quinta-feira, 28 de março de 2013

juros a acrescentar à divida...

O PSI20 fechou a perder 0,02% para 5.822,09 pontos terminando o mês com uma desvalorização de 2,77%.
Após a entrega da moção de censura do PS as “yields” das obrigações portuguesas sobem 4,6 pontos base para 3,082%, no prazo a dois anos, 5,7 pontos para 5,105% a cinco anos e 5,7 pontos para 6,429% a 10 anos.
Sgundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2012, realizaram-se 3.012 manifestações, envolvendo 16.672 elementos policiais, para regularização do trânsito, prevenção geral e manutenção da ordem pública,
A taxa de poupança das famílias aumentou dos 9,1% em 2011 para os 11,6% em 2012.
O Instituto Nacional de Estatística apurou um défice orçamental equivalente a 6,4% do PIB em 2012, ligeiramente inferior aos 6,6% que foram assumidos pelo Governo e pela тройка
O preço da gasolina deverá continuar a subir na próxima semana, entre dois e três cêntimos por litro, enquanto o preço do gasóleo deverá ficar inalterado.
As exportações portuguesas de bens alimentares para Angola estão a ficar retidas no porto de Luanda, devido às inspecções laboratoriais que passaram a ser exigidas pelas autoridades daquele país.
Os bancos do Chipre, que estavam fechados há duas semanas, abriram portas esta manhã.
Após seis dias de intensas consultas, na sequência das inconclusivas eleições gerais de Fevereiro, o ex-responsável do Partido Comunista Italiano não conseguiu garantir uma maioria estável no hemiciclo
A dívida pública do Japão é equivalente ao dobro do Produto Interno Bruto (PIB) e é a maior entre as economias industrializadas (a divida pública portuguesa foi em 2012 120,3% do PIB).

“les Portugais sont toujours gais!”

Não fui espetador (à moderna) e coerente e dificilmente serei espectador (à antiga) do Pinto de Sousa.
Ouvi, depois, na SIC, os comentários (de José Gomes Ferreira), os desmentidos (de Ricardo Costa), os de defesa corporativa (do José Miguel Júdice advogado da banca e das PPP’s). "Enfiado" e sem microfone também lá esteve o Sousa Tavares.
Atentei o indefeso ataque ao Correio da Manhã. Lembrei-me da TVI, da Moura Guedes e, porque não tenho memória curta, do Pinóquio do Carlo Collodi!
Estranhei que os ainda chamados jornalistas, sempre prontos a defender a "sua" corporação, nada tenham dito em defesa dos seus "camaradas" do CM. Serão só "colegas" como se dizia na tropa do antigamente?

Após o zapping para a estranja, em imagens que a nossa opinião publicada não nos transmite, vi, vindos de Francoforte, os “blindados” a transportar as notas de euro que os bancos do Chipre precisam para distribuir aos cipriotas que há dez dias compram alimentação a crédito quando o, e a, têm.
Recordei que os “idiotas úteis”, de lá e de cá, não sabem que hoje o “dinheiro é virtual” e ainda pensam que a banca o guarda em grandes cofres como o Patinhas do Disney.
Mais um salto de canal e deparo-me com o “primeiro” que temos, talvez o único remodelável, armado em intelectual, com aquela conversa gongórica que não ultrapassa os 30 segundos sem lhe sair uma bacorada boca fora. Estranhamente, desta vez conseguiu uma boa frase: “Cada um deve assumir as suas próprias responsabilidades!”
Concluí que assim deverá ser e por este caminho a minha pensão (com mais de 40 anos de descontos) irá assumir, mais uma vez, as tais responsabilidades.
Tudo leva a crer que em breve ficaremos sem este governo, que virá um governo tecnocrático “à Monti”, com eleições três ou quatro ou seis meses depois e, claro, como no Chipre, sem dinheiro, mesmo que virtual, até chegarem os blindados com as notas de euro!
Mas, mesmo com o vazio das prateleiras dos mercados, “les Portugais sont toujours gais!”, dirão em Bruxelas e em Berlim enquanto atrasam os "dinheiritos"!
Por isso, caro leitores, comentadores, etc., espero que assumam as responsabilidades do que escrevem, postam e partilham.
Eu assumo, desde já, as minhas e não aceito ser nem comentador, nem idiota útil, como os Licenciados em Generalidades que por andam aí, mesmo quando caídos do bico de uma “cigogne parisien”  

quarta-feira, 27 de março de 2013

juros a acrescentar à divida…com a França a juntar-se aos PIGS

O PSI20 encerrou a desvalorizar 1,84% para 5.823,06 pontos
O efeito Chipre junta-se à “moção de censura” do PS no aumento dos juros.
O indicador de Clima Económico e a Confiança dos Consumidores recuperaram nos primeiros três meses do ano, depois de terem atingido mínimos da série em Dezembro. (INE)
A Eslovénia não vai pedir ajuda internacional após o resgate a Chipre, assegurou Alenka Bratusek, a nova primeira-ministra de centro-esquerda.
Um número crescente de residentes britânicos em Portugal, Espanha, Itália e Grécia pondera transferir as suas poupanças destes países para outras localizações, devido à taxa sobre os depósitos no Chipre, informa a LUSA
No Liechtenstein as previsões para o ano de 2013 apontam para um défice de 172 milhões de euros, o que representa quase um quarto da despesa do país.
O Instituto Internacional de Finanças alerta que a abordagem europeia a Chipre, de penalizar depositantes e credores quando os bancos falham, deverá tornar-se o modelo para lidar com colapsos bancários em qualquer parte da Europa.
Até ao final do ano, os bancos ingleses vão precisar de colocar de parte 29.500 milhões de euros em capital adicional para responder a eventuais perdas no sector imobiliário.
Segundo o governo Francês a taxa de desemprego subiu num ano 10,8%.
O desemprego jovem em Itália subiu para os 37%.

terça-feira, 26 de março de 2013

juros a acrescentar à divida...



O PSI20, encerrou a sessão a perder 1,51% para 5.932,26
O Banco de Portugal espera que em 2014 a economia cresça 0,3% se for considerado um cenário que inclui os cortes na despesa pública já anunciados pelo Governo.
De acordo com os dados divulgados pela OCDE, Portugal teve a maior queda na carga fiscal sobre os salários no ano passado.
Se for aprovada a sua proposta de resolução bancária a Comissão Europeia admitiu que os depósitos acima dos 100 mil euros podem vir a financiar futuros resgates.
A Brisa ganhou o projeto de consultoria técnica para a autoestrada M1 "Belarus" Moscovo-Minsk.
O Deutsche Bank pode ter sua classificação de crédito cortada pela Standard & Poor, devido à redução de lucro da instituição bancária em 2012.
Segundo o Banco de Portugal “a economia portuguesa apresentou uma capacidade de financiamento em 2012, tendo o saldo da balança corrente e de capital passado de um défice de 5,8% do PIB em 2011 para um excedente de 0,8%”.

campeonato de spin doctors


…em 24 horas, nós, os idiotas úteis, ficámos a saber pela ainda chamada comunicação social que “depende” e “não depende” e que não são 4, são 5,6!
Não bastam as más notícias que lemos nos preçários dos supermercados e ainda temos que ler as boas que esta opinião publicada nos vende.

Foi noticiado até a exaustão nos noticiários de ontem nas tv’s que temos:
“Abebe Selassié garantiu ainda que o desembolso da 'tranche' de dois mil milhões de euros prevista com a aprovação da sétima revisão do memorando para Portugal não está dependente da apresentação do plano de corte dos 4000 milhões de euros, mas que a mesma só deverá chegar a Portugal em Maio, ao contrário do que estava previsto”.
hoje, surpresa, na grande manchete de hoje no “i”:
“Próxima tranche da troika depende de corte de 5,6 mil milhões de euros:
O i sabe que agora vai ser preciso um corte de 5,6 mil milhões de euros para se atingirem os objectivos definidos na sétima avaliação. Esta revisão de valores está de acordo com as reservas do ministro das Finanças quando foi a semana passada ao parlamento e com as muitas cautelas do representante da troika na entrevista que deu domingo à Lusa.”

O que me chateia é que, conhecendo os “autores da notícia”, no caso das tv´s a notícia é para “agitar a malta” e no do “i” para nos preparar para o “plano B” do ministro Gaspar.
Tempos idos numa cadeira de um curso de CS aconselhei os alunos a lerem o jornalista Goebbels, verem o trabalho da cineasta Riefenstahl e estudarem em profundidade Sun-Tzu!
Agora, mea culpa, estou a pagar o mal que lhes ensinei e percebo porque é que os estão a substituir por políticos da reserva…
Mas,
Quem é que assume a responsabilidade de terem retirado a “interpretação” da antiga escola primária e das classes que se lhe seguem?
E a da substituição da leitura de obras completas por “resumos” tipo selecções do reader’s digest?

segunda-feira, 25 de março de 2013

juros a acrescentar à divida...


Ελληνική Δημοκρατία

O domínio turco durou 350 anos e terminou em 1821.
Durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupada pela Alemanha e pela Itália.
A Grécia comemora hoje o seu dia nacional e continua “ocupada”!

sexta-feira, 22 de março de 2013

juros a acrescentar à divida...


vamos prá quarta…


"Este Governo não cairá porque não é um edifício…” lia-se, em 1845, no “Conde de Abranhos” mas também não sairá com a benzina que caiu em desuso como concluia Eça.
 
Isto é, teremos, destinada ao fracasso, a quarta “moção”, que apenas vai servir para, nos intervalos de futebol, a opinião publicada aumentar audiências e para ouvir deputados exaltados a vociferar para as câmaras das tv’s.
O político Chefe do Estado, subordinado à Constituição, nada pode fazer quanto ao Governo.
O económico-financeiro Presidente, auto-limitado pelos mais de 50 milhões de euros que custam uma eleições, não quer aparecer na história como “aquele” que nos levou à bancarrota a exemplo do outro que usou a “bomba atómica”.
Eventualmente uma grande reprovação do Orçamento pelo Tribunal Constitucional faça o PPD/PSD, obrigar a cair por dentro, este governo onde a geração “mais bem preparada de sempre” tem maioria e primeiro-ministro.
 
Não, não acredito que nada mude! Se isso acontecesse, porque sem assunto, a opinião publicada ficaria reduzida aos telefutebóis e aos tablóides desportivos.

Concluindo: “estamos lixados”!

quarta-feira, 20 de março de 2013

juros a acrescentar à divida...

O PSI20 encerrou inalterado nos 6.095,94 pontos.
O consumo privado e a actividade económica registaram uma melhoria em Fevereiro face ao mês anterior, após mais de dois anos consecutivos de quedas mensais.
Os trabalhadores da REN vão ter um aumento salarial de 1,6% em 2013.
Os accionistas da Lisnave aprovaram a atribuição de uma gratificação de 1 milhão de euros a distribuir pelos trabalhadores, até ao limite de 1,5 salários.
A confiança empresarial na Alemanha registou em Março um inesperado e ligeiro retrocesso, depois de quatro meses consecutivos de subidas.

juros a acrescentar à divida...


sexta-feira, 15 de março de 2013

juros a acrescentar à divida...


O PSI20 fechou a perder 0,57% para 6.185,96%.
O corte na despesa do Estado será alargado por um ano, passando Portugal a ter de o aplicar entre 2013 e 2015, e começará com um corte de 500 milhões de euros este ano.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) decidiu manter os preços fixados nas tarifas reguladas
O aumento de capital da Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi uma das operações reclassificadas pelo Eurostat para efeitos de apuramento do défice, que passou a considerar os 750 milhões de euros decorrentes desta operação.
O número de casais em que ambos estavam desempregados era de 12.987 em Janeiro, um aumento de 89% face ao mesmo mês de 2012.
O preço dos combustíveis deverá descer na próxima semana um cêntimo por litro.
As ‘yields' da dívida pública espanhola e grega sobem hoje em quase todas as maturidades

quinta-feira, 14 de março de 2013

juros a acrescentar à divida...


O PSI20 fechou a valorizar 2,55% para 6.221,32 pontos.
O Governo reforçará a partir de abril os apoios financeiros às empresas que contratem desempregados, aumentando o limite máximo do valor mensal até aos 545 euros e o período de atribuição até aos 18 meses.
As taxas Euribor subiram em todos os prazos em relação aos valores fixados na quarta-feira.
A taxa de desemprego na Grécia subiu para 26% no quarto trimestre de 2012
Jean-Claude Junker, alerta para o perigo de uma "revolta social" na Europa e sublinha a necessidade de um maior equilíbrio entre austeridade e crescimento.
O Tesouro norte-americano colocou hoje 13 mil milhões de dólares em obrigações a trinta anos, à taxa de juro de 3,248%, a mais elevada desde há um ano.

quarta-feira, 13 de março de 2013

juros a acrescentar à divida...

O PSI20 fechou a subir 0,04% para os 6.066,66 pontos.
A taxa Euribor desceu hoje a seis e a 12 meses.
Com um novo máximo, em 2012, de 28,6 milhões de toneladas movimentadas, o porto de Sines conseguiu, pela 1ª vez, entrar no Top 25 dos maiores portos europeus, tendo sido, inclusivamente, o porto europeu que mais cresceu em 2012.
A Inflação em Espanha sobe duas décimas para 2,8% em Fevereiro .
O número de empregos destruídos em França atingiu os 99,500 postos de trabalho em 2012, o pior ano desde 2009.
A Irlanda recebeu ordens de compra acima dos 12 mil milhões de euros na operação de emissão de dívida a 10 anos a juros mais baixos do que os previstos de 4,15%.
O Tesouro italiano colocou hoje 6.992 milhões de euros em quatro emissões com prazos diferentes, mas sem atingir o valor oferecido e a taxas de juro superiores.

terça-feira, 12 de março de 2013

juros a acrescentar à divida... mau dia para a Grécia!

O PSI20 encerrou a sessão a valorizar 0,39% para 6.064,23 pontos.
Os juros da dívida soberana de Portugal estiveram a descer no prazo de dois e cinco anos e a subir no de dez anos face aos valores registados na segunda-feira. (no Oje)
A taxa de variação média da inflação dos últimos 12 meses fixou-se nos 2,2% em Fevereiro, menos 0,3 pontos percentuais do que em Janeiro.
As exportações de bens aumentaram em Janeiro 5,6%, com as importações a caírem 6,9% no mesmo período, em comparação com Janeiro de 2012.
O financiamento dos bancos portugueses junto do Banco Central Europeu voltou a cair em Fevereiro baixando em 192 milhões de euros para 49,5 mil milhões de euros.
Em 2012 foram pescadas, cerca de 200.000 toneladas, que representaram um volume de negócios da ordem dos 277 milhões de euros.
O governo alemão está a analisar formas de evitar que a extensão dos prazos para pagamento dos empréstimos solicitada por Portugal e Irlanda tenha de ser votada pelo Bundestag.
O Tesouro italiano pagou um juro de 1,28%, acima de 1,09% do último leilão, com as mesmas características, realizado no mês de Fevereiro.
O Tesouro Público espanhol colocou 1980 milhões em títulos a seis meses, com juros a caírem dos 0,859% pagos em Fevereiro para 0,794%, e 3850 milhões em títulos a 9 meses e juro a cair de 1,548% para 1,363%.

 

já eliminaram o Espirito Santo?

a considerar o que nos é transmitido pelos jornalistas o Espirito Santo desapareceu do Conclave.
para um católico, mesmo para o meu caso de mau praticante, é estranho que a escolha do novo Papa seja tratada como a eleição de um qualquer politico ou dirigente de um qualquer clube de futebol.
valha-nos o Espirito Santo!

segunda-feira, 11 de março de 2013

juros a acrescentar à divida...

O Psi20 fechou a descer 0,58% para os 6.040,94 pontos.
Os juros da dívida soberana de Portugal estavam hoje a descer no prazo de dois anos para mínimos de Dezembro de 2010 e a subir a cinco e 10 anos, face a última sexta-feira.
Portugal terá mais um ano para atingir a meta de 3% do défice, confirmaram várias fontes não identificadas à Reuters.
O investimento médio em formação, por trabalhador, na administração pública foi de 73,63 euros.
A queda nas exportações no final do ano e a redução menos intensa das importações nos últimos três meses do ano passado agravaram a recessão na economia portuguesa em 2012 para o pior registo desde 1975 (?).
Portugal obteve uma capacidade líquida de financiamento (saldo externo positivo) equivalente a 0,4% do PIB no ano passado, o que não acontecia, pelo menos, desde 1995.
As catorze greves no sector portuário em Portugal representaram um total de 295 dias de trabalho perdidos até ao final de Outubro.
Na Galp o preço da gasolina desceu 2,5 cêntimos para 1,649 euros e custo do gasóleo baixou 1 cêntimo para 1,459 euros.
O Euribor a seis meses subiu para 0,322%, mais 0,002 pontos percentuais face a sexta-feira.
As bolsas europeias, depois de a agência Fitch ter baixado o ‘rating' da Itália, intensificaram as perdas na sessão de hoje, reflectindo as preocupações dos investidores.
Em França, a segunda maior economia europeia, está perto da sua terceira recessão em quatro anos porque a produção industrial (fábricas, minas e ‘utilities') recuou 1,2% no primeiro mês do ano face a Dezembro.
As importações alemãs em Janeiro aumentaram 2,9%.
O Produto Interno Bruto da Grécia registou uma queda de 5,7%, no quarto trimestre de 2012, face ao mesmo período de 2011.
A Moody´s considera que o prolongamento do prazo dos empréstimos de assistência financeira de Portugal e Irlanda vai aumentar as hipóteses de acesso aos mercados e facilitar o fim com sucesso dos resgates.
O ‘Brent', para entrega em Abril, esteve a recuar 0,7% para os 110,09 dólares por barril.

 

sábado, 9 de março de 2013

nisto Seguro e Coelho estão de acordo!

“Em 1974 a ameaça maior à Nação vinha de forças marxistas e internacionalistas dentro e fora das nossas fronteiras; em 2013 essa ameaça maior deriva, outrossim, de forças internas e externas, mas agora de âmbito financeiro capitalista e apátrida, e também internacionalista.” (Brandão Ferreira in novo Adamastor)

...muito dificil de entender para quem acabou com o serviço militar obrigatório.

viral? O tanas!!!

Corre por ai, na net, um vídeo com um bom texto dito por uma actriz de boa voz, bonitinha de 36 anos e, como muitos, desempregada. Vale a pena perder os pouco mais de 8 minutos a ouvi-la. Por isso, apenas por isso, o anexo. As palavras que mais ouvimos são “Estado” seguem-se a “Jovem” e, complexo de Édipo, mete aqui e ali o “pai” e, não podia faltar, “recibo verde”. As outras locuções, declamadas como numa boa peça teatral, revelam aquela que nunca clama: “desilusão”. A actriz lá nos vai revelando que aos 15 se ria quando olhava para os de 30 anos e tinham “cartão jovem” e, um pouco mais avançada na idade, se ria dos “jovens agricultores” de 40. E continua, com voz chorosa, declamando para o seu muro das lamentações… Percam tempo vejam o bonito vídeo, da bonita actriz com boa e treinada melódica voz.
Gostei de o ver mas, depois, parei para pensar e revi-me! (isto de pensar é uma chatice!) Nos meus quinze dificilmente me podia sentir jovem porque meia dúzia de anos lá para frente tinha o fantasma da guerra ou a mala de cartão do emigrante a salto e o “Estado” para mim era “o novo”. Terá sido nessa altura que me decidi por ser ML e fazer do estudo profissão. Como ML, durante a tal meia dúzia de anos, batalhei a consequência dos “ensinamentos” do Marx e Lenine que, pasme-se, foram minha leitura e em “versão completa” porque os “resumos” eram coisa que não existia! Tudo isto a par com o chato ensino onde era obrigatório saber “coisas” que não interessavam para o futuro, dizia-se… Nesses seis anos as “cenas” (como agora se diz) correram mal enquanto agitador mas acabei a licenciatura de 5 anos, com tese final. O “emprego” estava certo, e como não tinha “mala de cartão” o “Estado que era o Novo”, “empregou-me”! Passaram mais 6 anos e quando regressei já não jovem, era velho, maduro, habituado a decidir na maioria das vezes das vidas de outros que não podia voltar a “comprar” porque o “jogo! não se chamava playstation. Havia que trabalhar. O trabalho, público e ou às ordens de outros, não me interessava. Agarrei dois empregos “a recibo verde”, emigrei e acabei mais “um curso e os mestrados, doutoramentos” de que, na peça, a “actriz” se queixa. Acumulei empregos e estudos com desejada mudança que chegou num Abril e, mal ou bem, com ela colaborei “pró bono” porque o conceito de “boy” era coisa que não existia e o princípio era o kenediano: “não perguntes o que é que o país pode fazer por ti mas decide o que é que tu podes fazer pelo país”. Com tudo isto, nem dei conta que o tempo passava e falhei. Falhei porque, aos que se me seguiam, lhes dei o peixe em vez da cana e criei actores e actrizes que fazem discursos a apelar pelo empregozito que o Estado não lhes dá, agora que a URSS está morta, talvez como na Grécia onde até os táxis são do estado e os taxistas funcionários públicos. Façam o vosso Novo Estado e divirtam-se a declamar palavras bonitas que eu, a caminho dos setenta, desejo-vos aquilo que, vocês e eu, queremos à troika…e aos jovens actores e actrizes que nos governam …e mais não escrevo, porque aqui já vão mais de 5 minutos!

quinta-feira, 7 de março de 2013

juros a acrescentar à divida… a cair nos "piigs"

O PSI20 fechou a valorizar 0,71% para 6.012,36 pontos.
A agência Standard & Poors subiu a classificação de Portugal como pagador de dívidas a longo prazo.
O índice de novas encomendas recebidas pelas empresas industriais recuou 12,1% face ao mesmo mês de 2012.
A Associação Empresarial de Portugal falhou o pagamento dos salários de Fevereiro aos funcionários e prolongou o atraso no pagamento de dívidas aos fornecedores.
A taxa de desemprego na Grécia desceu em Dezembro pela primeira vez em mais de quatro anos, ao fixar-se em 26,4%, depois de ter atingido 26,6% no mês anterior.
O euro subiu 1,02% para 1,3099 dólares

uma greve para TV ver...

A Fectrans convocou uma greve para hoje mas das 570 ligações previstas apenas não se realizaram 16.
A CARRIS dispõe de 2.501 colaboradores de 2010, sendo 1.682 Motoristas e 154 Guarda-Freios e 150 elementos do Controlo de Tráfego…
 
Mais uma boa altura para que as estruturas sindicais, e os seus eternos dirigentes, percebam que “está na hora de mudar” ou, em breve, os trabalhadores perderão “a arma” que a revolução lhes tinha devolvido.

quarta-feira, 6 de março de 2013

juros a acrescentar à divida…

O PSI20 fechou a cair 0,95% para 5.970,19 pontos.
Portugal registou no quarto trimestre de 2012, em comparação com os três meses anteriores, um recuo de 1,8% no PIB.
A economia da Zona Euro voltou a encolher no quarto trimestre de 2012, com o Produto Interno Bruto a cair 0,6% em relação aos três meses anteriores.
As exportações de Portugal para a China caíram no primeiro mês do ano 9,18%, para os 77,5 milhões de euros.
Os "spreads" do crédito à habitação estão congelados há mais de um ano, apesar da melhoria registada nas condições de financiamento, o que levanta a suspeita de práticas de cartel nos "spreads" e comissões.

terça-feira, 5 de março de 2013

juros a acrescentar à divida… com a maior descida da zona euro

O PSI20 fechou a sessão a ganhar 1,95% para 6 027,52 pontos.
Só em 2040 é que Portugal deverá começar a cumprir o limite de dívida pública previsto no Tratado Europeu, de 60% do PIB.
A taxa de inflação média nos países da OCDE situou-se nos 1,7% em Janeiro, abaixo dos 1,9% observados em Dezembro de 2012 caindo para os 0,2% em Portugal.
O ministério da Justiça afirma esperar uma redução anual de 8,8 milhões de euros "só em rendas do Ministério da Justiça".
A Brisa assinou em Nova Deli uma parceria para a exploração de quatro troços de autoestradas na Índia, que inclui portagens com cobrança automática.
A EDP viu os lucros recuaram 10% para 1.012 milhões de euros no ano passado, face aos 1.028,4 milhões esperados pelos analista.
A Republica Helénica colocou hoje 1.137,5 milhões de euros de dívida a seis meses a uma taxa de 4,25%, ligeiramente inferior à de 4,27% do último leilão de Fevereiro.

os outros d’além Gaspar...


Estávamos a 3 de Outubro de 2012 e o Jornal de Negócios afirmava «a UTAO calcula que no primeiro semestre tenham sido consumidos dois terços do limite do défice para este ano de 5% do PIB e alertar que atingir essa meta não é um dado adquirido
 
Hoje, disfarçadamente, o Público notícia que «a UTAO calcula que o défice público 2012 se poderá ter situado num intervalo entre 4,6% e 5,2%, o que significa que o objectivo definido pelo Governo de 5% poderá ter sido alcançado.
 
nem valeria a pena comentar… mas parece que os especialistas que informam os nossos deputados se enganam tanto quanto o ministro Gaspar...

 

segunda-feira, 4 de março de 2013

juros a acrescentar à divida...

O PSI 20 fechou a cair 0,44%, para 5912,45 pontos, na quinta sessão consecutiva de desvalorização.
Contrariando as suas previsões anteriores os peritos da UTAO calculam que o défice de 2012 tenha ficado em 4,9% - ligeiramente abaixo da meta de 5% exigida pela ‘тройка '.
Os juros da dívida soberana de Portugal estavam hoje a subir face ao fecho de sexta-feira (?).
Os oitos sindicatos representativos dos trabalhadores da TAP entregaram esta manhã o pré-aviso de greve, para os dias 21, 22 e 23 de Março.
Em Janeiro o índice de preços da produção industrial em Portugal aumentou 1,9% relativamente ao mesmo mês de 2012.
As seguradoras que actuam no mercado português fecharam o ano passado com 8,7 mil milhões de euros em títulos de dívida pública portuguesa.
Os ministros das Finanças da Zona Euro vão começaram a discutir os pedidos de Portugal e Irlanda para terem mais tempo para pagar os empréstimos concedidos.
As taxas Euribor voltaram a descer em todos os prazos pelo décimo segundo dia consecutivo.
Os juros da dívida soberana de Itália, Espanha e Grécia estiveram a subir face ao fecho de sexta-feira.
Os chefes da missão da 'тройка' exigem ao Governo grego um plano detalhado sobre a redução de 25.000 empregos no sector público até ao final do ano.
A Letónia assinou hoje o pedido oficial de adesão ao euro.
A Suíça está prestes a aprovar uma das leis mais restritivas em termos mundiais no que toca ao pagamento dos executivos.

domingo, 3 de março de 2013

os 210 anos do Colégio Militar

O Batalhão Colegial do Colégio Militar desfilou na Avenida da Liberdade até ao Palácio da Independência, em Lisboa. Os alunos daquela instituição efeturaram uma paragem para continência junto ao Monumento aos Mortos da 1.ª Grande Guerra.

sábado, 2 de março de 2013

eram muitos...


Eram muitos, muitos, da classe média empobrecida ou reformados a quem roubaram o final digno que sonharam. Eram também muitos os que, passada a casa dos 50, dificilmente voltarão a ter emprego nestes tempos de mudança.
Desiludidos, traídos, mostraram o que sentem e esperam que a tutoria, nacional e estrangeira, que nos rege assim o perceba. Não lhes interessava a “guerra dos milhões” da opinião publicada que apenas os usa para vender papel (cada vez menos!).
Também houve o “folclore dos espontâneos” que um dia, independentemente da sua actual idade, irão crescer e ficar adultos.
O bom povo veio à rua e espera que os que fazem a democracia o percebam...antes que lhes acabem com os partidos ou, pior, lhes apareça alguém que lhes tire a democracia!
 
(No final “os de um partido” apoderam-se do palco e da “grandola”.
Ninguém viraos do costume” na marcha, excepto na combinada “entrevista” para os noticiários da noite...e logo saiam para longe!
Punhos ao alto, desafinaram e julgaram-se em 75, esquecendo o resultado do acto de cidadania do 25 de Abril desse ano.
Continuam a olhar apenas para os seus umbigos e para as tv´s que lhes dão publicidade!
Mas estes nunca aprendem, nem percebem!)

sexta-feira, 1 de março de 2013

juros a acrescentar à divida… dos “que se lixe a troika”!”

O PSI20 fechou a perder pela quarta sessão consecutiva, ao desvalorizar 0,82% para 5.938,37 pontos.
Os juros da dívida soberana de Portugal mantinham-se inalterados a dois anos e desciam a cinco e dez anos (? no Oje).
As vendas de automóveis ligeiros de passageiros registaram em Fevereiro um aumento de 8,6% por comparação com igual mês em 2012 (no Oje) e recuam 1,2% até Fevereiro (no Económico).
Os fundos de pensões portugueses mantiveram rendibilidade positiva em Fevereiro, tendo somado mais 0,7% de rendibilidade media para os 1,7%.
Os juros da dívida soberana da Grécia, da Espanha e da Itália estiveram a descer em todas as maturidades (? no Oje).
As taxas Euribor desceram em todos os prazos, com a taxa a seis meses a fixar-se nos 0,328%.
O défice orçamental italiano aproximou-se em 2012 do limite de 3% proposto pela União Europeia, depois de terem sido adoptadas as políticas de austeridade do primeiro-ministro, Mário Monti.
A taxa de desemprego em Portugal, em Janeiro de 2013, aumentou três décimas para os 17,6%.
Os preços do gasóleo e da gasolina vão descer na próxima semana entre 1 e 2 cêntimos.
O euro seguia a ceder 0,6% para 1,2976 dólares na segunda queda consecutiva da moeda única.

Quinhentos mil casas sem água porque “as pessoas não querem”


Existem cerca de 500 mil alojamentos em Portugal, cujas áreas onde se situam possuem rede de abastecimento de água mas que a ele “não estão ligado” porque “as pessoas não querem”, afirmou Jaime Melo Baptista, o presidente da ERSAR. O mesmo se passa ao nível do saneamento. Melo Batista ainda adiantou que, além daqueles, há cerca de 390 mil outros fogos sem abastecimento de água, mas estes não são servidos, nas suas respectivas áreas, pela rede pública. noticias.pt e © 2013 LUSA 
 
Fora a boa noticia, avançada pelo administrador da AdP, de que “não vai haver privatização da água” em Portugal e que “a gestão da água continuará a ser pública” o texto do ANTÓNIO COTRIM da LUSA mostra-nos que parte do país está ainda na Idade Média:
“A cobertura de abastecimento de água em Portugal “é elevada”, mas “o país é pouco uniforme”, isto é, há municípios onde 99% dos alojamentos estão ligados à rede pública e outros onde essa taxa é de 27%.”,
“Em relação ao saneamento básico, a situação é menos satisfatória”, considerou o presidente da ERSAR, adiantando que “há um milhão e cem mil alojamentos”, cujas áreas onde se localizam não dispõem de rede de saneamento.
Quem é que nos andou a enganar?

a Juventude tem “luz verde” prá Europa!


Quatro meses depois de terminarem os estudos, os jovens com menos de 25 anos devem ter uma oportunidade para construir uma carreira é a proposta que consta da Garantia para a Juventude que recebeu o acordo político dos ministros do Emprego da EU. pt.euronews 
 
Trata-se de uma proposta importante para os portugueses que registaram em 2012, uma taxa de desemprego 38,7%, bem acima da média da UE, que é 23,7%, gregos e espanhóis onde aqueles valores sobem acima dos 50%.
 
Contudo, porque em tempo de crise, o facto de o financiamento vir dos habituais “fundos sociais e de coesão” poderá se um óbice se, a par do financiamento da EU, se mantiver a obrigatória a contribuição nacional e, por tal, esta iniciativa, mais uma vez, acabar a favorecer os “países ricos do norte”.
Aguardemos!