quinta-feira, 31 de maio de 2012

justiça absolvente...de alguns!


O Tribunal da Relação de Guimarães confirmou a absolvição da ex-presidente da Câmara de Felgueiras, Fátima Felgueiras, dos crimes de que estava acusada no âmbito do denominado "processo saco azul"

juros a acrescentar ao empréstimo... ataque à Grécia e a Portugal

O PSI20 desceu  0,10% para 4616,10 pontos.
O Senado da Polónia, mesmo não pertencendo à Zona Euro, aprovou a ratificação do pacto de disciplina orçamental assinado por 25 Estados-membros da União Europeia.
O euro valia 1,2376 dólares, abaixo dos 1,2396 dólares a que negociava na terça-feira, mantendo o valor mais baixo desde junho de 2010.
Os juros da dívida de Portugal estão a subir na maturidade a dois anos.
O défice da conta corrente espanhola caiu 11,9%, nos primeiros três meses do ano, face ao mesmo período do ano passado, para 14.849,7 milhões de euros.
O défice orçamental no primeiro trimestre deverá ter sido de 7,4%, estima a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, e que poderá já ter consumido quase 40% do limite para o total do ano.
O desemprego na Alemanha registou uma nova descida de abril para maio, passando para 2,855 milhões de pessoas, com a taxa a fixar-se nos 6,7%.

detectados erros que fazem cair a receita nos impostos

Quinta-feira, 31 de Março de 2011
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, garantiu hoje que o défice orçamental do ano passado foi de 6,8% do PIB, abaixo dos 7,3 previstos pelo Governo, afirmando que as alterações contabilísticas que levaram o défice para os 8,6% não têm impacto este ano.
Quinta-feira, 31 de Maio de 2011
de 3,5 para 6,8 noutra rubrica ?
De acordo com a análise da Unidade Técnica de Apoio Orçamental, que dá apoio técnico aos deputados, foi encontrada uma incorrecção nas contas que influência a comparação entre os quatro primeiros meses de 2012 com os primeiros quatro meses de 2011 ainda em “governo” socialista. A UTAO refez as contas e diz agora que queda foi não apenas de 3,5 por cento, mas sim de 6,8 por cento, graças aos 238 milhões de euros que não foram tidos em conta do IVA social recebidos em 2011.

O Pedro Marques, deputado socialista, afirma que o relatório da UTAO «dá sobretudo uma primeira novidade: A correcção de mais um lapso do Ministério das Finanças relativamente à evolução da receita fiscal, que está a cair muito mais do que o previsto e que acentua muito a preocupação relativamente às consequências para a própria execução orçamental e para os objectivos de consolidação orçamental».

mas Passos Coelho contrapõe: «Não é um erro que tenha impacto na nossa execução orçamental, mas nos dados comparáveis com a execução de há um ano. Eu digo que não tem impacto sobre a execução, na medida em que a receita indirecta do IVA, que não foi devidamente contabilizada nos impostos indirectos, está contabilizada numa outra rubrica orçamental que respeita a receitas não fiscais».

quarta-feira, 30 de maio de 2012

o SIRP e o CDS-PP

"Para nós totalmente inaceitável que um agente ou ex-agente, dirigente ou ex-dirigente, leve para fora do serviço informações desse mesmo serviço, é grave se o fizer durante o exercício das suas funções, porque significa que não preza o silêncio, valor fundamental nessas funções, e é igualmente grave que o faça depois de sair porque significa que perde o respeito institucional dos serviços", afirma Nuno Magalhães. ATF - Lusa
uma declaração de principio ou uma critica velada ao parceiro ?

juros a acrescentar ao empréstimo... ataque à Itália, Grécia, Espanha e Portugal

O PSI 20 caiu 1,08% para 4517,69 pontos.
O índice de volume de negócios no comércio a retalho acentuou em Abril a variação homóloga negativa, ao recuar 9% contra os 4,5% negativos de Março.
O índice de produção industrial acentuou em Abril a variação negativa, recuando 7,4% face ao mesmo mês de 2011.
A Itália colocou hoje 5,74 mil milhões de euros em títulos de dívida a médio e longo prazo, num leilão com procura estável, mas a taxas de juro mais altos.
Os juros da dívida soberana estiveram pressionados em Portugal, Grécia, Itália e Espanha em praticamente todos os prazos.
O ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, assegurou hoje que o Banco Central Europeu não rejeitou qualquer programa de recapitalização da Bankia. A injeção de capital do Estado espanhol no Bankia não será feita com títulos de dívida, mas com dinheiro obtido através de leilões tradicionais do Tesouro.
Os mercados espanhóis estão de novo sob forte pressão, com o risco da dívida a atingir o recorde de 520,5 pontos-base e os títulos a dez anos a alcançarem um juro de 6,546%.
O euro caiu hoje para o seu valor mais baixo face à moeda norte-americana desde junho de 2010, ao descer  abaixo de 1,24 dollars.

guiné ainda mais só...

"Portugal adequou a sua representação diplomática às resoluções internacionais que votou", na sequência do golpe de Estado de 12 de abril na Guiné-Bissau, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Isto é, "o até agora embaixador de Portugal em Bissau deixou a capital guineense, por ter sido colocado na África do Sul no âmbito do último movimento diplomático, e não foi substituído, "situação que deverá manter-se enquanto não for retomada a ordem constitucional" no país africano.

ciumento!


Senhor primeiro-ministro, eu não recebi nenhum sms de nenhum espião, nem ex-espião

terça-feira, 29 de maio de 2012

juros a acrescentar ao empréstimo...


O PSI20 fechou em terreno negativo ao cair mais de 1%.
O plano do governo espanhol para recapitalizar o Bankia não foi aprovado pelo BCE, afirma o Financial Times.
A inflação na Alemanha abaixo dos 2% pela primeira vez desde dezembro de 2010.
Em Abril a taxa de inflação média nos paises da OCDE foi de 2,5 por cento.
As rendibilidades exigidas nas trocas de dívida pública portuguesa a dois anos desce de 13% para 11,5% em três sessões.
A probabilidade da Grécia sair do euro passou de 15% para 20%. Já a de Portugal e Irlanda serem arrastados numa deriva grega é residual. Mais provável do que esse cenário, calcula o banco Credit Suisse, é acabar o próprio euro.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

juros a acrescentar ao empréstimo... a Espanha "à rasca"

O PSI20 encerrou a sessão a cair 0,57% para 4 616,10 pontos registando a queda mais significativa entre os principais mercados acionistas da Europa.
O impacto do resgate da Bankia, de mais de 23 mil milhões de euros, a abrir a cair quase 27%, coloca a dívida espanhola a atingir níveis recorde. A divida soberana atingiu um novo máximo a 10 anos.
Os quatro principais bancos gregos receberam hoje 18 mil milhões de euros provenientes do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) e destinados à sua recapitalização.
A dívida do Estado espanhol subiu 10,2% em 2011 para 580,516 milhões de euros.
Os juros da dívida soberana de Portugal estão hoje pressionados a cinco (14,489%) e e a dez anos (12,338%).
O número de clientes em Portugal com Internet fixa ascendeu a 2,27 milhões no primeiro trimestre, mais 6,7% do que no período homólogo de 2011.
O Tesouro italiano colocou hoje 4,250 mil milhões de euros em títulos de dívida, destes, 3,5 mil milhões de euros à taxa de juro média de 4,037%, quase sete décimas superior aos 3,355% registados no último leilão de 24 de Abril.
A China deverá tornar-se o maior mercado mundial de consumo em 2015.
O PIB de Angola pode, em 2012, crescer 8,2% e inflação baixar para 10%.
Cabo Verde vai manter um crescimento económico alto e estável.
O PIB em Moçambique deverá crescer de 7,2% em 2011 para 7,9% em 2013.
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) suspendeu todas as operações que desenvolvia na Guiné-Bissau.

até podiamos estar um ano sem pagar IRS!

Desde meados de 2008, quando o registo arrancou de forma sistemática, até à semana passada, foram assinados mais de 262 mil ajustes diretos.
São pouco mais de oito mil milhões de euros - quatro vezes mais do que o Estado gasta com fármacos, por ano - e foram pagos por entidades públicas a fornecedores que elas próprias escolheram.
O valor dos negócios seria suficiente para que os portugueses não pagassem IRS durante quase um ano. jn 
Com a entrada da тройка em Portugal há um ano, e com vigência do Governo PPD-PSD/CDS-PP, o valor dos ajustes caiu, mas ainda prossegue ao ritmo de 130 milhões de euros por mês.

domingo, 27 de maio de 2012

nós pagamos...

a remuneração fixa do António Mexia é de 600 mil euros anuais e os restantes elementos executivos recebem 480 mil euros por ano. Montantes a que ainda acrescem  uma componente variável anual ou plurianual que depende do desempenho da empresa. dinheiro vivo

para não esquecer na altura da mudança do contrato da luz...

a divida ainda é superior a 3 Milhões

Os Socialistas aprovaram as "suas" contas de 2011 com um saldo negativo de 3,15 milhões de euros. Em Julho passado o saldo negativo era na ordem dos 4,2 milhões de euros.
Um hábito que parece que costumam transportar quando são governo.

sábado, 26 de maio de 2012

já não é noticia ?

PCP juntou 30 mil em Lisboa agência financeira 

Longe vai o tempo em que uma pequena concentração de comunistas dava origem a tempos infinitos de reportagem.
Das manifs, como das greves, os jornalistas que temos, apenas criam uns segundos de audio-video ou pouco mais de meia dúzia de linhas publicáveis.
Pouco a pouco o PCP está a deixar de ser noticia e, quer queiram, quer não, não é substitúivel pela esquerda caviar ou chique...

no século XX

Algumas das principais conspirações que levaram ao 5 de Outubro passaram pelas redacções de jornais, num tempo em que havia belas reportagens e prosas com linguagem sofisticada. Um dos episódios da revolução passa por uma notícia falsa publicada para evitar o pânico entre os republicanos, num momento em que se pensou que tudo estava perdido. E, apesar de ter decretado a liberdade de imprensa (que já existia), a I República teve péssima relação com os jornais críticos, sobretudo com os monárquicos. Nesta época, as redacções eram locais onde se fazia política activa e os jornalistas saudaram o novo regime. Os jornais tinham poder e influência, como acontece hoje com a televisão. por LUÍS NAVES em 04 Outubro 2010 no Diário de Notícias

no século XXI

as anónimas do PS...

antes
Uma cópia dos registos telefónicos do ex-jornalista do PÚBLICO Nuno Simas (actual director-adjunto da Agência Lusa) no Verão de 2010 e a transcrição de dois e-mails enviados por Jorge Silva Carvalho, antes e depois de cessar funções na direcção dos Serviços de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), compõem a documentação enviada por correio, sem remetente, ao deputado socialista Sérgio Sousa Pinto que afirma te-la encontrado no seu cacifo de correio. ... 09.09.2011 - 13h00 Maria José Oliveira no Público 

agora
O PS entregou hoje na comissão de inquérito às Parcerias Público-Privadas (PPP) uma declaração do juiz conselheiro do Tribunal de Contas (TC) Ernesto Cunha que "arrasa completamente" um alegado relatório de auditoria ao setor rodoviário.
O deputado socialista Rui Paulo Figueiredo disse aos jornalistas, em declarações no Parlamento, que a declaração do juiz conselheiro Ernesto Cunha chegou ao PS de forma anónima, tendo sido colocada num cacifo de um deputado do partido. 25 Maio 2012 - 23:22 Agência Lusa -  i online 

próximos capitulos
o PS aguarda, de cacifo aberto, mais anónimos
estranho!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

juros a acrescentar ao empréstimo...


O PSI20 encerrou a subir 1% para 4.642,35 pontos.
O tráfego de passageiros nos aeroportos geridos pela ANA caiu 1,6% em abril, em relação ao mesmo mês de 2011.
Carlos Moreno afirmou na Comissão de Inquérito às PPP que existem em alguns contratos de Parcerias Público-Privadas (PPP) "benefícios sombra" para os privados, dando como exemplo os casos da Lusoponte e das antigas SCUT.
O preço do gasóleo deve descer um cêntimo e a gasolina deve aumentar meio cêntimo, a partir de segunda-feira.
Cerca de 40% das famílias portuguesas estão endividadas e 25% têm a casa hipotecada, avança o Banco de Portugal.
A Standard & Poor's anunciou o corte do rating atribuído aos bancos espanhóis, Banco Popular, Bankinter e o recém nacionalizado Bankia,  para uma categoria considerada de "lixo".

jornalistas -espiões- politicos e... “faits divers”

SMS’s trocados entre o agora chamado ex-adjunto de Miguel Relvas e o ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, Silva Carvalho, terão estado na origem da demissão de Adelino Cunha.
Entre outras, uma das mensagens indicia o envolvimento de Cunha na divulgação de que um envelope, sem remetente que tinha sido recebido pelo deputado do PS Sérgio Sousa Pinto, contendo uma cópia dos registos telefónicos do ex-jornalista do Público. publico

Adelino Cunha, é tratado, na imprensa que temos, por adjunto do ministro e não como jornalista. Estranho, considerando que os factos remontam a 8 de Setembro de 2011, altura que não estava no gabinete de Relvas e era editor de politica nacional do prestigiado Jornal de Noticias..
Também em lado algum se lê ou ouve referir a “promiscuidade” entre “jornalistas e espiões”... uma extensão que é tão licita quanto a que se faz entre “politicos e espiões”.
...e este “faits divers” está servir para esconder o quê?

quinta-feira, 24 de maio de 2012

juros a acrescentar ao empréstimo... ataque a Portugal

O PSI 20 fechou em terreno positivo ao valorizar 0,2% para os 4596,52 pontos.
As vendas de combustíveis, com destaque para as gasolinas, registaram uma descida em termos homólogos de 9,7%. O consumo do gasóleo rodoviário, também caiu de forma significativa, com os automobilistas a comprarem menos 6,9%.
A Soares da Costa, no âmbito do programa de redução de efectivos, rescindiu contrato por mútuo acordo com 300 trabalhadores.
O Metropolitano de Lisboa fechou o ano de 2011 com um prejuízo de 146,1 milhões de euros, uma redução de 1,5% em comparação com o ano anterior.
O lucro líquido da Espírito Santo Financial Group (ESFG) caiu 85,5% no primeiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
O consumo de carvão para a produção de electricidade aumentou 61,7% no primeiro trimestre de 2012.
A actividade económica privada na Zona Euro, caiu em Maio para o nível mais baixo verificado nos últimos três anos.

troika: falta uma lingua que todos entendam...

Depois da reunião, que decorreu à porta fechada, com os deputados membros da Comissão Parlamentar de Acompanhamento do Programa de Assistência a Portugal, a delegação chefiada por Abebe Selassie (FMI), Rasmus Ruffer (BCE) e Jurgen Kroeger (CE), o deputado comunista Miguel Tiago disse à imprensa que «a avaliação da 'troika' continua a ser positiva» e por tal acusa a Delegação Tripartida de exibir uma «insensibilidade brutal» perante a deterioração da economia portuguesa. tsf
Para Mesquita Nunes, também membro daquela Comissao e deputado pelo CDS-PP, a delegação das instituições internacionais voltou a regozijar-se com «o consenso político e a coesão social em volta deste esforço de consolidação orçamental» e afirmou: «No primeiro trimestre deste ano, a recessão económica ficou bem abaixo do que estava previsto. O abrandamento da recessão está em curso, e isso foi referido na reunião: Portugal estará a ultrapassar a fase pior da crise de que já terá superado o ponto mais baixo». tsf 
O deputado socialista Fernando Medina, que integra aquela Comissão Parlamentar de Acompanhamento, quanto às impressões da troika sobre o estado da economia portuguesa, não quis fazer grandes comentários, limitando-se a dizer que “houve opiniões divergentes relativamente à análise da situação, umas mais optimistas, outras mais pessimistas”. publico
Pelo lado do BE, o deputado Pedro Filipe Soares, da mesma comissão, afirmou que a hipótese de segundo resgate é um "tabu" para a troika e que “Quando Portugal está mais perto de ser atirado para um segundo pacote de resgate, a troika tenta ignorar a situação, não quer ver os efeitos das suas políticas: recessão cada vez mais profunda, erosão das receitas fiscais, aumento do desemprego”, referiu. publico 
Como cada um ouviu coisas diferentes... o problema deve ser da tradução!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A EDP prepara despedimentos?

A EDP espera vir a acumular, entre 2006 e 2016, poupanças de 400 milhões de euros com o “seu” programa de eficiência e para alcançar essa meta a eléctrica estima cortar em 48 milhões de euros os custos com recursos humanos e 82 milhões de euros em fornecimentos e serviços.

O objectivo fixado, por Mexia, já para 2012 é de 75 milhões de euros, dos quais 35 milhões de euros em força laboral.

uma nova gestão "à chinesa" ?

juros a acrescentar ao empréstimo...

O PSI20 fechou hoje a cair 2,78% para 4 587,34 pontos, em mínimos de agosto de 1996, pressionado pela EDP
Os juros da dívida portuguesa descem a dois e cinco anos.
A situação da banca espanhola, obrigada a cumprir novos requisitos de provisões de dezenas de milhões de euros, está a afundar o principal indicador da bolsa espanhola e a fazer subir o risco da dívida para níveis de Novembro passado.
Os mercados norte-americanos estão a negociar em queda, com os investidores receosos com uma eventual saída da Grécia da moeda única.

pagar a crise não é para os ricos...

No “Dia do Investidor”, António Mexia da ainda monopolista EDP, apresentou o plano estratégico da eléctrica para o próximo triénio com a manutenção do investimento a um ritmo anual de 2,1 mil milhões de euros nos próximos três anos em barragens em Portugal e em novos mercados de energia eólica e no Brasil.
Mexia, foi avisando que apesar de começar a haver concorrência os preços ao consumidor não irão baixar e invocou a subida do petróleo como razão para os aumentos e admitiu a possibilidade de retirar de bolsa a EDP Renováveis (cuja dívida líquida aumentou 21% para 3,4 mil milhões de euros em 2011). 

Talvez por isso, na Bolsa, os títulos da eléctrica protagonizaram hoje a maior queda na bolsa de Lisboa, ao cederem 6,54% para 1,76 euros.
Também, talvez por isso, nos devamos preparar para significativos aumentos dos preços da eléctrica chinesa porque isto de pagar a crise não é para os ricos.

terça-feira, 22 de maio de 2012

ANGOLA,UÉ

Nota politica 

No passado dia 19 de Maio (sábado) tiveram lugar em Angola, Luanda e capitais provinciais, participadas manifestações populares de rua, seguidas por comícios.
Estas manifestações realizaram-se a apelo, e sob a direcção, do maior partido da oposição angolana, a UNITA.
Foram, por toda Angola, manifestações pacíficas e ordeiras.
Reclamando, fundamentalmente, que as eleições anunciadas para este ano (2012) em Angola, sejam eleições livres.
Parece obvio aos signatários desta nota politica que essas manifestações foram factos políticos de indiscutível relevância para Angola e não só.
Qualquer que seja a interpretação, politica e social, que cada um de nós possa fazer sobre o significado e importância que as manifestações da UNITA tiveram, e terão, para Angola.
A razão desta nota, para os signatários, é a estranheza que constitui o facto de nenhuma dessas participadas manifestações ter tido a menor relevância na comunicação social portuguesa.
Os signatários desta nota não têm conhecimento de nenhuma referência significativa, em nenhum dos canais de televisão portugueses, nomeadamente na RTP que tem correspondente em Luanda.
Os signatários, cidadãos portugueses, manifestam a sua preocupação por este, inexplicável e indesculpável, “lapso” informativo da RTP. E apelam a que ele ainda seja corrigido pela RTP com imagens das manifestações em Angola.
Consideram, independentemente de simpatias ou antipatias politicas que qualquer de nós possa ter em matéria de politica angolana, que ele representa um facto grave. Que põe em causa a liberdade de informação em Portugal.
Por isso fizeram questão de redigir e divulgar esta nota politica que subscrevem.
Maria Antónia Palla
Maria João Sande Lemos
Margarida Mayer
João Barroso Soares
O PSI20, encerrou o dia a descer 0,50% para 4718,54 pontos.
Deutsche Bank propõe moeda paralela para a Grécia, o geuro.
Espanha coloca 2,5 mil milhões com juros praticamente iguais
A recessão na economia portuguesa será mais longa do que o previsto pelo Governo, vai ser preciso mais austeridade e o desemprego vai chegar aos 16,2%, prevê a OCDE.
Mais de dois terços dos portugueses (69%) nunca ouviram falar dos eurobonds, ou títulos de dívida europeia...mas votam como aqueles que o conhecem.
O endividamento das empresas atingiu em Março um novo máximo histórico de 180% do Produto Interno Bruto.
O crédito concedido pela banca portuguesa às empresas caiu 4,9% no primeiro trimestre, face a igual período de 2011, com as PME a sofrerem o maior recuo e o concedido aos particulares continuou em queda no primeiro trimestre, com os empréstimos ao consumo a sofrerem um recuo de 7,8% face ao período homólogo, divulgou hoje o Banco de Portugal.
O grupo de trabalho que está a estudar a viabilidade de um aeroporto complementar à Portela deverá entregar o relatório ao Governo até final de Maio, um mês depois do previsto.
  

domingo, 20 de maio de 2012

ACADÉMICA !

os vasos comunicantes da democracia

Pouco a pouco fomos assistindo à passagem da oposição dos partidos da dita para a da imprensa, escrita, falada e televisiva como se dizia no antigamente.
O “caso” Relvas-Oliveira é disso exemplo e a recente reação do chefe da bancada dos PSD’s é demonstrativo.
Porque a oposição se tem feito via jornalistas, de seguida comentados pelos “politicos” e quase nunca o lógico inverso, fica demonstrada a preparação politica daqueles e a total inabilidade destes.
Para nosso mal, poucos são os que dos média saltam para politica, excepção para os irmãos Portas, talvez porque de imediato passam, pela negativa, a alvo preferencial dos antigos colegas.
De qualquer modo o grande significado que se tira é que a democracia funciona, mesmo que em sistema de vasos comunicantes: para uma oposição mediocre ou má surge uma imprensa boa ou muito boa! Quer gostemos ou não daquilo que publicam.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

juros a acrescentar ao empréstimo...


O PSI20 fechou a ganhar 0,03% para 4 761,18 pontos.
O indicador de clima económico recuperou "ligeiramente" em Março e Abril, interrompendo o "intenso movimento descendente" iniciado em Outubro de 2010.
Os juros da dívida soberana estão hoje pressionados em Portugal em todos os prazos depois do corte de rating da agência de notação financeira Moody's a 16 bancos espanhóis.
Os juros da dívida soberana portuguesa a dois anos subiam para os 8,994% (dos 8,880% de quinta-feira) e a cinco anos seguiam pressionados nos 14,246% (dos 14,210% de quinta-feira).
O barril de petróleo Brent, de referência para Portugal e para entrega em Julho, abriu em baixa, estando a cotar a 106,83 dólares (84,28 euros), menos 0,66 dólares (0,52 euros) que no fecho de quinta-feira.

ignorância estranha ou reveladora!

A chancelerina alemã sugeriu ao Presidente da Republica Helénica que a Grécia organize um referendo sobre a permanência na zona euro a par das eleições legislativas, revelou um porta-voz do governo de Atenas. PCR. Lusa 
Qualquer político medíocre tem obrigação de saber que um “governo de gestão” serve apenas para gerir assuntos correntes e referendo é algo demasiado sério para ser considerado de gestão corrente.
O desconhecimento de Merkel e dos assessores que a rodeiam é estranho, ou talvez revelador, da forma errática como a Alemanha quer “germanizar” a politica europeia ultrapassando tradição, cultura e, neste e noutros casos, a legislação dos países que compõem a União.
Mas, rapidamente, um porta-voz do governo alemão a veio corrigir declarando à agência noticiosa AFP: "As informações divulgadas, onde se refere que a chancelaria sugeriu um referendo ao Presidente grego Carolos Papoulias, são erradas noticias ", transformando Papoulias num vulgar mentiroso... 

Mas quanto a "ignorância" dos políticos vale a pena transcrever Nuno Castelo-Branco no Estado Sentido: Num tempo em que os símbolos são ignorados pelas sapiências deste nosso já longo momento histórico, a Chanceler da Alemanha acolheu o recém eleito presidente francês com esta marcha prussiana que nos enche os tímpanos com duas vezes Sedan, Verdun e mais duas entradas em Paris. Poucos terão reparado na ironia subjacente à criteriosa escolha da composição executada pela banda da guarda de honra.” Castelo-Branco refere-se à Preußischer Präsentiermarsch que a chancelerina tem “oferecido” àqueles combateram contra a Prússia, Barack H. Obama incluído.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

juros a acrescentar ao empréstimo...

O PSI20 fechou a perder 2,66% para 4759,94 pontos.
O Tesouro Público espanhol colocou hoje 2.493 milhões de euros em títulos a três e quatro anos pagando juros entre 20 e 50% mais elevados que no leilão equivalente anterior.
Os juros da dívida soberana estão hoje pressionados em Portugal, Itália e Espanha a dois e cinco anos, depois de o Banco Central Europeu ter congelado os empréstimos à banca grega.
Espanha entrou oficialmente em recessão económica, depois de registar no primeiro trimestre do ano uma queda de 0,3% do PIB, valor idêntico à queda registada no final de 2011.
A agência de notação Moody's baixou o rating a 16 grandes bancos da Espanha.
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego no país e ilhas registou em Abril um aumento de 21% face ao mês homólogo do ano anterior.

cortes da renda e da central do pego

Santos Pereira, o ministro, comunicou hoje que «o Estado está, pela primeira vez, a reduzir os custos do sector eléctrico», realçando que os cortes hoje decididos representam «1.800 milhões de euros até 2020». tsf 
Vítor Machado, o representante da DECO na Entidade reguladora do Sector Energético, mostrou-se convencido de que vai haver uma poupança na factura da luz dos consumidores mas considerou que estas medidas para a redução das verbas pagas aos produtores de electricidade chegam com atraso e podiam ser mais ambiciosas. tsf 
António J. Seguro à margem do encerramento das jornadas parlamentares do PS, em Bragança, comentou e adiantou que o partido socialista irá lançar sete propostas concretas para que as famílias e empresas portuguesas paguem menos nas suas facturas de gás e electricidade. a bola 

A oposição PCP está contra e quer cortes mais profundos, a “oposição folclórica” só  quer aparecer nas tv’s, com o sucesso que conhecemos...
Desta vez estou com o PC. Estaria com o PS se tivessem uma, apenas uma, proposta porque sete servem apenas para nos vender electicidade a pataco, perdão, bacalhau!
Curiosamente nem o governo, nem ninguem do partido socialista, comentou atitude da espanhola Endesa que encerrou a Central do Pego “enquanto vigorar a suspensão da garantia de potência”...

para que serve um emprego?



é possivel uma democracia manter-se com estes niveis de desemprego de massas? Francisco Assis – Prova dos 9, Tvi24

quarta-feira, 16 de maio de 2012

juros a acrescentar ao empréstimo...

O PSI20, encerrou a sessão novamente em queda, perdendo 1,88% para 4890,13 pontos, o valor mais baixo desde Novembro de 1996.
A taxa de inflação em Portugal recuou para 2,9% em Abril face a Março, ligeiramente acima da média da Zona Euro (2,6%) e da União Europeia (2,7%).
A taxa de desemprego portuguesa atingiu os 14,9% da população activa no primeiro trimestre de 2012 que constitui o que Governo e oposição descreveram como um problema "dramático".
O número de desempregados ou de trabalhadores em situação de subemprego deve ter ultrapassado um milhão de pessoas no primeiro trimestre deste ano.
O Banco Central Europeu confirmou que os bancos gregos com capitais próprios reduzidos não poderão aceder aos mecanismos de cedência de liquidez do BCE.
Os levantamentos de depósitos dos bancos gregos ascenderam a 700 milhões de euros um dia antes da reunião de "última oportunidade" para a formação de um governo de coligação, informou a presidência grega.