quinta-feira, 7 de agosto de 2008

petróleo!

07.08.2008 - 11h43 Lusa Os preços do petróleo têm vindo a corrigir para níveis “mais racionais”, mas deverão continuar acima dos 110 dólares, defendem analistas contactados pela Agência Lusa. Para os especialistas, no curto prazo deixaram de existir fundamentos para preços tão altos no mercado do petróleo. Depois dos máximos atingidos, o preço do ouro negro “está a esvaziar” e os analistas prevêem que se subir não vai chegar aos valores recorde verificados desde Julho do ano passado, altura em que os investidores apostavam na subida dos preços. Actualmente, não se está a assistir a uma entrada rápida de investidores nos mercados internacionais, quando muito o dinheiro entrado mantém-se, o que está a fazer com que os preços do petróleo estejam a cair, justificam os analistas. Poderemos assistir neste próximo futuro á retoma de valores de Setembro de 2007. Curiosamente também os Jogos Olímpicos vão dar uma ajuda com a retirada de 2 milhões diários de automóveis da cidade de Pequim... 07.08.2008 - 11h04 Lusa A cotação do barril de Brent, de referência em Portugal, para entrega em Setembro, abriu hoje a 117,32 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, 0,32 dólares mais do que no encerramento de quarta-feira. Obviamente que o esforço para a manutenção dos preços altos vai continuar por parte dos países exportadores do 3º Mundo... a Venezuela, Angola e Nigéria tentam por todos os meios faze-lo! e a desinformação continua: 07.08.2008 - 11h35 Lusa O aumento dos preços dos combustíveis em Portugal ficou abaixo do crescimento das cotações do petróleo nos mercados internacionais, durante o primeiro semestre deste ano, segundo dados recolhidos no "site" da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Entre Janeiro e Junho de 2008, o preço do petróleo expresso em euros valorizou-se 22,5 por cento, enquanto os aumentos dos preços da gasolina sem chumbo 98 e do gasóleo se ficaram em torno dos 15 por cento.
Nos primeiros seis meses de 2008, o preço da gasolina sem chumbo 98 aumentou 9,4 por cento e o do gasóleo 15,6 por cento, de acordo com os dados disponibilizados pela DGEG.
No final de Junho, o gasóleo custava em média 1,428 euros por litro e a gasolina sem chumbo 98 valia 1,612 euros por litro, nos postos de abastecimento portugueses, depois de terem começado o ano a 1,205 euros e 1,459 euros, respectivamente.
O petróleo bruto Brent começou o ano a valer 62,49 euros (ou 91,98 dólares) e no final de Junho cotava-se a 80,66 euros (125,45 dólares) nos mercados internacionais, segundo a média registada pela DGEG.
Mesmo em relação à média de preços registada em 2007, quando o petróleo valia 52,69 euros (ou 72,55 dólares), enquanto as cotações do 'ouro negro' subiram 34,6 por cento até final de Junho, os preços dos combustíveis tiveram aumentos menos acentuados.
O gasóleo aumentou 24,2 por cento e a gasolina sem chumbo 98, 13,7 por cento.
Segundo a ANAREC (Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis), esta diferença explica-se com o facto de as cotações do petróleo serem apenas uma das parcelas incorporadas nos preços de venda ao público dos combustíveis.
...em breve veremos a angolana GALP a queixar-se da baixa nos resultados de exploração! TSF 06 Agosto às 19:22 O lucro da Galp Energia caiu 25 por cento nos primeiros seis meses do ano, face ao período homólogo de 2007, para 214 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira a empresa petrolífera. O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações baixou 10 por cento, para 449 milhões de euros. A empresa explicou que estes resultados foram provocados sobretudo pelo segmento de refinação e distribuição, cujas perdas não foram compensadas pela melhoria dos segmentos de gás e exploração/produção. O lucro operacional, que espelha a actividade decorrente da principal actividade da empresa, diminuiu 17 por cento, para 316 milhões de euros. ... Ora bem “o lucro operacional” foi para a Espanha. Façam as contas! Os 17% a menos são precisamente os valores que os portugueses “largaram” no combustível que adquiriram do outro lado da fronteira. “Arriba Portugal” e “que Viva Sócrates”.