domingo, 10 de novembro de 2019

Reichspogromnacht: a "noite dos cristais quebrados"


Enquanto o resto do mundo parecia não levar o genocídio a sério, o Partido Socialista dos Trabalhadores Alemães e o seu Secretário-Geral, Adolfo Hitler, na Kristallnacht, a "noite dos cristais quebrados", viam aplicada sua política de limpeza étnica.
Na noite de 9 de Novembro de 1938, alemães militantes e simpatizantes nacional socialistas  mataram judeus, incendiaram sinagogas, saquearam e destruíram lojas da comunidade judaica, perante a passividade da polícia e dos bombeiros.
A perseguição nacional socialista à comunidade judaica alemã tinha começado em Abril de 1933, com a convocação ao boicote de estabelecimentos pertencentes a judeus que pouco depois foram proibidos de frequentar estabelecimentos públicos, inclusive hospitais e universidades.
Antes, no Outono de 1935, a perseguição aos judeus, apontados como "inimigos dos alemães", atingiu outro ponto alto com a chamada "Lei de Protecção à Saúde Hereditária do Povo Alemão" que que retirava a cidadania alemã dos judeus e os proibia de se casarem ou terem relações sexuais com pessoas de "sangue alemão ou seus descendentes".