama onde o informou dos esforços do seu país para reduzir o défice ornamental.
Se todos “eles” começarem a ir ao beija-mão americano para que é que servirá a União Europeia. Já agora qual é senhor que se lhe segue nas américas?

segunda-feira, 8 de março de 2010

mentiras ás oito da noite!

até ver ainda ficamos com as Berlengas e os Farilhões...

Teixeira dos Santos afirmou que o Governo espera levar a cabo "um conjunto significativo de privatizações", que irá apresentar quando levar o programa à Assembleia da República: O Estado ainda detém 20 por cento na Energias de Portugal (EDP), mais os 5 por cento detidos pela CGD, 49 por cento da Rede Eléctrica Nacional (REN), 7 por cento na petrolífera Galp Energia - mais 1 por cento detido pela CGD. 100 por cento da TAP, 100 por cento dos Correios de Portugal (CTT) e 100 por cento da área seguradora da CGD. o que chateia é que eu, que não votei neles, vou pagar tanto quanto os que neles votaram e, ainda me chateia mais, os que os tem andado a defender...

o dia...

Ora bem, comemora-se hoje, isto é, comemoram os 100 anos do dia que não devia existir: o Internacional da Mulher. Aproveita-se para escrever sobre a discriminação de salários, uma realidade também de Portugal, onde se verifica que as mulheres estão entre as europeias com mais participação no mercado de trabalho, embora isso não signifique melhores ordenados. Por cá 133 mil estão na estatística dos casos de desemprego de longa duração e 68 mil mulheres ainda beneficiam do subsídio social de desemprego. De acordo com o IEFP, Vila Nova de Gaia é o concelho onde o desemprego no feminino tem um maior volume. Na realidade esperam-se mais actos e menos palavreado ou para o ano, nos próximos anos, continuaremos a ler as mesmas tretas. Mas parece que nem tudo é mau para a secretária de Estado da Igualdade que não nega as diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho, mas garante que, em Portugal, o problema é bem menos grave do que na grande maioria dos países da União Europeia. «A discrepância salarial na média europeia ronda os 17,6 por cento e em Portugal os 8,4, abaixo de nós apenas Itália, Malta e Polónia», afirma Elza Pais. Isto é, a situação é pior em três e melhor em 23 paises… (mais uma formanda das novas oportunidades?)

sábado, 6 de março de 2010

gestores públicos sem prémios...

A oposição parlamentar aprovou o fim dos prémios dos gestores públicos durante este ano. Paulo Portas considerou a aprovação de uma proposta da sua bancada para proibir a atribuição de prémios aos gestores públicos em 2010 vai permitir ao Estado dar “um exemplo de contenção”. “É uma medida que dá um exemplo do espírito de contenção”, afirmou. A proposta foi considerada “cega e com poucos efeitos práticos” pelos socialistas. expresso
Realmente só tem um efeito prático: moralizar a retribuição salarial. O que, convenhamos, já é muito. Porque raio é que alguém contratado para um determinado trabalho tem que receber salário e bonús?
Será que os actuais gestores são tão burros que precisem de cenouras? E, já agora, porquê acabar com os prémios só em 2010?

um lobi para o PEC

O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), discutido este sábado em Conselho de Ministros extraordinário, contém medidas que irão agravar a carga fiscal até 2013. Sem mexer nas taxas dos impostos vai reduzir de forma acentuada as deduções fiscais. O resultado é um claro aumento da factura do contribuinte em especial para as classes com maiores rendimentos. Depois da Grécia, os mercados esperam pelas medidas portuguesas e para controlar danos o Governo está a trabalhar com uma agência de lóbi internacional especializada em economia e mercados financeiros. expresso
Não acredito venham a ser “as classes com maiores rendimentos” os maiores contribuintes, eles saberão proteger os seus proventos... e, nós, os outros ?