terça-feira, 31 de agosto de 2010

tudo como dantes...no "Portugal sem Fogos"

A taxa de desemprego em Portugal em Junho, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat, foi revista em alta para 11 por cento. A Função Pública quer aumentos salariais de 2 a 3,5% para 2011 O PSD dá primeiro passo para negociar o Orçamento… que não terá a "base zero" do PPC …isto é, regressei do País Real a este “ país virtual “.
Estou lixado!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

primeiro-ministro participa no combate a incêndios

O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin participou, esta terça-feira, no combate aos incêndios florestais que atingem o país como co-piloto de um avião anfíbio Beriev-200. tsf

um génio da aritmética NO...

2008
A área ardida diminuiu devido ao plano de combate a fogos
O ministro da Administração Interna considera que é de uma «injustiça gritante» dizer que a área ardida em 2007 diminuiu por causa do tempo. Rui Pereira presidiu, este sábado, a uma homenagem aos bombeiros, reconheceu que o tempo ajudou mas fez questão de sublinhar que o combate aos incêndios melhorou graças aos planos do Governo. tsf 2009
Rui Pereira atribui aumento da área ardida às condições climatéricas
O ministro da Administração Interna considerou, este domingo, que o aumento significativo da área ardida nos primeiros cinco meses, face a igual período de 2008, deve-se às condições climatéricas que têm sido «piores». jn 2010 O ministro da Administração Interna garantiu que a área ardida é inferior a outros anos. Rui Pereira só não quantificou. “Consigo garantir que é menor. A quantificação é feita pelos serviços”, acrescentou. rr

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Portas vende arma ao desbarato (2)

Paulo Portas, que não se dignou comentar ao Correio a excelsa e inovante nontícia de investigação sobre a Lusa II, respondeu, via facebook, a uma pergunta directa de Paulo Especial do Monárquicos.com. Aqui vai:
"Caro Paulo, não acredite em tudo o que lê. Acha mesmo que eu andei a “vender armas ao desbarato”? Faça-me um favor: compare a notícia do Correio da Manhã com um texto igualzinho (excepto nalguns detalhes) que está na Wikipédia. Então verá que quando eu cheguei ao Governo já a decisão de fechar a INDEP tinha sido tomada, contratos anulados, produção parada, rescisões em marcha. Azar...é tiro ao lado. Depois lerá que o investimento no tal projecto ou protótipo parou em...1992, estava eu bem fora da política. Azar... novo tiro ao lado. Não vá ainda ter dúvidas, e reparará que o jornalista fala em 15 milhões de euros mas a “fonte” Wikipédia diz 2,5 milhões de dólares. Um pormenor para agigantar a coisa? Azar... mais um tiro ao lado. Enfim, dar-se-á conta que no meu tempo na Defesa não só a INDEP já era - estava, aliás, falida - como o que houve foram leilões dos seus bens... Ou seja, nem os ministros de Cavaco nem os de Guterres, “deram” pela tal Lusa A2, e a culpa é minha, logo eu que já apanhei a INDEP em destroços e só soube dessa tal Lusa A2 ontem? E de resto, olhe que o jornal não diz mas a “fonte” sim, não há clientes militares desse protótipo ou do seu desenvolvimento.Último detalhe - quem fabricava pistolas era a antecessora da INDEP (e serviu as Forças Armadas na guerra do ultramar). A INDEP - dizem os que têm memória – dedicava-se a munições. Caro Paulo, chamam ao Verão a “silly season”. Não acredite em todos os títulos que vê... Em contrapartida, gostei de ler “nação soberana” várias vezes no seu “post”.
mais aqui para comparar com o que foi publicado aqui numa noticia aqui iniciada

era Quinta-Feira em Nagasaki

Era uma Quinta-Feira, 9 de Agosto. Pouco passava das 11 horas quando o Fat Man, contendo um núcleo de plutónio-239, foi largado sobre o vale industrial da cidade de Nagasaki. 40.000 dos 240.000 habitantes da cidade foram mortos instantaneamente e entre 25.000 a 60.000 ficaram feridos.
A última grande guerra mundial acabaria poucos dias depois, a 15.

sábado, 7 de agosto de 2010

fogos, Julho com valor superior à média do decénio.

Vasco Franco justificou o grande número de fogos com as temperaturas «anormalmente altas para a época». O Secretário de Estado da Protecção Civil revelou que «a área ardida no final de Julho é bastante inferior à média dos últimos dez anos» e «garantiu» que o dispositivo de combate aos incêndios «tem capacidade para responder». Aquele governante também destacou o «grande esforço» que tem sido feito no combate às chamas e disse que o número de fogos registados este ano está «muito longe» do verificado em 2003. tsf Ora bem, não consigo entender porque raio é que foi buscar o 2003. terá sido por ser um dos poucos anos em que o governo era de outro partido? De qualquer modo os números oficiais mostram que, este ano, entre Janeiro e Julho arderam 19.346 hectares e foram registadas 8753 ocorrências e entre 1 e 6 de Agosto foram registados 2158 incêndios. Só o mês de Julho registou 5308 ocorrências, um valor superior à média do decénio. publico Franco deve desconhecer que Rui Pereira, o seu ministro, lançou no dia do pai de 2008, o Portugal sem Fogos..., um programa que, está demonstrado, não minorou a questão mas gastou muito dinheiro aos contribuintes...

para os boys é sempre Silly...

Não era preciso muito e “eles” poderiam continuar a manter (calma) a clientela partidária de que precisam e a quem generosamente distribuem as organizações que nós pagamos. Bastava-lhes a coragem de aprovar a lei que limitasse ao terminus do seu mandato as nomeações que efectuam. Até lhes dava jeito. Não teriam necessidade de pagar enormes indemnizações quando, os que se seguem, os “despedem”. Claro que “eles” sabem isto melhor que ninguém, mas não lhes interessa… porque as indemnizações fazem parte do “prémio”.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ponte sobre o Tejo

"Atingido o momento culminante desta grandiosa inauguração, dou graças a Deus, e declaro aberto ao tráfego e posta ao serviço da nação a ponte Salazar". Foi com estas palavras que o Almirante Américo Tomaz, Presidente da República, abriu oficialmente a 6 de Agosto de 1966, uma ponte sobre o Tejo. Salazar é qu não ficou particularmente agradado com a homenagem, que tinha sido decidida à sua revelia, tendo murmurado que ainda haviam de mudar o nome da inaugurada estrutura. A revolução de 1974 viria a confirmar a profecia do antigo Presidente do Conselho de Ministros. Deixou de ser "Ponte Salazar" e passou a "Ponte 25 de Abril".
… ainda há quem se mantenha agarrado ao antigo nome, mas muitos preferem simplesmente falar da "PONTE SOBRE O TEJO".

enola gay

Uma boa noticia

Se, como sindicalista, fez alta política seguramente como académico, o Prof. Doutor Manuel Carvalho da Silva, irá agitar a baixa politica em que cada vez mais nos enterramos.
É uma boa notícia.
Coerência é preciso e Carvalho da Silva é um português coerente.
Posso não concordar com muitas das suas posições, mas terá sempre garantida a minha admiração.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Portas vende arma ao desbarato

Em 2004, o Ministério da Defesa, então liderado por Paulo Portas, vendeu, por 50 mil dólares, uma pistola-metralhadora criada em Portugal. mais aqui, aqui e aquie os comentários cretinos aparecem aqui Obviamente que quem plantou a noticia não faz ideia o que é disparar aquela arma.
Apesar de ser considerada pelo marketing das "publicações especializadas" como extremamente fiável e precisa, quem a experimentou sabe que na realidade é extremamente imprecisa a mais de uma dezena de metros e que, porque dispara "em leque" nas quatro direcções, põe em perigo mais os "amigos" que os "inimigos".
Será uma óptima arma para assaltar bancos onde a rajada "em leque" é essencial á intimidação dos assaltados.
Claro que podia e devia ser fabricada em Portugal e vendida á estranja se os nossos pmj deixassem, o que não me parece ser o caso.
mas,
Se bem me lembro a destruição da nossa indústria de armamento foi algo muito querido pela esquerda, caviar e chique, onde, ao tempo, se podia encontrar Durão Barroso e é anterior ao ministro dos submarinos que emergem quando as sondagens são más (antes emergiam a Moderna ou o Jaguar).
Estes pmj saberão que o INDEP “herdou” o pouco que ainda restava da industria de armamento foi extinto e os e os seus pertences, incluindo as suas "patentes", foram postos em hasta pública pelo governo de Guterres e Veiga Simão, que assim acabaram com as manifes, caviar e chiques, anti-guerra? E quem é que se lembra que existiu uma Fábrica de Braço de Prata que investigava e desenvolvia novas armas e produzia o armamento que sustentou a guerra do Ultramar? E quais as razões que a levaram á extição? Alguém sabe a quem foi vendida, e por quem, a patente das minas anti-pessoal e a das granadas ofensivas? Claro, só os “velhos” é que se lembram destas coisas velhas… e conhecem-lhes as respostas.

para Silly falta-lhes a polémica...

Arrancou hoje a Silly Season. Para entrar em velocidade de cruzeiro só falta que pequenos e médios jornalistas (pmj) comecem a debitar a palavra favorita: POLÉMICA. Está quase… e dura até Outubro.
Noticias repescadas ainda não passou muito tempo que algumas mulheres algarvias sairam á rua a mostrar as mamas pró satélite.
Vacinação com os restos da encomenda da gripá e
Desconhecimento completo do que é uma arma obsoleta e da inexistência de uma industria militar portuguesa. Bem sei que o que está escrito é que a FBP é "lusa" e não "portuguesa" por isso deve ser outra... a dos "lusitos do cm".

Coreanos do Norte em “sentido”

Seis horas em posição de sentido diante do Palácio da Cultura Popular de Pyongyang foi o castigo imposto aos jogadores da selecção de futebol da Coreia do Norte após a sua eliminação no Campeonato Mundial de Futebol. Pior destino sofreu o treinador condenado a trabalhos forçados. Por duas vezes a equipa portuguesa contribuiu para estes castigos, a anterior foi em 1966. Neste caso os jogadores norte coreanos foram deportados para “goulags” e ai desapareceram... noticia completa no “la repubblica Ora bem! É um privilégio viver no velho continente...

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

passados 432 anos ainda não regressou...

'Sperae! Cahi no areal e na hora adversa Que Deus concede aos seus Para o intervallo em que esteja a alma immersa
Em sonhos que são Deus. Que importa o areal e a morte e a desventura Se com Deus me guardei? É O que eu me sonhei que eterno dura, É Esse que regressarei.

impostos e Tridente a emergir

Lenta e subtilmente começa a aparecer uma pequena frase, inserida em grandes textos, que avançando o aumento de impostos, remete a culpa para os dois submarinos que foram contratados vai para seis anos num processo de aquisição iniciado há mais de doze e que até previa quatro unidades. A situação do país não comporta tal gasto, dizem ou escrevem.
Aceitando de barato que muitos, lá para os idos 98 do século passado de Guterres, Simão e Cravinho, ainda andariam a fingir que eram “estudantes” e por isso não conhecem istória, dificilmente entendo o olvidar daqueles que ainda no 8 deste século pregavam a folgada situação económica em que vivíamos e que permitia os tgv’s, as scut's “á borla” e o forrobodó das compras e contratações governamentais. Seguramente são gentinha que devolve, sem pejo, as fatiotas depois da foto em revista cor-de-rosa ou o alta-cilindrada após apresentação aos amigos.
“Arma dos pobres” assim cognominou aquele armamento O Primeiro-Ministro que, se não deixou saudades pela política que desenvolveu, scut’s e RMG e queijo limiano são exemplo, ficou na nossa memória como Homem sério e incorrupto. Curiosamente ninguém ainda perguntou a António, nem a Veiga ou a João, o que pensavam se a aquisição que mandaram executar, e que outro veio a concluir, fosse devolvida á “modista” ou ao “stand”. Os impostos vão aumentar, claro que vão. Os preços dos produtos básicos, vão aumentar, claro que vão. A culpa é dos submarinos, obviamente que também é.
Mas, consolemo-nos, as auto-estradas gratuitas e o comboinho que trará espanhóis á praia e que nos custarão por ano, tanto quanto dois submarinos em 30 anos, vão-nos continuar a ficar "quase á borla”, dizem... e os tolos acreditam e replicam em pequenas frases, inseridas em grandes textos.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ufffff... o verão vai quente

A temperatura vai subir esta semana valores que tocam os 40º graus, sobretudo no interior. "O tempo quente irá persistir durante toda a semana com as temperaturas a variar gradualmente e poderão atingir valores nas regiões do Interior entre 37, 39 graus, e nas regiões do Litoral entre os 30, 35 graus", afirma a meteorologista Ângela Lourenço. Também, á medida que os dependentes dos subsídios vão recebendo as cartinhas da Segurança Social, o tempo aquece lá pelos Centros que deviam ser da previdência. É que, embalados nos futeboys e nas deixas de chicos-espertos, os utentes, só agora repararam que vão receber muito menos que no passado e vão pagar muito mais pela crise que acreditaram ser "só lá fora" porque, cá dentro, os tugas viviam no paraíso. Lamentavelmente aqueles que realmente precisam de ajuda serão os mais prejudicados e muitos continuarão a acreditar nas sereias do Centrão, talvez porque nunca leram o Canto Nono ou nem souberam interpretar o resumo do resumo que os dispensou do "chumbo". Outros, a maioria, continuará a receber uma grande parte do esforço patriótico a que o Bloco Central nos obrigou, porque eles próprios nunca deixarão de ser os chicos-espertos.
O verão vai quente e não estou com grandes esperanças que arrefeça.

"reprovar na escola levou-os ao sucesso"

A manchete do " i " é um bom exemplo de como se pode manipular a informação ao não usar a forma positiva de apresentar a noticia. O que se escreve nas paginas interiores, felizmente, não tem nada a ver com o titulo, mas duvido que as capacidades interpretativas, e até as de simples leitura, de muitos dos formados por esta escola que nos estão a vender. A nós que a pagamos. Não seria mais motivador que se intitulasse "reprovar na escola levou-os ao sucesso"

o Tridente chegou

Depois de ter sofrido diversos adiamentos, a chegada do primeiro de dois submarinos comprados à Alemanha terá uma pequena recepção no Alfeite, “de acordo com a tradição naval”, estando a cerimónia oficial marcada para 8 de Setembro. Com uma guarnição de 33 militares, o Tridente pesa mais de duas mil toneladas em imersão e tem quase 68 metros de comprimento e autonomia de 12 mil milhas, para além de vários sensores e um sistema de armas composto por mísseis de longo alcance mar-mar e mar-terra, torpedos de longo alcance, minas e armamento ligeiro para protecção própria quando a navegar à superfície. Infelizmente só um submarino não chega para podermos manter em Portugal o Comando do Atlântico e ninguém fez as contas aos prejuízos que a saída do país do pessoal que lá presta serviço, vai trazer para a região de Cascais-Oeiras.

domingo, 1 de agosto de 2010

eu já "vivi" isto em 75 ...

Paulo Portas anunciou que «nos primeiros dias de Setembro vão estar grupos de militantes do CDS e da Juventude Popular nas estações de comboio e nas paragens de camionetas a exigir que acabe com a vergonha de um sistema judicial que não é capaz de julgar um único delinquente apanhado em flagrante». «Temos sempre o apanha e solta. Eles cometem crimes são apanhados, levados a tribunal e são soltos». “Há um país que não quer mais aceitar este género de sistema Penal e Processual Penal». A esquerda, a chique e a caviar, também lá estará. Óh, Portas, eu, que já "vivi" isto em 75, lembro-me dos resultados...

«Cortes foram objecto de acordo com PSD»

Dois milhões de beneficiários vão ver as prestações sociais revistas. A Segurança Social vai passar a ter em conta, os salários, os depósitos bancários, as rendas, os apoios à habitação, o valor da casa, as pensões, bolsas de estudo e de formação. Não vão poder rejeitar um emprego ou uma acção de formação e é excluído quem tiver casa própria com valor superior a 250 mil euros e contas bancárias ou acções que ultrapassem os 100 mil euros. A SS terá acesso às contas bancárias e aos dados das Finanças. o diário Público publica hoje uma excelente manchete que diz tudo:
"hoje é dia de os pobres ficarem mais pobres"
socialismos...