quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

juros a acrescentar à divida... com o caseiro PSI20 abaixo da barreira dos 6 mil pontos.

O PSI20 fechou a perder pela terceira sessão consecutiva, ao desvalorizar 0,23% para 5.987,71 pontos.
O preço dos medicamentos vendidos nas farmácias vai baixar em média 7% este ano.
Em 2012 foram abrangidos pelo Seguro Vitícola de Colheitas quinze mil agricultores, o que representou uma poupança para o estado superior a dois milhões de euros.
Os jornais generalistas diários em 2012 venderam em média menos 29 mil exemplares por dia do que nos 12 meses de 2011. As vendas dos semanários recuaram 7% para o Expresso e 15% para o Sol no período homólogo.
Em Janeiro de 2013 criaram-se 5320 novas empresas, mais 1535 do que Janeiro de 2012, atingindo o máximo de 36 meses.
O grupo de comunicação espanhol Prisa, que controla a Media Capital (TVI), registou perdas líquidas de 255,03 milhões de euros.
A incerteza produzida pelo resultado eleitoral italiano continua a prejudicar a valorização da moeda única, aliada à descida da taxa de inflação em Janeiro para 2%.
O Euro está a desvalorizar face ao dólar, registando a sua primeira queda mensal desde Julho, seguindo a perder 0,40% para 1,3087 dólares.
A libra está a deslizar 0,77% para 87.671 pences por euro, o valor mais baixo desde 31 de Outubro de 2011, contudo face ao dólar, a libra está a subir 0,15% para 1,5140 dólares.
O Brent do Mar do Norte, que serve de referência para Portugal, soma 0,74% para 114,37 dólares por barril.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

juros a acrescentar à divida…


O Psi20 fechou a perder 0,14% para 6.001,53 pontos.
Como consequência do resultado das eleições italianas os juros exigidos no mercado secundário para se deter dívida portuguesa tiveram ontem aumentos significativos, com a maturidade a dez anos a ter a maior subida diária desde 25 de Julho de 2012.
Contudo hoje as taxas de juro associadas à dívida portuguesa estão em queda em todos os prazos, contrariando as subidas expressivas que se registaram ontem.
Os governos da zona euro estão a estudar formas de ajudar Portugal e Irlanda a regressar aos mercados de dívida soberana.
O impasse politico em Itália travou o regresso de Portugal aos mercados.
A agência Moody’s afirma que o resultado inconclusivo das eleições em Itália tem implicações negativas para o “rating” do país mas também para as outras nações mais fragilizadas da Zona Euro, como Portugal e Espanha.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística o indicador de confiança dos consumidores e o indicador de clima económico melhoraram em Fevereiro.
A Fitch estima que os bancos portugueses vão continuar a registar imparidades para perdas com crédito.
A TAP vai reforçar as ligações aéreas entre Portugal e Moçambique com quatro voos por semana a partir do mês de Abril e cinco durante o Verão.
O INE divulgou hoje que, devido ao efeito da greve dos estivadores, o movimento de mercadorias nos portos nacionais diminuiu 5,8% no quarto trimestre de 2012, apesar do aumento registado em Outubro.
A ministra da Agricultura e do Mar afirma que o desenvolvimento da Economia do Mar, que representa 2,4% da produção nacional e 2,3% do emprego, vai permitir, até 2020, um aumento da contribuição directa do sector do mar em 50% para a criação de riqueza portuguesa, o que corresponderá a valores entre 3 a 4% do Produto Interno Bruto Português".
O presidente executivo da Jerónimo Martins, que hoje perdeu 6% na Bolsa de Lisboa, afirmou que o grupo, este ano, vai investir 100 milhões de euros na Colômbia e abrir entre 30 a 40 lojas Ara.
A economia britânica caiu 0,3% no último trimestre do ano passado em relação aos três meses anteriores, pressionada pela diminuição das exportações.
Espanha fechou 2012 com um défice das contas públicas de 6,7% do PIB.
A execução orçamental de 2012 da União Europeia foi de 144,4 mil milhões de euros, representando 99,9% do valor inscrito, o valor mais alto de sempre.
A Comissão Europeia proibiu a compra da companhia aérea nacional da Irlanda Aer Lingus pela companhia aérea low cost Ryanair, para evitar que se produza uma situação de "monopólio absoluto".
A tália vendeu quatro mil milhões de euros em obrigações a 10 anos, a uma taxa de 4,83% (superior aos 4,17% de 30 de Janeiro) e, a cinco anos, 2,5 mil milhões de euros a 3,59% (muito acima dos 2,94% do leilão passado).
O euro sobiu 0,34% para 1,3106 euros.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

juros a acrescentar à divida… muitos no ataque aos mais fracos!!!


«“Bem-vindos de volta à crise do euro”, escreve hoje o Citigroup. A frase resume o que se sentiu esta terça-feira, 26 de Fevereiro, nos mercados financeiros. Entre ontem e hoje regressou-se às quedas abruptas e à elevada volatilidade que marcaram as sessões no pico da crise da dívida. Lisboa acompanhou esse movimento, tendo deslizado, durante a sessão, perto de 3%.
As subidas dos juros da divida soberana subiram violentamente para os PIIGS. Em breve a consequência das eleições italianas poderá ser menos investimento e logo mais desemprego.
mas que se lixe a troika e depois... bom! logo se verá...
 
 
 
O PSI20 perdeu 2,49% para 6.010,07 pontos, a maior queda desde 23 de Julho.
Os juros da dívida a cinco anos aumentaram 22,8 pontos base para 5,146%, tendo tocado um máximo de dia 12 de Fevereiro nos 5,446%. A “yield” a 10 anos aumentou 38,8 pontos base para 6,559% e tocou o máximo de 6,655%, em que já não negociava desde o início de Janeiro.
A TAP, que transportou 10,2 milhões de passageiros em 2012, mais 4,5% do que no período homólogo, fechou o ano de 2012 com um lucro de 16 milhões de euros, que compara com 3,1 milhões de euros do ano anterior.
O Grupo Media Capital fechou o ano de 2012 com lucros de 11,9 milhões de euros, dez vezes mais do que os 1,16 milhões de euros conseguidos no ano anterior.
O resultado líquido da EDP Renováveis cresceu 43% para 126 milhões de euros, em termos homólogos.
O primeiro-ministro admitiu hoje a possibilidade de Portugal ter mais um ano para cumprir as metas do défice e reafirmou que o Governo não quer nem mais tempo (???!!!) nem mais dinheiro para cumprir o programa de ajustamento.
O ministro Paulo Portas considera que o sofrimento e sacrifício dos portugueses no combate ao défice e dívida merece um "prémio" de reconhecimento dos parceiros europeus que devem, por isso, apoiar uma extensão das maturidades dos empréstimos.
O Tesouro italiano financiou-se hoje em 8,75 mil milhões de euros, suportando o custo mais elevado desde Outubro. Os títulos a seis meses foram emitidos a uma taxa de 1,237% (0,731% há menos de um mês).
Os juros da dívida a 10 anos de Espanha subiram 20 pontos.
A taxa da dívida Italiana a 10 anos registou a maior subida dos últimos dois meses chegando a ser negociada com uma subida que chegou a ser de 44 pontos.
A moeda única tocou o valor mais baixo das últimas seis semanas, nos 1,3061 dólares.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

juros a acrescentar à divida…

O PSI20 fechou a ganhar 0,76% para 6 163,30 pontos.
Os juros da dívida soberana portuguesa estiveram a descer a cinco e 10 anos e inalterados a dois anos.
A CEPSA, que tem cerca de 250 postos de abastecimento em Portugal, vai avançar com um plano de reestruturação em Portugal que prevê a dispensa de 30 colaboradores devido à diminuição do consumo.
A CGD vai corrigir a partir de Março a "dupla penalização" nos salários dos trabalhadores, devolvendo parte do dinheiro retirado.
A Brisa fechou 2012 com um lucro de 41,9 milhões de euros, que compara com prejuízos de 82,2 milhões de euros no período homólogo.
O tráfego nas auto-estradas da Brisa caiu 14% em 2012, quando comparado com o período homólogo, o que levou a uma redução de 11% nas receitas para os 469 milhões de euros...
O sector agro-alimentar aumentou as exportações em 6,2% em 2012 e já tem sete mercados extracomunitários entre os seus principais clientes.
As emissões de Certificados de Aforro em Janeiro superaram as amortizações, pelo segundo mês consecutivo.
O último trimestre de 2012 ficou "aquém" das expectativas do sector do calçado, com a produção e as encomendas a evoluírem negativamente.
Os Açores e a Madeira receberão dos orçamentos comunitários para 2014-2020 mais verbas do que o previsto na proposta inicial da Comissão Europeia, a título de serem regiões ultraperiféricas.
Os responsáveis da UE, FMI e BCE regressaram a Lisboa para mais uma avaliação, a 7ª, do programa de ajustamento nacional.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

o fim das Democracias como nós as conhecemos?


«No espaço de uma semana o grau de ameaça subiu de nível. Numa escala de 5 (o menor grau) a 1 (o mais elevado), o grau de ameaça ao Executivo está a agora a meio da tabela: grau 3, o que equivale a uma ameaça significativa.
É o resultado da recente onda de protestos que tem seguido os membros do Governo por todo o país.
Nesta fase as autoridades têm informações que apontam para protestos mais organizados e com maiores recursos técnicos e humanos. A operação já pode envolver o Gabinete Coordenador de Segurança e um maior número de efectivos. Este nível de alerta pode ser designado de «Zulu», isto porque a partir de agora é considerado provável que os membros do Governo possam ser atingidos por objectos ou até empurrados.
A segurança às altas figuras do Estado foi reforçada. Noventa por cento dos guarda-costas da PSP estão destacados para esta operação, na sequência dos recentes protestos que têm acompanhado todas as deslocações de membros do Governo pelo país. (no tvi24)»
 
Quando a minha geração cortou com a geração dos nossos pais, lutou para que Portugal tivesse uma “democracia”. Uns mais à inglesa, outros mais à soviética. Seria o nosso legado para filhos e netos.
Hoje isto começa a estar alterado!
Não interessam as razões, que as há e bem fortes, mas tudo leva a acreditar que se caminha para a geração dos nossos avós que cortou com a Monarquia e, pouco depois, com a Republica. Sabemos qual foi o resultado!
Com outra sequencia e/ou outros motivos é TVisível que noutros países e culturas se passam situações similares.
Onde é que nós errámos?   

sábado, 23 de fevereiro de 2013

a UDP vai a congresso


A União Democrática Popular, o maior partido dos do Bloco da Esquerda, vai a congresso (chamam-lhe Conferencia Nacional Extraordinária).
Diz a moção única em “discussão”: “marxistas também amanhã” e vai mais longe com:

"o partido é “mais coeso, livre e forte quando preserva as suas características identitárias”...
“os revolucionários não devem deixar de participar em todos os fóruns de debate político, de organização de tendência, de debate mais ou menos ecléctico sobre os caminhos do socialismo e da humanidade, mas devem agrupar-se do ponto de vista da produção da teoria revolucionária”…
o défice da Moção A (direcção do Bloco da Esquerda) tem sido, ao longo dos anos, a falta de um procedimento democrático estruturado, organizado e transparente para o debate e a decisão sobre a linha estratégica e os seus protagonistas”…

Dificilmente as “novas gerações”, porque pouco preparadas, entenderão esta linguagem usada pelos estalinistas ou as razões que os levam à recusa da “plataforma Socialismo” que Pureza, Semedo e Louçã propuseram recentemente e que levaram a UDP a este “congresso”, mas os menos novos e politicamente mais atentos sabem que
Dificilmente tudo ficará na mesma!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

juros a acrescentar à divida… ???


O PSI20 fechou a ganhar 0,46% para 6.116,86 pontos.
O Estado reduziu, em Janeiro, 332 milhões de euros o montante dos pagamentos em atraso (dívidas há mais de 90 dias), sobretudo devido aos pagamentos aos hospitais.
As Finanças arrecadaram 2.681,7 milhões de euros em receitas fiscais em Janeiro deste ano, mais 2,4% em relação ao mesmo mês do ano passado.
O consumo privado desceu em Janeiro e acumula mais de dois anos consecutivos de quedas mensais, enquanto a actividade económica completou 23 meses consecutivos em baixa.
A fábrica da PSA Peugeot Citroën de Mangualde vai reforçar a produção para 285 veículos por dia e criar 300 postos de trabalho para responder ao aumento das encomendas.
O preço da gasolina deverá ficar cerca de um cêntimo por litro mais caro na próxima semana, enquanto o gasóleo deverá descer meio cêntimo.
As despesas com subsídio de desemprego cresceram 33% em Janeiro face ao mês homólogo e as receitas de IVA recuaram 4%.
O ministro dos Negócios Estrangeiros apelou hoje aos Estados-membros da União Europeia para que dêem o seu aval ao pedido português de extensão do prazo de pagamento dos empréstimos internacionais.
Portugal terminou o ano passado sem défice externo.
O Governo admite apresentar Orçamento Rectificativo para aplicar 800 milhões de euros em cortes na despesa do Estado.
A Comissão Europeia reviu em alta a estimativa para o desemprego em Portugal, que este ano deve crescer para 17,3% e piorou a sua previsão para a economia portuguesa para 2013, esperando uma contracção em 1,9% do PIB.
O plano estratégico de desenvolvimento do porto de Lisboa inclui um terminal de cruzeiros, um novo terminal de contentores na Trafaria e uma nova marina.
O Conselho de Ministros espanhol aprovou um pacote de medidas e alterações legislativas que pretendem estimular a concorrência no sector dos combustíveis.
A economia da zona euro vai contrair 0,3% este ano em vez de crescer 0,1% como previsto em Novembro.
O ministro das Finanças francês irá solicitar a Bruxelas o adiamento, em um ano, da meta do défice orçamental definida para 2013.

um Senhor na politicazinha nacional


Vi ontem, sem surpresa, no Prova dos Nove, Francisco Assis a dar uma lição de democracia a três comentadores que se julgam e falam “politicamente correcto”.
Ao fazer a defesa do direito à Liberdade mostrou-se, mais uma vez, como notável estadista. A maioria de nós, lamentavelmente, ignora-o.
 
Espero estar enganado mas, ao fazer a diferença, Assis, arrisca-se outra vez a ser “emigrante” em Bruxelas. É que por cá incomoda muitos dos seus pares!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

juros a acrescentar à divida… ataque aos "piig"!

O PSI 20 fechou a cair 1,23%, para 6088,71 pontos.
Os juros da dívida soberana portuguesa estavam hoje inalterados a dois anos e a subir ligeiramente a cinco e 10 anos (no Oje).
A dívida pública atingiu os 203,4 mil milhões de euros no final de 2012, 122,5% do Produto Interno Bruto.
De acordo com o Banco de Portugal as remessas de emigrantes cresceram 13% no ano passado, para 2,75 mil milhões de euros.
O Governo vai anular os incentivos fiscais concedidos a três empresas (General Motors, Riopele e Earthlife) no âmbito de contratos de concessão de benefícios fiscais assinados há alguns anos e que vão agora ter de ser devolvidos.
O Banco Central Europeu tem 22,8 mil milhões de euros em dívida pública portuguesa.
O Governo português decidiu participar com 78,351 milhões de euros no aumento de capital do Banco Europeu de Investimento.
O grupo de trabalho liderado por António Lobo Xavier vai propor a introdução em Portugal de um regime fiscal mais favorável para as "holdings" que concorra com praças europeias como a Holanda ou Luxemburgo.
A Espanha colocou 4.227 milhões de euros em títulos e obrigações do Estado, a vários prazos, um valor acima do inicialmente previsto e com juros mais baixos.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

juros a acrescentar à divida…

O PSI20 encerrou a sessão a ganhar 0,06% para 6.164,56 pontos.
Os juros da dívida de Portugal estiveram a subir a cinco e 10 anos (no Oje).
Os juros associados à dívida portuguesa desciam hoje em todos os prazos, à excepção na maturidade a três anos (no Económico).
O Estado colocou a totalidade dos 1.500 milhões de euros de dívida no mercado, pagando juros mais baixos a 12 meses (1,277% versus 1,61% em Janeiro) e mais altos a três meses (0,737% versus 0,67%).
O Governo espera uma recessão mais profunda este ano, defende a necessidade de mais tempo para reduzir o défice e estuda a possibilidade de cortes na despesa de 800 milhões de euros.
Segundo as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística a produção de azeite na campanha de 2012 deve inverter a tendência de subida que se verificou nos últimos quatro anos, caindo 25% face a 2011.
Já foram comunicadas ao fisco mais de 62 milhões de facturas de Janeiro e destas, quase 12 milhões referem-se ao sector da restauração.
As empresas que utilizem parte dos lucros para reinvestir vão poder deduzir no IRC até 70% desse montante.
A taxa Euribor a seis meses, a mais usada nos créditos à habitação em Portugal, caiu para 0,356%, pela 13ª consecutiva.
O Tesouro Alemão colocou 4.040 milhões de euros de dívida a 10 anos a 1,66%.
Os lucros da Telecom-Orange caíram em 2012 para 820 milhões de euros, um quinto do resultado líquido obtido em 2011.
O Crédit Agricole encerrou 2012 com prejuízo histórico de 3982 milhões de euros que fica a dever-se aos prejuízos acumulados por operações da banca de investimento em Itália.
O euro valoriza pelo segundo dia consecutivo face ao dólar, ganhando 0,26% para os 1,3423 dólares, em máximos de uma semana.

chamam-se de democratas!


 
"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você as dizer". Voltaire

mas eles saberão quem foi Voltaire?

Portugal está a desaprender a liberdade


A milícia entendeu que nos dias em que está para aí virada não deixa falar em público membros do governo. Amanhã pode escolher outros alvos. É só querer. Porque a milícia só faz o que quer e goza de impunidade total. E um dos melhores símbolos do nosso tempo e do jornalismo que temos é que ontem a milícia fez a sua intervenção numa conferência sobre jornalismo: os jornalistas têm tratado os milicianos com extraordinária simpatia. Pq andaram com os milicianos nas faculdades. Pq os milicianos são fotogénicos. Pq os milicianos dão sempre um som ou uma imagem. Os milicianos que são isso mesmo milicianos sabem da admiração e do respeitinho que impõem e tiram partido disso. Os milicianos são iguais em todos os tempos!por helenafmatos no Blasfémias 
 
Comecei por sorrir ao ver o vídeo do ISCTE, também eu no íntimo contente por Relvas conhecer o descontentamento ao vivo. Logo depois perguntei-me se o caminho para mudar o estado de coisas passa por impedir os Ministros - ou as oposições, tanto faz - de falarem nas Universidades, lugar por excelência da liberdade. Quem vai decidir quem pode falar? Quem tiver mais cartazes, insultar e gritar mais?
Portugal está a desaprender a liberdade.”  por Paulo Pedroso no Banco Corrido 
 
...e depois de os ler fiquei a pensar-me!
 

 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

juros a acrescentar à divida…


O PSI20 fechou com uma descida de 0,45% para os 6.098,76 pontos.
As Empresas Públicas só poderão endividar-se por prazos superiores a um ano com aval do IGCP.
A Inspecção Geral de Finanças suspeita que a Lei dos Compromissos tenha sido violada em 472 milhões de euros.
O Tesouro francês colocou 6575 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a seis meses à taxa de 0,05%.
A União Europeia quer impor limites nos bónus na banca ao valor de um salário.
O euro deprecia 0,16% para os 1,3339 dólares, a quarta descida consecutiva da moeda única no mercado cambial.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

juros a acrescentar ao empréstimo...


O PSI20 fechou a perder 0,71% para 6.126,19 pontos.
O Estado deverá receber 700 milhões de euros até ao final deste ano relativos aos juros dos instrumentos que subscreveu para aumentar o capital dos bancos portugueses.
A France Telecom e a Sonae chegaram a acordo para a venda da posição de 20% que o grupo de telecomunicações francês detém na Sonaecom.
O índice de custo do trabalho em Portugal, corrigido dos dias úteis, baixou 14,9% no 4º trimestre de 2012.
Os preços da gasolina e do gasóleo vão subir até 1,5 cêntimos na próxima semana.
Os sindicatos do sector ferroviário agendaram uma greve para 06 de Março na CP e na CP Carga e na REFER para o dia seguinte.
Os preços dos serviços dos CTT vão aumentar, em média, 2,9% a partir de Abril.
A OCDE voltou hoje a recomendar ao Governo português a redução das indemnizações por cessação do contrato de trabalho e o fim das portarias de extensão.
O Governo espanhol aprovou o anteprojecto de lei de reforma da administração local que poderá representar poupanças de mais de 7600 milhões de euros até 2015.
A greve dos trabalhadores da Iberia, que começa na segunda-feira, vai obrigar ao cancelamento de mais de 1.200 voos das companhias áreas do grupo.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

juros a acrescentar à divida… a acompanhar estas más noticias!


O PSI20 encerrou a perder 0,78% para 6 169,80 pontos.
O Produto Interno Bruto diminuiu 3,8% em volume no 4º trimestre de 2012 face ao mesmo período de 2011 (variação de -3,5% no trimestre anterior). Comparativamente com o trimestre precedente, o PIB terá registado uma diminuição de 1,8%. No conjunto do ano de 2012, o PIB diminuiu 3,2% em volume (variação de -1,6% em 2011).
O PIB do conjunto dos Estados-membros da EU recuou 0,5% no último trimestre de 2012 em relação ao anterior e 0,6% na comparação homóloga de 2011.
O Produto Interno Bruto da Itália caiu para menos 0,9%, dos menos 0,2% verificados em Dezembro de 2012.
O PIB da Alemanha contraiu 0,6%, no quarto trimestre do ano passado, mais uma décima do que as estimativas do instituto federal de estatística alemão, ficando muito aquém do crescimento de 0,1% registado no terceiro trimestre.
A França está beira da recessão com o PIB a cair 0,3% no último trimestre, mais uma décima do que o esperado, depois de ter registado um crescimento de 0,1% entre Junho e Setembro de 2012.
A taxa de crescimento na Zona Euro será nula em 2013, contra um crescimento de 0,3% previsto em Novembro.
A taxa de desemprego na Grécia atingiu uma nova barreira ao fixar-se em 27% em Novembro, contra 20,8% no mês homólogo de 2011.
A Standard & Poor's admitiu hoje baixar as classificações atribuídas a vários países da zona euro.
...nem uma verde!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

juros a acrescentar à divida… e apenas os dos PIIGS estiveram a descer!


O PSI20 encerrou a sessão a ganhar 0,26% para 6 218,03 pontos.
Os juros da dívida soberana portuguesa estiveram hoje a descer nos três principais prazos.
O Porto de Sines informou que Janeiro foi o melhor mês de sempre na movimentação de contentores, representando um crescimento de 38% face ao mês homólogo de 2012.
De acordo com o Banco de Portugal o chamado “crédito às famílias” caiu quase 8 mil milhões de euros desde que Portugal pediu assistência financeira em Abril de 2011.
O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção caiu, em Dezembro, 11%, para os 282.146, face ao período homólogo de 2011.
O consumo de gasóleo e de gasolina registou uma queda de 9% em 2012, em relação ao período homólogo.
A carga aérea nos principais aeroportos portugueses cresceu 1,2% em Janeiro, mas "ao contrário do que sucedeu em 2012, houve um aumento 4,8% na importada enquanto a exportada desceu 3%", diz a nota divulgada hoje pela ANA.
O consumo de energia em Portugal caiu 5,2% entre 2008 e 2011.
A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2012 foi de 16,9%. Este valor é superior em 2,9 pontos percentuais ao do trimestre homólogo de 2011 e em 1,1 pontos percentuais ao do trimestre anterior.
Em Portugal o volume de negócios nas telecomunicações caiu 7% no ano passado, depois de ter recuado 4% no ano anterior.
As taxas Euribor mantiveram-se inalteradas a três e seis meses e desceram nos prazos de nove e 12 meses.
O ministro francês dos Negócios Estrangeiros afirma que a França não deverá cumprir a meta da redução do défice para os 3% este ano.

uma “boa noticia”

A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2012 foi de 16,9%. Este valor é superior em 2,9 pontos percentuais ao do trimestre homólogo de 2011 e em 1,1 pontos percentuais ao do trimestre anterior.
A população desempregada foi de 923,2 mil pessoas, o que representa um aumento homólogo de 19,7% e trimestral de 6,0% (mais 152,2 mil e 52,3 mil pessoas, respetivamente).
...
A taxa de desemprego média anual de 2012 foi de 15,7%, o que representa um acréscimo de 2,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A população desempregada foi de 860,1 mil pessoas, tendo aumentado 21,8% em relação ao ano anterior (mais 154,0 mil pessoas). A população empregada registou um decréscimo anual de 4,2% (menos 202,3 mil pessoas). ine 
 
Obviamente é uma má noticia. Será tratada pela “opinião publicada” como uma “boa noticia” e, consequentemente, publicada sem reservas e nunca seguida do inevitável “mas”...
 
A má noticia não tem só a ver com os actuais 16,9 ou os 17,5 de desemprego do final de 2013.
Má noticia é que dificilmente os actuais desempregados com mais de 50/55 anos voltarão a ter emprego e isso significará também a manutenção, ou até aumento de impostos, para aqueles que o tiverem e cujo destino deverá solidáriamente proporcionar àqueles, já hoje chamados de “longa duração”, o rendimento social que, não sendo o de integração, seja de inclusão.
 
Recordo-me do tempo em a “opinião publicada” se chamou “comunicação social”. O tempo em que, além de comunicar, informava, nem sempre com verdade, mas sempre com o objectivo de formar.
...mas, ao que parece, formar e informar não dá votos, nem vende papel, som ou imagem!
 

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

uma “má noticia”

Em Janeiro de 2013 a taxa de variação média dos últimos doze meses do IPC - índice de preços ao consumidor - situou-se em 2,5%, inferior em 0,3 pontos percentuais ao resultado obtido no mês anterior. O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, baixou apresentando uma taxa de variação média de 1,3% (1,5% em Dezembro).
A variação média dos últimos doze meses do IHPC- índice harmonizado de preços ao consumidor - também diminuiu para 2,5% (2,8% no mês anterior). Em Dezembro de 2012 esta taxa foi superior em 0,3 pontos percentuais à observada para os países pertencentes à área do Euro. Em Janeiro, tendo como referência a estimativa do Eurostat para o conjunto da área, esta diferença terá diminuído para 0,1 pontos percentuais. ine 
 
Obviamente uma boa noticia, será tratada pela “opinião publicada” como uma má noticia e, consequentemente, publicada com reservas e sempre seguida do inevitável “mas”...