sexta-feira, 30 de setembro de 2011

electricidade: outro imposto em 2012 ?

A partir de amanhã, aumenta o IVA da electricidade e do gás natural, de 6% para 23%.
Além deste está previsto no Orçamento do Estado para 2012 e vai implicar um aumento de cerca de 4,20 euros na factura de uma família média um novo imposto sobre o consumo de electricidade.
O Ministério das Finanças não comenta esta notícia avançada pelo semanário “Sol”.

juros a acrescentar ao empréstimo...e o deficite corrigido aumentou

O défice orçamental no primeiro semestre do ano atingiu os 8,3 por cento do Produto Interno Bruto indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística, superior aos 7,7 por cento do primeiro trimestre do ano.
O défice homólogo em 2010 situava-se nos 10,4 por cento do PIB, ou seja, 8.728,7 milhões de euros. noticias

vai o IVA ou o Subsidio de Natal?



As contas do INE demonstram que as dívidas não contabilizadas nem reportadas às entidades estatísticas que afectam o défice entre 2008 e 2010 são afinal de 1.218,1 milhões de euros, superior aos 1.113,3 milhões de euros que havia apontado a 16 de Setembro, quando em conjunto com o Banco de Portugal acusou a Administração Regional de omitir estas dívidas. Uma "grave" irregularidade na opinião daquelas duas entidades.
A revisão agora feita pelo INE mostra que o défice dos últimos três meses de 2010, 9,8 por cento do PIB, atinge o segundo maior valor de sempre. Em 2009 havia atingido nos últimos três meses os 5.880 milhões de euros (10,1 por cento do PIB). notícias.pt

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cavaco Silva foi entrevistado

comentadores e outros especialistas estão a traduzir a entrevista que o Presidente deu à TVI...
partidos e centrais sindicais repetiram os comentários que fizeram à entrevista...antes da entrevista.

nada de novo!  

juros a acrescentar ao empréstimo...

o novo marketing politico?

Os candidatos de um dos partidos à Assembleia Regional  Madeirense abandonaram por sua iniciativa as instalações do Jornal da Madeira, onde estiveram barricados durante cerca de 10 horas, sem que acontecesse a intervenção policial desejada pelo líder daquele partido.
“Foi para nós uma grande vitória, porque o Dr. Alberto João Jardim não conseguiu fazer com que a PSP nos escorraçasse do Jornal da Madeira, como pretendia”, declarou o líder do partido.

será este o novo formato para campanhas eleitorais?

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

quem te manda a ti... tocar rabecão?

A diplomacia económica portuguesa, sugere o grupo de trabalho criado pelo Governo para estudar uma eventual reforma das estruturas do estado, deverá ficar nas mãos do Primeiro-ministro.
O parecer deste grupo, liderado por Jorge Braga de Macedo, foi ao final da manhã entregue ao Passos Coelho.
Aquele documento sugere que o Primeiro-ministro presida a um Conselho Estratégico Empresarial, que reúna de três em três meses e onde terão também assento os ministros da Economia, Finanças e Negócios Estrangeiros, a par da Confederação da Indústria Portuguesa e duas organizações de empresas ainda por designar.

Não sabemos quanto nos custou o “parecer” de Braga de Macedo que exclui a experiência dos nossos diplomatas no comércio mundial, decerto alguns largos milhares de euros, mas sabemos os resultados que costumam dar as “comissões” e os “conselhos multidisciplinares” – neste caso com três ministros a CIP e outras duas Confederações patronais (a CAP, próxima do CDS-PP será excluída) -.
Por qualquer razão este “estudo” cheira-me a contrapartida (financeiras) para cobrir um falhado convite para ministro... “à bon entendeur”.

Angola mexe...

Luanda vai ser palco de novas manifestações ainda esta semana para exigir a libertação de 17 jovens, detidos numa outra manifestação por reformas políticas em Angola.
“Não pararemos, principalmente enquanto estiverem detidos os 17 jovens. Em princípio, esta semana vai acontecer mais uma manifestação”, afirmou, à Renascença, Massilon Chindombe, um dos organizadores dos protestos.

juros a acrescentar ao empréstimo...

Na passada sexta-feira, os investidores exigiam um prémio de risco de 13,863 por cento a 5 anos e de 11,813 no prazo a 10 anos na transacção de dívida soberana nacional.

professores vitimas de pandemia do atestado

Em quatro meses, entre Outubro do ano passado e Janeiro deste ano, foram passados mais de 70 mil atestados médicos a professores de escolas públicas. 

entre os 30.000 professores que os sindicatos dizem ter ficado no desemprego seguramente que haverá alguns saudáveis que consigam atravessar um ano sem “atestado” ?

o renascer da Blitzkrieg ?

A chanceler alemã, Angela Merkel, numa das suas declarações rapidinhas na tv , defendeu o agravamento de sanções a países da zona euro que não cumpram os critérios de estabilidade, incluindo a perda de soberania.
Quem não cumprir, tem de ser obrigado a cumprir”, disse em entrevista à televisão pública alemã ARD, sugerindo, ainda, alterações aos tratados europeus para que os países faltosos possam ser processados no Tribunal Europeu de Justiça, se necessário. Senão...

domingo, 25 de setembro de 2011

Angola mexe...

Ao fim de mais de três horas de impasse, depois de a caminhada ter sido parada pela polícia, pouco após as 11h, a uns 600 metros do local de partida, os manifestantes permanecem sem arredar pé.
Os manifestantes concentraram-se junto do cemitério de Santa Ana mas pretendem chegar ao Largo da Independência, onde desejam apelar à libertação dos seus companheiros, detidos a 3 de Setembro, numa manifestação contra o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.
Contudo as autoridades locais que autorizaram a manifestação apenas para determinadas artérias da cidade impediram, com um cordão policial, a marcha prevista.
Alguns elementos vestidos a civil insurgiram-se contra os jornalistas e num incidente com a equipa da RTP-África provocaram danos materiais no equipamento e físicos no jornalista Paulo Catarro atingido com um líquido estranho nos olhos.
"A maior preocupação" da polícia que vigia a manifestação "é que não haja câmaras ou telemóveis a fotografar o evento para que pareça nunca ter existido". "Mas já temos aqui alguns vídeos que testemunharão a moldura humana da manifestação de hoje", assegura no Facebook um manifestante.

sábado, 24 de setembro de 2011

dupond e dupont

Dmitri Medvedev, ex-primeiro ministro e actual presidente da Rússia, anunciou que apoia a candidatura do antigo presidente e actual primeiro-ministro Vladimir Putin. ao cargo presidente da Rússia nas eleições de 2012.
por sua vez,
Vladimir Putin, ex-presidente e actual primeiro ministro da Rússia, propôs a candidatura de Dmitri Medvedev, ex-primeiro ministro e actual presidente da Rússia, para número 1 da lista do Rússia Unida nas parlamentares de Dezembro de 2011, o que significa que ele será nomeado primeiro-ministro, caso essa força política vença as eleições.

Angola mexe...

O partido no poder em Angola, realiza hoje manifestações de apoio ao presidente, dos Santos, em oito municípios da capital angolana, depois de o Governo Provincial limitar os espaços para este tipo de iniciativas.

Para hoje estava prevista a realização de uma manifestação "pela democratização" do país que foi alterada para domingo.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo,.. e bolsas em queda!

"dura lex" ou duralex?

800 Testemunhas foram arroladas pela defesa e pela acusação para o julgamento do caso Face Oculta, número que deverá ainda aumentar, tendo em conta que o prazo para os Arguidos apresentarem contestação ainda não terminou.
O julgamento tem início a 8 de Novembro no Tribunal de Aveiro. Jornal de Negócios

Se tivermos em conta o tempo que demoram a concluir os Processos Casa Pia, Portucale, BPN, etc., teremos mais um “caso” para demorar uma dezena de anos.
O custo será de milhões de euros, que não será contabilizado, mas que todos nós, contribuintes, iremos pagar.
Isto é, o custo benefício será, à partida, altamente negativo e no final acabaremos por verificar que “a montanha pariu um rato” para um qualquer paraíso cabo-verdiano…

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo,.. e bolsas em queda!

As bolsas europeias fecharam, esta tarde, no vermelho e os analistas não hesitam em falar em mini-crash.

para quê os inquéritos... se nunca dão nada?

Os serviços secretos não apuraram, no inquérito interno, quem pediu os registos telefónicos de Nuno Simas e a eventual motivação do pedido. E ainda têm “dúvidas” sobre a leitura de que os dados consistem numa devassa da vida privada. público

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo...com o que "pedimos" hoje

O Estado colocou hoje 1.250 milhões de euros de dívida em duas linhas com maturidade a três e seis meses.
Com a colocação de mais dívida em cada um destes instrumentos, o Estado passa agora a ter um montante a amortizar de 2.277 milhões de euros a vencer a 23 de Dezembro e de 1.780,1 milhões de euros a vencer em Março.

o galinho da madeira... just in time!

o novo estado

Número de inspectores tributários vai duplicar
A nova entidade que vai resultar da fusão das direcções-gerais dos Impostos, Alfândegas e Informática vai ter três mil inspectores tributários - mais 1300 do que os que hoje existem. dn
Produtividade dos juízes vai passar a ser vigiada
Cada magistrado terá um número mínimo de processos a concluir em cada ano. Quem não cumprir incorre em sanções disciplinares. dn
para os que tem memória, recordo:... o indivíduo deve submeter-se ao “Interesse Nacional” e ao “Bem Comum”, só tendo existência própria como parte integrante das famílias, das corporações e dos municípios. O Novo Estado será, finalmente, forte e autoritário, para se defender dos adversários políticos, considerados “Inimigos da Nação”, contra os quais o poder executivo pode e deve usar a força para realizar a “legítima defesa da Pátria”.
e foi assim que tudo começou …

terça-feira, 20 de setembro de 2011

habituem-se...

O presidente do PSD anunciou, via RTP, que não vai participar na campanha do candidato social-democrata João Jardim às eleições regionais da Madeira de 9 de Outubro.

Passos Coelho considerou que "nas actuais condições, em que foi conhecida pelo país uma situação que é grave e que é irregular, que tem custos de reputação para Portugal, não seria compreensível que o primeiro-ministro fizesse qualquer confusão de carácter partidário e se envolvesse na campanha eleitoral da Madeira" e acrescentou que "o Governo de Portugal tem de assegurar, em primeiro lugar, que todo o trabalho que vai ser feito e completado de avaliação da real situação da Madeira não será objecto de olhares partidários, mas de olhares de Estado".

Claro que a "grosseira asneira contabilística madeirense" foi obra colectiva do governo regional do partido a que Coelho preside, por tal a falta de solidariedade com os militantes e dirigentes que o votaram presidente é lamentavelmente notória...
Também, tal como o seu antecessor, Coelho, está a confundir governo com partido e, por este caminho, irá confundi-lo com País.
Habituem-se... isto é solidariedade social-democrata!  

juros a acrescentar ao empréstimo... em dia de "boas noticias"

O défice do Estado ficou acima de 7200 milhões de euros entre Janeiro e Agosto, o que representa uma quebra de 22% face aos primeiros oito meses do ano passado. A diminuição está, contudo, abaixo do ritmo verificado até Julho. publico

mais um "imposto" só para alguns...

"Neste momento, não conseguimos obter financiamento" afirma José Castel Branco, administrador da EP, acrescentando que os "problemas da EP colocaram-se em 2010 e colocam-se em 2011 e colocar-se-ão em 2012".
No entanto a empresa está a trabalhar com o Governo para encontrar soluções. dn
"Nós, EP, temos tudo preparado para começar com a cobrança de portagens", garantiu a administradora, Ana Tomáz, acrescentando que a empresa está a aguardar a conclusão do processo legislativo necessário para o início do pagamento. Em causa está o início da cobrança de portagens nas SCUT do Algarve (A22), Beiras Litoral e Alta (A25), Beira Interior (A23) e Interior Norte (A24). dn

Relembre-se que uma auditoria à EP, concluiu que a empresa corre o risco de insustentabilidade financeira a partir de 2014.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo...com clima económico a arrefecer.

O clima económico continuou a afundar em Agosto. O balanço do Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que este indicador manteve o “acentuado” movimento descendente iniciado em Julho do ano passado.
Já o indicador de actividade económica, disponível até Julho, reforçou o perfil negativo observado desde Setembro de 2010.
Por seu lado, as famílias travaram as despesas. Por isso, o indicador de consumo privado voltou a cair em Julho.
As exportações voltaram a registar um desempenho positivo em termos homólogos (14,9%) e as importações quase estagnaram (0,2%).
Quanto à inflação, o índice de preços no consumidor fixou-se nos 2,9% em Agosto, quando em Julho tinha alcançado os 3,2%, sendo que, se excluirmos energia e os bens alimentares, a taxa situou-se nos 1,8%. Página1

Portas e Jardins…

Tudo quanto é pequeno e médio jornalista e politico está encrespado com a asneira grossa das contas da Madeira. Tempos houve em andaram preocupados com as parvoíces das contas do CDS-PP. Os mesmos que calaram “desvios” anteriores (mesmo que da Madeira).

Portas e Jardim serão talvez os políticos portugueses mais “atacados” pela comunicação social que temos na maioria das vezes sem razão.
Por qualquer estranha coincidência ambos iniciaram a sua actividade como jornalistas e ambos foram directores de jornais antes de serem políticos.
Freud decerto teria opinião…
 

domingo, 18 de setembro de 2011

mais iguais que os outros...

Apesar de estarem obrigadas a respeitar um limite de crescimento de 7%, nem todas as empresas públicas conseguiram estancar a subida do endividamento no ano passado. Estradas de Portugal, Transtejo e Refer falharam os tectos máximos fixados nas medidas de austeridade do Sector Empresarial do Estado e reinscritas no "Memorando de Entendimento" assinado com a troika. publico 

... porque será que não aparece ninguém a comparar os “gestores” destas empresas a Alberto João Jardim?

sábado, 17 de setembro de 2011

assim pode acabar mal...

A farmacêutica Roche decidiu suspender a entrega de alguns medicamentos em hospitais públicos na Grécia por falta de pagamento.
O presidente daquela empresa acrescentou que existem situações semelhantes em Espanha, Itália e Portugal...

cuidado com os "cuidados de saude" que são tão "apreciados" pelos tugas! E, quando toca à saude, não esqueçamos a reacção das populações apenas porque ficaram sem um "centro de saude"...

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

o “bailinho” que ele nos deu...

O Instituto Nacional de Estatística e o Banco de Portugal acusaram hoje a Administração Regional da Madeira de ter omitido informação relativa às suas contas públicas, que consideram "grave" e da qual não têm conhecimento de casos similares.
Em causa estão encargos que não foram registados e Acordos para Regularização de Dívidas que não foram reportados às duas entidades, responsáveis por apurar as contas nacionais.
O INE e o BdP dizem que após diligências, terão chegado informações entre o final de agosto e esta semana que dão conta de Acordos de Regularização de Dívidas celebrados em 2010, com um valor aproximado de 571 milhões de euros, dos quais não tinham conhecimento, mais 290 milhões de euros de juros de mora "que também não foram comunicados às autoridades estatísticas".

juros a acrescentar ao empréstimo... em dia "bailinho da Madeira"

O défice orçamental de Portugal de 2008, 2009 e 2010 vai ter de ser revisto devido a um buraco nas contas da Madeira descoberto, apenas nas últimas semanas, pelo INE  e pelo Banco de Portugal.
O impacto estimado no défice de 2008 é de 139,7 milhões de euros (0,08% do PIB), em 2009 é de 58,3 milhões de euros (0,03%) e em 2010 é de 915,3 milhões de euros (0,053%).

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo...

um “saco de gatos”?

Francisco Assis mostrou-se hoje incomodado com o teor da primeira intervenção política do seu sucessor no cargo, Carlos Zorrinho, que falou num "novo PS", "próximo das pessoas".
"Falar-se em regeneração, tipo PRD, causa-me sempre irritação. O PS tem de fazer as suas rupturas, mas tem de assumir também de forma crítica o seu passado recente", referiu.
Outros deputados referiram à agência Lusa que o novo presidente do Grupo Parlamentar dos socialistas deve ser "cauteloso nas suas intervenções, porque nos governos de José Sócrates desempenhou as funções de coordenador do Plano Tecnológico e foi secretário de Estado da Energia e Inovação".
Parece que já se perspectiva que o conhecido “saco de gatos” mudou de partido!

gaba-te cesto…

O Governo apresentou hoje o Plano de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC) como um "trabalho assinalável feito em dois meses" que vai reduzir a despesa pública em cerca de 100 milhões de euros, prevê a extinção de 1712 cargos dirigentes e de 137 entidades públicas.

para os "menos atentos" a estas coisas isto é apenas uma proposta.
vamos aguardar os "finalmente" para ver o estado em que fica o cesto depois das vindimas.





quarta-feira, 14 de setembro de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo... em dia de "boas noticias"

A Comissão Europeia adoptou hoje propostas com vista a melhorar as condições dos empréstimos concedidos pela União Europeia a Portugal e Irlanda, através da redução das taxas de juro e extensão dos prazos de reembolso. As novas condições devem ser aplicadas a futuras tranches mas também àquelas já atribuídas, ou seja, que tenham efeito retroactivo.

Preocupante!

A Presidente do PS, Maria de Belém Roseira, afirma que o seu partido ficou “preocupadíssimo” com a actualização do memorando de entendimento assinado com a troika e lamentou a falta de “cortesia” do Governo que não a apresentou ao Partido Socialista.
Maria de Belém reiterou que o PS respeitará os compromissos que assumiu, mas lamentou que os socialistas não tivessem tido “a mínima das informações” sobre as alterações ao memorando.

... a nova Presidente do PS tem razão.
São estes pequenos actos de descortesia, também noutras areas do governo aplicadas ao menor partido da coligação, que pouco a pouco, mostram a face pouco democratica do Passismo. Preocupante!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

IVA e Patuleia...

O Primeiro-ministro mostrou, hoje, pouca abertura para criar excepções no aumento do IVA nas facturas da electricidade e do gás natural.
“Se abrirmos uma excepção de cada vez que nos deparamos com um pequeno problema, chegamos ao fim e temos o mesmo problema por resolver”, disse.

O desconhecimento que Coelho revela em relação aos nossos brandos custumes só é comparável ao que tem da nossa história. Entre outros episódios, nunca ouviu falar numa tal Maria da Fonte em tempos de alterações fiscais... mesmo que sem IVA.

juros a acrescentar ao empréstimo,.. e bolsas em queda!

O FMI revelou que a avaliação é positiva e vai libertar a próxima tranche do empréstimo.
PSI20 cai 4,19 %

preços caíram 0,4 por cento

Os preços caíram 0,4 por cento em Agosto, face a Julho, tendo a inflação ficado nos 2,9 por cento em termos homólogos, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística, apesar da alteração do método de tratamento dos preços dos produtos sazonais, onde agora se incluem muitos produtos de vestuário e calçado, porque a UE assim o manda.
Apesar dos saldos, promoções e “gastos de férias” tudo leva a acreditar que os consumidores gastam menos e produtores cortaram nos lucros, algo que não costuma entrar nas contas dos nossos economistas de tv e confirma a teoria que diz que os tugas erram nas parcelas mas obtêm um resultado final correcto.
Aqueles que fazem contas para os aumentos de preços que se cuidem… porque está a sair o índice da recessão e, não sei se "eles" sabem, havendo menos gastos há menos impostos!
...e não me venham dizer que estou a misturar alhos com bugalhos!

domingo, 11 de setembro de 2011

finalmente uma boa proposta do Partido Socialista!

"Nos próximos dias entregaremos no Parlamento uma proposta que prevê um regime mais justo e fiscalizado dos subsídios à produção de eletricidade através de co-geração. Bastariam duas alterações para que os consumidores poupassem por ano, no mínimo, 130 milhões de euros. Deixariam de ser subsidiadas duas das maiores empresas portuguesas, mas ganhariam todos os consumidores", disse Seguro no seu discurso de encerramento do congresso, depois de voltar a desafiar o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a recuar na decisão do Governo de aumentar o IVA do gás e eletricidade de 6 para 23 por cento. 
É importante verificar que o PS, finalmente, começa a funcionar como oposição agora que os partidos do governo se esqueceram das boas propostas que tinham enquanto oposições.
apenas Seguro devia ter corrigido para “duas das maiores empresas ainda portuguesas”!

do “querido lider” ao “lider possível” II

A lista do secretário-geral, José Sócrates, para a Comissão Nacional do PS venceu com 79,58 por cento, mas a lista conjunta das minorias de Fonseca Ferreira e Jacinto Serrão atingiu os 14 por cento.
As minorias de Fonseca Ferreira (que lidera a tendência Margem Esquerda) e do líder do PS/Madeira, Jacinto Serrão, terão cerca de 30 lugares entre os 251 efectivos da Comissão Nacional do PS. sol

A lista do secretário-geral, António José Seguro, venceu a eleição para a Comissão Nacional do PS, com 65 por cento dos votos, enquanto a tendência minoritária de Francisco Assis obteve 31,15 por cento.
Dos 251 membros efectivos da Comissão Nacional do PS, o órgão máximo deste partido entre congresso, Seguro terá 170, enquanto Francisco Assis 81 elementos. noticias

o dia que mudou o mundo

sábado, 10 de setembro de 2011

do “querido lider” ao “lider possivel”

A moção de José Sócrates  foi aprovada com 97,2 por cento dos delegados ao XVII Congresso Nacional. A apenas dois militantes votaram contra o secretário-geral do PS,. dn 

A moção de António José Seguro foi aprovada por 75% dos delegados ao XVIII Congresso Nacional. Num total de 1129 votantes, apenas 855 votaram favoravelmente a moção de estratégia do novo secretário-geral socialista. i online 

«No PS não há rivais. Conhece algum líder democrático que não tenha críticas e que não saiba conviver com as críticas? É que se não conhecesse tem aqui um na sua frente», disse Seguro aos jornalistas depois de conhecidos os resultados das votações. tsf

a Matemática das Coisas...


"A partir de hoje temos um novo modelo de avaliação em Portugal", afirmou Nuno Crato, ministro da Educação, que elogiou a aproximação entre as partes, defendendo que a partir de agora os professores "podem concentrar-se" no essencial do seu trabalho, nas escolas.
O acordo mantém as quotas contestadas antes das reuniões por todas as estruturas e foi assinado pela Federação Nacional da Educação, Pró-ordem, SIPPED, SPLIU, SIPE, SNPL e FEPECI.
A Federação Nacional dos Professores não assinou o acordo mas deu por "encerradas" as negociações. Mário Nogueira, líder desta estrutura, admitiu ser tempo de "virar a página" e partir para outras lutas destacando alguns progressos alcançados. dn
Convenhamos que mesmo entrando na categoria de antes um mau acordo que uma boa contenda, foi Um bom resultado para Nuno Crato.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo...continua a quebra do PIB na zona euro

O PIB português, em termos homólogos, contraiu 0,9 por cento no segundo trimestre e estabilizou face ao trimestre anterior. A quebra dos consumos públicos e privados e dos respectivos investimentos contribuiu para a evolução negativa da economia revela o INE e,
A OCDE indica que a evolução do PIB será negativa no quarto trimestre na Alemanha (menos 1,4 por cento) e no terceiro trimestre em Itália (menos 0,1 por cento).

o contributo do dia para a “emergência nacional”

A maioria PPD/PSD – CDS/PP aprovou hoje a eliminação da taxa reduzida de IVA sobre electricidade e gás natural, que passam a ser taxados a 23%. economico

Em entrevista à SIC, o ministro das Finanças, admitiu que as medidas de austeridade tomadas pelo Governo têm ido além do que exige a própria troika.Mas explicou que o Executivo pretende desta forma assegurar que os objectivos acordados vão ser de facto cumpridos. sic noticias

terça-feira, 6 de setembro de 2011

juros a acrescentar ao empréstimo e bolsas em queda!

A Bolsa de Lisboa, que liderou as quedas entre as pares europeias, mais uma vez encerrou negativa a perder 2,47% para 6005,90 pontos, com as acções do Millennium/bcp a atingirem o mínimo histórico de 0,217 euros. O Banif liderou as perdas da banca ao deslizar 7,80% para 0,39 euros, o BES desceu 4,84% com as acções a custarem 2,14 euros e o BPI caiu 3,58% para 0,73 euros.
A Mota Engil caiu 5,86% com as acções a custarem 1,19 euros a EDP 4,52% para 2,28 euros e a EDP Renováveis perdeu 2,44% para 4,15 euros. oje

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"Crescimento económico e ética social".

"Da mesma maneira que estranhamos que o secretário-geral do Partido Socialista fale da dívida da Madeira esquecendo-se da dívida que o Partido Socialista deixou ao país, também estranhamos que o Dr. Jardim tenha muitas opiniões sobre a dívida do Continente, esquecendo-se da dívida que fez e que tem na Madeira", afirmou Nuno Magalhães, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, na abertura das Jornadas Parlamentares do Partido que decorrem no Funchal. 
era bom que Magalhães e o CDS/PP também começassem a falar na situação do País onde, cada vez mais, se destrói a “ética social” e o “crescimento económico” tende para o zero…
quem durante a campanha eleitoral se encrespou contra a carga fiscal do, na altura, partido do governo não pode deixar passar as isenções que os, agora, partidos do governo atribuem ao Utilities Sector em simultâneo com os aumentos de preços já autorizados e os previstos para o inicio de 2012 da EDP, Galp e REN e que incrementados com as subidas do IVA vão dar mais uma machadada na empobrecida classe média, para não falar na dos economicamente menos favorecidos.