segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

prós & contras

Prós
"O euro é um dos maiores sucessos do projecto europeu", afirmou José Sócrates, em Lisboa, na inauguração da exposição sobre os 10 anos da criação do euro e da União Económica e Monetária. “A moeda única trouxe benefícios à Europa, à política económica e financeira" e "desenvolvimento económico", continuou, notando que sem o euro a resposta à actual crise financeira e económica teria sido mais dolorosa e difícil. Teixeira dos Santos, considerou também que o balanço de 10 anos da moeda única "é claramente positivo" e prova de uma maior integração europeia, de maiores facilidades nos pagamentos e de um fortalecimento do papel da Europa no mundo. "A actual crise veio reforçar a importância do euro", salientou. Vítor Constâncio disse que o euro foi uma "experiência de sucesso". Desde a sua criação, em 1999, valorizou 20 por cento contra o dólar e 40 por cento contra a libra esterlina e as reservas internacionais em euros passaram de 18 para 27 por cento. "As notas de euro representam uma circulação monetária superior às das notas de dólar". O euro é hoje "uma moeda robusta e credível", acrescentou. Contras “Portugal adaptou-se mal ao euro e, agora, está a pagar a factura.
O Estado é pouco eficiente, a economia pouco competitiva, a sociedade muito dependente do próprio Estado". "No momento em que é preciso mais intervenção do Estado, este tem limitações e constrangimentos inquestionáveis; no momento em que a economia se devia flexibilizar (...) as fragilidades do tecido produtivo sobressaem; no momento em que precisávamos de uma sociedade mais forte (...) a fraqueza do tecido social evidencia-se". Luís Filipe Marques Amado, economista e MNE, na abertura do tradicional Seminário Diplomático que tem como objectivo é dar ao corpo de embaixadores e funcionários as instruções para o ano que corre e confiar-lhes a visão política do ministro.
se isto se tivesse passado num governo de Barroso ou Santana Lopes, iria cair o Carmo e a Trindade! mas os pequenos e médios sócio-comunicantes mudaram...eventualmente para assessores!